PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre Nível do Óleo



Zumbi666
14-07-16, 21:28
Olá turma, me tirem uma dúvida: minha moto tem cavalete central. Quando a moto está no cavalete central ou ela pende para a frente, encostando a roda dianteira ou ela pende para trás, encostando a traseira. Para melhor verificar o nível do óleo, é melhor ela ficar com os dois pneus no chão, sem usar o cavalete ; ficar no cavalete central com o pneu traseiro apoiado no chão ou no cavalete com o pneu dianteiro apoiado no chão? Dá diferença na medição usando o cavalete, independente que qual pneu esteja encostado no chão?

Vulcan
14-07-16, 22:12
Olá turma, me tirem uma dúvida: minha moto tem cavalete central. Quando a moto está no cavalete central ou ela pende para a frente, encostando a roda dianteira ou ela pende para trás, encostando a traseira. Para melhor verificar o nível do óleo, é melhor ela ficar com os dois pneus no chão, sem usar o cavalete ; ficar no cavalete central com o pneu traseiro apoiado no chão ou no cavalete com o pneu dianteiro apoiado no chão? Dá diferença na medição usando o cavalete, independente que qual pneu esteja encostado no chão?

cara, normalmente é a roda da frente que fica encostada no chão (traseira suspensa) na hora de medir o óleo (nas motos que tem o cavalete central neh) porém na dúvida da uma olhada completa no manual... 8(

Zumbi666
15-07-16, 09:37
Pois é. No manual diz apenas para "segurar em posição vertical". Diz que "leve inclinação lateral pode resultar em falsa leitura"

SickBoy
15-07-16, 09:55
cara, acho que com a roda da frente ou a de trás nao deve fazer tanta diferença... mas na duvida, faça assim: tome a medida em cada uma das situações.
mas nao esquece que tem que deixar a moto funcionando uns minutos antes de medir o óleo.

SpeedBit
15-07-16, 10:41
Eu tenho um XR200 com pneus com cravos... de trilha.
Para conseguir fazer a leitura, tenho que alem de deixar ela reta, sentar no banco.
Caso contrario, nem aparece óleo no marcador...

Quando não fazia assim, ia completando óleo, excesso, chegou estourar o retentor do cambio.

Por fim, resumindo, antes de trocar o óleo a próxima vez, meça ele na veretinha e depois o óleo velho que saiu do motor.
Assim acaba todas as suas duvidas.

Zumbi666
16-07-16, 17:11
cara, acho que com a roda da frente ou a de trás nao deve fazer tanta diferença... mas na duvida, faça assim: tome a medida em cada uma das situações. mas nao esquece que tem que deixar a moto funcionando uns minutos antes de medir o óleo. Certo. Obrigado
Eu tenho um XR200 com pneus com cravos... de trilha. Para conseguir fazer a leitura, tenho que alem de deixar ela reta, sentar no banco. Caso contrario, nem aparece óleo no marcador... Quando não fazia assim, ia completando óleo, excesso, chegou estourar o retentor do cambio. Por fim, resumindo, antes de trocar o óleo a próxima vez, meça ele na veretinha e depois o óleo velho que saiu do motor. Assim acaba todas as suas duvidas. Certo. Obrigado

Vulcan
17-07-16, 06:25
Pois é. No manual diz apenas para "segurar em posição vertical". Diz que "leve inclinação lateral pode resultar em falsa leitura"

minha interpretação disso é sem descanso algum, segurando a moto na vertical...

Zumbi666
17-07-16, 12:10
minha interpretação disso é sem descanso algum, segurando a moto na vertical...

Pois é... Fiquei meio encucado mas grato

Zumbi666
24-07-16, 17:56
Olá. Depois de 1.000km/r depois da troca de óleo, fui fazer uma medição. Coloquei a moto no cavalete central. Se o pneu dianteiro estiver encostado no chão, o nível fica na quarta linha da vareta (são 5 linhas). Se a roda traseira estiver encostada, o nível fica na linha 2 ou quase 3. Fiz várias medições e há sim diferença se uma roda ou outra estiver apoiada no chão.

Diey
24-07-16, 23:16
O que eu considero certo é a moto na posição vertical com alguém sentado, mantendo-a em pé.

Zumbi666
25-07-16, 09:53
O que eu considero certo é a moto na posição vertical com alguém sentado, mantendo-a em pé. Pior que não tenho quem fique sentado na moto rsrs