PDA

Ver Versão Completa : Biz 125 ES 2006~2008 - Alongador de Flauta da Suspensão



Vulcan
26-06-16, 10:11
suspensão traseira: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/51100
------------------------------------------------------------------------------------------

como alguns sabiam, tenho vontade de tunar suavemente a minha motoneta em varios pontos.
tenho tentado fazer pouco a pouco conforme grana vai vindo...

na questão de engenharia, considero a maioria das motos pequenas sacrificadas pelas fabricas em nome do custo/lucro e por isso tem muito o que pode ser aprimorado por fora (apesar de ser muito difícil em varios casos).

-> ajustei a suspensão dianteira, a original tinha 90mm de curso e quase não suportava o peso da propria moto. foi aumentado o curso para 125mm usando um alongador de flauta e foi trocado o calço de mola que eu ja tinha instalado (pedaço da mola original adicionado na mola nova) por um calço de aço sólido.

-> ciclistica: suspensão mais macia e sem mudança perceptível no equilíbrio. pode deitar mais na curva sem raspar a pedaleira e isso é bom e ruim ao mesmo tempo.

-> documentos: não foi alterado o tipo de suspensão, então não precisa de CSV; de acordo com a resolução 292 picapes e veiculos de 2 ou 3 rodas tem altura livre para ajuste (mas a suspa tem que funcionar).

o próximo passo vai ser a suspa traseira...
FEITO: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/51100


SUSPENSÕES:
http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837/



---------------------------------------------------------------------------------------------
[update] 31/10/2016[update]

a cerca de duas semanas a mola nova da suspa perdeu força. não tem jeito, é muito pouco espaço pra pouco percurso. vou refazer com mola a ar (mas sem aquela baianagem de botãozinho pra subir e descer, mola a ar fixa mesmo).

em breve mais fotos.

__________________________________________________ _______________________________

[update] 16/11/2016

como a mola maior de CG ficou fraca e começou a atingir fim de curso, resolvi usar o último recurso: mola a ar.

retirei as molas e montei um kit universal desenvolvido por mim mesmo, provavelmente ja existia de tão simples que é mas de fato eu nunca vi do jeito que fiz.

consiste em um sistema em T que duas conexões conectam na tampa das bengalas e a terceira conexão é um bico de câmara de ar comum para poder calibrar. a conexão em T deixa igual a pressão de uma bengala a outra mesmo em caso de vazamento.

a bengala continua exatamente a mesma, porém sem as molas e com a tampa furada para passar ar. o nível de óleo ficou mais alto, medido agora com a bengala totalmente comprimida entre onde fica a tampa e o óleo. no momento deixei aproximadamente 3cm. o paralama tive que cortar para caber mas ainda não aparece (muito). a pressão para calibrar ficou entre 60 a 80 psi porém ainda estou fazendo testes com viscosidade do óleo por causa da flauta modificada que uso (óleo 20W está grudando no fim de curso, vou colocar 5W hoje e ver como fica).

fotos!!:

https://s22.postimg.org/hpmfpa029/DSC_5335.jpg
https://s22.postimg.org/v7xxfb1ld/DSC_5336.jpg
https://s22.postimg.org/6fyb82kep/DSC_5337.jpg
https://s22.postimg.org/tvg8df45t/DSC_5338.jpg
https://s22.postimg.org/jzf5drydt/DSC_5341.jpg

