PDA

Ver Versão Completa : Dúvida câmbio Yamaha



andersonpg
11-12-16, 17:44
Pessoal, algumas vezes quando paro no sinal em 3 marcha, ou até em 2. Não consigo engatar a 1.
Ai eu dou uma soltadinha na embreagem e uma acelerada para movimentar as engrenagens e a 1 engata.

Com a moto andando as marchas trocam numa boa, só quando paro a moto em 2, 3, 4 ou 5 que parece que as marchas não descem até a 1.

Dizem que isso é normal nos câmbios Yamaha, o que acham?

Ctrl-Alt-Del
11-12-16, 18:14
.
Experimente ajustar a folga da embreagem, a folga deve estar pequena, por isso a embreagem muito baixa. A maioria dos problemas que aparecem como o que você descreve no fórum da Yamaha que eu pego, é porque a embreagem precisa de ajuste.

Na dúvida confira a folga recomendada que consta no manual do proprietário da vossa moto para ter uma base. Mas não deixe muito alta que perigas de ficar enforcada, aí os discos acabam rapidinho.

andersonpg
11-12-16, 18:33
.
Experimente ajustar a folga da embreagem, a folga deve estar pequena, por isso a embreagem muito baixa. A maioria dos problemas que aparecem como o que você descreve no fórum da Yamaha que eu pego, é porque a embreagem precisa de ajuste.

Na dúvida confira a folga recomendada que consta no manual do proprietário da vossa moto para ter uma base. Mas não deixe muito alta que perigas de ficar enforcada, aí os discos acabam rapidinho.

A folga eu já ajustei, a embreagem está bem alta, o manete da embreagem praticamente não tem folga e a moto só começa a andar com metade do manete solto.

Uma coisa que notei também é que com a moto desligada, se estiver no neutro a roda fica livre, mas se eu engatar uma primeira, mesmo com a embreagem toda apertada a moto fica mais pesada.... Não sei se isso é normal nas motos.
Isso com a moto desligada, 1 engatada e embreagem pressionada, ela fica mais pesada que em neutro.

Ctrl-Alt-Del
11-12-16, 18:55
Então véi, antes de você entrar na neurose. Falta muito tempo para trocar o óleo do motor dela, qual óleo tu estas usando?

andersonpg
11-12-16, 18:59
Então véi, antes de você entrar na neurose. Falta muito tempo para trocar o óleo do motor dela, qual óleo tu estas usando?

Troquei faz pouco, nao rodou nem 50km coloquei o Mobil 20w50. Troquei também o filtro e coloquei o original.

Antes estava com o Yamalube e eu notava o câmbio mais duro ainda.

Mas lembrando que é só quando eu paro a moto com a 2,3,4 ou 5 engatada. E não é sempre, as vezes desço até a primeira na boa, outras ela fica em neutro e não desce para a 1.

LéoYES
11-12-16, 19:03
Eu ia abrir um tópico perguntando sobre o porquê do cambio da fazer 250 ser muito duro. Todo mundo fala que é normal.

Ctrl-Alt-Del
11-12-16, 19:28
O Mobil Super Moto 20W-50 é bonzinho. Eu por coincidência estou usando esse mesmo, as válvulas ficam mais silenciosas do que com o Mobil S. M. Extreme 15W-50 que estava na minha antes.

Se você regulou a embreagem. O que posso te falar é que espere mais um pouco, como trocou o óleo a pouco tempo espere chegar próximo de uns 250 km para ver se melhora a embreagem. O óleo que banha tudo no cárter dá uma certa diferença na embreagem sim. Por exemplo quando eu uso o Top Turbo no inverno, nos primeiros 300 km a embreagem fica esquisita, depois melhora.

- - - Updated - - -

Ah e tem outra coisa, até esqueci de dizer porque eu já faço inconscientemente. Por isso nem percebo mais, mas quando eu sei que vou parar no farol eu já vou descendo as marchas. Antes de por um pé no chão já deixei no ponto morto mano, pra mim isso é automático.

Com qualquer moto eu faço isso porque com qualquer que seja a moto, parada as vezes enrosca mesmo. Relaxa e goza véi que o b.o. é inevitável. Tu até parece paulixta que é estressado e quer parar no farol já com a primeira engatada ahahuahua.

LéoYES
11-12-16, 19:39
Esse cambio é duro, nem adianta trocar óleo, a minha não tem 400km rodado com óleo novo, o cambio é um lixo de duro. O máximo que pode fazer é ussar uma graxa no câmbio, que ameniza.

Eu tava vendo nos fóruns da fazer. A maioria reclamando.

Ctrl-Alt-Del
11-12-16, 19:58
Esse cambio é duro, nem adianta trocar óleo, a minha não tem 400km rodado com óleo novo, o cambio é um lixo de duro. O máximo que pode fazer é ussar uma graxa no câmbio, que ameniza.

Eu tava vendo nos fóruns da fazer. A maioria reclamando.

Concordo, e lubrificar os cabos de comando que inclui o de embreagem ajuda um pouco, no outro fórum que participo. Eu postei uma plano de lubrificação e manutenção básica e preventiva que crei, para baixar que é uma planilha do Excel. A planilha é muito loka veí. Mesmo não sendo para a Fazer. O princípio é o mesmo para uma cinquentinha ou para uma ZX7 com relação à aba de lubrificação, recomendo:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4506-plano-de-manutencao-e-lubrificacao-basica-e-preventiva

Basta adequar os intervalos das manutenções conforme o manual do modelo e o manual de serviços do respectivo modelo da moto, seja ela uma Shineray ou uma BMW por exemplo.

Vulcan
11-12-16, 22:04
Pessoal, algumas vezes quando paro no sinal em 3 marcha, ou até em 2. Não consigo engatar a 1.
Ai eu dou uma soltadinha na embreagem e uma acelerada para movimentar as engrenagens e a 1 engata.

Com a moto andando as marchas trocam numa boa, só quando paro a moto em 2, 3, 4 ou 5 que parece que as marchas não descem até a 1.

Dizem que isso é normal nos câmbios Yamaha, o que acham?

eu acho isso normal em qualquer câmbio sequencial. pode acontecer de forma aleatória.

filipedonato
12-12-16, 08:03
Aqui fazia isso sim(Ténéré 250).
Resolvi de duas formas:
1 - se você usa óleo mineral como seu Mobil 20w50, faça o teste e adicione um pouco de Bardahl B12, pode ser o de carro mesmo(um copo já basta), vai ver que o câmbio para de fazer isso.
2 - se você é dos puristas que acham que o fabricante pensa em todo o mimimi antes de fabricar o óleo e que não precisa adicionar aditivos, então invista mais e compre logo um óleo semi-sintético ou sintético pra sua moto, seguindo a especificação API SL, não use inferior a SL pois vai estar fazendo um mau negócio.

Zumbi666
12-12-16, 08:10
Pessoal, algumas vezes quando paro no sinal em 3 marcha, ou até em 2. Não consigo engatar a 1.
Ai eu dou uma soltadinha na embreagem e uma acelerada para movimentar as engrenagens e a 1 engata.

Com a moto andando as marchas trocam numa boa, só quando paro a moto em 2, 3, 4 ou 5 que parece que as marchas não descem até a 1.

Dizem que isso é normal nos câmbios Yamaha, o que acham?

Meu primo reclamava disso quando ele parava de vez no semáforo já em marcha longa e dai, para voltar para a 1ª marcha, era um sufoco, mas quando ele vinha reduzindo gradativamente ou numa 2ª marcha no corredor, não tinha problema.

Quando você ver de longe que o semáforo vai fechar, vai reduzindo gradativamente pra ver.

andersonpg
12-12-16, 09:12
Meu primo reclamava disso quando ele parava de vez no semáforo já em marcha longa e dai, para voltar para a 1ª marcha, era um sufoco, mas quando ele vinha reduzindo gradativamente ou numa 2ª marcha no corredor, não tinha problema.

