PDA

Ver Versão Completa : Balança traseira (quadro elástico) da Factor



Ctrl-Alt-Del
02-08-16, 20:04
Há poucos dias desmontei a balança traseira da Factor YBR 125 para inspeção das buchas e componentes e ver a necessidade de lubrificação com graxa de sabão de lítio. Depois montei sem problemas.

Quando apertei a porca do eixo do quadro elástico, fui apertando devagar até sentir que não havia mais folga lateral quando eu mexia a roda traseira lateralmente, depois não apertei mais. Mas a impressão que tive foi que a suspensão traseira ficou mais dura que antes, sem que eu mudasse a pré carga dos amortecedores.

O quadro elástico deve ter alguma folga lateral mínima? Ou deve ficar sem folga desde que não se aperte demais a porca do eixo como eu fiz?

Se eu tivesse um torquímetro seria moleza porque eu tenho os valores de aperto do quadro elástico do Workshop Manual completo dela em inglês.

pedroabni
02-08-16, 20:19
Cara, qdo aconteceu isso comigo ( apertei o eixo da balança e o amortecedor ficou sem curso, duro, travado) conversei com um amigo mecânico e ele me disse que se não houvesse folga era só falta de graxa, desmontamos e colocamos o máximo de graxa que deu, ficou bom novamente, antes de lubrificar, mesmo com a roda na balança, ao soltar os amortecedores a roda continuava fora do chão, pra vc ver o quão travado estava ...

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
02-08-16, 22:11
Cara, qdo aconteceu isso comigo ( apertei o eixo da balança e o amortecedor ficou sem curso, duro, travado) conversei com um amigo mecânico e ele me disse que se não houvesse folga era só falta de graxa, desmontamos e colocamos o máximo de graxa que deu, ficou bom novamente, antes de lubrificar, mesmo com a roda na balança, ao soltar os amortecedores a roda continuava fora do chão, pra vc ver o quão travado estava ...

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk


Pedro, grato pelo relato,

No meu caso a suspensão não chegou a ficar presa, apenas um pouco mais dura. Folga nas buchas se houver é coisa mínima porque a moto tem menos de 14.000 km. O negócio, penso que é aliviar um pouco a porca do eixo algo como 1/4 a 1/2 volta para ver como ficará. Porque graxa nas buchas tem. Parece ser mais uma questão do aperto certo, para não ficar com folga nem ficar prendendo o movimento da balança.

Obrigado.

pedromartins
03-08-16, 08:47
Não é pra apertar o parafuso do quadro elastico, é pra ajustar, se voce apertar é evidente que ficara dura.

pedroabni
03-08-16, 12:45
Dessa eu não sabia, achei que podia apertar legal, e que a bucha interna faria o papel de espaçador, mantendo o movimento normal da balança, através dessas buchinhas azuis, estando bem lubrificadas
http://uploads.tapatalk-cdn.com/20160803/373a58d041cf6cb5e7e139c631ec3da0.jpg

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

bruno almeida
03-08-16, 19:25
a balança tem que ser apertada sim
mas também não precisa apertar até sair água
o ideal seria usar o torquimetro
vou comprar um de vareta
R$ 50, muito barato
tomo isso de cerveja e no outro dia fico de ressaca

Ctrl-Alt-Del
04-08-16, 13:38
Dessa eu não sabia, achei que podia apertar legal, e que a bucha interna faria o papel de espaçador, mantendo o movimento normal da balança, através dessas buchinhas azuis, estando bem lubrificadas<br>

Enviado de meu GT-S7273T usando Tapatalk

Pedroabni,

Aliviei a porca do eixo do quadro elástico 1/4 de volta, removi a roda e amortecedores para observar somente o movimento do garfo. O movimento dele; ficou completamente livre e sem folga ao forçar o garfo segurando na ponta dele (lado oposto do eixo). No caso da Factor essas buchas que na sua foto são azuis e de material sintético, na Factor as originais são de bronze ou uma outra liga de cobre.

Obrigado
__________________________________________________ ______________________________


a balança tem que ser apertada sim<br>mas também não precisa apertar até sair água<br>o ideal seria usar o torquimetro<br>vou comprar um de vareta<br>R$ 50, muito barato<br>tomo isso de cerveja e no outro dia fico de ressaca

Ter um torquímetro como citei na abertura do post, ajuda bastante. Desde que ao se executar o aperto saiba qual é o torque correto para cada procedimento específico.

Vulcan
04-08-16, 15:26
a balança tem que ser apertada sim
mas também não precisa apertar até sair água
o ideal seria usar o torquimetro
vou comprar um de vareta
R$ 50, muito barato
tomo isso de cerveja e no outro dia fico de ressaca

os que vi por aqui são 280 pilas os mais baratos... 8(

pedromartins
04-08-16, 16:46
Sua bucha é de PU? se for a de PU e apertar o quadro fica duro mesmo; ele amassa e com o tempo fica rangindo. Use as originais de bronze, duram muuuuuuuuuito mais.

Minha moto é 2009 e ainda esta com as de bronze e não tem folga nenhuma.

Lembrando que parafuso não se aperta; se ajusta. O torque do parafuso da balança é muito menor que o das rodas.