PDA

Ver Versão Completa : ml queimando farol



leandro zula motos
02-10-16, 19:49
Opa galera..sou novo ali no fórum..gostaria de uma ajuda de vcs ali. To com uma ml 125 q ta queimando a lâmpada do farol. Na lenta a moto gera 13,5 v. E acelerada diapara não ta regulando a voltagem, o chicote é novo e o regulador de voltagem/retificador tmbm. A moto funciona tudo legal luzes painel e sinaleira, carrega a bateria tudo certinho mas farol não regula. Trquei akele resistor de carga q fica do lado da bobina de ignição mas botei um velho..nao funcionou, será q pode ser esse resistor?

leandro zula motos
02-10-16, 21:07
Alguém ai pra me dar uma dica...os mecânicos de plantão? Eu agradeço.

Diego.fcs
03-10-16, 10:19
Tenho esse problema na Bolinha, sua ML já tem retificador?

leandro zula motos
03-10-16, 10:43
Tenho esse problema na Bolinha, sua ML já tem retificador?

Sim ela tem retificador mas é so de carga pra bateria e a bateria carrega normal o farol é direto si tm ess resistor q vem um fio rosa

Vulcan
03-10-16, 13:51
Opa galera..sou novo ali no fórum..gostaria de uma ajuda de vcs ali. To com uma ml 125 q ta queimando a lâmpada do farol. Na lenta a moto gera 13,5 v. E acelerada diapara não ta regulando a voltagem, o chicote é novo e o regulador de voltagem/retificador tmbm. A moto funciona tudo legal luzes painel e sinaleira, carrega a bateria tudo certinho mas farol não regula. Trquei akele resistor de carga q fica do lado da bobina de ignição mas botei um velho..nao funcionou, será q pode ser esse resistor?


Alguém ai pra me dar uma dica...os mecânicos de plantão? Eu agradeço.

o problema é com o regulador de voltagem!! o farol usa uma linha de corrente alternada, essa linha não está sendo regulada.

o resistor que vc encontrou, provavelmente é do 'farol apagado' (serve pra equilibrar a energia que sobra)

será necessário vc verificar se seu regulador está conectado corretamente ou se o regulador em si funciona direito...

só pra referência:
voltagem mínima pra manter a bateria saudável é 13,5v
voltagem máxima de carga da bateria sem forçar perda de água é 14,5V (até 14,9 funciona bem)

leandro zula motos
03-10-16, 14:51
Então amigo..ta tdo certo. Ta carregando normal. Então esse resistor não tem nada a ver com regular a voltagem para o farol? No retificador vai um fiu rosa e branco com amarelo, q vem do estator. Ai um vermelho da bateria, um terra, um preto q vai para as lâmpadas e sai um fiu verde com listra preta q vai na chave de comando la do farol no punho. Mas esse fiu é terra e da continuidade com rosa la do resistor e tmbm ta dando terra....nao sei mais o q fazer o retificador é novo magnetron.
13,5 v é a voltagem medida no soquete do farol e acelerada passa de 25v.

Vulcan
06-10-16, 08:09
Então amigo..ta tdo certo. Ta carregando normal. Então esse resistor não tem nada a ver com regular a voltagem para o farol? No retificador vai um fiu rosa e branco com amarelo, q vem do estator. Ai um vermelho da bateria, um terra, um preto q vai para as lâmpadas e sai um fiu verde com listra preta q vai na chave de comando la do farol no punho. Mas esse fiu é terra e da continuidade com rosa la do resistor e tmbm ta dando terra....nao sei mais o q fazer o retificador é novo magnetron.
13,5 v é a voltagem medida no soquete do farol e acelerada passa de 25v.

então colega, até onde lembro o diagrama elétrido dessa gração de motos usa esse resistor pra ajudar a regular voltagem (dissipando energia) pra não sobrecarregar o regulador (que normalmente é pequeno);

se vc ja acelerou ela sem lampada de farol ou com farol e resistor desligado, considere a possibilidade de ter queimado o regulador novo... com sorte, uma lâmpada mais potênte de farol pode resolver (compare a resistência da lâmpada com a resistência da 'resistência' de farol desligado) mesmo que o brilho não fique estável.

infelizmente não tenho o diagrama elétrico de ML, qual o modelo dessa? tem alterações elétricas? no pior dos casos, um outro regulador adaptado resolverá.

leandro zula motos
06-10-16, 09:18
Então amigo. Se o regulador estiver queimado ela não iria carregar a bateria certo? E as lâmpadas tmbm queimariam, correto? Mas o problema msmo é so o farol não tem jeito. Não achei pra comprar esse reisistor pra testa com um novo. Vc acha q pode ser esse resistor q ta me dando essa dor de cabeça?

Vulcan
06-10-16, 19:16
Então amigo. Se o regulador estiver queimado ela não iria carregar a bateria certo? E as lâmpadas tmbm queimariam, correto? Mas o problema msmo é so o farol não tem jeito. Não achei pra comprar esse reisistor pra testa com um novo. Vc acha q pode ser esse resistor q ta me dando essa dor de cabeça?

não sei exatamente como seu regulador reagiria em caso de queima, até onde entendi seu estator tem 2 fases aterradas, uma retificada pra bateria e outra alternada pro farol. essa alternada pro farol não está regulando.

quais outras lâmpadas não queimam? seria a do painel e setas? pois essas são ligadas pela bateria, confere?

se quiser testar, pode colocar outra lâmpada no lugar do resistor =D

esse problema teria 2 origens:
-fios/regulador ligado errado
-regulador parcialmente queimado

leandro zula motos
06-10-16, 20:58
não sei exatamente como seu regulador reagiria em caso de queima, até onde entendi seu estator tem 2 fases aterradas, uma retificada pra bateria e outra alternada pro farol. essa alternada pro farol não está regulando.

quais outras lâmpadas não queimam? seria a do painel e setas? pois essas são ligadas pela bateria, confere?

se quiser testar, pode colocar outra lâmpada no lugar do resistor =D

esse problema teria 2 origens:
-fios/regulador ligado errado
-regulador parcialmente queimado
Correto meu amigo. Mas como botor uma lâmpada no lugar do resistor?

Vulcan
07-10-16, 18:54
Correto meu amigo. Mas como botor uma lâmpada no lugar do resistor?

pega uma lâmpada de potência igual ao farol que possa queimar sem fazer falta e coloca a fiação dela no lugar do resistor, tira um e pôe outro.

leandro zula motos
25-10-16, 23:18
pega uma lâmpada de potência igual ao farol que possa queimar sem fazer falta e coloca a fiação dela no lugar do resistor, tira um e pôe outro.

Então amigo..qual lâmpada eu poderia por no lugar da original uma de carro resolveria o problema?

Vulcan
26-10-16, 13:16
Então amigo..qual lâmpada eu poderia por no lugar da original uma de carro resolveria o problema?

não é resolver o problema, é teste...

o problema é a parte de corrente alternada não estar regulando voltagem, teria de descobrir o que é trocando regulador e revisando chicote...
da pra fazer alguns testes rápidos mas só uma investigação pra saber MESMO o que é;