--------------------------------------------------------------------------------

========= [UPDATE] 19/11/2016 =========


segue a nova receita:

alongando suspensão dianteira biz 125:
-alongador de flauta
-parafuso mais longo para flauta
-1 metro de mangueira
-bico de câmara modificado para fixar em mangueira
-conexão em T de cobre
-6 abraçadeiras (eu comprei 8, 2 estragaram na montagem)
-2 espigões (conexão rosca/manguera)

desmonte a suspa dianteira por completa (cuidado, normalmente a mola está pressurizada e pode causar ferimentos graves ao desmontar, use óculos!!!);
instale o alongador (monte a parte telescópica);
corte cerca de 6 elos de cada mola (parte de cima mais grossa);
aproveite para trocar os retentores e guarda pó;
fure e instale os espigões na tampa da bengala;
com a suspa comprimida (e aberta) coloque óleo em cada bengala até a marcação da tampa;
estique a bengala, coloque as molas e feche e comprima para que vaze o excesso de óleo pelo espigão;
recorte o paralama para caber as mangueiras;
monte o circuito em T por traz do garfo;
monte as bengalas na moto;
conecte as mangueiras nas bengalas;
monte as outras peças;
ajuste a pressão entre 50 e 70 psi.

Robson#663
27-06-16, 17:08
quando vc desce da moto ela nao fica com a frente muito alta?

Vulcan
27-06-16, 21:17
quando vc desce da moto ela nao fica com a frente muito alta?

na pratica não da pra perceber, é como se a frente estivesse o tempo todo em cima de um degrau pequeno.
minha mulher (não sabe que eu fiz isso) não notou diferença. :)

to planejando a proxima etapa, amortecedor de xl125 na traseira... aí sim vai ficar toda mais alta em uns 3~4 cm.

- - - Updated - - -


quando vc desce da moto ela nao fica com a frente muito alta?

na pratica não da pra perceber, é como se a frente estivesse o tempo todo em cima de um degrau pequeno.
minha mulher (não sabe que eu fiz isso) não notou diferença. :)

to planejando a proxima etapa, amortecedor de xl125 na traseira... aí sim vai ficar toda mais alta em uns 3~4 cm.

Robson#663
28-06-16, 10:08
bom demais, a suspensao da biz realmente deixa muito a desejar, se andar com garupa entao é uma tristeza. depois q colocar os traseiros posta foto da moto ai p gente ver a altura hahahaa

joãomaller
28-06-16, 19:07
Acompanhado aqui [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

pedroabni
01-07-16, 11:18
boa ideia, vc pode passar a medida do calço de aço que usou ? to usando uma crypton pra trabalhar e o curso da suspensao dianteira chega a ser ridiculo

Vulcan
01-07-16, 17:57
boa ideia, vc pode passar a medida do calço de aço que usou ? to usando uma crypton pra trabalhar e o curso da suspensao dianteira chega a ser ridiculo

por se tratar de outro modelo de outra marca não acho que seja igual... porém explico como fiz:
eu ja tinha aberto a suspa antes em uma reforma COMPLETA (e coletado todas as medidas) para ter certeza que a suspa é lixo e não é problema de peça velha. daí veio a ideia de modificar.

eu fiz assim ó:

-peguei a medida externa da flauta na parte que corre a bengala (e a medida do parafuso que passa dentro também)

http://i.imgsafe.org/6d5f9eddcb.jpg

-o tamanho do alongador foi calculado pelos experimentos que fiz com miniaturas, onde em todas as mini-supensões que fiz mostraram ter desgaste muito acentuado e sofrer muito esforço caso se posicionem acima de 50% do tamanho total (normalmente o percurso todo da canela); ou seja, mais do que 50% do percurso em curso útil seria mecânicamente perigoso!!

http://i.imgsafe.org/6d5e585827.jpg

-pedi a um torneiro para fazer a peça com 30mm de comprimento para mais e as peças idênticas. ele fez com 33mm de comprimento.

-usei um parafuso maior (veja como fica aproximadamente)
http://i.imgsafe.org/6d5ffe3c38.jpg

-em outra reforma abri a suspa denovo e montei com o calço

-a quantidade de óleo ficou a mesma de antes pois o tamanho mínimo da câmara de óleo seria igual ou pouca coisa menor. no caso da biz conferi que o volume original é excessivo e não estourou a suspa com o calço hidraulico que tem ocorrido até hj (não tirei o óleo, vou deixar vazar aos poucos com o fim de "curso hidraulico")

mais informações no primeiro post ou chama aqui!

betocampana
04-07-16, 22:55
Santa paciência, bátima! :D:D

Vou aproveitar a sacada da suspensão traseira XL 125 pra CG, procurarei as medidas pra ver se sobe pouco ou se chega a atrapalhar! Nem lembrava da xiselinha, valeu pela lembrança!

