PDA

Ver Versão Completa : montar motor de moto sem torquimetro fica bom ?



pabloborges
31-03-16, 00:44
ola galera montar motor de moto sem usar torquímetro fica bom é que tem um colega no meu trabalho que diz que já montou vários motores de moto sem dar torque nos parafusos só apertou a mão e disse que ficou bom será que realmente fica bom ou é obrigado a dar torque nos parafusos será que com tempo não fica vazando óleo obrigado

2weels
31-03-16, 07:32
Nunca montei motor de moto mas de carro ja e desaconselho a fazer sem. Bielas e cabeçote por exemplo tem parafuso elastico que vc tem que trocar a cada desmontada. Aperte de menos que ele solta. Aperte demais que ele quebra. Fora que comando de valvulas de apertar de mais ele amassa o aluminio, prende o comando e com o tempo zoa tudo. Isso tudo em motor de carro, moto deve ser mesma coisa.

pedroabni
31-03-16, 08:46
infelizmente, difícil é achar um mecânico que USE um torquímetro, sei que em todos lugar existem bons profissionais, mas infelizmente, a maioria não usa "/

bruno almeida
31-03-16, 09:55
se vc tiver noção do está fazendo vai dar tudo certo
motores de moto pequenas normalmente usam parafusos ou porcas de 12mm no cabeçote. Use uma chave combinada boa e aperte de forma cruzada, pode apertar firme, mas não use extensões na chave
já os motores de carro atuais usam parafusos elásticos e com torque angular, daí montar sem torquimetro é pedir pra ter problemas

pedromartins
31-03-16, 11:59
Dá sim... é só respeitar o limite de aperto dos parafusos, por exemplo, voce nao vai apertar um parafuso 8 como quem aperta um 12 ou a roda de um caminhao, nem vai apertar um parafuso que pegue numa rosca de aluminio como quem aperta os parafusos do engate de um trem.

A técnica é apertar o parafuso com uma chave usando um dedo apenas um dedo, depois voce da meia volta, depois 1/4 de volta. Tem tecnicas no youtoba ensinando a apertar parafuso corretamente sem torquimetro.

Vulcan
01-04-16, 08:23
Dá sim... é só respeitar o limite de aperto dos parafusos, por exemplo, voce nao vai apertar um parafuso 8 como quem aperta um 12 ou a roda de um caminhao, nem vai apertar um parafuso que pegue numa rosca de aluminio como quem aperta os parafusos do engate de um trem.

A técnica é apertar o parafuso com uma chave usando um dedo apenas um dedo, depois voce da meia volta, depois 1/4 de volta. Tem tecnicas no youtoba ensinando a apertar parafuso corretamente sem torquimetro.

pro motor blz, mas pra tampa eu acho isso muito...

Robson#663
01-04-16, 16:10
ja montei moto inteira sem uso de torquimetro, todos os parafusos de motor e quadro , nunca tive problemas, não tenho pois não sou profissional faço por hobby e nas minhas motos, mas vejo muito caso de mecanico que quebra parafuso ou espana rosca, acho q com bom senso, e um pouco de conhecimento não tem maiores problemas nao

irai
01-04-16, 18:14
Olha, pode até ficar bom, ou pode ficar ruim, quem sabe? Tu não usou um torquimetro pra conferir... Eu só arriscaria fazer sem se tivesse muita experiência em montar este modelo de motor em específico, caso contrário, melhor se garantir com a ferramenta.

pedromartins
01-04-16, 19:39
eu ja abri as tampas do motor, o cabeçote e nunca trincou um so parafuso ou espanou rosca, é so ter bom senso na hora de apertar. Vejo gente por ai apertando parafusos n8, 10 como se fossem rodas de caminhao truncado e isso acaba com qualquer parafuso ou rosca... bom senso, essa éa formula, ate porque a 15 anos atras poucos mecanicos tinham torquimetro e raramente se viam problemas relacionados a isso.

bruno almeida
01-04-16, 20:02
eu só garanto uma coisa
em 99,6% das oficinas de moto não usam torquimetro

emersonyamamoto
18-04-16, 02:44
Eu acho arriscado. Por coincidência, eu estava conversando isso com um mecânico ontem! Ele disse para mim que antes de usar o torquímetro, a maioria das motos que ele fazia o motor voltavam, com vazamento de óleo. Depois que ele passou a usar, as motos não voltam mais. Todos os parafusos do motor têm um ponto certo, acho meio loucura apertar "de cabeça", a não ser que a pessoa tenha muita experiência, mesmo. Mas, é por sua conta e risco, afinal, o motor que vai dar problema depois é o seu mesmo, né? rs

Um abraço.

joãomaller
19-04-16, 12:19
Aproveitando esse topico,o torquimetro de vareta (desses mais simples) sao confiaveis?

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Diey
22-04-16, 00:56
São sim, mas os que tem no mercado mais baratos mostram o torque numa unidade bizarra (acho que libra por polegada), o que é uma m#rda.