PDA

Ver Versão Completa : Vibração no guidão ao passar em ondulações



Ctrl-Alt-Del
04-05-17, 23:34
Caros confrades

Um amigo meu pediu para dar uma volta com a moto dele para eu tentar desvendar de onde vem uma vibração na dianteira da moto. Eu não consegui descobrir, e para não dar chute preferi nem falar nada na hora.

Levantei o histórico da moto para tentarmos encontrar o caminho das pedras. Vamos a moto:

YBR 125 Factor ESD/11

Quilometragem: 168.000 km

Caixa de direção: está ok, depois dos 130k ele trocou por uma caixa de rolamentos cônicos, mas a vibração não sumiu. Ela está ajustada a tal ponto que até segura um pouco o movimento e não tem calo algum.

Rolamentos de roda: ok não mostram folga e foram trocados há pouco tempo.

Molas das bengalas e as de retorno: não medimos o comprimento para conferir, mas a suspensão não está batendo em buracos.

Fiz o teste de movimentar as bengalas com a roda erguida, não apareceu jogo algum. Andando com a moto em ruas com pavimento mais ondulado, se sente alguma vibração no guidão. O que por exemplo, não acontece com a minha que também é uma Factor.

Então estou recorrendo aos universitários...

2weels
05-05-17, 15:37
É freio a disco? Não é a pinça?

Ctrl-Alt-Del
05-05-17, 16:51
É freio a disco? Não é a pinça?

Sim a ESD tem disco, não deveria haver algum barulho no conjunto caso a pinça causasse a vibração?

guerralander
06-05-17, 01:01
já conferiu aro, pneu, será que nao tem ar demais não? aí fica copiando todas as imperfeicoes do solo.
senao, disco empenado, pinça de freio...

Isac-RJ
06-05-17, 18:33
Se a vibração aumenta conforme a velocidade ou vibra entre uma faixa de velocidade pode ser a roda,tanto dianteira quanto traseira, desbalanceada. Tive uma moto que vibrava o guidão por volta dos 60km/h.

Ctrl-Alt-Del
09-05-17, 19:11
É freio a disco? Não é a pinça?

Acreditamos que seja algo relativo à pinça. Sugeri a ele remove-la para fazer um teste e andar para ver se a vibração desaparece.

- - - Updated - - -


já conferiu aro, pneu, será que nao tem ar demais não? aí fica copiando todas as imperfeicoes do solo.
senao, disco empenado, pinça de freio...


Os pneus ele calibra toda a semana conforme as pressões recomendadas no manual, como somente anda sozinho, calibra para uma pessoa.

Disco empenado não seria porque as frenagens são suaves e sem ruidos.

- - - Updated - - -


Se a vibração aumenta conforme a velocidade ou vibra entre uma faixa de velocidade pode ser a roda,tanto dianteira quanto traseira, desbalanceada. Tive uma moto que vibrava o guidão por volta dos 60km/h.

As rodas não estão empenadas, desalinhadas, desbalanceadas ou tortas.

andersonpg
12-05-17, 23:51
Deve ser na caixa de direção mesmo, as vezes a folga não é muita e não se consegue diagnosticar a folga com a roda levantada.

O que dá pra fazer é colocar o dedo na caixa de direção quando estiver andando na moto pra ver se dá pra sentir a folga.

Ctrl-Alt-Del
13-05-17, 14:04
Anderson

Veja lá o que escrevi sobre a caixa na abertura do tópico.