Vulcan
22-07-16, 15:27
hoje desmontei a suspa dianteira em busca de informações sobre o problema do curso. descobri que ela não corria todo o curso por causa da mola, não por causa do óleo!!

a mola estava chegando no limite de movimento e impedindo da suspensão de se mover mais. retirei os calços e ganhei curso, porém como a flauta está alongada ainda não percorre todo o curso disponível.

conforme mensionei anteriormente vou procurar uma outra mola, industrial talvez, e se ficar bom vou adicionar no primeiro post. :)

joãomaller
22-07-16, 18:14
Show[emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

Robson#663
29-07-16, 16:36
hoje desmontei a suspa dianteira em busca de informações sobre o problema do curso. descobri que ela não corria todo o curso por causa da mola, não por causa do óleo!!

a mola estava chegando no limite de movimento e impedindo da suspensão de se mover mais. retirei os calços e ganhei curso, porém como a flauta está alongada ainda não percorre todo o curso disponível.

conforme mensionei anteriormente vou procurar uma outra mola, industrial talvez, e se ficar bom vou adicionar no primeiro post. :)


tenho uma suspensao de twister com molas alguns mm maiores e com um fio mais grosso feito por encomenda . e ficou em 50,00 o par, mas moro em GO por ai tem muitas fabricantes de mola c certeza , pra biz acredito que valha a pena fazer o mesmo uma mola mais dura que a original

Vulcan
29-07-16, 19:03
tenho uma suspensao de twister com molas alguns mm maiores e com um fio mais grosso feito por encomenda . e ficou em 50,00 o par, mas moro em GO por ai tem muitas fabricantes de mola c certeza , pra biz acredito que valha a pena fazer o mesmo uma mola mais dura que a original

agradeço a dica, hoje comprei mola paralela de biz 100, tem a mesma espeçura porém menos voltas e é um pouco mais longa. deve resolver o problema!

postarei fotos quando conseguir resolver! :)

Vulcan
01-08-16, 07:24
(...)

--------------------

postagem apagada;
informações desatualizadas que podem atrapalhar a preparação.

Robson#663
01-08-16, 10:50
vc diminuiu os calços ou só comprimiu a mola? ela deve ter ficado bem durinha né, com uma precarga maior. o q pode acontecer é elas paralelas cansarem mais cedo, mas ainda vale a pena, ta quase uma biz trail hauahiaa falta os pneus de cravo e os paralamas altos hahahaa

Vulcan
01-08-16, 18:00
vc diminuiu os calços ou só comprimiu a mola? ela deve ter ficado bem durinha né, com uma precarga maior. o q pode acontecer é elas paralelas cansarem mais cedo, mas ainda vale a pena, ta quase uma biz trail hauahiaa falta os pneus de cravo e os paralamas altos hahahaa

bom, os calços de mola eu tirei, as molas paralelas podem sim cansar mais rápido mas só usando pra ter certeza.
as paralelas são maiores que as originais, isso gera uma pré-carga boa (não estou usando calço).

o conjunto de suspa ficou MUITO BOM, comparado com a original e com a modificação anterior, parece que antes nem suspa tinha! cara, muito show! não da mais fim de curso! ja enfiei a moto em buracos e nada!

sim, pode por pneu de cravo e fazer trilha! o banco ta maisomenos da altura da bros, tornado e afins. o paralama da biz ja é alto, nesse caso trocar só por modelo mesmo. auehauheuaheuahe

