PDA

Ver Versão Completa : Titan 150 EX não diminui a marcha



Davidson Braga
13-10-17, 19:23
Olá a todos, boa noite!

Pessoal, tô com um problemão na motoca. Até quarta feira tava tudo certinho, as marchas aumentando e diminuindo perfeitamente.
Ontem, lavei a motoca e a noite fui sair pra dar uma aliviada na cabeça, quando no primeiro semáforo foi parar e eis que pra minha surpresa a moto não tá voltando as marchas: 5 - 4 - 3 - 2 - N - 1
Ela muda da 5 pra 4 e depois não desce mais. Eu meio que tenho que dar um toque no pedal pra cima (com ela em movimento e sem puxar a embreagem) pro pedal voltar a posição central e eu conseguir ir diminuindo.
Para arrancar 1 - N - 2 - 3 - 4 - 5 vai tranquilo, o problema é pra reduzir.
A embreagem não tá patinando, a motor tá normal, não perdeu o desempenho. Só estou tendo esse problema na hora de reduzir as marchas.
Antes eu estava usando óleo 20w50 e agora troquei e colocaram 10w30, isso pode interferir em algo? Será que minha caixa de marchas foi pro espaço??

Obrigado pela atenção!

andersonpg
13-10-17, 21:09
Bem provável que seja um desgaste no seletor de marchas (estrela) mas só tirando a tampa da embreagem pra ver.

É um serviço relativamente simples (se for só a estrelinha).

- - - Updated - - -

Ou a estrelinha e o abridor de garrafa...

Ctrl-Alt-Del
13-10-17, 21:17
Verificaste se a embreagem não está muito baixa? Pode ser uma simples regulagem.

Davidson Braga
14-10-17, 00:02
Verificaste se a embreagem não está muito baixa? Pode ser uma simples regulagem.

Sim, já verifiquei!
Foi a primeira coisa que eu olhei.

- - - Updated - - -


Bem provável que seja um desgaste no seletor de marchas (estrela) mas só tirando a tampa da embreagem pra ver.

É um serviço relativamente simples (se for só a estrelinha).

- - - Updated - - -

Ou a estrelinha e o abridor de garrafa...

Também tô achando que é a estrelinha. O que desgataria tão rápido assim? Minha Titan tá só com 51.500 KM rodados. :(

andersonpg
14-10-17, 00:07
O que eu sei que pode desgastar é justamente andar com o ajuste da embreagem muito baixo e também descer as marchas todas de uma vez, até dar aquele tranco na 1° marcha, sabe?

Digamos que vc vem em quinta e ao invés de passar marcha por marcha, vc segura a embreagem e vai passando todas as marchas sem soltar a embreagem até chegar na primeira e dar aquele tranco, mas isso é relativo, já ouvi falar que tem regulagem nesse seletor de marchas, talvez seja só regulagem.

Isac-RJ
14-10-17, 19:24
O pedal fica pra baixo quando vc reduz a marcha? Ele tem que votar a posição inicial quando vc sobe ou desce a marcha,se ele não fizer isso é porque quebrou uma mola, é coisa simples de resolver,só tem que abrir a tampa do motor,não é serviço caro.

Davidson Braga
15-10-17, 19:41
O pedal fica pra baixo quando vc reduz a marcha? Ele tem que votar a posição inicial quando vc sobe ou desce a marcha,se ele não fizer isso é porque quebrou uma mola, é coisa simples de resolver,só tem que abrir a tampa do motor,não é serviço caro.

É isso mesmo. Ele só fica pra baixo. kkkkk
Aí eu tenho que dar um toquezinho pra cima pra ele "voltar pro centro" e eu conseguir reduzir as marchas.

Vulcan
15-10-17, 21:25
É isso mesmo. Ele só fica pra baixo. kkkkk
Aí eu tenho que dar um toquezinho pra cima pra ele "voltar pro centro" e eu conseguir reduzir as marchas.

parece que o eixo do pedal foi danificado. seria uma boa desmontar essa parte do pedal de câmbio (tirar o eixo dele fora) pra revisar a integridade dele e das molas do garfo seletor de marchas.

Davidson Braga
15-10-17, 21:27
parece que o eixo do pedal foi danificado. seria uma boa desmontar essa parte do pedal de câmbio (tirar o eixo dele fora) pra revisar a integridade dele e das molas do garfo seletor de marchas.

Isso eu posso fazer em casa? Ou somente um mecânico pra mexer nisso?
Eu gostaria de limpar o filtro de óleo interno do motor e o filtro centrífugo.
Acho que essas coisas nunca foram limpas.

