PDA

Ver Versão Completa : CB 500 com pistões trabalhando igual aos da CB 400/450



jorgetfs
29-02-16, 11:58
Boa tarde galera, esses dias acordei com uma duvida, seria possivel modificar o virabrequim de uma CB 500 (carburada) para que os pistões trabalhem como os da CB 400/450 ? como vocês sabem os pistões da CB 400/450 são paralelos, sobem e descem juntos, intercalando as explosões, dando aquele ronco lindo de ouvir e uma pilotagem bem diferente, da qual sou perdidamente apaixonado.
além da diferença no virabrequim o comando de valvulas da cb 400/450 é OHC e o da cb 500 é DOHC, no caso isso seria um problema na mudança ?
abraço a todos !

irai
29-02-16, 12:19
Acredito que isso possível, mas não sei o que seria necessário fazer pra por em pratica a ideia. A própria Honda ja fez algo assim, a CB360 era disponibilizada com vira de 180 ou 360 graus, uma com mais potencia e outra com mais torque, mas eram exatamente a mesma moto.

Vulcan
29-02-16, 15:14
rapaz, isso seria mais complicado do que reduzir o curso de virabrequim como eu ja quis....

precisaria refazer o furo no virabrequim (ou um virabrequim customizado) e refazer os comandos para trabalharem em 180º;

- - - Updated - - -

e deposi enquadrar tudo! :)

mdorigon
29-02-16, 16:01
Não me leve a mal...mas eu pensaria em duas alternativas somente : compra um velha guerreira 400/450 ou compra um motor usado com nota e instala na sua 500cc e legaliza. Mas...acho que isso que voce quer é arranjar sarna pra se coçar. Compra um cbzona 400/450 e seja feliz. Alias...a 500cc é uma bela moto tb.

jorgetfs
29-02-16, 22:00
Acredito que isso possível, mas não sei o que seria necessário fazer pra por em pratica a ideia. A própria Honda ja fez algo assim, a CB360 era disponibilizada com vira de 180 ou 360 graus, uma com mais potencia e outra com mais torque, mas eram exatamente a mesma moto.

como diria os customizadores de moto "com uma solda e vontade tudo é possivel" mas observando bem os dois motores esse tipo de mudança seria mias por exclusividade que por perfomance.. e para ter um ronco unico também heheh
obrigado pela atenção !

- - - Updated - - -


rapaz, isso seria mais complicado do que reduzir o curso de virabrequim como eu ja quis....

precisaria refazer o furo no virabrequim (ou um virabrequim customizado) e refazer os comandos para trabalharem em 180º;



e depois enquadrar tudo! :)

sim.. a mudança principal é refazer um novo virabrequim na medida do original mas com a posição dos cilindros modificada, com as cnc de hoje em dia isso não sai tão caro em... a parte do comando pra ser sincero ainda estou estudando para saber como fica essa parte, sem falar que é preciso estudar bem algum sistema de contra-peso para evitar vibração, já que são dois pistões de 250cc subindo e descendo juntos..
Obrigado por responder !

- - - Updated - - -


Não me leve a mal...mas eu pensaria em duas alternativas somente : compra um velha guerreira 400/450 ou compra um motor usado com nota e instala na sua 500cc e legaliza. Mas...acho que isso que voce quer é arranjar sarna pra se coçar. Compra um cbzona 400/450 e seja feliz. Alias...a 500cc é uma bela moto tb.

Entendo o que você disse, o meu post foi mais para saber se essa ideia que veio na minha cabeça é possivel, ate porque já estou com planos de comprar uma cb450 ate o final de 2016 ! sou fã de ambas as motos, são minhas paixões desde bem novo. sobre trocar o motor, é melhor manter em suas motos originais, a cb500 com motor da 450 ficaria manca..
abraço !
obrigado por responder !

Robson#663
01-03-16, 17:05
Cara q loucura que ideia haiuahia, teoricamente vc poderia cortar o virabrequim ao meio, soldar eles na posição desejada, e fazer o mesmo com os comandos, se na pratica a peça vai aguentar eu não sei, o outro ponto seria a eletrica cdi/ bobina mandar faisca no tempo certo. Se vai prestar sao outros 500 e o custo disso vai ser bem alto, mas se vale a pena depende de vc. Eu nao faria, mas se fizer conta a historia depois

jorgetfs
01-03-16, 20:54
Cara q loucura que ideia haiuahia, teoricamente vc poderia cortar o virabrequim ao meio, soldar eles na posição desejada, e fazer o mesmo com os comandos, se na pratica a peça vai aguentar eu não sei, o outro ponto seria a eletrica cdi/ bobina mandar faisca no tempo certo. Se vai prestar sao outros 500 e o custo disso vai ser bem alto, mas se vale a pena depende de vc. Eu nao faria, mas se fizer conta a historia depois

eu gosto tanto do motor da cb450 que fico me perguntando por que diabos nunca mais foi feito um parecido, no maximo as benelli tnt que não vieram para o brasil, essa de soldar o vira eu já pensei, mas acho que quebraria, não teria coragem, a parte da ignição foi muito bem lembrada, eu não tinha pensado nisso...
essa é só uma ideia, apesar de eu achar que ficaria legal eu não acredito que faria.. é bem mais facil pegar uma cb450 (ou cbr que tem a ciclistica melhor) e botar pistões trabalhos de xlx para subir de 450 para 560cc..
abraços !

