PDA

Ver Versão Completa : Bucha de amianto



SickBoy
16-12-16, 19:13
Recentemente troquei a ponteira do escapamento da minha bros. No dia da troca, o mecanico disse que precvisava trocar a bucha de amianto, que faz a vedação da conexão entre a ponteira e a curva do coletor. A peça foi trocada.
Semanas depois a moto começa a apresentar aquele barulho de escapameto furado. Percebi que o problema era justamente na coexão entre a ponteira e a curva. Era nítido, a fumaça saia de lá, dava pra ver isso. Logo lembrei da bucha, e retornei na oficina, e o mecanico concordou comigo. Não comentei que a bucha tinha sido trocada.
Nessa nova visita, o cara trocou DE NOVO a bucha que tinha sido colocada SEMANAS atrás (outro mecanico fez a mão de obra). Fiquei na minha. Paguei de novo os dez pila da bucha (não queria entrar em méritos), e fui me embora. O cara não me cobrou pela mão de obra (deve ter dado peso na consciência). Problema resolvido. A princípio...
Agora, duas semanas depois de trocar pela segunda vez a MESMA bucha, percebo que a moto tá DE NOVO vazando fumaça pelo MESMO lugar. O barulho, obviamente, infernal.
Tirando o fato do mecanico ter dado uma de joao sem braço, pergunto:

- esse problema costuma aparecer ao se trocar a ponteira do escapamento? Lembrando que eu nao botei uma ponteira original, coloquei uma da marca FORTUNA.
- Pensando na possibilidade da peça que está sendo colocada no moto ser de péssima quaidade, alguém pode me indicar uma peça de uma marca que seja confiável?
- existe algum mistério, algum macetinho ao se trocar essa peça que precise ser feito pra que a vedação fique 100%?
- vcs acham que isso é motivo pra não voltar mais naquela oficina?


gracias!

P.S.: Acredito que o nome oficial da peça seja: guarniçao do escapamento.
O ano da minha moto é 2006. To desconfiado de que a peça não é a adequada.

Vulcan
18-12-16, 05:51
to pensando sobre o material da bucha... será problema com fornecedor? pois se fosse modelo iria vazar de imediato.

betocampana
18-12-16, 20:15
Acho que nem é maldade do mecânico, mas chega lá e diz que vazou, mostra pra ele. Quando tira o escapamento é bom mesmo trocar a junta ali, tenho algumas em casa pq vivo trocando.
Tenho dois escapamentos Fortuna da CG 150, uso a bucha/junta/guarnição entre o cilindro e o escapamento, a mais genérica que tem. E não deu ruim, até hoje.

O mais estranho é mesmo ter vazado duas vezes. De repente a junta "assentou" e precisa de um pequeno reaperto nos parafusos. Dá uma passada lá e ele deve resolver (sem cobrar, claro)

Vulcan
18-12-16, 22:22
Acho que nem é maldade do mecânico, mas chega lá e diz que vazou, mostra pra ele. Quando tira o escapamento é bom mesmo trocar a junta ali, tenho algumas em casa pq vivo trocando.
Tenho dois escapamentos Fortuna da CG 150, uso a bucha/junta/guarnição entre o cilindro e o escapamento, a mais genérica que tem. E não deu ruim, até hoje.

O mais estranho é mesmo ter vazado duas vezes. De repente a junta "assentou" e precisa de um pequeno reaperto nos parafusos. Dá uma passada lá e ele deve resolver (sem cobrar, claro)

faz sentido

joãomaller
19-12-16, 10:44
Faz sentido 2

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

SickBoy
19-12-16, 12:13
Acho que nem é maldade do mecânico, mas chega lá e diz que vazou, mostra pra ele. Quando tira o escapamento é bom mesmo trocar a junta ali, tenho algumas em casa pq vivo trocando.
Tenho dois escapamentos Fortuna da CG 150, uso a bucha/junta/guarnição entre o cilindro e o escapamento, a mais genérica que tem. E não deu ruim, até hoje.

O mais estranho é mesmo ter vazado duas vezes. De repente a junta "assentou" e precisa de um pequeno reaperto nos parafusos. Dá uma passada lá e ele deve resolver (sem cobrar, claro)

Oh cara, segui teu conselho. Só não levei na oficina, fiz assim que li teu comentário. E não é que funcionou? Dei um aperto maior na braçadeira que segura a junção. Logo o barulho mudou completamente. Acho que não perco mais compressão.
Tomara que resolva definitivo!

Valeu!

Zumbi666
20-12-16, 06:40
Eu mesmo sempre quanto troco o escapamento da Factor, já troco a gaxeta do escapamento e uso silicone de alta temperatura também para ajudar a vedar
Aquelas gaxeta de aluminio não valem nada.
https://http2.mlstatic.com/S_11428-MLB20044756957_022014-Y.jpg

O da Factor é assim e são bem resistentes
https://http2.mlstatic.com/S_214401-MLB8588929359_052015-Y.jpg

betocampana
20-12-16, 21:56
Eu mesmo sempre quanto troco o escapamento da Factor, já troco a gaxeta do escapamento e uso silicone de alta temperatura também para ajudar a vedar
Aquelas gaxeta de aluminio não valem nada.
O da CG eu tenho a impressão de que se eu pegar uma latinha de refrigerante e cortar no mesmo formato dessa junta, em várias laminas, ele vai vedar a mesma coisa que essa junta original. É mesmo muito simples.

E legal que funcionou (:

andersonpg
22-12-16, 21:29
Para trocar o escape vocês trocam só a ponteira? Ou trocam todo o cano desde a saída do motor?

Porque eu tenho a impressão, ao menos na Fazer que o cano é inteiriço.

Vulcan
23-12-16, 06:42
Para trocar o escape vocês trocam só a ponteira? Ou trocam todo o cano desde a saída do motor?

Porque eu tenho a impressão, ao menos na Fazer que o cano é inteiriço.

depende da moto, tornado por exemplo é dividido e troca um toco de cano+ponteira. YBR é inteiro do cabeçote até ponteira.

andersonpg
23-12-16, 07:45
depende da moto, tornado por exemplo é dividido e troca um toco de cano+ponteira. YBR é inteiro do cabeçote até ponteira.

A Yamaha entre outras tem dessas.

A Suzuki por exemplo é só trocar a ponteira, bem fácil.

joãomaller
23-12-16, 10:15
Suzuki Yes .Intruder.gs 120 tbm o escape é inteiro

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk