PDA

Ver Versão Completa : Velocímetro oscilando, guidão, manetes e peso - Twister 2008



Zoom5201
18-10-16, 22:07
Fala galera, tudo bem?

Bom, é meu primeiro post aqui no fórum, venho acompanhando no anonimato e decidi criar uma conta e compartilhar ideias.

Bom, tenho uma Twister 2008, 27mil km, peguei ela com 26 e tenho quase 2 meses com ela.

Quando comprei ela, duas ou três vezes aconteceu de eu estar andando e o velocímetro "morrer".
Era só apertar ali na entrada do painel e voltava, mas agora parou de acontecer isso, mas se eu mantenho a velocidade ele oscila, por exemplo, andando a 50km, ele vai de 60 a 45 e fica assim.

Será que trocar o cabo deve resolver? Será que tem algum jeito de arrumar esse?

Outra dúvida e a seguinte: quando comprei ela, ela estava abandonada pelo ex dono, o mecânico (que sempre me ajudou, mas nessa moto só me ferrou) trocou o guidão dela, original, por um outro lá porque ele disse que estava amassado.
Só que esse guidão que ele colocou (confortável por sinal) começou a enferrujar, e da um aspecto de sujo pra moto.

Estive olhando no mercadolivre uns guidons modelo original, pintado de preto da protork... alguém já usou?
Ah, e queria por também aqueles manetes com regulagem... tem diferença usar aquilo? Sempre achei que minha moto é complicado de regular.

E peso de guidão, influencia muito? Desde que peguei a moto, nunca usei.

Valeu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estequefe
18-10-16, 22:19
Cara, até gostaria de pegar carona e perguntar sobre os manetes reguláveis também, alguém pode dissertar?

Zoom5201
18-10-16, 22:59
Cara, até gostaria de pegar carona e perguntar sobre os manetes reguláveis também, alguém pode dissertar?

Tem um amigo meu que usa esses manetes na cb300 dele, diz ele que deu outra "pegada" pra moto, andei na moto dele e senti a mesma coisa.
Talvez alguém mais experiente saiba explicar o que muda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vulcan
19-10-16, 07:07
Fala galera, tudo bem?

Bom, é meu primeiro post aqui no fórum, venho acompanhando no anonimato e decidi criar uma conta e compartilhar ideias.

Bom, tenho uma Twister 2008, 27mil km, peguei ela com 26 e tenho quase 2 meses com ela.

Quando comprei ela, duas ou três vezes aconteceu de eu estar andando e o velocímetro "morrer".
Era só apertar ali na entrada do painel e voltava, mas agora parou de acontecer isso, mas se eu mantenho a velocidade ele oscila, por exemplo, andando a 50km, ele vai de 60 a 45 e fica assim.

Será que trocar o cabo deve resolver? Será que tem algum jeito de arrumar esse?

Outra dúvida e a seguinte: quando comprei ela, ela estava abandonada pelo ex dono, o mecânico (que sempre me ajudou, mas nessa moto só me ferrou) trocou o guidão dela, original, por um outro lá porque ele disse que estava amassado.
Só que esse guidão que ele colocou (confortável por sinal) começou a enferrujar, e da um aspecto de sujo pra moto.

Estive olhando no mercadolivre uns guidons modelo original, pintado de preto da protork... alguém já usou?
Ah, e queria por também aqueles manetes com regulagem... tem diferença usar aquilo? Sempre achei que minha moto é complicado de regular.

E peso de guidão, influencia muito? Desde que peguei a moto, nunca usei.

Valeu


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Cara, até gostaria de pegar carona e perguntar sobre os manetes reguláveis também, alguém pode dissertar?

parabens pela motoca!

acho que seu velocímetro é eletrônico, com isso o defeito seria mal contato no cabo ou painel danificado;

o guidão pode limpar e pintar, deve sair mais barato do que comprar outro.
pro tork é marca boa mas peca em durabilidade de algumas coisas, tem de escolher bem.
o peso do guidão influencia na estabilidade contra shimming, quanto mais pesado melhor (exceto peso excessivo neh). normalmente se encontra por aí em alumínio, que não é bom pelo peso e funciona mais como slider; os originais normalmente são de aço mas a peça é tão simples que da pra mandar fazer em um torneiro.

essas manetes com regulagem so são úteis para ajuste sensível dos freios e embreagem ou em casos que seja possível aproximar elas do guidão pra quem tem mão pequena.

