PDA

Ver Versão Completa : Corrente alternada parou e lâmpada queimou na contínua.



santiagoideias
15-02-16, 19:38
Boas pessoal. A um tempo o farol da minha motoca tinha parado de funcionar, eu verifiquei os contatos metálicos do farol e dei uma limpadinha mas mesmo assim não acendia nem o baixo nem o alto. Como eu não estava com tempo para verificar mais a fundo o problema, eu decidi ligar o farol baixo na corrente que vem direto da bateria e funcionou lindamente no dia que fiz a modificação e no dia seguinte também. Só que no 3º dia o farol já não acendia mais. Verifiquei a corrente que vinha da bateria, os fios e estavam tudo OK. Aproveitei que ja estava com ela aberta, liguei o motor dela e usei um multímetro pra ver se estava vindo corrente do motor, que no caso não estava. Com isso eu tenho 3 perguntas. Eu estava usando a lâmpada do farol da nova titan, será que ligá-la na corrente contínua foi a causa de tê-la queimado? Quando o motor não envia energia para os faróis, que problema pode ser? Se o motor não está enviando energia para os faróis então ele também não vai carregar a bateria? Eu tinha lido faz tempo algo sobre a moto precisar estar com o farol aceso para a bateria receber carga, não sei se isso é verdade.

magrao tk
15-02-16, 19:49
Que moto é? A linha CG todas, acho que até as novas são sempre com o farol pela corrente alternada do estator.
Ligar na corrente contínua da bateria não queima lampadas, mas no caso das CG descarrega a bateria em pouco tempo de uso. E se o farol estava com problemas e agora tambem deu problema na carga da bateria tem 2 lugres que pode estar o defeito: ou nas bobinas do estator, ou no regulador/retificador dela.

santiagoideias
15-02-16, 20:08
Que moto é? A linha CG todas, acho que até as novas são sempre com o farol pela corrente alternada do estator. Ligar na corrente contínua da bateria não queima lampadas, mas no caso das CG descarrega a bateria em pouco tempo de uso. E se o farol estava com problemas e agora tambem deu problema na carga da bateria tem 2 lugres que pode estar o defeito: ou nas bobinas do estator, ou no regulador/retificador dela. É uma shineray phoenix gold. Eu coloquei o farol da titan nela porque o original que estava antes era uma porcaria. Desde esse dia eu só tenho usado a luz de led auxiliar que tem dentro do bloco ótico. Está dando partida normal então creio que esteja passando energia para carregar a bateria mas não tenho certeza.

brunocg150sport
15-02-16, 21:53
Eu acho que seu problema e no chicote eletrico já que adapto tem maiores chances de ter alhum fio solto por ai.

Vulcan
16-02-16, 10:01
primeiro confere quais luzes funcionam e quais não funcionam.

se apenas o farol não funciona (a luz de posição/freio funciona) verifique as conexões do fio do farol até obter energia no fio do farol;

em paralelo teste a lâmpada direto na bateria para verificar se funciona ou não;

como você usa multímetro, verifique a voltagem na conexão da bateria em 3 condições:
-tudo desligado
-chave ligada, motor desligado
-chave ligada (obvio), motor ligado e acelerado

com tudo desligado a voltagem deve ser acima de 12,3v
com chave da moto ligada, não pode cair para menos de 11v dependendo da moto;
com motor ligado e acelerado a voltagem deve ficar acima dos 13,2v

santiagoideias
16-02-16, 22:10
1 - primeiro confere quais luzes funcionam e quais não funcionam. 2 - se apenas o farol não funciona (a luz de posição/freio funciona) verifique as conexões do fio do farol até obter energia no fio do farol; 3 - em paralelo teste a lâmpada direto na bateria para verificar se funciona ou não; como você usa multímetro, verifique a voltagem na conexão da bateria em 3 condições: -tudo desligado -chave ligada, motor desligado -chave ligada (obvio), motor ligado e acelerado com tudo desligado a voltagem deve ser acima de 12,3v com chave da moto ligada, não pode cair para menos de 11v dependendo da moto; com motor ligado e acelerado a voltagem deve ficar acima dos 13,2v Opa blz. 1 - Todas as luzes funcionam. Setas, led auxiliar do bloco ótico, luz do velocimetro, luz do indicador de farol alto do painel. Exceto a lampada do farol. 2 - As luzes do freio funcionam normal, ambos são ligados na corrente contínua. Fiz o teste de continuidade no fio do chicote que leva corrente elétrica para o farol baixo e alto e o fio está OK. 3 - A lâmpada do farol assim que parou de acender eu ja liguei direto na corrente que vem da bateria e funcionou normal. Deixei ligada lá e durou apenas 2 dias depois a lampada morreu. Eu só pude ver a postagem hoje a noite. Amanha eu faço o teste na bateria e posto o resultado aqui.

Vulcan
17-02-16, 08:20
Opa blz. 1 - Todas as luzes funcionam. Setas, led auxiliar do bloco ótico, luz do velocimetro, luz do indicador de farol alto do painel. Exceto a lampada do farol. 2 - As luzes do freio funcionam normal, ambos são ligados na corrente contínua. Fiz o teste de continuidade no fio do chicote que leva corrente elétrica para o farol baixo e alto e o fio está OK. 3 - A lâmpada do farol assim que parou de acender eu ja liguei direto na corrente que vem da bateria e funcionou normal. Deixei ligada lá e durou apenas 2 dias depois a lampada morreu. Eu só pude ver a postagem hoje a noite. Amanha eu faço o teste na bateria e posto o resultado aqui.

então a lâmpada ja queimou?
ja mudou a corrente da moto toda pra contínua?

8(

santiagoideias
17-02-16, 14:12
então a lâmpada ja queimou? ja mudou a corrente da moto toda pra contínua? 8( Não mudei. Pelo que percebi apenas a lâmpada do farol é ligada na corrente alternada. Depois que ela parou de funcionar eu deixei ligada na corrente contínua, e aí parou de funcionar depois de 2 dias.

Vulcan
18-02-16, 09:42
Não mudei. Pelo que percebi apenas a lâmpada do farol é ligada na corrente alternada. Depois que ela parou de funcionar eu deixei ligada na corrente contínua, e aí parou de funcionar depois de 2 dias.

ainda não entendi direito se a lâmpada queimou ou não na contínua... porém pode ser lâmpada vagaba que não aguentou os 14~15v que o estator manda de carga pra bateria e pifou.