PDA

Ver Versão Completa : Chupeta de bateria, carro para moto, pode?



CaveiraSK8
02-05-16, 21:20
Boa noite Senhores, Novamente aqui estou, sumo mas sempre apareço, rsrs .A bateria da minha Twister arriou e estou pensando em fazer uma "chupeta" através do carro só que de uma maneira diferente. Segue o procedimento que eu realizei: Retirei a bateria da moto, conectei os cabos do carro na bateria da moto Deixei durante uma hora e meia mais ou menos e teve carga suficiente para liga-lá Isso com o carro DESLIGADO Minha dúvida é a seguinte, eu posso fazer esse procedimento com o carro ligado? Pois ficar esperando uma hora e meia toda vez que for ligar é um saco rs Minha bateria até que esta boa, mas nesse tempo frio que está fazendo em SP demora muito pra ela ligar, mesmo com o afogador acionado, uma regulagem no carburador deve resolver o problema Sei que a melhor solução óbviamente seria comprar uma bateria nova, porém não estou podendo ter esse gasto no momento Alguém mais já fez esse processo? Valeu pessoal, abraços

pedromartins
02-05-16, 23:00
Pode, quem queima aparelhos que funcionam com eletricidade é a voltagem, no caso das baterias 12v, e não a amperagem.

2weels
03-05-16, 07:05
Tomaria cuidado, pois vai carregar muito rapido a bateria da moto! Bateria de carro chega a oferecer 400amperes no momento da partida, talvez deveria colocar uma resistencia ai para limitar um pouco a corrente...

Stone
03-05-16, 08:11
Faz a chupeta só pra ligar a moto, depois dela ligada ela vai carregar a bateria

CaveiraSK8
03-05-16, 10:25
Posso conectar os cabos sem desconectar a bateria da moto ? É seguro ?


Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Agenor
03-05-16, 10:37
Pode, quem queima aparelhos que funcionam com eletricidade é a voltagem, no caso das baterias 12v, e não a amperagem.

Acho que qualquer equipamento elétrico (voltagem contínua ou alternada), não é mesmo?

mdorigon
03-05-16, 10:59
Pode fazer normalmente CaveiraSK8. Claro só toma cuidado pra não ligar os polos invertidos e não dar curto. A bateria e o sistema eletrico do carro só vai fornecer o que a moto puxar na hora da partida. Em tempos...eu ja fiz o contrario, usei a gsr150i para dar partida em um corolla 2011 que fica muito tempo parado. Claro...liguei os cabos, deixei uns 5 minutos para o alternador da moto e a bateria dela transferirem um pouco de carga para a bateria do carro e assim ele deu partida.

2weels
03-05-16, 16:34
Exatamente, voce pode DAR A PARTIDA na moto usando uma bateria auxiliar sem desligar a da moto. Oque nao é recomendavel é deixar ligado carregando, pois vai fluir um corrente desenfreada de uma bateria para a outra.

Amperagem queima também, tente chavear uma carga de 0,1Ax12V com um transistor BC548 que nada acontece. Agora faça o mesmo, mas com uma carga de 10Ax12V e vera quantos segundos ele aguenta kkk

pedromartins
03-05-16, 18:45
Amperagem queima também, tente chavear uma carga de 0,1Ax12V com um transistor BC548 que nada acontece. Agora faça o mesmo, mas com uma carga de 10Ax12V e vera quantos segundos ele aguenta kkk


Se voce ligar o coletor direto num dos polos e o emissor no outro e ligar a base é claro que ele pipoca, pois nao faz parte de um circuito funcional, vai agir como um fusivel, o mesmo acontece se voce ligar um 7812 que embora sendo um regulador, se ligar direto tambem queima, mas se voce por um LED numa bateria de 12V 56A com um resistor de 1k em serie, ele nunca vai queimar.

Saurus
06-05-16, 14:25
Pode deixar a bateria na moto, conectada.

- Primeiro conecte o (+) do carro com o (+) da moto;
- Depois conecte o (-) do carro com o (-) da moto;
- Depois dê a partida e arranque do motor do carro;
- Deixe o motor do carro funcionando @ +/- 1.500~2.000 rpm;
- Dê a partida e arranque no motor da moto;
- Desconecte o (-) da moto e o (-) do carro;
- Desconecte o (+) da moto e o (+) do carro.

Pronto. Pode desligar o carro.

SpeedBit
06-05-16, 21:28
Pode deixar a bateria na moto, conectada.

- Primeiro conecte o (+) do carro com o (+) da moto;
- Depois conecte o (-) do carro com o (-) da moto;
- Depois dê a partida e arranque do motor do carro;
- Deixe o motor do carro funcionando @ +/- 1.500~2.000 rpm;
- Dê a partida e arranque no motor da moto;
- Desconecte o (-) da moto e o (-) do carro;
- Desconecte o (+) da moto e o (+) do carro.

Pronto. Pode desligar o carro.

Não liga o carro não!!!
Só de a partida na moto e só.

Saurus
09-05-16, 14:21
Não liga o carro não!!!
Só de a partida na moto e só.
Tá bom...

Não há problema nenhum em ligar o carro e deixar um pouco acelerado. Isso vai evitar de descarregar a bateria do carro com a partida da moto. Mas se a bateria do carro aguentar, sem crise, não fará diferença alguma exceto a que mencionei.

CaveiraSK8
16-05-16, 12:28
Pessoal, segui as instruções e consegui solucionar o problema tranquilamente Liguei as duas baterias em parelelo, e usei a do carro para ligar a moto Bom saber que posso contar com essa possibilidade quando a bateria dela me deixar na mão Valeu glra!

CaveiraSK8
19-05-16, 18:09
Pessoal, aproveitando o tópico, sabem me dizer se posso colocar uma bateria de 8A na Twister ?
O modelo é este da foto http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160519/f3fe5c1d3e75b2a5b09e5772b686e513.jpg


Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Darci
19-05-16, 18:22
De quanto é a original? Se for maior, não tem problema, se for menor é arriscado de ela ser "pequena" para a tw

CaveiraSK8
19-05-16, 18:29
De quanto é a original? Se for maior, não tem problema, se for menor é arriscado de ela ser "pequena" para a tw A original que estava na moto é uma Yuasa 6A. O problema dessa bateria de 8A é que ela é muito grande, não cabe no compartimento de bateria da Twister.. Estava pensando em fazer uma adaptação pra poder coloca-lá, seria uma idéia válida? O que for possível para economizar nesses tempos de crise é melhor hahahahahaha

Darci
19-05-16, 18:35
A original que estava na moto é uma Yuasa 6A. O problema dessa bateria de 8A é que ela é muito grande, não cabe no compartimento de bateria da Twister.. Estava pensando em fazer uma adaptação pra poder coloca-lá, seria uma idéia válida? O que for possível para economizar nesses tempos de crise é melhor hahahahahaha


Hahahahhaha, só sei da parte elétrica, na parte da gambiarra ai nao posso te ajudar, mas boa sorte.