PDA

Ver Versão Completa : o que fazer com as hastes da suspensao da minha moto?



willyans
12-09-17, 01:23
bom dia pessoal,estou na luta reformando a minha kawasaki zx7 so que a minha suspensao dianteira as hastes estao desgastadas e se desgastara a ponto de vazar o oleo esta tipo com uns furinhos,tipo sao 2 camadas de banho e as duas se desgataram e chegou no aço.
estou entre cromar essas hastes novamente,comprar uma suspensao de um amigo(ate penso em pegar dele)mas estou com medo de vazar,pois a dele tbm esta ralada mas nao esta vazando e estou entre comprar hastes novas,tem uma empresa em santa catarina que fabrica cilindros e faz por encomenda para mim,mas como nao seriam horiginais eu fico com o pé atras,o que eu faço?

Ctrl-Alt-Del
12-09-17, 08:28
Tubos de bengala desgastados no revestimento de cromo ou com riscos não seria uma opção garantida.

Refazer o revestimento de cromo é uma boa alternativa, desde que o empenamento delas estejam dentro do limite admissível. Consulte o service manual dela. Geralmente o limite é 0.2 mm. Contudo depois da cromação os tubos precisarão de retífica imagino eu com um nível de acabamento (rugosidade mínima) e precisão compatíveis.

Mas penso ser difícil para arrumar um desenho com medidas e tolerâncias originais no esquema. Chegastes a pesquisar no eBay? Para depois pesar prós e contras das alternativas?

willyans
12-09-17, 08:38
Tubos de bengala desgastados no revestimento de cromo ou com riscos não seria uma opção garantida.

Refazer o revestimento de cromo é uma boa alternativa, desde que o empenamento delas estejam dentro do limite admissível. Consulte o service manual dela. Geralmente o limite é 0.2 mm. Contudo depois da cromação os tubos precisarão de retífica imagino eu com um nível de acabamento (rugosidade mínima) e precisão compatíveis.

Mas penso ser difícil para arrumar um desenho com medidas e tolerâncias originais no esquema. Chegastes a pesquisar no eBay? Para depois pesar prós e contras das alternativas?
o problema do ebay e que nao enviam para o brasil achei uma praticamente nova mas nao envia

Vulcan
13-09-17, 07:54
opsções:

-reformar a atual
-comprar outra usada (desmanche?)
-comprar outra nova
-comprar outro modelo de suspa compatível (paralelo) e recalibrar

willyans
14-09-17, 14:38
opsções:

-reformar a atual
-comprar outra usada (desmanche?)
-comprar outra nova
-comprar outro modelo de suspa compatível (paralelo) e recalibrar
boa tarde pessoal eu estava no mercadolivre procurando retentores pra ela,quando digitei as medidas eu vi que os retentores da xt660 sao iguais o da kawasaki ninja ai veio uma ideia se eu pegar o cilindro da xt660 e usinar pra entrar na kawasaki ninja ele fica bom.
o que acham?
alguem ai tem um cilindro interno de xt660 so pra tirar a medida interda dele pra mim?so preciso saber a medida interna pra poder decidir se pego ou nao.
meu plano e cortar uma parte do cilindro(obviamente a ponta roscada interna) e a ponta onde pega o pistao uma ponta seria feita a rosca esterna como o da kawasaki e na outra seria feito um rebaixo pra pegar a bucha da suspensao.

Vulcan
16-09-17, 00:13
boa tarde pessoal eu estava no mercadolivre procurando retentores pra ela,quando digitei as medidas eu vi que os retentores da xt660 sao iguais o da kawasaki ninja ai veio uma ideia se eu pegar o cilindro da xt660 e usinar pra entrar na kawasaki ninja ele fica bom.
o que acham?
alguem ai tem um cilindro interno de xt660 so pra tirar a medida interda dele pra mim?so preciso saber a medida interna pra poder decidir se pego ou nao.
meu plano e cortar uma parte do cilindro(obviamente a ponta roscada interna) e a ponta onde pega o pistao uma ponta seria feita a rosca esterna como o da kawasaki e na outra seria feito um rebaixo pra pegar a bucha da suspensao.

as duas são telescópicas amigo? a da XT provavelmente é bem maior, pode ficar ruim ter que cortar.
sobre o furo interno, é ainda mais complicado. poucos desmontam a bengala e guardam tais medidas! :(

indico procurar em um desmanche para obter as medidas.
boa sorte!

willyans
16-09-17, 12:54
as duas são telescópicas amigo? a da XT provavelmente é bem maior, pode ficar ruim ter que cortar.
sobre o furo interno, é ainda mais complicado. poucos desmontam a bengala e guardam tais medidas! :(

indico procurar em um desmanche para obter as medidas.
boa sorte!
Perguntei a um vendedor do MercadoLivre e a bengala da xt660 tem 40mm(na parte da rosca apos a rosca ela é mais expeça ou seja creio que va funcionar certo!

Vulcan
17-09-17, 10:25
Perguntei a um vendedor do MercadoLivre e a bengala da xt660 tem 40mm(na parte da rosca apos a rosca ela é mais expeça ou seja creio que va funcionar certo!

40mm no lado externo? bom, não entendi direito mas tomara que consiga!

willyans
17-09-17, 10:28
Eterno ela tem 43 interno ela tem 40

Ctrl-Alt-Del
17-09-17, 12:03
Na minha ideia e se for possível para você fazer isso. Eu faria o seguinte:

- com um paquímetro para medidas internas, um micrômetro centesimal para medir o Ø externo e uma trena para medir o comprimento total;

- fazer um desenho (esboço) da peça original, com todas as medidas;

- ir na loja (se possível) e fazer a mesma coisa com o tubo da XT;

- comparar os dois desenhos, como existem diferenças estudar a possibilidade de converter o tubo da XT em tubos para a ZX-7. Você precisaria consultar um profissional com capacidade técnica e máquinas ferramenta adequadas;

- Por fim decidir se é viável converter o tubo da XT em um para a tua ou mandar fabricar peças novas a partir do desenho tirado da peça original.

Se a alternativa melhor for a segunda. É importante levantar qual é o aço UNS designado para esses tubos, se é um tubo extrudado e etc. Sim é trabalhoso, mas é o jeito certo de fazer.

willyans
17-09-17, 13:27
Blz,vou fazer o que foi me dito!

willyans
27-09-17, 14:07
pessoal alguem sabe onde posso encontrar a canela da xt660 usada?pode esta arranhada que vai me servir,so nao pode estar empenada e so virar que o arranhao nao vai pegar nos retentores,se alguem por ai do forum tiver fala comigo que eu compro.