PDA

Ver Versão Completa : YBR 125 Factor para 140/150 cc



Ctrl-Alt-Del
10-11-16, 13:03
Saudações aos conselheiros de plantão!

Estou planejando uma boa preparação para uma Factor 125. Ampliando a cilindrada entre 139 a 150 cc somente. Porque acima disso o conjunto do motor normalmente não costuma ter a mesma durabilidade.

Minha ideia inicial seria usar:

Fase I:

1 - kit de +2; +3 ou +4 mm de cilindro, pistão e anéis;
2 - biela não sei se precisaria colocar uma reforçada;
3 - retrabalho no cabeçote para melhorar o fluxo dos gases;
4 - manter o carburador original Mikuni BS-25 que é a vácuo mas com acerto nos gicleurs e agulha;
5 - usar um filtro esportivo protegido num esquema que não entre água quando chover;
6 - um escapamento esportivo que melhore a vazão da exaustão.

Fase II:

a. usar novo comando de válvulas que não sei ainda qual seria o ideal;
b. talvez usar um CDI digital programável, para otimizar as curvas de potência e torque;
c. uma eventual troca de carburador;
d. dependendo dos resultados, fazer modificações na relação secundária.

Pois é, no papel o plano ficou bonito, esquema de preparador. Mas na prática eu sei que as coisas não são tão fáceis assim. Como eu não dependo da moto, queria eu mesmo fazer tudo exceto o retrabalho do cabeçote. O problema é usar os componentes certos, acertar a carburação e fazer tudo no esquema certo.

Gostaria do retorno de vocês com relação aos componentes a escolher. Tipo quais são bons e quais são ruins. Marcas de pistão, anéis, cilindro, biela, filtro, comando, CDI e etc. Quais seriam os prós e contras, e as vantagens e desvantagens das escolhas. E o que não fazer, porque vocês já sabem que iria dar xabú.

Obrigado

Vulcan
12-11-16, 16:12
Saudações aos conselheiros de plantão!

Estou planejando uma boa preparação para uma Factor 125. Ampliando a cilindrada entre 139 a 150 cc somente. Porque acima disso o conjunto do motor normalmente não costuma ter a mesma durabilidade.

Minha ideia inicial seria usar:

Fase I:

1 - kit de +2; +3 ou +4 mm de cilindro, pistão e anéis;
2 - biela não sei se precisaria colocar uma reforçada;
3 - retrabalho no cabeçote para melhorar o fluxo dos gases;
4 - manter o carburador original Mikuni BS-25 que é a vácuo mas com acerto nos gicleurs e agulha;
5 - usar um filtro esportivo protegido num esquema que não entre água quando chover;
6 - um escapamento esportivo que melhore a vazão da exaustão.

Fase II:

a. usar novo comando de válvulas que não sei ainda qual seria o ideal;
b. talvez usar um CDI digital programável, para otimizar as curvas de potência e torque;
c. uma eventual troca de carburador;
d. dependendo dos resultados, fazer modificações na relação secundária.

Pois é, no papel o plano ficou bonito, esquema de preparador. Mas na prática eu sei que as coisas não são tão fáceis assim. Como eu não dependo da moto, queria eu mesmo fazer tudo exceto o retrabalho do cabeçote. O problema é usar os componentes certos, acertar a carburação e fazer tudo no esquema certo.

Gostaria do retorno de vocês com relação aos componentes a escolher. Tipo quais são bons e quais são ruins. Marcas de pistão, anéis, cilindro, biela, filtro, comando, CDI e etc. Quais seriam os prós e contras, e as vantagens e desvantagens das escolhas. E o que não fazer, porque vocês já sabem que iria dar xabú.

Obrigado

minha opinião é a seguinte:

se for pra aumentar a cilindrada, aumente o máximo que o objetivo da preparação permite - ou seja, faça 150cc;
a biela aguenta, normalmente quem pede arrego são os aneis, pistão e sede do pino do pistão (no pistão) porém não deve enfrentar problemas com a factor nessa parte.
retabalho no cabeçote é sempre bem vindo. eu indico polimento total mesmo indo contra algumas indicaçoes de rugosidade na admissão.
o carburador é peça cara, pode manter o mesmo ou usar um de twister/tornado (pra 150cc, fica mais equilibrado com uso de giro alto)
filtro de carro eu uso um e gostei, fica na frente da biz atraz do paralama. não percebi problema com água até o momento.
a curva do escape vale mais do que a ponteira em si, escolha bem...
comando de válvulas é aquela história... depende do uso e nada além dos 310º.
o CDI eu recomendo um kit de CDI suzuki yes com bobina da yes (ou cachimbina), ele tem 4 avanços.
relação final também vai depender do uso: estrada ou cidade

boa sorte! em breve posto fotos do radiador de tornado que compactei na biz hahahah!