Vulcan
03-03-16, 01:22
pra ignição funcionar bem, é só enquadrar como monocilindrica e fazer faiscar nas duas velas ao mesmo tempo.

jorgetfs
03-03-16, 14:31
pra ignição funcionar bem, é só enquadrar como monocilindrica e fazer faiscar nas duas velas ao mesmo tempo.


e como faço para conseguir isso vulcan?

Vulcan
04-03-16, 01:06
e como faço para conseguir isso vulcan?

a exemplo das monocilíndricas, a vela faz centelha no fim da exaustão e no fim da compressão, que seriam as condições PMS do pistão;
como você quer 2 cilindros trabalhando juntos, praticamente "gêmeos siameses", precisa de uma bobina que faisque para duas velas ao mesmo tempo.
lá no magneto (ou ponto de ignição) teria de enquadrar pra faiscar adiantado/atrasado conforme a preparação com um CDI compatível com a bobina e com o gerador de pulso.

esquema rápido:
gerador de pulso simples->CDI comum ou de competição->bobina dupla (ou duas cachimbinas huehuehue)->duas velas faiscando juntas
o ponto de ignição é ajustado pela posição (e formato, talvez...) do magneto+gerador de pulso

irai
04-03-16, 06:35
Vulcan, mas nesse esquema os dois cilindros explodiriam juntos, entendi certo? Acredito que não seja essa a ideia, pois aumentaria muito a vibração e produziria forças muito grandes dentro do motor (é um "coice" com o dobro da força no Vira a cada explosão, por exemplo), quem sabe ocasionando alguma quebra, seria como um monocilindrico de 500cc.
Acho que a ideia é que os dois cilindros desçam e subam juntos, mas explodam em tempos opostos.

Vulcan
04-03-16, 12:09
Vulcan, mas nesse esquema os dois cilindros explodiriam juntos, entendi certo? Acredito que não seja essa a ideia, pois aumentaria muito a vibração e produziria forças muito grandes dentro do motor (é um "coice" com o dobro da força no Vira a cada explosão, por exemplo), quem sabe ocasionando alguma quebra, seria como um monocilindrico de 500cc.
Acho que a ideia é que os dois cilindros desçam e subam juntos, mas explodam em tempos opostos.

é exatamente isso, sobem juntos mas no topo um faz exaustão->admissão e outro compressão+ignição->tempo motor

como não tem jeito do CDI saber se o pistão está cuspindo fumaça ou pronto pra ignição, ocorre a centelha toda vez que o pistão chega no topo.
no caso dos dois cilindros paralelos subindo juntos, toda vez que os dois chegarem ao topo (ao mesmo tempo, claro) ocorre faisca nos dois apesar de somente um estar pronto para ignição a cada volta do girabrequim.

jorgetfs
04-03-16, 15:24
a exemplo das monocilíndricas, a vela faz centelha no fim da exaustão e no fim da compressão, que seriam as condições PMS do pistão;
como você quer 2 cilindros trabalhando juntos, praticamente "gêmeos siameses", precisa de uma bobina que faisque para duas velas ao mesmo tempo.
lá no magneto (ou ponto de ignição) teria de enquadrar pra faiscar adiantado/atrasado conforme a preparação com um CDI compatível com a bobina e com o gerador de pulso.

esquema rápido:
gerador de pulso simples->CDI comum ou de competição->bobina dupla (ou duas cachimbinas huehuehue)->duas velas faiscando juntas
o ponto de ignição é ajustado pela posição (e formato, talvez...) do magneto+gerador de pulso


entendi, realmente parece uma boa, agora só falta saber quando custa para refazer um virabrequim modificado.. abraços !

Robson#663
04-03-16, 16:43
nenhum torneiro arriscou fazer isso nao? soldar comandos ou virabrequim? podia funcionar

Zebac
04-03-16, 18:41
Rapaz: acho mais fácil gravar o ronco duma e colorar um som stereo na moto, em volume alto. Brincadeira... mas é uma trabalheira que custa bem caro...

jorgetfs
04-03-16, 21:04
nenhum torneiro arriscou fazer isso nao? soldar comandos ou virabrequim? podia funcionar

nem procurei ainda, tive essa ideia antes de dormir e decidi perguntar aqui no forum se era possivel, mas já vi que não vale a pena o trabalho.. pelo dinheiro que gastaria da pra pegar uma cbr450 e deixar top, alias, com 560cc ^^
abraços !

- - - Updated - - -


Rapaz: acho mais fácil gravar o ronco duma e colorar um som stereo na moto, em volume alto. Brincadeira... mas é uma trabalheira que custa bem caro...

atualmente acho mais facil pegar uma cb/cbr450 e passar para 560 (pistão de xlx trabalho e bielas reforçadas) e um trato no cabeçote ! só não vai ter a mesma estabilidade que uma cb500, abraço !

Diego.fcs
14-03-16, 10:05
Eu diria diferente, principalmente pela experiência que tenho com restauração de carros e motos: "com solda, vontade e muito dinheiro, tudo é possível". A pergunta que fica é, vale a pena o gasto somente pelo ronco? Eu te aconselho a pegar uma boa e velha 400/450, já tive uma 81, um tesão de moto, você dá 180km/h nela e a bicha nem vibra.

thecesaritab
26-03-16, 11:32
Seria mais fácil arranjar um motor de cb450 ou CBR 450 e arranjar um geito de passar ele pra 500cc hahaha

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk