PDA

Ver Versão Completa : Elemento filtro do ar (espuma/esponja)



Wagner Cub
01-12-16, 10:37
Pessoal, sou novo nas motocas. Comprei o elemento filtro do ar da biz 100/dream e outras, pra trocar da minha que usa o mesmo modelo. Na embalagem dizia: "utilizar óleo na instalação"
Achei estranho filtro do ar c/ óleo, então só troquei o velho pelo novo e ignorei a tal recomendação.
O que me dizem?

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

andersonpg
01-12-16, 12:59
Tem que usar, o oleo faz com que as particulas fiquem presas nele. Não precisa encharcar de oleo, coloca um pouco, espalha bem e depois aperta o filtro para o oleo se espalhar pelo mesmo, pode ser óleo de motor mesmo.

Robson#663
02-12-16, 13:19
eu coloco oleo 2T compro aquele amarelo semi sintetico passo no lado de fora do filtro com um pincel, quando fica sujo, lavo c querosene, agua e detergente

Wagner Cub
04-12-16, 05:50
Tá certo! Obrigado!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Wagner Cub
04-12-16, 05:51
Ok. Obrigado!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Wagner Cub
05-12-16, 07:37
eu coloco oleo 2T compro aquele amarelo semi sintetico passo no lado de fora do filtro com um pincel, quando fica sujo, lavo c querosene, agua e detergente
Uma pergunta meio besta, mas como sou novo nas motos tenho dúvida... O lado de fora do filtro é o oposto da tela metálica né? É o lado que fica encostado na tampa?

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Robson#663
05-12-16, 07:47
deve ser haiaua nao conheço a fym, nao sei explicar isso, mas o lado de fora é o q fica de cara pro ar não filtrado, o lado de dentro o q fica de cara pro carburador. passando oleo mais pelo nado de fora vai ajudar a reter as particulas fora do filtro

Wagner Cub
05-12-16, 08:26
deve ser haiaua nao conheço a fym, nao sei explicar isso, mas o lado de fora é o q fica de cara pro ar não filtrado, o lado de dentro o q fica de cara pro carburador. passando oleo mais pelo nado de fora vai ajudar a reter as particulas fora do filtro
Valew!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

andersonpg
30-12-16, 20:35
Viram que nas Fazer e Lander 2016 2017 o filtro já é de papel igual de carro? E igual também ao da Twister é de outras motos?
Convenhamos que é muito melhor né?

joãomaller
30-12-16, 21:16
Prefiro os de espuma.na minha twister(2001) tirei o de papel e uso o de espuma da SUZUKI YES dentro da carcaça do filtro de papel e uso óleo BEEEEEEEMMMM grosso pra deixar umido e ja é
Abraço

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

andersonpg
30-12-16, 21:29
Não sei se é melhor, só acho o de papel mais prático, e já vem pronto, não precisa colocar nada e fazer porquice de colocar óleo e apertar o filtro.

Vulcan
31-12-16, 08:26
Viram que nas Fazer e Lander 2016 2017 o filtro já é de papel igual de carro? E igual também ao da Twister é de outras motos?
Convenhamos que é muito melhor né?

da minha biz era de papel, não é ruim mas era subdimensionado... arranquei a caixa de ar+filtro fora e coloquei um de polímero esportivo (de carro) lavável. :)

Ctrl-Alt-Del
01-01-17, 20:58
.
O filtro de ar algumas vezes é eliminado para se ter algum ganho no desempenho em prezuizo da proteção do motor. Talvez por falta de informação de alguns de quais são as funções dele. Que não é o caso do Wagner e da galera discutindo neste post.

Pois bem, essa questão do filtro de espuma é tão recorrente, que noutro forum fiz um tutorial sobre limpeza e oleamento de filtro de ar, "de espuma". A idéia central não muda independente do modelo da moto.

Claro que as instruções do manual de cada moto prevalecem.

Como eu fiz o tutorial com muito carinho para auxiliar a galera, chamado:Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR . Peço licença para colocar o link. Caso existam restrições para divulgação de Links externos, prontamente poderei deletar.


http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4902-limpeza-do-filtro-de-ar-original-lavavel-procedimento-p-factor#126022

andersonpg
01-01-17, 21:06
da minha biz era de papel, não é ruim mas era subdimensionado... arranquei a caixa de ar+filtro fora e coloquei um de polímero esportivo (de carro) lavável. :)

Subdimensionado porque tu tem uma Biz com motor de Hayabusa. Mas para o motor original creio que sirva perfeitamente. Acho mais fácil o cara entupir o filtro de espuma de óleo e aí sim ter problemas, do que ter algum problema com o filtro de papel.

joãomaller
01-01-17, 21:14
.
O filtro de ar algumas vezes é eliminado para se ter algum ganho no desempenho em prezuizo da proteção do motor. Talvez por falta de informação de alguns de quais são as funções dele. Que não é o caso do Wagner e da galera discutindo neste post.

Pois bem, essa questão do filtro de espuma é tão recorrente, que noutro forum fiz um tutorial sobre limpeza e oleamento de filtro de ar, "de espuma". A idéia central não muda independente do modelo da moto.

Claro que as instruções do manual de cada moto prevalecem.

Como eu fiz o tutorial com muito carinho para auxiliar a galera, chamado:Limpeza do Filtro de Ar Original Lavável - PROCEDIMENTO P/ FACTOR . Peço licença para colocar o link. Caso existam restrições para divulgação de Links externos, prontamente poderei deletar.


http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4902-limpeza-do-filtro-de-ar-original-lavavel-procedimento-p-factor#126022
Topico show de [emoji460]

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
01-01-17, 21:35
.
Valeus Joãomaller!

Isac-RJ
02-01-17, 09:39
Prefiro filtro de espuma,eu mesmo faço as manutenções da mina moto então já me sujo com óleo. Filtro de papel quando suja restringe a passagem do ar,a moto consome mais e é obrigatório trocar mesmo antes da quilometragem recomendada e não adianta jatear,filtro de espuma é só lavar e olear,bem mais econômico.

Vulcan
02-01-17, 16:09
Subdimensionado porque tu tem uma Biz com motor de Hayabusa. Mas para o motor original creio que sirva perfeitamente. Acho mais fácil o cara entupir o filtro de espuma de óleo e aí sim ter problemas, do que ter algum problema com o filtro de papel.

então, desde o começo da saga considero o filtro original dela subdimensionado pelo motivo de ser estreito como um venturi e o motor ter potencial para 100hp/litro porém de fato não possui. em comparação, CG 125 com tecnologia e dimensão praticamente igual possui 100hp/litro...