Ctrl-Alt-Del
12-11-16, 18:50
.
Bacana equipar a Biz com um radiador de óleo. Há um tempo concluí que esses motores de menor cilindrada refrigerados por ventilação natural. Para trabalhar em regime de altas rotações, ainda mais se forem preparados. Precisariam de um radiador de óleo para atenuar o sobre aquecimento deles; que faz com que o óleo do motor vaporize ao trabalhar em alta rotação por períodos mais longos de tempo.

E como o volume de óleo no sistema aumenta, e a temperatura fica mais controlada. O período de troca pode ser estendido, o que compensa de certa forma o investimento no radiador. Além de aumentar a durabilidade do motor.

ailton_azul
12-11-16, 21:14
Que tal arrepiar com kit 170cc? (brincadeira😉) Boa sorte, mas acho que 150cc é o mais indicado. Essa marca Rocatti sempre achei interessante. http://uploads.tapatalk-cdn.com/20161113/1acfa4c103120931040482a887f3d4e3.jpg

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
13-11-16, 15:10
Ailton

Boa dica, li na página da Rocatti que os cilindros deles podem vir revestidos com nikasil que é um composto a base de níquel e carbeto de silício. Que é aplicado para reduzir a resistência ao atrito permitindo maior regime de rotações do motor.

O objetivo é similar embora não tão eficiente como é a solução adotada pela Yamaha para a Fazer 250. Que utiliza revestimento de material cerâmico. O kit deles revendido no mercado custa em média 15% mais por ter esse diferencial. Parece que a Rocatti também fabrica os pistões e talvez os anéis. O kit vem num pacote único.

Parece que um kit popular é da KMP com anéis RIK que oferece vários kits com +2, +3, +3,5, +4 mm... Também há Kits da Metal Leve (Mahle), mas só encontrei com medida standard para 125cc.
Caso alguém tenha mais informações e experiência concretas sobre a qualidade de destas marcas ou outras marcas de kits, qualidade de pistões e anéis para compartilhar, agradeço antecipadamente. Algumas retíficas vendem kits com o próprio nome delas, com certeza compram os pistões e anéis de alguém e usinam a camisa para a medida do pistão e anéis.

Ctrl-Alt-Del
13-11-16, 16:50
Vulcan

Obrigado pelas dicas. Acredito que o carburador original da Factor, que tem o mesmo Venturi do da Sport 150. Possa dar conta até 150cc, desde que se faça o acerto dos gicleurs dele e da vazão do filtro.

Sem que haja grande aumento de consumo e tem aquele detalhe, que carburador original geralmente é melhor fabricado que os do mercado de reposição.

Ah e tem outro detalhe o carburador original tem o sensor de aceleração TPS. O carburador da Strada foi uma informação interessante, não é caro e é fácil de encontrar.

Quanto ao comando de válvulas não entendo nada além do básico. Então não tenho noção das vantagens e desvantagens do grau de avanço. Conheces algum post do fórum ou na net que me dê um luz sobre?

Sobre o histórico de resultados de fontes confiáveis com comandos de válvulas preparados para Factor pouca coisa encontrei. Propaganda de vendedores na net tem bastante... e um bocado de contadores de histórias que pela conversa não deu para sentir firmeza. Aqui no fórum tem uma galera melhor informada e com maior conhecimento.

Vulcan
14-11-16, 08:55
(...)
Quanto ao comando de válvulas não entendo nada além do básico. Então não tenho noção das vantagens e desvantagens do grau de avanço. Conheces algum post do fórum ou na net que me dê um luz sobre?

Sobre o histórico de resultados de fontes confiáveis com comandos de válvulas preparados para Factor pouca coisa encontrei. Propaganda de vendedores na net tem bastante... e um bocado de contadores de histórias que pela conversa não deu para sentir firmeza. Aqui no fórum tem uma galera melhor informada e com maior conhecimento.

os comandos são complexos, de forma geral os pontos mais importantes são a duração total e o cruzamento de válvulas. destes dois, o cruzamento de válvulas é mais perigoso pois ocorre próximo do pistão no PMS.

quanto maior a duração do comando, mais tempo ele permanece aberto para troca de gases, porém mistura nova de ar+combustível escapa cada vez mais em rotações baixas.

em motores aspirados é normal ter cruzamento de 2º até uns 12º dependendo do comando, esse cruzamento ajuda a compensar o tempo de fechamento e abertura das valvulas.

abaixo segue um esquema ilustrativo de um comando da SPA, pelo que entendi é para motores turbo (a spa também fabrica peças para motores aspirados).

http://v27.imgup.net/asdasferwf58e5.jpg

Ctrl-Alt-Del
14-11-16, 22:48
Obrigado Vulcan,

Estou pesquisando qual levante seria ideal para meus objetivos. Além da WGK você conhecem outros fabricantes de árvore de comando?


