PDA

Ver Versão Completa : Câmbio com barulho estranho



lucas737
25-07-16, 18:16
Boa pessoal! Sou novo no mundo do motociclismo e queria tirar uma dúvida. Tenho uma Factor 150 ED e recentemente consegui dar um tranco muito forte no câmbio ao passar da primeira pra segunda com o giro alto. Depois disso as próximas trocas começaram a fazer um barulho estranho (tipo um "toc") e ficar mais duras, mas voltaram ao normal logo em seguida e hoje sinto o câmbio estranho, e esse mesmo barulho às vezes acontece na 3a marcha. Será que eu já mandei alguma engrenagem pro espaço? Vi que o óleo tava baixo também e completei um pouco e senti uma leve melhora, mas ainda acho que situação não é boa. Será que é bom mandar pra concessionária? Tem risco de perder a garantia ou coisa do tipo por "mau uso"?

Valeu!

Vulcan
25-07-16, 18:45
é mano, complicado. podem sim acusar mal uso se estiver visível ao abrir, porém se ainda funciona totalmente não deve seguir preocupações por ser um barulho que as vezes não tem.
ja tentou notar relação com temperatura do motor?

lucas737
25-07-16, 20:51
Bem, de manhã eu ando de boa pro motor esquentar e não percebo muita coisa, já depois quando eu subo mais o giro fica mais evidente...

Vulcan
26-07-16, 16:16
então pode estar normal, com motor quente e giro alto o cambio reage diferente mesmo... claro que tem limite, se ele sempre age do mesmo jeito deve estar OK, se for aletório mesmo, é de se pensar...

pedromartins
26-07-16, 16:18
Rapaz, esgote o oleo da moto e veja se nao sai limalha ou pedaços de metal do carter, faça isso varias vezes... voce pode ter detonado algum dente do cambio.

Daninean
27-07-16, 11:57
Tive hondas e yamahas, em geral o cambio das yamahas é mais duro e sente mais também a qualidade do óleo, conforme o óleo vai ficando Mais velho o câmbio vai ficando mais duro.

Troca o óleo e veja se melhora, vc viu a regulagem da embreagem? As vezes pode estar muito baixa, regule no manete

Enviado por celular

Saurus
27-07-16, 17:04
Eu chuto que marcou a campana e está atrapalhando a movimentação dos discos e separadores. Eu mandaria conferir. Problema é que só dá para ver se retirar a tampa da embreagem.

Daninean
27-07-16, 19:27
Saurus, vc está no M@d também?

Enviado por celular

maverickint
27-07-16, 20:02
Daninean e ele mesmo.

Daninean
27-07-16, 20:10
Kkk legal

Enviado por celular

Saurus
28-07-16, 10:02
Saurus, vc está no M@d também?

Enviado por celular
Procêvê cuméquissãumascoiza!!!! A diferença é que aqui eu não posso falar o tanto de palavrões que lá eu posso postar.:D

Já frequento essa área aqui desde 2007.

Daninean
28-07-16, 19:11
Kkk

Enviado por celular

emerson merighi
29-07-16, 05:02
Normal não é, e eu abriria pra conferir...pancadas bruscas na mudança de marcha podem quebrar dentes totalmente ou parcialmente, marcar a campana da embreagem, quebrar os garfos, marcar os dentes das engrenagens, causar empenos....

lucas737
29-07-16, 17:09
Mandei regular e a moto tá zero de novo. Devo me preocupar com danos a longo prazo? Aproveitando o tópico, óleo para corrente de motosserra é uma boa opção para lubrificar a corrente?

Daninean
29-07-16, 18:51
Como assim. Regular? Qual era o problema?

Enviado por celular

lucas737
29-07-16, 19:13
Como assim. Regular? Qual era o problema?

Enviado por celular

Segundo eles a embreagem tava baixa e a corrente com folga.

Daninean
29-07-16, 19:14
Não falei kkk, já ocorreu isso comigo, menos mal, veja também a kilometrag3m do óleo

Enviado por celular

emerson merighi
30-07-16, 01:58
Melhor óleo pra corrente que conheço é o motul C4... Só é caro, mas não sai fácil nem andando acima dos 200 km/h..

Vulcan
30-07-16, 07:23
Segundo eles a embreagem tava baixa e a corrente com folga.

muito cuidado com isso, a CC da honda motonda em curitiba estica a corrente das motos até o talo e quando estraga rápido alega mal uso! ja presenciei discussão de cliente na loja e adivinha quem se ferrou? 8(

Daninean
30-07-16, 15:42
Na yamaha tb fazem isso, já teve vez de eu parar na porta da concessionária e eu mesmo ajustar a corrente

Enviado por celular

emerson merighi
31-07-16, 02:59
Corrente tem que ter a folga especificada no manual do usuário, e isso é o certo! Muitas e muitas concessionárias esticam completamente a corrente e deixam sem nenhuma folga...isso detona o conjunto de tração por inteiro em poucos quilômetros... Isso não é um " privilegio" das concessionárias Honda não... Fiquem de olho, pois quem perde é sempre o usuário!

lucas737
31-07-16, 12:41
Notei que a moto tá dando umas vibradas durante as frenagens, o que será agora? E o barulho na 2a e 3a marcha persiste, mas só em rotação alta...

Daninean
31-07-16, 12:48
Bom essas vibradaz não tem nada a ver com o cambio, já o barulho vc tem que ver se está acionando a embreagem totalmente ao mudar de marcha.
Veja se não é vc que está desconfiado demais também, as vezes acontece da gente ficar ouvindo ou sentindo coisas que não existem, já ocorreu comigo.

Enviado por celular

Vulcan
31-07-16, 20:49
Notei que a moto tá dando umas vibradas durante as frenagens, o que será agora? E o barulho na 2a e 3a marcha persiste, mas só em rotação alta...

ta falando de shimming?


https://www.youtube.com/watch?v=TpeNWxHF6uI

lucas737
01-08-16, 18:13
Não, quando vc para de acelerar e sente a moto vibrar, ou quando fica segurando na embreagem. Mas não é exagerado, e comecei a reparar nisso depois de levar a moto na cc.