PDA

Ver Versão Completa : Parafuso de ajuste da folga de válvula



Zumbi666
23-09-17, 18:14
Olá a todos. Aqui venho com mais uma dúvida. Vi no manual de serviço da Fazer que o torque para a porca ajustadora da folga de válvula é de 13.5 N.mTem horas que um torquímetro faz falta e ficamos sem saber a linha que demarca o aperto ideal do aperto excessivo. Até hoje não vi um mecânico usando torquímetro para apertar tal porca, acho que até mesmo ali não tem espaço. Pergunto: aquele parafuso é fácil de quebrar? Se quebrar tem como tirar sem precisar abrir o cabeçote?

Vulcan
23-09-17, 23:29
no caso da YBR? acho que sim. lá no manual de serviço deve ter a vista explodida, se não me engano da pra desmontar o cabeçote com ele no lugar mas precisa segurar a corrente de comando com cuidado.

a questão é que se vai montar sem torquímetro, tenta "calibrar" sua mão com algum peso que fique com a força aproximada na chave que vai usar (tem que fazer uns calculos pra escolher o peso).

Zumbi666
24-09-17, 12:15
É no caso da Fazer 250...Eu vi um vídeo no Canal MMO, sobre regulagem de válvulas, que ele faz até um esforço considerável pra apertar a porca.. Obrigado pela resposta

andersonpg
24-09-17, 17:10
É no caso da Fazer 250...Eu vi um vídeo no Canal MMO, sobre regulagem de válvulas, que ele faz até um esforço considerável pra apertar a porca.. Obrigado pela resposta

Com uma chavezinha pequena é difícil fazer força o suficiente pra quebrar o parafuso. O máximo que pode acontecer é espanar a porca ou ficar difícil de afrouxar depois. Mas o segredo é igual apertar a vela. Encosta bem a porca e deu. Não queira virar o hulck apertando a porca que tá tudo certo.

Zumbi666
24-09-17, 19:26
Com uma chavezinha pequena é difícil fazer força o suficiente pra quebrar o parafuso. O máximo que pode acontecer é espanar a porca ou ficar difícil de afrouxar depois. Mas o segredo é igual apertar a vela. Encosta bem a porca e deu. Não queira virar o hulck apertando a porca que tá tudo certo.

Obrigado pela ajuda