Quando você ver de longe que o semáforo vai fechar, vai reduzindo gradativamente pra ver.

Sim, se reduzir com ela andando funciona normal. Mas nem sempre da para ir reduzindo....

Se empurrar ela um pouco para frente ou para trás engata, ou se der um soltadinha na embreagem.... Acho que não deveria ser assim, mas sei lá, uns dizem que é normal, outros não, vai saber.

Eu poderia experimentar colocar um militec ou Molykote, mas dizem que embreagens banhadas em oleo não se deve colocar aditivos, então não sei.

Zumbi666
12-12-16, 09:36
Sim, se reduzir com ela andando funciona normal. Mas nem sempre da para ir reduzindo....

Se empurrar ela um pouco para frente ou para trás engata, ou se der um soltadinha na embreagem.... Acho que não deveria ser assim, mas sei lá, uns dizem que é normal, outros não, vai saber.

Eu poderia experimentar colocar um militec ou Molykote, mas dizem que embreagens banhadas em oleo não se deve colocar aditivos, então não sei.

O que eu faço muitas vezes na minha Factor é segurar na embreagem e deixar a moto na banguela até parar no semáforo.
Meu vizinho é motociclista aventureiro, tipo ele já viajou pro Chile, Peru, Argentina e por todo o Brasil de moto. Ele usa há muitos anos o Militec nas motos que ele tem e teve e nunca teve problema com embreagem.
O que ele me disse uma vez é que, ao adicionar Militec ou Molykote, ao funcionar a moto não deve apertar a embreagem. Isso no site da Militec diz também. Outra coisa que ele me falou é que se a embreagem muito gasta, vai patinar.
Creio que o Militec ou o Molykote não vá influenciar na maciez ou dureza do câmbio.
Muitas pessoas falam que a Yamaha tem o câmbio duro.
O da minha fica meio duro, quando o óleo já está perto de trocar rs

andersonpg
12-12-16, 20:27
Eu não acho o câmbio duro, ela engata bem as marchas, só que tem essa questão de as vezes as marchas ficarem "acavaladas" quando se tenta trocar de uma vez só com a moto parada.

blaugusto
12-12-16, 20:49
É normal em toda marca, em qualquer caixa de câmbio sequencial.

Ctrl-Alt-Del
12-12-16, 23:24
Anderson,

Desencane que é assim mesmo. Em motos antes de parar é preciso ir descendo as marchas enquanto ela estiver em "movimento". Assim nunca dá xabu.

Aproveite para lubrificar o cabo de embreagem. Na planilha que citei há instruções precisas que servem para qualquer moto.

Não recomendo adicionar qualquer quantidade de óleo mais grosso ainda do que o óleo que a sua já usa. Só para você ter uma ideia a viscosidade do 20W-50 é análoga a óleos de câmbio SAE 90.

Bissulfeto de molibdênio como aditivo é a pior coisa que você poderia fazer para a embreagem. A longo prazo iria ser pá e b_o_s_t_a.

Não vá na onda dos achistas para não ficar com um B.O. na mão depois. Vá por mim de moto eu sei pouca coisa. Mas de química orgânica, inorgânica e petroquímica eu entendo.

Zumbi666
13-12-16, 07:28
Bissulfeto de molibdênio como aditivo é a pior coisa que você poderia fazer para a embreagem. A longo prazo iria ser pá e b_o_s_t_a.


De certa forma discordo, pois como mencionei numa mensagem anterior, só se a embreagem já estiver muito gasta, pode haver a possibilidade de patinar e isso algumas pessoas falaram na internet.

Existem diversos relatos na internet do beneficio do Molykote ou Militec a favor da conservação de um motor, tanto para carro quanto para moto. Se eu tivesse comprado minha moto 0km, já teria começado depois do amaciamento e com 28.000km, estou pensando em comprar o Molykote por ser mais em conta.

Ctrl-Alt-Del
13-12-16, 15:28
Olá Zumbi beleza?

Há de se fazer uma distinção entre dissulfeto de molibdênio (MoS2) e produtos, por exemplo, com o nome comercial Molykote que abrange uma série de diferentes produtos e composições.

O MoS2 é um composto conhecido há décadas por ter propriedades anti-fricção. O nome por si só, já é explicativo – anti-fricção. Inclusive no cárter de motores 4T os quais “não” abrigam a caixa de transmissão e embreagem num único compartimento. Eu usei este composto com bons resultados. Como sabemos, diferentemente dos automóveis a imensa maioria das motocicletas 4T compartilham o mesmo cárter de óleo para todos os componentes internos móveis do motor, inclusive a embreagem. Notemos a incompatibilidade – embreagem (fricção) e MoS2 (anti-fricção).

Este fato é de tal importância (que diferencia motores de carros e motos) que a JASO criou a norma T903 na década dos anos 90 para óleos de motocicleta. Que basicamente é um teste de eficiência para óleos de motor com relação ao desempenho da fricção da embreagem em banho de óleo.

Pois bem, o MoS2 não é um composto proibido pela JASO. Contudo os químicos, engenheiros químicos e técnicos do ramo, tem consciência que o limite de uso para este composto é muito estreito para aplicação em motores de motocicleta, devido ao comprometimento da embreagem. A tal ponto que via de regra não se adiciona MoS2 na formulação desses óleos.

Já no caso do nome Molykote, ele é um nome comercial que abriga uma série de produtos que podem ou não conter necessariamente o MoS2. Vejamos que, ao longo da linha de mensagens anteriores do post; em nenhum momento eu citei nomes de produtos. Citei somente composto, classificações e normas concernentes a API e JASO nada mais.

Em se tratando de lubrificantes, por trás de muitos produtos existe muito marketing (gimmicks) para induzir consumidores. A fazê-los pensar o que os vendedores desejam que os consumidores pensem. Para que consumam os produtos deles.

Zumbi666
13-12-16, 15:40
Olá Zumbi beleza?

Há de se fazer uma distinção entre dissulfeto de molibdênio (MoS2) e produtos, por exemplo, com o nome comercial Molykote que abrange uma série de diferentes produtos e composições.

O MoS2 é um composto conhecido há décadas por ter propriedades anti-fricção. O nome por si só, já é explicativo – anti-fricção. Inclusive no cárter de motores 4T os quais “não” abrigam a caixa de transmissão e embreagem num único compartimento. Eu usei este composto com bons resultados. Como sabemos, diferentemente dos automóveis a imensa maioria das motocicletas 4T compartilham o mesmo cárter de óleo para todos os componentes internos móveis do motor, inclusive a embreagem. Notemos a incompatibilidade – embreagem (fricção) e MoS2 (anti-fricção).

Este fato é de tal importância (que diferencia motores de carros e motos) que a JASO criou a norma T903 na década dos anos 90 para óleos de motocicleta. Que basicamente é um teste de eficiência para óleos de motor com relação ao desempenho da fricção da embreagem em banho de óleo.

Pois bem, o MoS2 não é um composto proibido pela JASO. Contudo os químicos, engenheiros químicos e técnicos do ramo, tem consciência que o limite de uso para este composto é muito estreito para aplicação em motores de motocicleta, devido ao comprometimento da embreagem. A tal ponto que via de regra não se adiciona MoS2 na formulação desses óleos.

Já no caso do nome Molykote, ele é um nome comercial que abriga uma série de produtos que podem ou não conter necessariamente o MoS2. Vejamos que, ao longo da linha de mensagens anteriores do post; em nenhum momento eu citei nomes de produtos. Citei somente composto, classificações e normas concernentes a API e JASO nada mais.

Em se tratando de lubrificantes, por trás de muitos produtos existe muito marketing (gimmicks) para induzir consumidores. A fazê-los pensar o que os vendedores desejam que os consumidores pensem. Para que consumam os produtos deles.

Obrigado pelas explicações