PDA

Ver Versão Completa : Corrente muito apertada?



fellpz
19-03-17, 23:30
Boa noite.

Hoje, ao limpar a relação da minha moto percebi algo diferente na corrente.
Ao fazer o movimento na corrente para girar a roda notei que em certos pontos a corrente ficava muito tensionada. Quase sem folga. Eu tinha que aplicar uma força bem maior para continuar o movimento.
Já em outros pontos o movimento ficava bem mais suave. Eu não precisava aplicar tanta força pra girar a roda e a regulagem de folga parecia perfeita.

Minha dúvida é: a corrente estando muito apertada, não deveria está completamente tensionada durante toda sua extensão? Pois, não é o que ocorre com a minha, como expliquei a cima.

Espero que tenha escrito de forma clara a minha dúvida.


Agradeço de antemão.

Célio "NitroX"
20-03-17, 09:47
Corrente nova, pinhão e coroa novas, Relação com aperto errado, deve-se ajustar novamente e lubrificar.
Corrente meia-vida pra mais, normal, corrente tende a oxidar com o tempo e endurecer em partes, exceto kits com retentores e lubrificadas semanalmente.
Toda Motocicleta precisa de uma certa folga de tensão na corrente, isso ocorre porque ao sentarmos na moto, mais ela estica e tensiona mais. Verifique na capa de corrente ou no manual qual tensão correta pra sua moto.

Marco Atropos
22-03-17, 21:41
Pelo pouco que sei a corrente nao deve ficar muito esticada, nem muito frouxa, dis a lenda que a corrente muito justa pode arrebentar entao e melhor prestar atençao quanto a regulagem para nao acontecer algo pior por ai... Estamos tao avançados em algumas coisas e em outras nao, acho que as motos ja deveriam fazer isso de forma automatica, sei que nao e um bicho de sete cabeças, mas as vezes na correria do dia a dia, as pessoas vao esquecendo de certas coisas que podem causar prejuizos la na frente.

Julio Pereira
22-03-17, 23:48
Verifique o alinhamento da roda.

fellpz
30-03-17, 23:37
Corrente nova, pinhão e coroa novas, Relação com aperto errado, deve-se ajustar novamente e lubrificar.
Corrente meia-vida pra mais, normal, corrente tende a oxidar com o tempo e endurecer em partes, exceto kits com retentores e lubrificadas semanalmente.
Toda Motocicleta precisa de uma certa folga de tensão na corrente, isso ocorre porque ao sentarmos na moto, mais ela estica e tensiona mais. Verifique na capa de corrente ou no manual qual tensão correta pra sua moto.



Pelo pouco que sei a corrente nao deve ficar muito esticada, nem muito frouxa, dis a lenda que a corrente muito justa pode arrebentar entao e melhor prestar atençao quanto a regulagem para nao acontecer algo pior por ai... Estamos tao avançados em algumas coisas e em outras nao, acho que as motos ja deveriam fazer isso de forma automatica, sei que nao e um bicho de sete cabeças, mas as vezes na correria do dia a dia, as pessoas vao esquecendo de certas coisas que podem causar prejuizos la na frente.


Então, realmente a corrente não deveria está nem frouxa nem apertada. Mas acho que ela está um pouco apertada demais mesmo. Minha dúvida é sobre o que falei, de está com folga em certos pontos e em outros não.





Verifique o alinhamento da roda.


O ruim pra fazer isso, é que minha moto não tem cavalete central. Seria uma verdadeira missão pra fazer isso. Mas quando tiver na companhia de amigos, vou tentar verificar.

fellpz
18-04-17, 15:46
Up, galera

Zumbi666
21-04-17, 09:31
Aprendi na internet que é normal a corrente ficar tensionada em uma parte, mesmo a corrente sendo lubrificada periodicamente e de forma correta. Mas li que corrente mal lubrificada, acaba ovalizando mais ainda e desgastando todo o kit.
Uso sempre óleo 90 para lubrificar.
Quando for regular a corrente, se baseie pela parte mais tensionada.
Tenho cavalete central na minha Factor e garanto que é uma mão na roda

fellpz
24-04-17, 01:51
Aprendi na internet que é normal a corrente ficar tensionada em uma parte, mesmo a corrente sendo lubrificada periodicamente e de forma correta. Mas li que corrente mal lubrificada, acaba ovalizando mais ainda e desgastando todo o kit.
Uso sempre óleo 90 para lubrificar.
Quando for regular a corrente, se baseie pela parte mais tensionada.
Tenho cavalete central na minha Factor e garanto que é uma mão na roda




Massa. Você teria algum link de onde você leu?
Desde que adquiri a moto, acabo lendo muito coisa sobre motos, claro, sempre tentando aumentar meu conhecimento. Lembro de ter visto alguma vez sobre isso que você disse. Ser normal, a corrente ficar tensionada em algumas partes. Entretanto, não consigo mais achar onde li isso.
Posso garantir que a corrente é sempre bem lubrificada, inclusive usando o óleo 90, como você também faz.


Fico feliz, que seja um processo "normal", já estava ficando um pouco preocupado e quebrando a cabeça.
Ao contrário do que você disse, eu estava fazendo a regulagem pelas partes não tensionadas da corrente. Terei o cuidado de corrigir isso.


Obrigado pela ajuda!!

Zumbi666
25-04-17, 09:17
Massa. Você teria algum link de onde você leu?
Desde que adquiri a moto, acabo lendo muito coisa sobre motos, claro, sempre tentando aumentar meu conhecimento. Lembro de ter visto alguma vez sobre isso que você disse. Ser normal, a corrente ficar tensionada em algumas partes. Entretanto, não consigo mais achar onde li isso.
Posso garantir que a corrente é sempre bem lubrificada, inclusive usando o óleo 90, como você também faz.
Fico feliz, que seja um processo "normal", já estava ficando um pouco preocupado e quebrando a cabeça.
Ao contrário do que você disse, eu estava fazendo a regulagem pelas partes não tensionadas da corrente. Terei o cuidado de corrigir isso.


Obrigado pela ajuda!!

Tem muito tempo que vi e não lembro onde foi.
Se possivel compre o cavalete central para a sua moto que vai ajudar e muito, para lubrificar/ajustar/lavar corrente, trocar óleo, lavar a moto... Moto sem cavalete é horrível rs
Cuidado sempre que for regular a corrente, apertar bem os parafusos e depois de apertar, verificar novamente a tensão da corrente, pois acontece dela se reapertar um pouco, depois que a gente dá o aperto final nos parafuso.

corsani
30-04-17, 12:20
Isso acontece muito e até em kits novos. Muitos vem com a cora um pouco fora de centro aí depende da posição ela fica mais esticada. O correto é quando apertar a corrente girar a roda para achar o lado que mais fica apertado para regular a folga ali.
Isso também pode acontecer se a corrente estraga alguns roletes e é esticada quando esses roletes estão sobre a coroa. Aí no caso será preciso trocar o kit.