Robson#663
19-10-16, 08:13
a twister apesar do painel digital o velocimetro tem cabo, pode ta emperrando ou quebrando, quando liga a chave ele vai e volta junto com contagiros ou fica parado? se ficar parado ai pode ser mais grave. o guidom paralelo enferruja msmo, n tem como, preto acho q fica feio, ja viu aquela tinta spray? vou comprar um spray metalico essa semana e fazer uns testes, mas nao sei se presta. Quanto ao peso do guidom já ouvi falar q é p diminuir o shimmy. mas tb ouvi falar que a unica funcão é diminuir a vibraçao no guidom p ficar confortavel. eu tirei da minha moto p fazer o teste e não notei diferença. os manetes esportivos tem um visual legal e alguns alavancam de forma diferente, permitindo utilizar a manete apenas com 2 dedos enquanto os outros ficam no guidom

betocampana
19-10-16, 15:38
Estive olhando no mercadolivre uns guidons modelo original, pintado de preto da protork... alguém já usou?
Nesse caso posso ajudar pq comprei justamente um desses há duas semanas atrás hahah

O guidão que comprei (para Lander 250cc) imagino que seja dos mais simples, pois custou 24 reais. Coloquei na minha CG 150.
O guidão original da CG vem com pesos nas pontas, interno ao guidão, para diminuir vibração. O da Pro Tork não tem esses pesos na ponta (podem ser colocados depois, mas enfim) porém não notei vibração diferente.
Eu gostei do material, em espessura ele é mais fino que o original da Lander, mas idêntico ao da CG. Aparentemente é forte. Vem com os furinhos para encaixe do acelerador.

Se for comprar, deixe claro nos comentários que você quer um guidão preto (ou cromado) pq eu comprei o meu e no anuncio estava a foto do guidão preto, mas na descrição não dizia nada. E acabou vindo o cromado. Como eu tinha tinta preta fosca em casa, que uso pra retocar o escape da moto, só pintei ele e tou usando hahah mas se não tivesse eu pedia a troca, pq eu queria o guidão preto.

Zoom5201
19-10-16, 16:19
Nesse caso posso ajudar pq comprei justamente um desses há duas semanas atrás hahah

O guidão que comprei (para Lander 250cc) imagino que seja dos mais simples, pois custou 24 reais. Coloquei na minha CG 150.
O guidão original da CG vem com pesos nas pontas, interno ao guidão, para diminuir vibração. O da Pro Tork não tem esses pesos na ponta (podem ser colocados depois, mas enfim) porém não notei vibração diferente.
Eu gostei do material, em espessura ele é mais fino que o original da Lander, mas idêntico ao da CG. Aparentemente é forte. Vem com os furinhos para encaixe do acelerador.

Se for comprar, deixe claro nos comentários que você quer um guidão preto (ou cromado) pq eu comprei o meu e no anuncio estava a foto do guidão preto, mas na descrição não dizia nada. E acabou vindo o cromado. Como eu tinha tinta preta fosca em casa, que uso pra retocar o escape da moto, só pintei ele e tou usando hahah mas se não tivesse eu pedia a troca, pq eu queria o guidão preto.

Interessante... então, eu vi por volta desse preço mesmo, 30 reais no maximo.
Mas meu medo é a tinta sair e ficar igual esse porcaria que tá aqui [emoji848]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Zoom5201
19-10-16, 16:20
a twister apesar do painel digital o velocimetro tem cabo, pode ta emperrando ou quebrando, quando liga a chave ele vai e volta junto com contagiros ou fica parado? se ficar parado ai pode ser mais grave. o guidom paralelo enferruja msmo, n tem como, preto acho q fica feio, ja viu aquela tinta spray? vou comprar um spray metalico essa semana e fazer uns testes, mas nao sei se presta. Quanto ao peso do guidom já ouvi falar q é p diminuir o shimmy. mas tb ouvi falar que a unica funcão é diminuir a vibraçao no guidom p ficar confortavel. eu tirei da minha moto p fazer o teste e não notei diferença. os manetes esportivos tem um visual legal e alguns alavancam de forma diferente, permitindo utilizar a manete apenas com 2 dedos enquanto os outros ficam no guidom

Então, o meu painel funciona normal, quando liga ele sobe e volta tranquilo.
O problema é a oscilação mesmo, tipo, ele fica "chaqualhando".