Vulcan
15-10-17, 21:49
Isso eu posso fazer em casa? Ou somente um mecânico pra mexer nisso?
Eu gostaria de limpar o filtro de óleo interno do motor e o filtro centrífugo.
Acho que essas coisas nunca foram limpas.

eu desmontei e montei minha biz inteira na garagem de casa (ta, inteira não... não tirei os raios das rodas e o pino do virabrequim que segura a biela e alguns rolamentos), essa parte que você precisa mexer não é tão difícil porém precisa ter as ferramentas certas ou não consegue desmontar pois pra acessar completamente o garfo seletor de marchas precisa tirar fora a embreagem e se usa uma ferramenta especial (um tipo de chave castelo, eu fiz a minha propria com uma soquete e um esmeril).

pra limpar os filtros é bem mais fácil, só não pode esquecer das juntas ou do silicone de alta temperatura (e claro, limpar tudo MUITO BEM, caso contrário vai vazar...).

Davidson Braga
15-10-17, 21:51
eu desmontei e montei minha biz inteira na garagem de casa (ta, inteira não... não tirei os raios das rodas e o pino do virabrequim que segura a biela e alguns rolamentos), essa parte que você precisa mexer não é tão difícil porém precisa ter as ferramentas certas ou não consegue desmontar pois pra acessar completamente o garfo seletor de marchas precisa tirar fora a embreagem e se usa uma ferramenta especial (um tipo de chave castelo, eu fiz a minha propria com uma soquete e um esmeril).

pra limpar os filtros é bem mais fácil, só não pode esquecer das juntas ou do silicone de alta temperatura (e claro, limpar tudo MUITO BEM, caso contrário vai vazar...).

Vish... Só de ler a parte: "precisa tirar fora a embreagem" já me deu gelo kkkkk
Vou ter que levar numa oficina :(
Tenho as chaves pra tirar a tampa, tudo certinho. Mas tirar a embreagem fora é meio foda.

Vulcan
15-10-17, 21:55
Vish... Só de ler a parte: "precisa tirar fora a embreagem" já me deu gelo kkkkk
Vou ter que levar numa oficina :(
Tenho as chaves pra tirar a tampa, tudo certinho. Mas tirar a embreagem fora é meio foda.

eu construi minhas proprias ferramentas, se não se sente seguro deixe pra uma oficina mesmo... mas pode aproveitar pra olhar como é o motor ao limpar os filtros em casa :)

Davidson Braga
15-10-17, 21:59
eu construi minhas proprias ferramentas, se não se sente seguro deixe pra uma oficina mesmo... mas pode aproveitar pra olhar como é o motor ao limpar os filtros em casa :)

Vou levar numa oficina, e ao desmontar o motor eu mesmo limpo os filtros. kkkk
Dai o cara mexe na caixa de marcha dela.

Isac-RJ
16-10-17, 12:55
Vou levar numa oficina, e ao desmontar o motor eu mesmo limpo os filtros. kkkk
Dai o cara mexe na caixa de marcha dela.
Dá uma olhada nesse vídeo, nos 22 minutos ele mostra a montagem do eixo seletor, a mola que aparece nesse eixo que quebrou,é simples trocar.Vale a pena ver o vídeo todo.

http://youtu.be/w_FnSQJu9sE?t=22m

Davidson Braga
17-10-17, 14:57
Levei a motoca na oficina pra fazer orçamento:

Trocar junta do motor
Trocar os retentores do amortecedor traseiro (só troquei 1x até hoje kkk)
Limpar filtro centrífugo e filtro de óleo interno
Trocar o kit mola do seletor
Trocar óleo (*****, troquei o óleo não tem nem 150Km)
Mão de obra

Valor do serviço: 150,00

andersonpg
17-10-17, 17:05
Tá barato pra caramba!

Isac-RJ
17-10-17, 20:18
Levei a motoca na oficina pra fazer orçamento:

Trocar junta do motor
Trocar os retentores do amortecedor traseiro (só troquei 1x até hoje kkk)
Limpar filtro centrífugo e filtro de óleo interno
Trocar o kit mola do seletor
Trocar óleo (*****, troquei o óleo não tem nem 150Km)
Mão de obra

Valor do serviço: 150,00
É isso aí,em 2009 paguei R$33 pra trocar essa mola,R$3 da mola e R$30 da mão de obra em oficina boa,não precisou trocar o óleo nem junta. Naquela época a revisão completa era R$80 na concessionária.

