PDA

Ver Versão Completa : Trocas de oleo



amcorreia
08-05-17, 22:08
A cada quantos km vocês costumam trocar oleo: No manual da Fazer diz 5k km ou 6 meses, mas já li em vários lugares o pessoal dizendo que troca a cada 2,5k/3 km, e um vendedor me falou o mesmo. Porém fiquei na dúvida,
porque o manual diria 5k, se todos trocam em menos tempo.

Eu pesquisei um pouco e não achei nenhum explicação plausível para esses 2,5k km, alguma consideração a respeito?

Gazo
08-05-17, 22:15
A cada quantos km vocês costumam trocar oleo: No manual da Fazer diz 5k km ou 6 meses, mas já li em vários lugares o pessoal dizendo que troca a cada 2,5k/3 km, e um vendedor me falou o mesmo. Porém fiquei na dúvida,
porque o manual diria 5k, se todos trocam em menos tempo.

Eu pesquisei um pouco e não achei nenhum explicação plausível para esses 2,5k km, alguma consideração a respeito?
Na minha fan 125 troco a cada 900 km


Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

2weels
08-05-17, 22:43
Se usar oleo original não tem porque não seguir o manual, eu trocava da minha Fazer com 5000km.

E esses 5000km pode apostar que ainda tem uma bela folga, engenharia não trabalha no limite.

amcorreia
08-05-17, 22:46
É por enquanto só levo na css.

Isac-RJ
09-05-17, 09:03
A troca de óleo é de acordo com o uso,no manual de serviço manda trocar o óleo mais cedo em caso de uso severo que é rodar pouco por dia e com o motor frio,em trânsito ou em altas velocidades, se não me engano pede pra evitar rotações acima de 5000 RPM.

joãomaller
09-05-17, 12:44
Na twister eu troco com os 3mil ou 6 meses .
O 6 meses sempre chega primeiro 😂😂😂👍

Enviado de meu LG-K200 usando Tapatalk

Zumbi666
09-05-17, 12:47
Na minha Factor, eu troco a cada 2.000km (manual recomenda 3.000km), visto que rodo pouco todo dia

ailton_azul
09-05-17, 14:36
Com Motul 3000, troco a cada 3k (kilometragem prevista no Manual). Com outros, tipo Selênia, Elf, a cada 1k. E às vezes antecipo. Lembrando que minha moto é pauleira, só descansa na garagem. Na rua, não é trecho curto, mas é trânsito rápido.:cool:

amcorreia
09-05-17, 14:41
Gostaria de entender o porque, trocar antes? Qual a explicação para isso? É uma decisão racional ou emocional?

Basicamente quero entender se eu preciso ser paranoico e trocar antes ou não.

ailton_azul
09-05-17, 16:15
Gostaria de entender o porque, trocar antes? Qual a explicação para isso? É uma decisão racional ou emocional?

Basicamente quero entender se eu preciso ser paranoico e trocar antes ou não.

No meu caso, motor importado, peças difíceis de adquirir em caso de [um] problema.
Agora, quem cuida do óleo nas motos mais comuns, não erra não. Um mecânico me disse esses dias que só a M.O. de fazer o cabeçote das 300 da Honda (cb/xre), são R$ 300,00, se não me engano. Vale prevenir:shock:

tornadex
09-05-17, 17:07
Pode seguir o manual q dá certo, em condições normais ou severas o manual explica bem .

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

sidmargarcia
09-05-17, 17:37
Também tive essa dúvida, queria comprar uma factor 150 e no manual fala a cada 5 mil km, já a vendedora falou que o correto são 3 mil km. E muita gente troca a cada 1 mil km. Não sei bem qual seguir

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
09-05-17, 18:45
Para quem tem paciência de ler este post e os comentários na linha de mensagens dele. Poderá então definir o que entendas que seja o mais sensato.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4530-custo-x-beneficio-de-oleos-para-motores-4t-voce-usa-o-oleo-certo

2weels
09-05-17, 22:20
Otimo texto. Mas ainda tem n fatores além da temperatura. Os carros evoluiram muito nas tecnicas de fabricação, baixaram de 20w50 para 15w40, depois 5w30 e hoje estao em 0w20. Com certeza as folgas estao menores e a usinagem muito mais uniforme.

Ctrl-Alt-Del
09-05-17, 22:50
Otimo texto. Mas ainda tem n fatores além da temperatura. Os carros evoluiram muito nas tecnicas de fabricação, baixaram de 20w50 para 15w40, depois 5w30 e hoje estao em 0w20. Com certeza as folgas estao menores e a usinagem muito mais uniforme.

A arquitetura dos motores de motocicletas é distinta. Salvo poucas exceções, são motores que trabalham há quase o dobro de rotações. E possuem um único volume de óleo compartilhado entre câmbio, embreagem e a parte de força como um todo.

Para tornar o regime de trabalho ainda mais severo. Motores de baixa cilindrada tem refrigeração natural por ar, ou seja de controle de temperatura limitado. E trabalhando em alta rotação.

Óleos submetidos à essas condições sofrem cisalhamento rapidamente. Em outras palavras afinam tão rápido quanto degradam pelo efeito da temperatura.

Rdrigo
21-06-17, 21:57
Troco a cada 2k, sempre conferindo o nível de acordo com manual e completando se precisar, motor vai pra 70k em plena forma.

brunogtecno
25-06-17, 09:59
Também tive essa dúvida, queria comprar uma factor 150 e no manual fala a cada 5 mil km, já a vendedora falou que o correto são 3 mil km. E muita gente troca a cada 1 mil km. Não sei bem qual seguir

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Tenho uma factor 150 e o mecânico da Yamaha me disse isso aí perguntei pra ele se ele já leu o manual da moto , claro que não leu né ... Manual da factor diz claramente a primeira troca com 1000 km as seguintes de 5k em 5k, ou 6 meses o que vier primeiro, mas aí ele questionou sobre o motor que isso é aquilo , falei pra ele não se preucupar porque a moto tem 3 anos de garantia pela fábrica e pode ter certeza que vou usar ela bem usada antes de vencer a garantia, o bobão ficou até vermelho. E vou te falar mais, fora das revisões só uso Mobil que tem as mesmas especificações do yamalube e já coloquei os dois lado a lado aqui e são idênticos ... A diferença está que o yamalube aqui em Diadema-SP custa 27.00 contra 14.00 Mobil ...
Agora só aconselho a verificar o óleo a cada 500 km rodado.

Fora isso guarde o dinheiro pra viagens e seja feliz deixando de comprar óleo desnecessário

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Rdrigo
25-06-17, 10:31
Titan se n me engano as trocas são de 4k em 4k, eu troco em 2k devido ao uso severo geralmente engarupado pego serra, meu conselho é já comprar 2 litros do msm óleo e deixar um pra ir completando se precisar..

heat
26-06-17, 18:15
Todas as minha motos sempre troquei com 2 mil indiferente do que diz o manual.

Suzuki Yes troca a cada 2K Yamalube Mineral
Fazer 250 troca a cada 2K Motul 3000 Mineral
Ninja - troca a cada 2K Ipiranga 15w50 Sintetico

brunogtecno
26-06-17, 18:20
Titan se n me engano as trocas são de 4k em 4k, eu troco em 2k devido ao uso severo geralmente engarupado pego serra, meu conselho é já comprar 2 litros do msm óleo e deixar um pra ir completando se precisar..
Eu fazia isso mesmo na minha Titan 150 ESD 2008/2008
Rodei com ela 130 mil e a única coisa que deu no motor foi a engrenagem da 3° marcha que zuou porque eu usava muito ela pra atingir mais velocidade ... De resto suave ... A falta de óleo realmente estraga ? Mas o desgaste é inevitável com o tempo e a km rodada,

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Rdrigo
26-06-17, 18:50
Esse problema da terceira marcha deve ser crônico tive uma 2007 q fazia tb rs, mas é issu vamos ficar ligeiro com nível *correto* de óleo q nossas motocas vão longe, n tenham medo completar se precisar vlw

brunogtecno
26-06-17, 18:54
Eu completava cerca de 100 até 300 ml mas não deixava faltar ... Só trocava conforme o manual

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk