PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com farol direto na bateria.



LillPac
03-12-16, 12:38
Boa tarde pessoal, tenho uma pequena notavel Marva UFO 50 do seguinte modelo

http://motos.brick7.com.br/media/br/2743901_2744000/2743919_73d82fe062b49982.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-K3klnlMuj7M/UrN3eOwxT0I/AAAAAAAACFM/gcI4-fdbABE/s640/marva-ufo-50.jpg

Com o motor alterado para 90CC, mas enfim, a alimentação dela é feita por duas bobinas, uma pra centelha, para funcionar o motor, e outra bobina que alimenta os farois e esta mesma tambem carrega a bateria, eu tava lendo em alguns posts a as outras motos parecem ser diferente, pelo que entendi uma bobina alimenta o farol e outra a bateria, porem na minha uma alimenta a centelha e outra o farol e bateria, então, se eu colocar lampadas LED direto na bateria, tem algum problema? isso sem usar os fios originais, farei uma nova fiação para os LEDs se não ela vai receber a carga da bateria e tambem, a carga alternada da bobina, ouvi o pessoal falando que isso não da certo pq a bobina não da conta de carregar a bateria, mas como a minha moto usa a mesma bobina para carregar a bateria e acender os farois, acho que não tem problema botar direto, ia puxar o mesmo, na verdade, o consumo seria menor até já que colocarei LED, né? me deem dicas e corrija-me se estiver errado, sou novo no forum e essa é a minha primeira moto. to com ela a apenas 2 meses, nem sai da casca do ovo ainda mas sou curioso e não to suportando esses farois fracos quando to em baixa rotação.

Vulcan
03-12-16, 17:56
pra fazer esse tipo de ligação vai ter que conseguir um bom equilíbrio elétrico... eu fiz um tópico sobre esse assunto e deu mó trabalho... da pra fazer mas pode não valer a pena. :(

recomendo apenas substituir a lâmpada incandescente por LED, mesmo que apague com motor desligado (não esquece de ajustar o foco no bloco!).

LillPac
03-12-16, 21:34
Deixa eu ver se eu entendi, por a lampada LED ter um menor consumo, ela vai ficar mais forte mesmo com o o motor em baixa rotação? é isso? e perdoe me se a pergunta for besta, mas o que é ajustar o foco no bloco? desde já obrigado pela ajuda.

Vulcan
03-12-16, 23:24
sim, a lâmpada LED pode iluminar muito mais com a mesma energia que uma incandescente ou iluminar a mesma coisa com muito menos energia.

na minha biz uso uma 12+8W e ilumina muito bem :)

o esquema pra ligar o LED em corrente contínua depende da Lampada. algumas aceitam ligar direto em CA e outras tem que converter pra CC;
o foco é a posição do ponto de luz dentro do bloco, a maioria dos LEDs podem ser ajustados mais para dentro ou para fora, refletindo em foco mais aberto ou fechado conforme o bloco. o farol baixo deve iluminar a altura dele para baixo, nunca para cima. reflexos em varais direções são toleráveis mas o foco principal deve ser definido.

LillPac
04-12-16, 00:02
haaaaaaa, entendi agora, pra finalizar, a lampada LED que quero por é propria para corrente continua, ainda assim, n posso simplesmente ligar direto na bateria sem conseguir "o equilibrio eletrico" antes ne?