PDA

Ver Versão Completa : POLÊMICA SOBRE O ÓLEO 10w30 DA HONDA



RickCG
29-09-17, 13:45
Fala galera !!

É o seguinte :

Todos sabem que, desde 2010, a Honda não vem se adequando á realidade brasileira. Desde a posição da buzina, até a adoção do óleo 10w30 para as nossas guerreiras.
É claro que óleos semi sintéticos são superiores aos minerais. o que se discute é a viscosidade.
Pesquisando e lendo sobre o assunto, topei com um blog ( Minha primeira moto), onde um engenheiro chamado Jeff, questiona a adoção desta viscosidade, visto que vivemos em um País de clima quente, o que faz o óleo ser consumido com mais rapidez. Para ele, o melhor seria o 20w50, que era anteriormente usado.
Eu nem considero, por exemplo, São Paulo, uma cidade tão quente assim. Mas, no verão, o calor é abafado devido á ausência d áreas verdes, muito concreto, somado ao calor dos motores dos carros. É uma panela de pressão a que nossos motores são submetidos, visto que trabalham já com a temperatura e rotação maiores e necessitando de ar para "resfriar" ( aí vc anda boa parte do tempo em corredores, nas grandes avenidas congestionadas, abafadas pelo calor dos motores dos carros, e o arrefecimento é feito justamente por este ar "calorento"). Sendo assim, o óleo, já fino, é consumido com mais rapidez, segundo o blog.

aí vc acha pessoas que fizeram motor de CG com 70.000 km. Embreagem com 35.000 km ( com a má lubrificação é a primeira a ir pro espaço).
Como tb, já vi relatos de pessoas que trocaram para o mineral 20w50 e a moto está com 100.000 km sem abrir motor.
Eu uso o 10w30. Troco de 1.000 em 1.000 km. A Honda indica troca a cada 6.000 km, mediante acompanhamento do nível.

Problemas com óleo não são novidade. Quem lembra dos VW e os famosos óleos Castrol Magnatec ?

É um assunto que me preocupa. E rodo média de 3.000 km/mês.
óleo 20w50 semi sintético Motul é o olho da cara. Tem um Castrol, que não sei se é bom.


Será que procede esta discussão toda ? Alguém com alguma experiência pra compartilhar ?​

- - - Updated - - -

Pra quem tem curiosidade de ler o blog

http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/06/alerta-aos-proprietarios-de-honda.html

brunogtecno
29-09-17, 15:16
Cara, eu vou te dizer uma coisa, use o óleo que a sua marca define pra uso na moto e troque conforme o manual ou de acordo com o que vc queira ( tem gente que troca a cada 900km ) eu às vezes troco como o manual e quando viajo mais de 2000 km troco quando termino a viagem ... Mas não que o óleo esteja ruim ou que esteja baixo é pra com desencargo de consciência minha mesmo, e quando troco fico mais de boa, mas geralmente troco a cada 5 mil ou 6 meses.. minha moto é uma factor 150 16/16

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

gabrielgeromel
29-09-17, 17:18
Alguns dizem que é porque a folga de não sei o que da embreagem diminuiu, e ai precisa de um óleo mais fino pra passar e lubrificar.

Eu concordo que o 10w30 é uma água, mas não sei o que dizer.

Agora essa de trocar óleo de 1000 em 1000 é muito desperdício de dinheiro.

Digamos que trocando de 1000 em 1000, seu motor dure 100 mil km. Ou seja, durante a vida inteira do motor, você trocou de óleo 100 vezes.

Agora digamos que cada troca de óleo você gastou 20 reais.

100 x 20 = 2 mil reais gasto com óleo

Pois bem, digamos que eu, trocando a cada 3000 km, o motor dure 60 mil km.

Na vida inteira do motor, gastei 20 trocas de óleo.

20 x 20 = 400 reais.

Com esses 600 reais que economizei, eu consigo fazer o motor 2 vezes, ultrapassando e muito esses 100 mil km que o teu motor durou trocando de 1000 em 1000.

Esse é meu pensamento, cada um faz o que quiser, mas acho legal essa matemática.

andersonpg
29-09-17, 20:09
Eu também acho que trocar óleo de 1000 em 1000 é desperdício, se trocar a cada 3.000 km já vai estar trocando na metade do recomendando pela fábrica.

Óleo 10w30 é fino pra caramba, no carro eu uso 5w30 que é o recomendado e a diferença de viscosidade para 20w50 é grande, certamente as galerias de oleo, bomba e etc foram projetados para esse óleo mais fino.

Logo eu acho que tu deve continuar usando o recomendado, ou no máximo um 10w40, 15w40...

Mas 20w50 é muita diferença.

O que se nota é a tendência de óleos cada vez menos viscosos, os motores de automóveis modernos já usam óleo 0w20. É uma tendência por causa da redução de atrito, economia, emissão de poluentes e etc...

- - - Updated - - -

E claro, projetos de motores e tecnologia de fábricaçao mais precisas, que admitem folgas menores entre as peças....

Vulcan
30-09-17, 00:23
rapaz, o maior problema que vejo nas motos de baixa cilindrada é a temperatura máxima atingida com os motores a ar quentes... a maioria dos óleos, incluindo motul 5100 15W50 que testei, não suporta legal. a partir daí veio uma tabela de ensaio de laboratório que ctrl-alt-del (se não engano) postou e mostrou que o mobil tem maior estabilidade da viscosidade, por isso acabou sendo um dos melhores óleos pras nossas pequenas.

outro ítem que vem ganhando espaço é o militec da vida, que trabalha melhor exatamente com o calor.

filipedonato
30-09-17, 10:07
Ainda insistem em afirmar que viscosidade tem algo a ver com temperatura.
Viscosidade é para as folgas do motor.
Quem tiver a oportunidade veja esse vídeo e tire de vez suas dúvidas quanto a óleo grosso:
https://www.youtube.com/watch?v=sjrQBiyrIHw

andersonpg
30-09-17, 11:31
Só por curiosidade, a Yamaha trocou o óleo das 250 para o semissintetico 10w40 a partir de 2015. E sabemos que o motor continuou o mesmo.

https://www.yamaha-motor.com.br/mobile/estatica.aspx?id=84

ailton_azul
02-10-17, 08:34
Buenas

Eu só mudaria do mineral Motul 20 w 50 (oficial marca da FIM, deve ser até ½ estrangeiro) para um nacional semissintético Texsa (nacional Petrobras-Lubrax, não ligo muito). Essas opções doidas do coração, tipo ajudar nossa indústria. Porém a Texsa não tem canal de distribuição em Sampa ou redondezas.
Assim, Motul3000, a cada 3000km, completando qdo necessário, e pensando em reduzir a km para 2000 ou 2500 máx.
http://www.texsadobrasil.com.br/tabela.php

Rdrigo
03-10-17, 23:27
Trabalho na entrega com um titan 2009mix usando este óleo semi sintético só não lembro a viscosidade, trocando a cada 2000km, motor dela já vai pra 112.000km em plena forma, já minha moto particular titan 2009 (sem ser mix) coloquei esse óleo nela ela começou a soltar óleo cru pelo escapamento, corri voltei usar óleo mineral inda.bem.não danificou nada, vai entender.

Vulcan
04-10-17, 11:32
Trabalho na entrega com um titan 2009mix usando este óleo semi sintético só não lembro a viscosidade, trocando a cada 2000km, motor dela já vai pra 112.000km em plena forma, já minha moto particular titan 2009 (sem ser mix) coloquei esse óleo nela ela começou a soltar óleo cru pelo escapamento, corri voltei usar óleo mineral inda.bem.não danificou nada, vai entender.

https://lememesdoalem.files.wordpress.com/2012/04/images32.jpg

- - - Updated - - -


Buenas

Eu só mudaria do mineral Motul 20 w 50 (oficial marca da FIM, deve ser até ½ estrangeiro) para um nacional semissintético Texsa (nacional Petrobras-Lubrax, não ligo muito). Essas opções doidas do coração, tipo ajudar nossa indústria. Porém a Texsa não tem canal de distribuição em Sampa ou redondezas.
Assim, Motul3000, a cada 3000km, completando qdo necessário, e pensando em reduzir a km para 2000 ou 2500 máx.
http://www.texsadobrasil.com.br/tabela.php

não quero desanima-lo colega mas ouvi falar que esse 3000 aí é um dos mais perebas (API SG?)... está usando ele com militec/molycote?

- - - Updated - - -

a mirage depois de trocar o "óleo de lavagem" com 2000 vou fazer as trocas com 4000 e pretendo usar 10W40 API SL (yamalube) com militec/molycote. falta 500 km. auehuaheuaheuhaehuaehuaheuuhae

andersonpg
04-10-17, 11:41
https://lememesdoalem.files.wordpress.com/2012/04/images32.jpg

- - - Updated - - -



não quero desanima-lo colega mas ouvi falar que esse 3000 aí é um dos mais perebas (API SG?)... está usando ele com militec/molycote?

- - - Updated - - -

a mirage depois de trocar o "óleo de lavagem" com 2000 vou fazer as trocas com 4000 e pretendo usar 10W40 API SL (yamalube) com militec/molycote. falta 500 km. auehuaheuaheuhaehuaehuaheuuhae


Yamalube é caro. Metade do valor é só a marca.

Eu usaria então o Lubrax 10W40: https://www.maucor.com.br/detalheproduto/PETROBRAS-LUBRAX-LUBRAX-TECNO-MOTO-SAE-10W40-UND-1L_031136.html?gshop=TO&gclid=Cj0KCQjwjdLOBRCkARIsAFj5-GBsNSCECNsYJptoTPM7YqZqqlUen9BzBFf4FJkjwKJ8t6oub_b zDxwaAnIpEALw_wcB

ailton_azul
04-10-17, 15:18
https://lememesdoalem.files.wordpress.com/2012/04/images32.jpg

- - - Updated - - -



não quero desanima-lo colega mas ouvi falar que esse 3000 aí é um dos mais perebas (API SG?)... está usando ele com militec/molycote?
- - - Updated - - -

a mirage depois de trocar o "óleo de lavagem" com 2000 vou fazer as trocas com 4000 e pretendo usar 10W40 API SL (yamalube) com militec/molycote. falta 500 km. auehuaheuaheuhaehuaehuaheuuhae
O que importa é a maciez que se sente no câmbio na ponta do sapato. Hj msm completei depois de uma baixa importante ao ir/voltar da praia num chuvão: completei e a molezinha no câmbio é real. Ponho de vez em quando um redutor de atrito....

Fala muito de perda de viscosidade no trabalho do motor excessivamente quente; mas o trabalho no frio, tipo chuva que peguei, também zoa anéis, camisas, etc, etc... meu oleo agarante, colega Vulcan!

lucas jung
04-10-17, 17:38
o óleo 10w30 é usado , pois a moto injetada consegue controlar a temperatura de trabalho do motor , por mais que se de pau nela ,coisa que a carburada não faz , agora se colocar um kit numa injetada ,um muito forte e não trocar o óleo por um mais grosso , ai babau motor.

brunocg150sport
04-10-17, 21:55
também fiquei com o pulga atras da orelha quando comprei uma cg injetada por causa desse oleo na internet tem muitos experts na internet mas não da pra acreditar em ninguem.
conheço um mototaxista a moto dele tá virando os 100 mil km e nunca fez motor ou troco embreagem se a minha dura 50 mil ainda acho que é lucro. a questão da troca com 1000km em 1000km não condeno ninguém por isso mas acho absurdo a troca de 6000 mil km recomendado pela honda mesmo sendo óleo semi sintético porem eu não usaria aquele oleo mineral 20w50 com mil km sai um pinche do motor horrível .

chiccoli
05-10-17, 00:13
Até onde eu sei, a vantagem do oleo fino, é justamente pq ele permite passar pelos anéis, lubrificá-los, e infelizmente queima, e baixa oleo, assim aumentando a durabilidade dos anéis, aiiii, como diz no manuel, vc olha todo dia e completa. Se vc começou a usar um oleo mais grosso, o motor vai se desgastar até ajustar a aquilo ali, e se vc voltar, ele deveria ficar com as folgas maiores, e passaria o oleo "direto". Mas sei lá, não sou engenheiro ^^

Eu já usei o 10w30 honda numa 150 2012 que eu tive, desde nova, no calor araçatubense(40~45ºC), ela parecia que fazia um barulho mais estridente do motor, mas normal, a moto nunca se desmontou não ^^
E já usei numa twister que eu tinha, vide foto, no frio era uma beleza, a moto pegava mais leve, era uma maravilha, no calor parecia que tinha uma cascavel la dentro o.O

Stone
06-10-17, 08:38
Esse assunto é mais velho que CG bolinha. Tem muitos experts por aí, cada um afirma uma coisa, se for dar bola pra esse tipo de coisa a gente fica louco.
Use o óleo que acharem melhor, o que não pode é faltar óleo no motor.

Tanto se fala de óleo e pouco se fala do filtro de ar, se passar poeira pelo filtro de ar podem usar óleo de ouro que não vai fazer o motor durar. Uma coisa eu afirmo pra vocês, esse filtros de papel deixam passar poeira, isso é fato.

JeffersonCGdS
05-05-21, 22:09
Cavei, cavei fundo pra desenterrar.

Sempre tive essa dúvida do óleo na comet 250 e procuro usar o melhor pra moto(que cabe no bolso). Pastilha potenza, filtro k&n, só gasolina aditivada e até agora 20w50 motul ou yamalube.

Ai fiquei muito incomodado com a Yamaha mandando 10w40 no mesmo motor de sempre, já cansado e afirmando que não muda nada, não queima ou baixa nada, só o óleo é melhor.

Como todo mundo dá esse papo de que 20w50 é pro Brasil pq aqui é mais quente eu, que tenho uma moto "importada" decidi procurar o manual lá de fora e tá aí na imagem. A comet pode usar qualquer coisa entre 10w40 e 20w50, a verdadeira fabricante orienta a usar o melhor óleo disponível na falta do 10w40 desde que siga a tabela de temperatura.

Ja que aqui no sul o clima não é tão diferente do sul coreano vou passar a usar o yama 10w40 já que tão falando que a classificação dele é superior ao do motul.

Manual original da gt250r

http://mybikemanuals.com/hyosung/hyosung-gt-owners-manuals/https://uploads.tapatalk-cdn.com/20210506/69aaca42439bbfebca63da31a2e5bc06.jpg

Enviado de meu ASUS_Z01KD usando o Tapatalk

Guidão de Moto
06-05-21, 20:06
Já que tu escavou, vou compartilhar minha opinião



https://www.youtube.com/watch?v=22IUQoEXJ_Y

chiccoli
07-05-21, 00:35
Esse assunto é mais velho que CG bolinha. Tem muitos experts por aí, cada um afirma uma coisa, se for dar bola pra esse tipo de coisa a gente fica louco.
Use o óleo que acharem melhor, o que não pode é faltar óleo no motor.

Tanto se fala de óleo e pouco se fala do filtro de ar, se passar poeira pelo filtro de ar podem usar óleo de ouro que não vai fazer o motor durar. Uma coisa eu afirmo pra vocês, esse filtros de papel deixam passar poeira, isso é fato.


Aproveitando a deixa que desenterraram, a filtro de papel viscoso que é usado hoje em dia, presta aquilo ? Já ouvi de passar o filtro pra espulma, embebedar ele com oleo 90 e as 9 horas, mas.. também me falaram que conforme o oleo vai descendo, a regulagem do carburador fica ruim, e assim vai ..., o que seria verdade ?

fulano
26-06-21, 19:55
da mesma forma que os motores melhoraram, o oleo tambem melhorou. não vejo porque achar que a montadora está errada por colocar oleo 10w 30 no manual, afinal de contas, ela seria a maior prejudicada se isso fosse ruim.

fellpz
28-06-21, 19:43
Cadê os Lubrax 10W-40 no mercado??? 8(