PDA

Ver Versão Completa : Rodas de Liga Leve VS Rodas Raiadas



LaisTimes
07-02-17, 23:32
Olá! Tudo bem?


Gostaria de propor um pequeno debate aqui no grupo para nós comentarmos nossas experiências, boas e ruins, com esses dois tipos de rodas. Mostrando o que achamos de cada tipo e/ou experiências. Afim de ajudar as pessoas que estão começando a poder escolher o tipo de roda que pode querer.


Bom debate!

2weels
08-02-17, 08:25
A unica vantagem técnica que eu vejo da roda raiada é resistencia a impactos. So isso.

Roda de liga é mais facil de lavar, nao enferruja, te deixa usar pneu sem camara ( enorme vantagem, pois se fura esvazia mais devagar e na maior parte dos casos, um macarraozinho resolve, nem precisa desmontar a roda da moto ). Nesse ponto as Bigtrails modernas estao juntando os dois mundos, rodas raiadas, mas com a ancoragem dos niples separado do fundo do aro, assim consegue-se montar roda raiada e pneu sem camara. Um exemplo, a VStrom 650 Xt.

Questao de beleza é melhor nao tocar, pois isso vai de cada um, é subjetivo, mas eu acho mais bonitas rodas de liga.

Lembrei de um amigo que tinha uma Shadow, furou o pneu dele a 120km/h e esvaziou de vez, disse que deu trabalho para segurar a moto, estava com a esposa na garupa. Depois desse episodio ele vendeu a moto e comprou uma Vstrom, disse que nunca mais quer moto com roda raiada.

andersonpg
08-02-17, 09:05
Acho que o principal é a questão da segurança mesmo, pelo fato de poder usar pneus sem câmara em rodas de liga leve.

Porém as rodas raiadas são mais fáceis de desempenar caso ocorra algum amassado. As de liga leve não são muito confiáveis fazer esse tipo de serviço.

Difícil dizer qual a melhor ou pior, como quase tudo na vida, há os prós e contras.

Diego.fcs
08-02-17, 09:17
Tive ao mesmo tempo, durante um longo período, 1 moto com roda de liga e outra com roda raiada. A com roda raiada, mesmo parada, os raios enferrujavam, isso que eram raios Eninco, cromados, tive que trocar 2x, na terceira vez eu coloquei de Inox. Enquanto isso a com roda de liga estava exatamente como veio de fábrica, e muito mais fácil de limpar.

Acho mais vantajoso a roda de liga.

LaisTimes
08-02-17, 10:39
Pois é eu tenho uma Biz com rodas raiadas e elas já estão bem enferrujadas, acho as duas bonitas, mas como vi aqui e em pesquisas as de liga leve me parecem bem mais duráveis, vou trocar as minhas e vou ir relatando minha experiência. Por enquanto estou muito empolgada com a mudança e penso que apesar de ser um investimento maior, eu vou trocar elas só uma vez e não vão precisar de tanta manutenção quanto as raiadas. :p

SpeedBit
08-02-17, 14:02
Roda raiada, tem que apertar os raios, de vez em quando....

betocampana
08-02-17, 16:30
Roda raidada: entra um prego no pneu, o pneu esvazia, você cai.

Roda de liga leve: entra um prego no pneu, o pneu não esvazia.

Temos um campeão.

andersonpg
08-02-17, 18:13
Em carros, comparando roda de ferro e liga leve, não me restam dúvidas que liga leve é melhor.

Em motos, como em alguns modelos rodas de liga leve não existem nem como opcionais, tenho minhas dúvidas.

Zumbi666
08-02-17, 18:47
Não quero roda raiada na minha vida.

Vulcan
09-02-17, 17:02
existe roda raiada com pneu SEM CÂMARA mas essa tecnologia não é difundida sei lá por que... e não é por segurança pois os raios passam do lado de fora da roda (não existe vedação nos raios).



Em carros, comparando roda de ferro e liga leve, não me restam dúvidas que liga leve é melhor.

Em motos, como em alguns modelos rodas de liga leve não existem nem como opcionais, tenho minhas dúvidas.

de fato isso é interessante.

ao meu ver rodas de liga são melhores no asfalto e rodas raiadas são melhores pro brasil (kkkkkkk).

SpeedBit
09-02-17, 21:10
ao meu ver rodas de liga são melhores no asfalto e rodas raiadas são melhores pro brasil (kkkkkkk).

kkkkkkkkkkkkkkk

ailton_azul
11-02-17, 21:27
Eu tive a 150cc de roda de liga, e gostei (já matei a vontade). Porém a 600cc é raiada, mas não é qualquer roda, é marca Comstar, então tô feliz. Faço a manutençãozinha, de vez em quando uns apertos (não me esqueço disso). Fico de Zóio; na verdade, como piloto de aeronave, etc, trator, um motociclista tem de fazer um check-list antes de partir. A maioria não faz.