PDA

Ver Versão Completa : Duas baterias na moto



Vento na Cara
28-02-16, 19:39
DICAS sobre instalar duas baterias na moto

Alo boa tarde / falando do Chui Rio Grande do Sul fronteira com o Uruguay.
sou meio brasileiro e meio uruguaio nao escrevo bem em portugues

aqui vai a minha consulta.

posso instalar duas baterias em paralelo na moto.

quero fazer isso para que cuando estiver viajando na moto, esa segunda bateria se carregue, e depois tiro ela da moto e uso ela para otra coisa.

entao a minha duvida e, a moto pode carregar bem as duas baterias.

na moto que farei isso e uma honda 150.

irai
28-02-16, 20:39
Até onde sei, a moto pode carregar quantas baterias tu quiser, até uma bateria de carro, basta que haja tempo para isso. Se tu vai pegar estrada, vai rodar bastante tempo com o giro alto, mandando bastante carga para as baterias, então deverá funcionar bem. O pessoal que faz propaganda com som na moto utiliza algo assim, não sei sobre como montar o esquema elétrico, mas certamente vai aparecer algum colega aqui que lhe dará uma luz sobre como fazer a instalação.

Vento na Cara
28-02-16, 21:47
Estive lendo e dizem tambem que o carregador da moto tem "limite"

chiccoli
28-02-16, 23:44
Bom, vai carregar mais lentamente, se é que não vai ficar abaixo do minimo pra carregar as 2, mas se não der certo:
se mexer no magneto, o retificador vai limitar, se colocar outro retificador, vai carregar as 2, mas e quando estiver sem as 2 ? a energia vai pra onde ? pode queimar lampadas, cdi, ou algo assim ..
Tem que ver com alguém que entende mesmo de elétrica pra falar.

SpeedBit
29-02-16, 10:46
Posso estar falando caca...
Mais coloca um interruptor paralelo.

Um lado carrega uma, do outro a outra.... entende?
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTypbLbyk6AbeaO0x9ILVs3fxA9WJFr-MyCTrhpWVAf3veRv_g3vQ

alexandrejesus
29-02-16, 10:53
A ideia faz sentido mesmo, mais ou menos por aí.


Posso estar falando caca...
Mais coloca um interruptor paralelo.

Um lado carrega uma, do outro a outra.... entende?
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTypbLbyk6AbeaO0x9ILVs3fxA9WJFr-MyCTrhpWVAf3veRv_g3vQ

brunocg150sport
29-02-16, 12:53
Se a moto for uma cg acho que não vai da muito certo já que a moto ñ vai conseguir carregar duas baterias

Vulcan
29-02-16, 15:08
Estive lendo e dizem tambem que o carregador da moto tem "limite"

com motor desligado se uma das baterias sempre estiver carregada, ao conectar a segunda a energia das duas vai se dividir em parte.
com motor ligado a energia para carregar que vem do motor vai ser direcionada a carregar a bateria descarregada e vai manter a outra carregada até completar as 2;

a idéia pode funcionar desde que sempre use a mesma bateria por fora e a da moto sempre fique carregada.
seria indicado um outro compartimento externo com conexão e medidor de voltagem para acompanhar o processo.



a voltagem de 'carregada' seria 12,6 ou mais;
a voltagem de 'vazia' seria 12v ou menos;
a voltagem de 'carregando' seria entre 13,5v e 14,5 (15v as vezes);

não é aconselhavel usar uma bateria veicular para energizar algo por fora, se descarregar muito elas podem perdem pedaços das placas e com isso ficam cada vez mais fracas eletricamente.

Vento na Cara
29-02-16, 21:22
A olha so!!! Nao pensei esa idea. Pode ser. Boa! Obrigaduuu!! Esa valeu. Ese site serve. Aqui tenho outa. To pensando em cruzar o Brasil do Chui ate Maranhao numa BROS 160. O QUE ACHAM??

- - - Updated - - -


Posso estar falando caca...
Mais coloca um interruptor paralelo.

Um lado carrega uma, do outro a outra.... entende?
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTypbLbyk6AbeaO0x9ILVs3fxA9WJFr-MyCTrhpWVAf3veRv_g3vQ olha so!!! Nao pensei esa idea. Pode ser. Boa! Obrigaduuu!! Esa valeu. Ese site serve. Aqui tenho outa. To pensando em cruzar o Brasil do Chui ate Maranhao numa BROS 160. O QUE ACHAM??
Editar / Apagar Editar Post Resposta rápida a esta mensagem Resposta Responder com Citação Responder com Citação Citar mensagem em conjunto com outras.
A olha so!!! Nao pensei esa idea. Pode ser. Boa! Obrigaduuu!! Esa valeu. Ese site serve. Aqui tenho outa. To pensando em cruzar o Brasil do Chui ate Maranhao numa BROS 160. O QUE ACHAM??

alexandrejesus
29-02-16, 21:35
Cruzar o Brasil irmão? Legal! Se fizer isso crie um tópico para nos manter informado de qual cidade está. Será um prazer te receber aqui em Tramandaí para batermos um papo.

SpeedBit
29-02-16, 21:57
Outra coisa sobre baterias.
Se a bateria original da sua moto for ex: 4 amperes, não adianta colocar uma bateria maior.
Se ex: colocar uma bateria de carro 70 ha, sua moto vai carregar somente 4 ha dos 70 ha...

Vento na Cara
03-03-16, 08:11
Cruzar o Brasil irmão? Legal! Se fizer isso crie um tópico para nos manter informado de qual cidade está. Será um prazer te receber aqui em Tramandaí para batermos um papo.

Alo! Onrigado. Ya to te deixando no meu registro. To planejando sair em 2017. E viajem sem volta. Sairei da ponta mais ao Sul do Brasil. Do Chui RS. E ai comeco a subir pra o norte pouco a pouco.

tayano
03-03-16, 10:11
Eu já tive duas baterias no carro, na época eu tinha som forte no carro e uma bateria só não dava conta.
Liguei outra em paralelo no porta malas. No carro carregava as duas tranquilamente.
Acredito que na moto também carregue, ainda mais na estrada.

Abraço!

pedroabni
04-03-16, 15:50
a ideia do interruptor não é mto boa, vai fritar rápido, mexer no estator de uma moto zero (mesmo que não queime lampadas etc, afinal isso eh trabalho do retificador não do estator, não é uma boa ideia pq fica suscetível a problemas, ainda mais que vai fazer uma viagem longa), já usei duas baterias em paralelo, quando coloquei um motor de strada na minha ex-today 89, ela tinha uma bateria de 4amp, que nao dava conta de mtas partidas, entao acabei experimentando uma bateria de alarme residencial de 6 amp ligada em paralelo com a bateria da today, foi tudo bem tranquilo, pq ligadas em paralelo, somou a amp, é como se eu tivesse apenas uma de 10amp, a unica diferença da bateria de alarme residencial eh que na epoca me custou 24 reais, e tive que usar terminal pois ela nao tem como prender os cabos com parafusos ou borns ...

que tipo de aparelhos eletricos vc pretende usar quando a moto estiver desligada ? talvez hajam outras soluções ...

Vento na Cara
06-03-16, 16:10
a ideia do interruptor não é mto boa, vai fritar rápido, mexer no estator de uma moto zero (mesmo que não queime lampadas etc, afinal isso eh trabalho do retificador não do estator, não é uma boa ideia pq fica suscetível a problemas, ainda mais que vai fazer uma viagem longa), já usei duas baterias em paralelo, quando coloquei um motor de strada na minha ex-today 89, ela tinha uma bateria de 4amp, que nao dava conta de mtas partidas, entao acabei experimentando uma bateria de alarme residencial de 6 amp ligada em paralelo com a bateria da today, foi tudo bem tranquilo, pq ligadas em paralelo, somou a amp, é como se eu tivesse apenas uma de 10amp, a unica diferença da bateria de alarme residencial eh que na epoca me custou 24 reais, e tive que usar terminal pois ela nao tem como prender os cabos com parafusos ou borns ...

que tipo de aparelhos eletricos vc pretende usar quando a moto estiver desligada ? talvez hajam outras soluções ...

Alo. Sempre agradecido pelos conselhos que vcs postam. (nao escrevo bem em portugués sou metade Uruguaio metade Brasileiro). A ideia das duas baterias e por que eu vou levar uma Pequena caixa de som (ela ya vem com bateria) mas e bem certo que vou ter que adicionar outra por que com uma so dura pouco tempo. Ese som e pra fazer musica na rua (pracas, parques...) descolar uma grana na viagem. Por isso vou ter que ter bateria extra no caso de nao conseguir ligar direto na luz.

- - - Updated - - -


Alo. Sempre agradecido pelos conselhos que vcs postam. (nao escrevo bem em portugués sou metade Uruguaio metade Brasileiro). A ideia das duas baterias e por que eu vou levar uma Pequena caixa de som (ela ya vem com bateria) mas e bem certo que vou ter que adicionar outra por que com uma so dura pouco tempo. Ese som e pra fazer musica na rua (pracas, parques...) descolar uma grana na viagem. Por isso vou ter que ter bateria extra no caso de nao conseguir ligar direto na luz.

Por isso to pensando que no momento que pego a estrada com a moto, carregar esa seguda bateria

Vulcan
06-03-16, 23:56
Outra coisa sobre baterias.
Se a bateria original da sua moto for ex: 4 amperes, não adianta colocar uma bateria maior.
Se ex: colocar uma bateria de carro 70 ha, sua moto vai carregar somente 4 ha dos 70 ha...

não é bem isso não... mas é por aí.