Vulcan
04-08-16, 16:06
DEFEITO

AS MOLAS PARALELAS ABRIRAM O BICO. perderam força e parecem que querem 'desenrrolar' pois estão prendendo dentro da bengala. ja arranquei e coloquei as originais modificadas (esticadas e cortadas), ficaram sem força mas funciona... :(

essa semana vou atras da mola industrial como o Robson#663 sugeriu :)

Robson#663
04-08-16, 17:37
cara mas perderam a força muito rapido, tenta essas msmo pede com um fio mais grosso, mas explica direito pro pessoal que for fazer o serviço o diametro maximo q elas podem ter. pq aas maquinas tem uma certa folga e pode ocorrer de ficarem mais grossas um ou outro mm em algum ponto.

SpeedBit
04-08-16, 18:40
Eu me segurei um pouco para comentar aqui....
Porém essa semana aumentei as flautas da minha XR200R, com essa peça aqui:

http://acessoriosmotos.r.worldssl.net/media/catalog/product/s/u/suspensao.jpg

Ficou muito bom, para mim, não da para usar algo assim na biz?

pedroabni
05-08-16, 08:48
que isso ? pra q serve ? como funciona ?

SpeedBit
05-08-16, 09:37
É alongador de suspensão.
Você troca a porca de alumínio, que fica na ponta da flauta por essa ai.
Neste caso ganhando 3 cm de comprimento.

Ai é só ajustar na mesa da moto e pronto.

Porém não sei se na Biz da certo....

Robson#663
05-08-16, 14:07
Esse alongador de suspensao é muito útil, eu to usando na minha Gs com suspa de twister! como a bengala da tw é alguns cm menor eu consigo a altura correta c esses alongadores. a suspa da twister é msmo largura e rosca da xr200 p as outras motos q não seja de trilha, nao deve ter esse produto disponivel. mas ele aumenta apenas a altura da moto, não altera o curso da suspensao. se a moto fica muito baixa quando sobe nela, ficará mais alta, mas se dava fim de curso vai continuar dando fim de curso

Vulcan
05-08-16, 18:10
cara mas perderam a força muito rapido, tenta essas msmo pede com um fio mais grosso, mas explica direito pro pessoal que for fazer o serviço o diametro maximo q elas podem ter. pq aas maquinas tem uma certa folga e pode ocorrer de ficarem mais grossas um ou outro mm em algum ponto.

agradeço a dica, mais uma vez comprei molas de moto, dessa vez da CG 86. esse fim de semana vou mexer e ver o que dá;
(off: comprei também coroa da 150, flange da coroa da biz 100 e vou instalar pra deixar a relação curta. tive que retornar a corrente pro tamanho normal da titan, que havia sido retirado elos pra usar com cora da biz 125)


É alongador de suspensão.
Você troca a porca de alumínio, que fica na ponta da flauta por essa ai.
Neste caso ganhando 3 cm de comprimento.

Ai é só ajustar na mesa da moto e pronto.

Porém não sei se na Biz da certo....

infelizmente não pois a bengala dela so tem uma fixação com uma única mesa :(

a briga não é pra deixar com altura total maior, a briga é pra fazer a suspa aumentar de curso e funcionar direito, tento a capacidade de se mexer mais e absorver melhor as irregularidades.

Vulcan
12-08-16, 12:44
terminei galera!! concluí a modificação da suspa! =D

proximo ítem vai ser o freio a disco e talvez um kit de rodas SM com paralama fixo nas bengalas. (copiei esse post no outro topico de suspa pra fazer um UP)

- - - Updated - - -

ah sim, o custo das molas novas de CG foi menos de 11 ex-presidentas!

pedroabni
12-08-16, 13:16
cara, vc tem uma experiencia boa com essas suspensões, ve se pode me ajudar , tenho uma cg 125 de wheeling, e apanhei da susp dianteira pq peguei ela com os dois retentores estourados, até ai blz, troquei, e coloquei conforme as tabelas q tem na net, 75ml de oleo de cada lado, cara, a susp ficou um lixo, travada, sem curso, blz, desmontei denovo limpei novamente deixei secar etc, remontei com 60 ml apenas de cada lado, ela esta bem mais macia tem um curso legal e etc, porem, numa freiada um pouco mais brusca a frente desce com força e da fim de curso mto facil e qdo isso acontece a pancada eh forte, parece q vai desmontar tudo, vc tem alguma dica pra melhorar isso ?