Encontrei uma solução interessante para instalar e posicionar o filtro de ar esportivo na Factor. Encontrei em um vídeo do Youtube, nele o cidadão retirou a caixa de ar. O solução dele ficou legal, vejam:


http://i68.tinypic.com/2jewqi0.jpg




http://i64.tinypic.com/25fr11i.jpg


Dessa maneira a tampa lateral é recolocada no lugar, nada fica solto ou batendo e a proteção branca de PVC que aparece furada funciona como última proteção contra água. Além do filtro estar debaixo do banco e protegido pelas tampas laterais.

Vulcan
15-11-16, 10:20
Obrigado Vulcan,

Estou pesquisando qual levante seria ideal para meus objetivos. Além da WGK você conhecem outros fabricantes de árvore de comando?


Encontrei uma solução interessante para instalar e posicionar o filtro de ar esportivo na Factor. Encontrei em um vídeo do Youtube, nele o cidadão retirou a caixa de ar. O solução dele ficou legal, vejam:


http://i68.tinypic.com/2jewqi0.jpg




http://i64.tinypic.com/25fr11i.jpg


Dessa maneira a tampa lateral é recolocada no lugar, nada fica solto ou batendo e a proteção branca de PVC que aparece furada funciona como última proteção contra água. Além do filtro estar debaixo do banco e protegido pelas tampas laterais.

me esqueci de mencionar, o levante tem influencia também. normalmente é o mesmo levante do original mas se for mais alto pode quebrar o cabeçote.

sobre o filtro, eu achei muita neura tudo isso pra proteger da água. só deixar embaixo do banco e colocar as tampas decorativas resolve. o que eu fiz na biz foi no estilo da foto, com PVC entre carburador e filtro de ar.

Ctrl-Alt-Del
16-11-16, 23:01
Vulcan,

Vendo o teu post da Biz, lembrei-me de um radiador que eu vi recentemente para a YBR. Problema é que eu teria que importar e o valor é significativo. Mas o radiador já vem com a tampa lateral do motor, esquema plug & Play.




http://i64.tinypic.com/2rwx85e.jpg

Na foto parece pequeno, mas tem 20 cm de comprimento externo. Também não poderia ser muito largo porque não caberia no espaço que há entre as carenagens do tanque e a buzina. Fizeram no tamanho certo para a YBR.

Vulcan
17-11-16, 20:12
Vulcan,

Vendo o teu post da Biz, lembrei-me de um radiador que eu vi recentemente para a YBR. Problema é que eu teria que importar e o valor é significativo. Mas o radiador já vem com a tampa lateral do motor, esquema plug & Play.




http://i64.tinypic.com/2rwx85e.jpg

Na foto parece pequeno, mas tem 20 cm de comprimento externo. Também não poderia ser muito largo porque não caberia no espaço que há entre as carenagens do tanque e a buzina. Fizeram no tamanho certo para a YBR.

muito show! acho que da pra fazer os furos numa tampa original, não? no youtubo tem gente furando a tampa da titan que ja tem lugar certo pra colcoar a conexão... o problema é que esse mesmo pessoal usa mangueira de compressor de ar PVC (baixa temperatura) pra montar o kit, aí ja sabe... da mer#@ e as oficinas dizem que fica ruim.

Ctrl-Alt-Del
17-11-16, 20:53
Caraca Vulcan é só nós e o Ailton no bate bola nesse post aqui véio. Ninguém mais passa conhecimento, pessoal só quer mel na chupeta. Assim não dá, PQN devia cobrar assessoria.

Zoom5201
17-11-16, 21:55
Sem conhecimento sobre o assunto.. só fico de zoio.

Vulcan
18-11-16, 12:01
Caraca Vulcan é só nós e o Ailton no bate bola nesse post aqui véio. Ninguém mais passa conhecimento, pessoal só quer mel na chupeta. Assim não dá, PQN devia cobrar assessoria.

não se incomode com isso.
ciência é assim: a maioria não entende o que alguns criam, outros aprendem e tem uns que tentam repetir. nessa parte de repetir os procedimentos é que vemos se da certo ou não a receita. assim nasceu a twister 296cc que a ronda não gostou e inventou a CG300.

eu sempre tento explicar o máximo as coisas que faço por que quero que fique o mais entendível possível para qualquer um interessado que quiser repetir possa fazer. só assim teremos conhecimento prático difundido para nos defender dos atuais lixos no mercado.

experimenta chegar numa oficina meia boca e falar que vai colocar o radiador da YBR, vão perguntar "isso aumenta o torque é?" e depois vão rir. nós aqui sabemos o efeito de tal peça, assim como custo/benefício a longo prazo pois não compramos nossos veiculos pensando em só usar e passar pra frente.

o que mais se vê por aí é consumismo puro: comprar, usar e vender pra comprar outro independente se o que você tem ou o que vai comprar era melhor ou não.
quem me conhece sabe por que não catei uma outra moto ainda... uma linda somatória de motivos.