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Zoom5201
19-10-16, 16:21
parabens pela motoca!

acho que seu velocímetro é eletrônico, com isso o defeito seria mal contato no cabo ou painel danificado;

o guidão pode limpar e pintar, deve sair mais barato do que comprar outro.
pro tork é marca boa mas peca em durabilidade de algumas coisas, tem de escolher bem.
o peso do guidão influencia na estabilidade contra shimming, quanto mais pesado melhor (exceto peso excessivo neh). normalmente se encontra por aí em alumínio, que não é bom pelo peso e funciona mais como slider; os originais normalmente são de aço mas a peça é tão simples que da pra mandar fazer em um torneiro.

essas manetes com regulagem so são úteis para ajuste sensível dos freios e embreagem ou em casos que seja possível aproximar elas do guidão pra quem tem mão pequena.

Então, em teoria, esses manetes só são "diferenciados"?
A loja cobrou 56 reais nos manetes, achei na internet manete + manopla por 100 [emoji848]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

brunocg150sport
19-10-16, 18:21
A Twister usa um sensor de km/h junto com o cabo.
..

Zoom5201
19-10-16, 20:21
A Twister usa um sensor de km/h junto com o cabo.
..

Sou marinheiro de primeira viagem haha, vamos lá.
Quando deu o problema do velocimetro "morrer", era só apertar embaixo do painel que voltava, pessoal falava que era caracol o nome, eu acho.

Agora o porque ele oscila tanto assim, não sei o que pode ser... Será que é o cabo?

- - - Updated - - -


Nesse caso posso ajudar pq comprei justamente um desses há duas semanas atrás hahah

O guidão que comprei (para Lander 250cc) imagino que seja dos mais simples, pois custou 24 reais. Coloquei na minha CG 150.
O guidão original da CG vem com pesos nas pontas, interno ao guidão, para diminuir vibração. O da Pro Tork não tem esses pesos na ponta (podem ser colocados depois, mas enfim) porém não notei vibração diferente.
Eu gostei do material, em espessura ele é mais fino que o original da Lander, mas idêntico ao da CG. Aparentemente é forte. Vem com os furinhos para encaixe do acelerador.

Se for comprar, deixe claro nos comentários que você quer um guidão preto (ou cromado) pq eu comprei o meu e no anuncio estava a foto do guidão preto, mas na descrição não dizia nada. E acabou vindo o cromado. Como eu tinha tinta preta fosca em casa, que uso pra retocar o escape da moto, só pintei ele e tou usando hahah mas se não tivesse eu pedia a troca, pq eu queria o guidão preto.

Seria algo relacionado a esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698716061-guido-mod-original-honda-cbx250-twister-preto-_JM

betocampana
19-10-16, 20:56
Foi esse aqui =) a mesma coisa, inclusive o adesivo azul ali no meio hahah

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699454638-guido-mod-original-yamaha-xtz250-lander-preto-xtz-250-_JM

Vulcan
19-10-16, 21:35
Então, em teoria, esses manetes só são "diferenciados"?
A loja cobrou 56 reais nos manetes, achei na internet manete + manopla por 100 [emoji848]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

o preço é maizomenos esse mesmo, não ta barato mas não ta tão caro... se pedir por importação pode sair mais em conta (ou se taxado e sair mais caro)

Zoom5201
20-10-16, 17:55
o preço é maizomenos esse mesmo, não ta barato mas não ta tão caro... se pedir por importação pode sair mais em conta (ou se taxado e sair mais caro)

Tenho sorte, capaz de taxar.

É, bom... não sei se vou mexer com isso, tô pensando em aguentar a Twister até meio do ano que vem e ir pra uma Next.

Isso é, se continuar as coisas assim, porque provavelmente caso no final do ano que vem, sorte que mulher quer a next tambem. kkkkk
O que tá me irritando é só a oscilação do painel agora... é muito estranho isso.

- - - Updated - - -


o preço é maizomenos esse mesmo, não ta barato mas não ta tão caro... se pedir por importação pode sair mais em conta (ou se taxado e sair mais caro)

Tenho sorte, capaz de taxar.

É, bom... não sei se vou mexer com isso, tô pensando em aguentar a Twister até meio do ano que vem e ir pra uma Next.

Isso é, se continuar as coisas assim, porque provavelmente caso no final do ano que vem, sorte que mulher quer a next tambem. kkkkk
O que tá me irritando é só a oscilação do painel agora... é muito estranho isso.

Vulcan
21-10-16, 06:31
Tenho sorte, capaz de taxar.

É, bom... não sei se vou mexer com isso, tô pensando em aguentar a Twister até meio do ano que vem e ir pra uma Next.

Isso é, se continuar as coisas assim, porque provavelmente caso no final do ano que vem, sorte que mulher quer a next tambem. kkkkk
O que tá me irritando é só a oscilação do painel agora... é muito estranho isso.

- - - Updated - - -



Tenho sorte, capaz de taxar.

É, bom... não sei se vou mexer com isso, tô pensando em aguentar a Twister até meio do ano que vem e ir pra uma Next.

Isso é, se continuar as coisas assim, porque provavelmente caso no final do ano que vem, sorte que mulher quer a next tambem. kkkkk
O que tá me irritando é só a oscilação do painel agora... é muito estranho isso.

então mano, pode conservar a twister e pular pra next que vale a pena! tenho um colega que só largou a next dele por que um carro passou por cima (e ele passou por cima do carro)!

Zoom5201
21-10-16, 09:01
então mano, pode conservar a twister e pular pra next que vale a pena! tenho um colega que só largou a next dele por que um carro passou por cima (e ele passou por cima do carro)!

Puts, mas ele ficou bem?

Então, é mais ou menos isso que eu quero fazer, quem sabe ano que vem pular pra next.

Consumo dela é melhor que a Twister, né? Mas andando, ela é boa também? Eu acho minha Twister "ligeira" na saída, mas na reta é meio manca, vejo gente dando 140,160 nela... a minha vai fácil até 120, depois da uma "amarrada".


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

joãomaller
21-10-16, 18:55
É por ai msm mano,na reta é ums 130 andando na posicao normal,top speed só abaixado e com um pequeno "GRAN CANNION " [emoji23] [emoji106]

Enviado de meu LG-E467f usando Tapatalk

marchetti87
21-10-16, 21:50
O problema do velocímetro pode ser isso aqui, o sensor de velocidade:

http://www.markitomotos.com/imagens/produtos/pro1755.jpg

Verifique se o conector do sensor está preso firmemente, veja se não há nenhuma avaria no chicote, já que isso pode estar causando essa oscilação no velocímetro. Essa peça é bem cara, original deve superar fácil os 200 reais. Também pode ser só o cabo, é barato mesmo sendo o original, como também pode ser algum problema interno do painel.

Vulcan
22-10-16, 06:52
Puts, mas ele ficou bem?

Então, é mais ou menos isso que eu quero fazer, quem sabe ano que vem pular pra next.

Consumo dela é melhor que a Twister, né? Mas andando, ela é boa também? Eu acho minha Twister "ligeira" na saída, mas na reta é meio manca, vejo gente dando 140,160 nela... a minha vai fácil até 120, depois da uma "amarrada".


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

sim, ele ficou bem.

ele gostou da SYM e comprou a citycom 300 por achar mais confortável (ele não é magro haha) e menos visada. o consumo disse que ficava entre 25 a 30 dependendo da arruaça.

não sei se esses velocímetros eletrônicos antigos são mais precisos ou não mas pode ser algum ajuste fino de motor ou posição de pilotagem.