Robson#663
12-08-16, 14:10
Cara é só isso de óleo na cg? 75mL ??? to achando pouco oleo, vc pode colocar uma bucha de tecnil p aumentar a precarga, ou colocar um oleo bem grosso, já q a moto é de wheeling, mas moto de wheeling da esse problema msmo, quando empina desce c muita força

pedroabni
12-08-16, 14:12
na 125 eh cara, essa bucha colocaria dentro ?pra mola ja ficar tensionada ?

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Robson#663
12-08-16, 17:30
na 125 eh cara, essa bucha colocaria dentro ?pra mola ja ficar tensionada ?

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk


se vc conferiu o volume, trnquilo entao. isso as buchas vao em cima da mola dentro da bengala pra aumentar a precarga dela, o oleo de suspa tb geralmente é 5w ou 10w eu acho vc pode colocar um mais grosso, coloca oleo de cambio hauiahaiuhia, não é oleo hidraulico, mas a moto é só p wheeling msmo

pedroabni
12-08-16, 19:08
pode crer vou fazer um teste

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Vulcan
13-08-16, 10:51
cara, vc tem uma experiencia boa com essas suspensões, ve se pode me ajudar , tenho uma cg 125 de wheeling, e apanhei da susp dianteira pq peguei ela com os dois retentores estourados, até ai blz, troquei, e coloquei conforme as tabelas q tem na net, 75ml de oleo de cada lado, cara, a susp ficou um lixo, travada, sem curso, blz, desmontei denovo limpei novamente deixei secar etc, remontei com 60 ml apenas de cada lado, ela esta bem mais macia tem um curso legal e etc, porem, numa freiada um pouco mais brusca a frente desce com força e da fim de curso mto facil e qdo isso acontece a pancada eh forte, parece q vai desmontar tudo, vc tem alguma dica pra melhorar isso ?

rapaz, toda vez que desmontar e montar as bengalas, teste elas fora da moto pra confirmar o funcionamento, na posição normal e de ponta cabeça.

ja deu uma olhada no tópico de suspas?

no seu caso parece que primeiro a mola ficou prendendo e no segundo teste faltou óleo e pré-carga.

na pré carga da pra usar um parafuso sem cabeça no topo da mola (parte da tampa);

recomendo colocar os 75ml de óleo (pode ser óleo de motor, pessoal do off-road aprovou) ou ajustar com nível mesmo, usando uma mangueira e uma seringa para deixar o mesmo nível de óleo nas duas bengalas, sendo impreciso no volume porém preciso na igualdade de nível.

depois de montar, faça testes conferindo o movimento se está igual (mesmo curso) ao movimento sem as molas, inclusive depois de colocar na moto pois com carga boa vc não consegue bater fim de curso sozinho com a bengala solta.

---------------

acho incrível como é negligenciado pela engenharia as suspas das motos pequenas... minha biz tem seus 110kg aproximados, + 150 Kg de carga (que tem no manual) numa freiada cada bengala teria de segurar uns 120kg... passando em buraco então, ferrou!

- - - Updated - - -

http://i.imgsafe.org/f2530ab6fc.jpg
http://i.imgsafe.org/f252febe11.jpg

Robson#663
15-08-16, 09:27
essa biz ai ta bem evoluida ja é quase uma triz haiuahaiua! esse estribo do garupa é original?? to meio por fora das atualizações da biz, e esse esticador de corrente como fixou ele??

Vulcan
15-08-16, 12:18
essa biz ai ta bem evoluida ja é quase uma triz haiuahaiua! esse estribo do garupa é original?? to meio por fora das atualizações da biz, e esse esticador de corrente como fixou ele??

a biz mais novas (2011 pra frente) tem estribo do carona fixo no quadro (de resto é quase igual);
o estribo que uso é adaptado da titan, existe um modelo que cabe perfeito de um dos clones chineses (esqueci o nome) mas é muito caro, 5x o valor do da titan e não achei 'paralelo';
o esticador fiz em cima do antigo guia de corrente.

http://www.pequenasnotaveis.net/threads/50507

Robson#663
15-08-16, 14:37
rahuiahuiaha rapaiz vc é um artista, parabens

Vulcan
31-10-16, 05:40
[update] 31/10/2016[update]

a cerca de duas semanas a mola nova da suspa perdeu força. não tem jeito, é muito pouco espaço pra pouco percurso. vou refazer com mola a ar (mas sem aquela baianagem de botãozinho pra subir e descer, mola a ar fixa mesmo).

em breve mais fotos.

-> informação copiada no primeiro post para visitantes.

Vulcan
16-11-16, 08:48
[update] 16/11/2016

como a mola maior de CG ficou fraca e começou a atingir fim de curso, resolvi usar o último recurso: mola a ar.

retirei as molas e montei um kit universal desenvolvido por mim mesmo, provavelmente ja existia de tão simples que é mas de fato eu nunca vi do jeito que fiz.

consiste em um sistema em T que duas conexões conectam na tampa das bengalas e a terceira conexão é um bico de câmara de ar comum para poder calibrar. a conexão em T deixa igual a pressão de uma bengala a outra mesmo em caso de vazamento.

a bengala continua exatamente a mesma, porém sem as molas e com a tampa furada para passar ar. o nível de óleo ficou mais alto, medido agora com a bengala totalmente comprimida entre onde fica a tampa e o óleo. no momento deixei aproximadamente 3cm. o paralama tive que cortar para caber mas ainda não aparece (muito). a pressão para calibrar ficou entre 60 a 80 psi porém ainda estou fazendo testes com viscosidade do óleo por causa da flauta modificada que uso (óleo 20W está grudando no fim de curso, vou colocar 5W hoje e ver como fica).

fotos!!:

https://s22.postimg.org/hpmfpa029/DSC_5335.jpg
https://s22.postimg.org/v7xxfb1ld/DSC_5336.jpg
https://s22.postimg.org/6fyb82kep/DSC_5337.jpg
https://s22.postimg.org/tvg8df45t/DSC_5338.jpg
https://s22.postimg.org/jzf5drydt/DSC_5341.jpg

Vulcan
16-11-16, 19:10
coloquei óleo 5W, recalibrei em 60 psi para ajustar o SAG/GAP, a diferença do 'grude' no fim de curso foi pouca. provavelmente só modificando a flauta pra resolver de vez mas vou deixar assim por ja estar funcionando bem.

agora vou voltar a trabalhar na suspa traseira que ficou 'dura' perto da dianteira. irei alongar a balança para melhorar o equilíbrio e mudar o angulo de alavanca no amortecedor.

Vulcan
19-11-16, 12:51
como meu uso é bem variado, ando sozinho e engarupado alternando bastante em estrada ruim acabei modificando mais um pouco para melhorar a progressividade: peguei o pedaço da mola original que eu tinha e coloquei junto do sistema pneumático para aumentar a progressividade (menos etéreo) e parece que deu certo (ainda está em testes);

adicionei na postagem principal a receita nova:

segue a nova receita:

alongando suspensão dianteira biz 125:
-alongador de flauta
-parafuso mais longo para flauta
-1 metro de mangueira
-bico de câmara modificado para fixar em mangueira
-conexão em T de cobre
-6 abraçadeiras (eu comprei 8, 2 estragaram na montagem)
-2 espigões (conexão rosca/manguera)

desmonte a suspa dianteira por completa (cuidado, normalmente a mola está pressurizada e pode causar ferimentos graves ao desmontar, use óculos!!!);
instale o alongador (monte a parte telescópica);
corte cerca de 6 elos de cada mola (parte de cima mais grossa);
aproveite para trocar o óleo, os retentores e guarda pó;
fure e instale os espigões na tampa da bengala;
com a suspa comprimida (e aberta) coloque óleo em cada bengala até a marcação da tampa;
estique a bengala, coloque as molas e feche e comprima para que vaze o excesso de óleo pelo espigão;
recorte o paralama para caber as mangueiras;
monte o circuito em T por traz do garfo;
monte as bengalas na moto;
conecte as mangueiras nas bengalas;
monte as outras peças;
ajuste a pressão entre 50 e 70 psi.

Robson#663
09-12-16, 07:47
nesse caso sua suspensao ta com oleo e ar, quando comprime o ar mistura com o oleo!?? é isso??

Vulcan
09-12-16, 12:04
nesse caso sua suspensao ta com oleo e ar, quando comprime o ar mistura com o oleo!?? é isso??

tipo refrigerante com gás CO2? acho que não...
o efeito pratico que percebi é que o ar ajuda a segurar o peso como uma mola de ar, também ajuda a reduzir as bolhas do óleo no retorno da suspa.

Robson#663
09-12-16, 15:11
mas o oleo fica em contato c o ar? ou tem uma interface? esse ponto que nao entendi, pq se nao tem interface o ar mistura com o oleo e isso pode causar a cavitaçao na bengala. agora vc diz q faz o inverso ajuda a reduzir as bolhas!! fiquei curioso

Vulcan
10-12-16, 17:12
mas o oleo fica em contato c o ar? ou tem uma interface? esse ponto que nao entendi, pq se nao tem interface o ar mistura com o oleo e isso pode causar a cavitaçao na bengala. agora vc diz q faz o inverso ajuda a reduzir as bolhas!! fiquei curioso

assim ó: qualquer bengala ceriane comum tem óleo em contato com o ar (tipo água numa garrafa pela metade), funcionar vai fazer bolhas no óleo mas não dissolve (tanto) ar no óleo a ponto de reduzir a pressão de ar da bengala.

depois que a bengala absorve o choque e fica compactada, a mola força a suspa a esticar. neste momento surge vácuo na parte debaixo da bengala que zera o efeito do óleo na absorção caso a suspensão entre em oscilação (piso irregular). a função do N2 pressurizado é forçar o óleo a se manter compacto e evitar essas bolhas de vácuo.

o principal detalhe da suspa com reservatório externo comparada a minha, é que a de reservatório externo pode ter um êmbolo isolando o gás do óleo para garantir que além da pressão nele, o gás não se misture com o óleo.

- - - Updated - - -

e na minha suspa inclusive, o ar comprimido ajuda a mola a ter força de segurar o peso da moto.

Robson#663
13-12-16, 14:23
muito interessante, agora entendi melhor, de qqer forma melhora a suspensao sem acrescentar muito peso nela, e permite regular o sag dianteiro de forma bem simples, parabens

Vulcan
28-12-16, 12:42
atualizando:

1-o novo sistema de reforço com ar comprimido funcionou sem necessidade de recarga (@50psi) durante 3 semanas.
2-caso alguém faça parecido, é indicado deixar a mangueira sempre para cima, caso fique para baixo irá acumular óleo na válvula de carga e vai fazer sujeira na hora de calibrar a suspa.

outras coisas: tive um vazamento de óleo ontem no parafuso da flauta da bengala esquerda, esvaziei o ar comprimido, fiz peso na moto e apertei. solucionado. para completar o óleo perdido, conectei uma seringa carregada com óleo na válvula (desmontada) e movimentei a suspa até que enchesse de óleo novamente. com o sistema em "T" é garantido que fique igual a pressão e quantidade de óleo com o uso. :)