PDA

Ver Versão Completa : Querosene é mesma coisa que desengraxante?



Zumbi666
17-03-16, 16:25
Recentemente me surgiu uma dúvida, de que se o querosene seria praticamente igual há um desengraxante que é vendido em lojas. Sabemos que o querosene remove graxa, óleos mas para a limpeza de um motor, tem a mesma eficácia que o desengraxante em específico? ou o desengraxante tem uma fórmula mais forte e remove melhor a sujeira?

gabriel vinicius
17-03-16, 17:01
vc vai limpar o motor? eu lavo desde o motor ao kit de transmissao com querosene, no manual de algumas motos recomendam lavar essa parte de baixo com querosene, porem tome cuidado pra não cair no disco de freio e ficar pegando em borrachas, pois querosene acaba ressecando

chiccoli
17-03-16, 18:25
Boa pergunta, querosene é um combustível, assim como gasolina, diesel, alcool, e outros que servem a um publico mais especifico.
Eu prefiro lavar com gasolina, ou diesel dependendo de onde vai a peça depois, querosene, benzina e álcool isopropílico eu uso pra coisas mais especificas.

SpeedBit
17-03-16, 19:24
Tipo diesel é bem mais barato que querosene.
Porem um mecânico conhecido meu, me avisou que diesel contamina as lonas de freio... e estraga.
Já querosene não.

Zumbi666
17-03-16, 19:53
Valeu gente. Me referi a lavar o motor mesmo, para tirar a sujeira que fica quando toma chuva e que acaba dando trabalho para tirar. O querosene está muito caro realmente, mas o diesel não dá uma limpeza pesada e por isso estava pensando em algo mais forte, menos nesses produtos que usam em postos

brunocg150sport
17-03-16, 21:48
Cuidado o querosene pode ressecar as borrachas

pedromartins
17-03-16, 21:50
Tudo que remove graxas e gordura é desengraxante, inclusive Diesel, querosene, gasolina e similares, cada um tem suas vantagens e desvantagens. A gasolina por exemplo ataca tintas, o Diesel nao, mas o diesel ataca as lonas de freio, ja a gasolina nao, e assim vai.

magrao tk
17-03-16, 23:32
O desengraxante que conheço que é recomendado pra limpar peças a serem pintadas é praticamente o mesmo que benzina, o cheiro é o mesmo. Não sei se é esse a que se refere.

Mas pra limpar a moto eu uso querosene mesmo, acho bem menos agressivo que óleo diesel nas borrachas.
Claro que eu evito que qualquer um pegue nelas, mas mesmo assim, querosene parece menos ''oleoso'' que o diesel pra passar na moto, e dá um brilho muito bom em tudo.

O que eu faço é não aplicar puro, diluo num balde com água e detergente, aí dura muito.
Puro só uso na corrente e arredores e só quando tá muito tempo sem limpar.

Outra coisa que evito é lavar no sol e tambem deixar o querosene secar sobre a tinta. Eu passo e não deixo mais que 2 minutos na peça e já to enxaguando tudo e por último quando to com paciencia faço mais uma limpeza em tudo só com detergente na água.

Vulcan
18-03-16, 00:47
detergente neutro não resolve?

Bruno Rafael
18-03-16, 07:49
detergente neutro não resolve?

eu ia falar isso, é o desengraxante mais famoso e barato que conheço

Diego.fcs
18-03-16, 17:23
Detergente neutro serve, é o ideal, porém tem casos que fica mais difícil, como lavar a relação. Eu sempre usei querosene com um pincel, para lavar locais mais sujos e de difícil acesso, porém, deve-se tomar muito cuidado, pois em certos locais, não se deve tirar o óleo, como por exemplo o pedal de partida, buchas da balança, rolamentos e tudo mais. Pode acontecer de escorrer o querosene no pedal de partida e ele ficar enroscado (já aconteceu comigo na rua) e também escorrer querosene nos rolamentos e bucha e dar problemas de lubrificação.