Zoom5201
23-10-16, 07:42
O problema do velocímetro pode ser isso aqui, o sensor de velocidade:

http://www.markitomotos.com/imagens/produtos/pro1755.jpg

Verifique se o conector do sensor está preso firmemente, veja se não há nenhuma avaria no chicote, já que isso pode estar causando essa oscilação no velocímetro. Essa peça é bem cara, original deve superar fácil os 200 reais. Também pode ser só o cabo, é barato mesmo sendo o original, como também pode ser algum problema interno do painel.

ISSO! Esse é o cara que quando comprei ela ficava soltando!
Depois disso eu apertei ele bem ali no painel e parou de soltar.

Será que o cabo tá com defeito?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

marchetti87
23-10-16, 15:34
O cabo do sensor ou o cabo do velocímetro, que sai da roda? No caso do sensor, o único jeito de saber é tirar o farol e verificar o chicote que fica conectado dentro da carcaça, junto com vários outros. Tenho quase certeza que o problema é essa peça, pois se fosse o cabo do velocímetro que sai da roda, cujo único defeito que pode ocorrer é o cabo de aço se romper e parar de girar, o ponteiro no painel simplesmente não sairia do lugar e os odômetros total e parcial ficariam parados com a moto rodando. O painel faz o check normal com os dois ponteiros logo após girar a chave? Se faz, é porque muito provavelmente o painel esteja funcionando bem.

Veja a ilustração retirada do manual de serviço para uma melhor compreensão. Logo ali no item 6 é o que você deve verificar dentro da carcaça do farol. Se não tiver nenhuma avaria aparente, o problema pode ser o sensor defeituoso, nesse caso só trocando, porém é bom levar antes em algum mecânico para fazer uma melhor análise do problema. É bom resolver logo isso aí caso você rode muito com a moto, pois os odômetros dependem do correto funcionamento do velocímetro para fazer uma leitura precisa, e com essa oscilação é provável que haja alguma incoerência na leitura marcada.

https://s17.postimg.org/myxe6izcv/Sem_t_tulo.png

Vulcan
23-10-16, 17:22
(...)

https://s17.postimg.org/myxe6izcv/Sem_t_tulo.png

pelo que estou entendendo, parece que o cabo do velocímetro precisa de lubrificação.
tem óleo de engrenagem ou de motor pra colocar nele?? é só soltar na parte de cima e pingar um pouco que ele escorre com o tempo.

marchetti87
23-10-16, 18:37
Quando passei por esse tipo de problema foi o cabo do velocìmetro que simplesmente quebrou de uma hora para outra, não deu nenhum sinal prévio de que estava no fim da vida útil, tudo funcionava normal, foi só sair com a moto no outro dia para quebrar e o ponteiro do painel ficar imóvel. Fui olhar o estado interno do cabo e lá dentro acumula muita sujeira, estava podre mesmo. Mas é bom ele começar pelo mais simples antes de sair gastando dinheiro, às vezes pode ser um simples cabo emperrado, vai saber.

Agenor
23-10-16, 22:00
Sobre o velocímetro:
- ou é sensor de velocidade (não costuma estragar/dar problema, até pela localização da peça que fica mais escondida)
- ou é a engrenagem do velocímetro ("caracol" como chamam). Não perca seu tempo com os paralelos, compre um original, nem que seja usado. No mercadolivre você encontra, dessas lojas que compram motos apreendidas em leilão.

Ou teu cabo do velocímetro pode estar nas últimas. Daí só tirando e inspecionando.
O cabo eu sempre compro o original: Scherer. O último que troquei já está indo pra 39.000 km.
A cada 10.000 Km eu tiro e passo óleo Singer.
A mesma coisa para os cabos de: embreagem e os 2 do acelerador.

Zoom5201
24-10-16, 09:02
Bom, vamos.

O que me dava problema, era o caracol mesmo, quando ligava a moto, o ponteiro subia, e descia, depois disso "morria" e tinha que apertar no painel.

Depois que apertei "forte" ele parou de morrer, mas percebi a oscilação.

Esses dias o cabo de velocidade "escapou", por sorte quando chegava no final do punho a moto respondia e andava um pouco, devagar, mas andava (isso é o cabo A e B?).
O mecânico fez o reaperto e ele voltou, agora tenho que ver a oscilação que continua.
Acho que deve ser o do caracol mesmo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk