PDA

Ver Versão Completa : Queda vertiginosa no consumo



v1n1c1u3gdm
01-02-17, 08:36
Olá Pessoal. Que saudade do forum!

A minha titan 2015 tem experimentado uma queda vertiginosa no consumo. Eu estava acostumado com uma média de 40 ~42km/l e o último tanque ela fez (gasolina) 33km/l. Procurei vazamento ou sinais de escorrimento e não achei (visualmente). Enchi os pneus (que não estavam apenas 3psi abaixo da regulagem recomendada). Enchi o tanque de novo mas estou percebendo que o consumo ainda está acelerado. Alguma desconfiança? Seria a vela? Não estou enroscando não (mantenho uma média de 80kmh com picos de 90 nas ultrapassagens).

Vinicius Menezes

andersonpg
01-02-17, 09:16
Eu olharia o básico, quantos km rodados tem a vela, filtro ar, regulagem da embreagem no manicoto, embreagem patinando ou não, regulagem e alinhamento da relação....
Vale a pena retirar a vela para dar uma olhada no estado dela, é fácil de fazer e tem as ferramentas da moto pra isso.
Filtro de ar a mesma coisa, fácil de retirar e verificar.

SpeedBit
01-02-17, 10:54
Eu acredito que seja filtro de ar.
Ou gasolina de qualidade duvidosa.

De resto a moto é muito nova.

Vulcan
01-02-17, 16:34
óleo, freio raspando ou até cilindro+pistão indo pra vala...

v1n1c1u3gdm
02-02-17, 09:06
óleo, freio raspando ou até cilindro+pistão indo pra vala...

Óleo, filtro de ar de filtro de combustível estão novos (troquei na última revisão de 16000). Vou ver o freio. Tenho usado mais o freio traseiro que antigamente (depois de ter passado uns sustos e a moto ter "rabeado" estou sentindo mais segurança que segurar no disco da frente).

Vocês falaram das velas. Qual seria a lógica? Acendendo atrasado?

Em relação à regulagem da embreagem, qual seria a lógica? Essa eu não consigo sequer começar a esboçar um pensamento. Vou procurar me informar sobre isso e dar uma reestudada no alinhamento da relação.

Obrigado até agora!

SpeedBit
02-02-17, 09:29
Uma coisa que aprendi, os erros, sempre acontecem onde mechemos por ultimo....
verifica os óleo, o filtro de ar, (talvez esteja colocado errado ou restringindo a passagem de ar.)
Quanto a regulagem da embreagem, dependendo da regulagem, o motor queima a embreagem porém não anda.... ex: o motor está a 5000 rpm e você a 20 km/h

Vulcan
02-02-17, 11:52
(...)
Vocês falaram das velas. Qual seria a lógica? Acendendo atrasado?
(...)
Obrigado até agora!

se estiverem ruins as vezes a queima falha e parece que o acelerador não funciona na posição correta, daí tem que acelerar MAIS pra andar na mesma velocidade porém por não queimar as vezes, continua puxando gasolina igual (acelerado, sem queimar e fazer força na roda).

andersonpg
02-02-17, 12:07
Uma coisa que aprendi, os erros, sempre acontecem onde mechemos por ultimo....
verifica os óleo, o filtro de ar, (talvez esteja colocado errado ou restringindo a passagem de ar.)
Quanto a regulagem da embreagem, dependendo da regulagem, o motor queima a embreagem porém não anda.... ex: o motor está a 5000 rpm e você a 20 km/h

Exato, e se estiver enforcada no manicoto o efeito é o mesmo.
Regulagem da relação (eixo da roda) desalinhada a mesma coisa, é como um carro fora de geometria, aumenta o arrasto e atrito do pneu com o asfalto e além da moto puxar para o lado, aumenta o consumo. Tanto quanto pneus descalibrados.

v1n1c1u3gdm
16-02-17, 12:41
Olá Pessoal.

Levei na concessionária quando a moto fez 29km/L com aditivada. O problema era simples. Por algum motivo a vela de iridium que eu coloquei nela há mais ou menos 5000km afroxou, diminuiu a compressão e o consumo disparou. Foi isso.

Vinicius Menezes

Vulcan
18-02-17, 08:54
Olá Pessoal.

Levei na concessionária quando a moto fez 29km/L com aditivada. O problema era simples. Por algum motivo a vela de iridium que eu coloquei nela há mais ou menos 5000km afroxou, diminuiu a compressão e o consumo disparou. Foi isso.

Vinicius Menezes

agradecemos o feedback!
essa da vela frouxa nunca vi!

v1n1c1u3gdm
20-02-17, 08:43
Vulcan, sua incredulidade também foi minha.

Não fosse o consumo ter voltado ao normal eu não teria acreditado. Fiquei pensando, faz sentido. A compressão do motor é alta para a motoca ser econômica do jeito que é. Qualquer folguinha já vai afetar bastante ela.