PDA

Ver Versão Completa : Portaria 159/2017



leandromarchon
11-09-17, 15:30
Olá à todos.

Não sei se a maioria já sabe, mas desde o dia 1 de Setembro/07, está em vigor uma portaria do Denatran (159/2017), na qual, entre outras coisas, trata das modificações nas motocicletas, por exemplo, retrovisores e guidões. Esta portaria regulamenta o que pode e o que não pode ser alterado em relação à estes itens mencionados. A minha dúvida é a seguinte: se eu, por algum motivo, tiver que substituir o par de retrovisor e, por exemplo, utilizar o de CG na Yes, que são praticamente das mesmas medidas, será que tenho que vistoriar a moto para constar no documento a alteração? Entrei em contato com o Denatran através de email, e até agora não obtive resposta. Se sim, é mais uma resolução inútil que este órgão disponibiliza. Imagina só, se toda vez que trocar qualquer coisa na moto, ter que ir para o Detran vistoriar. Sem lógica isso.

gabrielgeromel
11-09-17, 16:39
Na teoria sim, teria que refazer uma vistoria.

Mas na prática, isso é só pra pegar aqueles que colocam aqueles mini retrovisores, retrovisores esportivos, dobráveis ou os que não dá pra ver nada.

Não dá pra saber, mas isso ai é pra quando o policial acorda de mau humor e quer achar motivo pra te multar. Já faziam isso, colocavam como "descaracterização de veículo" qualquer coisa que não fosse original e do agrado deles.

Vulcan
11-09-17, 23:59
Na teoria sim, teria que refazer uma vistoria.

Mas na prática, isso é só pra pegar aqueles que colocam aqueles mini retrovisores, retrovisores esportivos, dobráveis ou os que não dá pra ver nada.

Não dá pra saber, mas isso ai é pra quando o policial acorda de mau humor e quer achar motivo pra te multar. Já faziam isso, colocavam como "descaracterização de veículo" qualquer coisa que não fosse original e do agrado deles.

me assustou hein rapaz!

guidão seca-suvaco é ilegal nos modelos 2017 pra frente, ao meu entender auheuaheuheuahe

mas fica bem genérico também, limitações de segurança, não vão pegar a galerinha dos retrovisores mini ainda... só os motoboys que amassam guidão pra passar entre os carros e os loucos de custom que colocam guidão acima da cabeça.

uma pena que mudar de guidão pra semi-guidão (e vice versa) vais precisar de CSV. trocar espelhos, ainda não é crime (pelo que entendi) mas virar ele de cima pra baixo ou de baixo pra cima (algumas customs) ou tirar/colocar da carenagem.

*item 60*
http://www.denatran.gov.br/images/Portarias/2017/Portaria1592017.pdf

2weels
13-09-17, 14:42
Observação 8: Quando da alteração de guidão deverá ser observado: Largura: Mínima de 600mmm e máxima de 950mmm (Figura 1) e Altura: Máxima limitada ao ombro do condutor quando o mesmo estiver em posição de condução da motocicleta (Figura 2).

Minha moto tem guidão com 1000mm de largura, original, e agora, vou ser multado??? Harley Street Glide e Ultra Limited entre outras também ultrapassam os 950mm de guidão.

Detalhe: um documento oficial com medida em "mmm"? Que medida é essa? O Sistema Internacional de Unidades determina a unidade de medida da grandeza de comprimento em metros (m) e seu seus submúltiplos: Decímetro (Dm), Centímetro (Cm) e Milímetro (Mm). Mmm em qualquer prova de faculdade ou concurso vai ser considerado errado... pensando bem isso pode servir de defesa em um eventual multa...