PDA

Ver Versão Completa : Cb 500 ferveu!



DouglasAvila
18-06-17, 17:47
Ola pessoal! Sou novo aqui e gostaria da ajuda de vcs!
Tenho uma CB 500 2002 carburada, e aconteceu um problema com ela ontem.
Estava na rodovia, dei uma leve "esticada" nela, 160 km/h. Quando reduzi notei um barulho de batida no motor e parei para verificar.
Ela apagou logo que parei, e quando desligou a temperatura subiu no máximo!
Esperei esfriar e mesmo assim, demorou pra ligar de novo!
O barulho seguiu depois que ligou, andei mais alguns km e ela parou de novo e não ligou mais!
Reboquei pra casa.
Em casa, completei o nível de água e deixei esfriar bem. E ao tentar ligar novamente, ela jogou muita água fora!
Falei com amigo e disse pra não mexer mais, pois pode piorar a situação. Já que ela demora mas liga, não é tão grave!
Sei que fiz errado em ter ligado depois da primeira parada. Mas estava longe de casa, numa estrada perigosa...

O que pode ter ocorrido? Queima da junta do cabeçote e/ou algo mais?
Estou com ela a pouco tempo, sempre tive 125cc e 150cc, não tenho muito conhecimento nesses motores!
Alguém que intenda de motos refrigeradas a água pode me ajudar?
Já para que eu possa preparar o bolso! :\

Desde já agradeço!

2weels
18-06-17, 19:09
Meus palpites:

Mais provavel: Junta de cabeçote queimada
Valvula termostatica travada fechada
Bomba de agua danificada

DouglasAvila
18-06-17, 19:24
Já notei o cheiro de escapamento no reservatório. Sintoma de junta queimada...
E as batidas que ouvi, tem mais problemas ou pode ser somente a junta?

tornadex
18-06-17, 20:20
O barulho é um problema separado, deve ter entrado água na camara de combustão, famoso calço hidraulico. Verifica se o óleo não está parecendo uma lama, fica assim quando mistura com água.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

DouglasAvila
18-06-17, 20:38
Não misturou água no óleo, verifiquei assim que soube que podia ser junta.
O que pesquisei na net e notei na moto foi, o cheiro de escapamento na água.
E ela demorava um pouco pra ligar a ventoinha antes do ocorrido.
E ontem quando deu o problema, a temperatura estava nesse nível elevado e a mesma não ligou!
Creio que além da junta, terei que substituir a válvula termostática.
Meu medo é mais relacionado ao barulhos das batidas!

tornadex
19-06-17, 07:07
Quando for abrir pra trocar as juntas, aproveita pra verificar as folgas da biela

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

tornadex
19-06-17, 07:09
Ela deve estar com pouca compressão por conta da junta, é assim demora a ligar

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Isac-RJ
19-06-17, 11:45
O barulho pode ser da compressão escapando pela junta queimada,faz um barulho de batida mesmo.

DouglasAvila
19-06-17, 13:35
Obrigado pelas dicas pessoal!
Hoje o mecânico vai olhar, assim que tiver o diagnóstico eu passo o mesmo, e assim posso ajudar caso alguém venha a passar pelo mesmo problema!

arnaldo.bessa
19-06-17, 21:57
Provavelmente a junta queimou entre uma galeria de água e o cilindro.
Já dá uma revisada no sistema de arrefecimento, como Bomba d'água, válvula termostática, radiador, etc...

ailton_azul
21-06-17, 12:35
Obrigado pelas dicas pessoal!
Hoje o mecânico vai olhar, assim que tiver o diagnóstico eu passo o mesmo, e assim posso ajudar caso alguém venha a passar pelo mesmo problema!

Amigão @doug (https://www.pequenasnotaveis.net/member.php?u=1674)lasAvila boa sorte na resolução do problema. Como diria o melhor dos mecânicos: keep cool!

Eu fico sempre de zóio no reservatório dágua (com aditivo) da Dunna. Completei no início de março passado e conferi esses dias: tudo normal, radiador e tal. Engraçado, o plástico branco só mostra o líquido de arrefecimento em dias nublados ou sombra; um solzinho mais forte e vejo nada.
http://www.motonauta.com.br/wp-content/uploads/2011/10/111025_d600_4.jpg

Meu propulsor taí, na atividade. Vida longa à sua CB500! (fotinha meramente ilusttrativa, sem merchan, hehehe)

LMG Leal
21-06-17, 13:17
Parece bastante junta queimada, mas o que mais vejo na vida é problema no radiador da cb500, dá uma verificada !!