Davidson Braga
28-10-17, 11:22
E aí galera, vim aqui dar um feed sobre o desfecho da história.
Levei hoje cedo na oficina e mandei fazer o serviço:

Troca da mola do braço seletor original CG 150 = 14,90
Óleo Mobil Semi Sintético 10w30 colocado = 25,00 (achei bem caro, mas dá nada)
Junta da tampa direita CG 150 = 6,90
Retentor haste embreagem (não sei que ***** é essa, se alguém puder me explicar ficarei muito agradecido <3 ) = 7,00
Mão de obra = 100,00
Pastilha de freio = 20,90 (trocaram também o fluído de freio como cortesia. Trocando o fluído junto ficaria 50,00 mas falei que só queria a pastilha o cara disse que não ia me deixar sair com a moto de lá com serviço porco e me deu o fluido de brinde. kkkkk Caraca... Minha pastilha era a original de fábrica ainda. Tava quase no ferro)

174,70 em 3x

Irmãos... O câmbio tá justinho, uma delicia! Nem quando veio de fábrica o câmbio tava tão justinho como agora. Gostei.
Ví a mola... Ela não se separou dentro do motor, mas ela trincou e perdeu a força para retornar. Ainda bem que não quebrou.

Obrigado a todos pela ajuda, se eu não tivesse esse conhecimento adquirido aqui com certeza iriam cobrar bem mais!

Vulcan
30-10-17, 09:12
retentor da haste de embreagem é a 'borrachinha' que fica na alavanca do lado de fora do motor que o cabo de embreagem puxa. é uma boa idéia trocar quando se tem chance.
o fluido deve ser um DOT 3 baratim, por isso não cobraram (não é ruim, depende mesmo de onde e como vai usar)
achei bom os preços; só esse óleo aí que ja deu muito o que falar :D

Davidson Braga
30-10-17, 09:40
retentor da haste de embreagem é a 'borrachinha' que fica na alavanca do lado de fora do motor que o cabo de embreagem puxa. é uma boa idéia trocar quando se tem chance.
o fluido deve ser um DOT 3 baratim, por isso não cobraram (não é ruim, depende mesmo de onde e como vai usar)
achei bom os preços; só esse óleo aí que ja deu muito o que falar :D
kkkkkkkkkkkkkkk Esse óleo... Na próxima troca vou colocar um Castrol ou Motul decente, pode ficar tranquilo haha
Será que eles colocariam DOT3 num local onde estava um DOT 4? Não acho que seria possível isso... Mas agora fiquei na dúvida.
O cara deu um grau na pinça de freio, limpou ela todinha... Ficou show. Só que tô sentindo o freio meio borrachudo, pode ser efeito da pastilha nova, talvez?

Ctrl-Alt-Del
30-10-17, 14:40
Pode ser DOT3 sem problemas. A menos que tu andes no modo track day. Mas todo o óleo do sistema hidráulico deve ser substituído a cada dois anos.

A principal razão para tal é que este fluido é higroscópico, absorve água com o tempo o que resulta em um efeito de freio borrachudo.

E quando se trocar o fluido é preciso se certificar que todo o ar foi removido do sistema. Mais popularmente conhecido como sangrar o burrinho.

Davidson Braga
30-10-17, 14:45
Pode ser DOT3 sem problemas. A menos que tu andes no modo track day. Mas todo o óleo do sistema hidráulico deve ser substituído a cada dois anos.

A principal razão para tal é que este fluido é higroscópico, absorve água com o tempo o que resulta em um efeito de freio borrachudo.

E quando se trocar o fluido é preciso se certificar que todo o ar foi removido do sistema. Mais popularmente conhecido como sangrar o burrinho.

Vou dar um tempo... Se o freio continuar borrachudo, vou fazer a troca do fluído e a sangria do mesmo. Talvez seja efeito da pastilha nova.
Odeio usar marca genérica, mas era a única que tinha na hora, sempre dou preferência a usar pastilhas Nissin, mas colocaram Cobreq. :(

Ctrl-Alt-Del
30-10-17, 15:15
Não diria que pastilhas Cobreq são tão genéricas. O mercado de reposição também disponibiliza pastilhas boas.

Para o uso normal do dia-a-dia a melhor opção custo x benefício seriam as pastilhas semi-metálicas.

Via de regra se recebe pelo que se paga, não existe almoço de graça.

Já para fluidos de freio Motul e Castrol sim são bons. A questão é se paga mais pelo nome do que pelo produto propriamente dito. Qualquer Lubrax, Varga, Havoline Texaco, Mobil, Shell, Ipiranga, Valvoline DOT 4 ou 3 resolve o mesmo por menos.

Davidson Braga
30-10-17, 15:30
Não diria que pastilhas Cobreq são tão genéricas. O mercado de reposição também disponibiliza pastilhas boas.

Para o uso normal do dia-a-dia a melhor opção custo x benefício seriam as pastilhas semi-metálicas.

Via de regra se recebe pelo que se paga, não existe almoço de graça.

Já para fluidos de freio Motul e Castrol sim são bons. A questão é se paga mais pelo nome do que pelo produto propriamente dito. Qualquer Lubrax, Varga, Havoline Texaco, Mobil, Shell, Ipiranga, Valvoline DOT 4 ou 3 resolve o mesmo por menos.

Eu sempre usei Varga.
Inclusive, a única vez que eu mesmo troquei, usei o Varga DOT4. Já esse que foi utilizado eu não sei... Mas sinceramente tô com medo de ter uma bolha de ar dentro do sistema. Não confio no serviço desses caras, inclusive quando eu faço o serviço faço com todo um cuidado para não danificar nada e ficar perfeito, mas devido a minha falta de ferramentas corretas (como torquimetro, chave para remover o filtro centrífugo) eu não faço determinados reparos. kkkk
Até achei que era complicado substituir as pastilhas, mas pelo que vi pelo Youtube a fora é a coisa mais simples do mundo, fora que tenho as chaves corretas. Vou até desmontar a pinça, pois tô preocupado do mecânico não ter colocado novamente uma trava que vai no fundo da pinça de freio. kkkkk
Sou muito sistemático com minha moto... A manutenção tem que estar em dia, pois infelizmente o parachoque da moto somos nós né.

andersonpg
30-10-17, 15:58
Pastilha nova demora um pouco pra assentar.
Lembro que o freio traseiro demorou um pouco mais pra assentar do que o dianteiro.
Quando troquei da Fazer, troquei dianteira e traseira, usei da marca Fischer, 40 reais no total os 2 pares.

Fluido nos 2 reservatórios fala pra usar somente dot4. Mas concordo que mesmo o dot 3 pra dar Fading tem que frear muito.

As marcas de fluido que mais se encontram aqui são varga e Bosch, sempre usei qualquer umas das duas sem problemas.

Davidson Braga
30-10-17, 16:00
Pastilha nova demora um pouco pra assentar.
Lembro que o freio traseiro demorou um pouco mais pra assentar do que o dianteiro.
Quando troquei da Fazer, troquei dianteira e traseira, usei da marca Fischer, 40 reais no total os 2 pares.

Fluido nos 2 reservatórios fala pra usar somente dot4. Mas concordo que mesmo o dot 3 pra dar Fading tem que frear muito.

As marcas de fluido que mais se encontram aqui são varga e Bosch, sempre usei qualquer umas das duas sem problemas.Então esse negócio de borrachudo deve ser a pastilha assentando kkkk Menos mal !

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

andersonpg
30-10-17, 16:01
Na minha eu mesmo fiz o serviço todo... Coisa fácil de se fazer com calma, sem pressa e com capricho.

Davidson Braga
30-10-17, 16:03
Na minha eu mesmo fiz o serviço todo... Coisa fácil de se fazer com calma, sem pressa e com capricho.Sim sim. Dei mole em mandar fazer na oficina. Achei que era complicado de fazer... Da próxima eu mesmo vou fazer. Chegando em casa vou desmontar pra ver se o cara colocou a trava corretamente. Mas acho que ele não esqueceria de nada referente ao freio não. Até mesmo porque isso poderia dar muito ruim pra oficina né.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

andersonpg
30-10-17, 16:09
Sim sim. Dei mole em mandar fazer na oficina. Achei que era complicado de fazer... Da próxima eu mesmo vou fazer. Chegando em casa vou desmontar pra ver se o cara colocou a trava corretamente. Mas acho que ele não esqueceria de nada referente ao freio não. Até mesmo porque isso poderia dar muito ruim pra oficina né.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Acho que não, isso é serviço corriqueiro, e esses caras tem prática nisso.

Logo que troquei as pastilhas da Fazer achei que tinha ficado ar também, o freio traseiro ficou muito borrachudo, não travava a roda de jeito nenhum.

Depois de uns 300km o freio assentou. Agora as vezes chego a dar umas travadas na roda traseira sem querer, só pisar um pouquinho mais forte.

Esses dias tinha um custonzeiro na minha frente parado no sinal, a roda travou e o pneu deu uma cantada e o cara se cagou todo. Quando o sinal abriu sai a milhão pra não apanhar, vai que o cara é dos Hell's angels.

E também como eu estou acostumado com o carro, tô ligado que pastilha e afins demoram pra assentar.

Davidson Braga
30-10-17, 16:10
Acho que não, isso é serviço corriqueiro, e esses caras Tam prática nisso.

Logo que troquei as pastilhas da Fazer achei que tinha ficado ar também, o freio traseiro ficou muito borrachudo, não travava a roda de jeito nenhum.

Depois de uns 300km o freio assentou. Agora as vezes chego a dar umas travadas na roda traseira sem querer, só pisar um pouquinho mais forte.

Esses dias tinha um custonzeiro na minha frente parado no sinal, a roda travou e o pneu deu uma cantada e o cara se cagou todo. Quando o sinal abriu sai a milhão pra não apanhar, vai que o cara é dos Hell's angels.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sei bem como é isso, já passei por isso várias vezes haha

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk