PDA

Ver Versão Completa : Ferrugem dentro do tanque - Devo me preocupar? [Fotos]



gabrielgeromel
29-10-17, 08:56
Gasolina acabando, abri o tanque pra ver se a gasolina que tem dá pra chegar no posto e me deparei com essa ferrugem.

Já cheguei até a procurar alguns métodos caseiros, um bem fácil é simplesmente secar o tanque e limpar com bicarbonato de sódio e vinagre. Deixar de molho a mistura e depois lavar com água e detergente neutro. Mas enfim, não sei se isso agride o tanque e depois de 1 mês a ferrugem voltar pior ainda.

Eu até faria sem perguntar aqui no fórum, mas não custa nada perguntar e sempre tem pessoas que entendem mais que eu ou já passaram por essa situação.

Ah, e sempre coloco gasolina aditivada (DT Clean). Achei que ela pelo menos ajudava contra ferrugem.
https://i.imgur.com/CTxNClW.png

https://i.imgur.com/EbwEfLg.png

andersonpg
29-10-17, 10:27
Tu tah falando dessa ferrugenzinha na boca do tanque?

Isso é meio normal... Limpe com wd40 (o verdadeiro)
Não precisa esvaziar o tanque, o wd40 queima junto com a gasosa.

E de vez em quando aplique um pouco de wd40 nessas partes e na tampa do tanque e buraco da chave para lubrificar.

gabrielgeromel
29-10-17, 17:46
Tu tah falando dessa ferrugenzinha na boca do tanque?

Isso é meio normal... Limpe com wd40 (o verdadeiro)
Não precisa esvaziar o tanque, o wd40 queima junto com a gasosa.

E de vez em quando aplique um pouco de wd40 nessas partes e na tampa do tanque e buraco da chave para lubrificar.

Não só na boca do tanque, se você ver no tanque inteiro já está formando uma camada superficial de ferrugem. Ou seria sujeira?

andersonpg
29-10-17, 18:37
Difícil saber se é ferrugem ou alguma sujeira, ou borra da própria gasolina, só limpando e vendo o que é. Mas dentro do tanque não dá pra controlar, o meu a boca estava com um pouco de ferrugem e um pouco de sujeira, como se fosse uma borra da própria gasolina.

Tirei tudo com wd40.

Acho que se for algo dentro do tanque mesmo, a não ser que se troque o tanque, qualquer coisa que for fazer vai enferrujar denovo.

- - - Updated - - -

Olhei bem a foto agora, tá parecendo mais uma sujeira superficial mesmo, não tá com jeito de ferrugem.

Isso vai acumulando na boca do tanque e deve ter descido.

Como eu disse, passa um wd40 agora e limpa bem.

Depois de 6 em 6 meses tira a tampa do tanque e dá uma limpada em volta e na própria tampa com wd40.

Se cair wd40 no tanque não se preocupe, o máximo que pode acontecer é dar uma limpada no sistema de injeção.

Ctrl-Alt-Del
30-10-17, 20:11
Os tanques da tua como das motocicletas atuais possuem um tratamento para minimizar ferrugem e corrosão.

Ocorre que este tratamento não é capaz de combater o efeito desta mistura de etanol e gasolina para sempre.

Porque o etanol têm o que chamamos de um "caráter levemente ácido". Para potencializar o ataque ao tanque o etanol dito anidro (anidro é que não contém água) não é anidro. Pausa para meditação.

Resolveram um dia que o custo de remover os 4 e poucos % de água remanescente durante o processo de destilação aumenta o custo de obtenção deste álcool.

Daí devem ter pensado:
- Que se f-o-d-a-m os tanques metálicos.

Portanto, etanol + água o resultado é implacável resulta em corrosão. Também contribui para a degradação da gasolina atual E27. Se deixar gasolina no tanque parada mais de um mês na moto é pá e b-o-s-t-a. Irá começar a formar um tipo de verniz polimérico e junto com alguma ferrugem fica aquela maravilha. Se não usar gasosa aditivada, então a situação é ainda pior.

Há como melhorar a situação, não sei se é para vosso caso e situação.

Davidson Braga
30-10-17, 23:26
Os tanques da tua como das motocicletas atuais possuem um tratamento para minimizar ferrugem e corrosão.

Ocorre que este tratamento não é capaz de combater o efeito desta mistura de etanol e gasolina para sempre.

Porque o etanol têm o que chamamos de um "caráter levemente ácido". Para potencializar o ataque ao tanque o etanol dito anidro (anidro é que não contém água) não é anidro. Pausa para meditação.

Resolveram um dia que o custo de remover os 4 e poucos % de água remanescente durante o processo de destilação aumenta o custo de obtenção deste álcool.

Daí devem ter pensado:
- Que se f-o-d-a-m os tanques metálicos.

Portanto, etanol + água o resultado é implacável resulta em corrosão. Também contribui para a degradação da gasolina atual E27. Se deixar gasolina no tanque parada mais de um mês na moto é pá e b-o-s-t-a. Irá começar a formar um tipo de verniz polimérico e junto com alguma ferrugem fica aquela maravilha. Se não usar gasosa aditivada, então a situação é ainda pior.

Há como melhorar a situação, não sei se é para vosso caso e situação.Ainda bem que na minha pretinha só uso aditivada de boa procedência.
Acho que desde quando comprei até hoje, só devo ter usado uns 4 ou 5 tanques de comum.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

andersonpg
31-10-17, 06:22
Eu já vou dizer pra vocês que a comum rende um pouco mais, indiferente do posto que eu abastecer.

Tem uma lei que já faz mais de ano que é para as gasolinas vendidas aqui serem aditivadas, todas. Mas só Deus sabe porque não saiu do papel ainda.

Certamente mesmo com isso os postos vão ter uma aditivada comum e uma super aditivada. Pra cobrar mais caro.

Vulcan
31-10-17, 07:55
Eu já vou dizer pra vocês que a comum rende um pouco mais, indiferente do posto que eu abastecer.

Tem uma lei que já faz mais de ano que é para as gasolinas vendidas aqui serem aditivadas, todas. Mas só Deus sabe porque não saiu do papel ainda.

Certamente mesmo com isso os postos vão ter uma aditivada comum e uma super aditivada. Pra cobrar mais caro.

gasolina comum é comum para todos os postos (obrigatório mesma formula). aditivada recebe aditivo que o posto quiser, se o dono do posto quiser misturar com mijo ele pode chamar de aditivada que está dentro da lei porque o aditivo é segredo opcional dos postos (por isso nomes comerciais de V-power nitro twinturbo jet clear caspa F1)... só os postos com mesma bandeira que usam a mesma gasolina aditivada por padrão.

andersonpg
31-10-17, 09:39
gasolina comum é comum para todos os postos (obrigatório mesma formula). aditivada recebe aditivo que o posto quiser, se o dono do posto quiser misturar com mijo ele pode chamar de aditivada que está dentro da lei porque o aditivo é segredo opcional dos postos (por isso nomes comerciais de V-power nitro twinturbo jet clear caspa F1)... só os postos com mesma bandeira que usam a mesma gasolina aditivada por padrão.


Sim, mas pela lei, o que eu entendi é que a gasolina comum ja viria com aditivos direto da refinaria. Não teriamos mais gasolina comum.

Provavelmente a aditivada pela bandeira, seria essa gasolina com mais aditivos, ou gasolina comum com aditivos especificos.

Acho que não colocaram isso em prática ainda provavelmente por causa deste impasse.

https://www20.opovo.com.br/app/opovo/economia/2013/11/29/noticiasjornaleconomia,3169850/acaba-venda-da-gasolina-comum.shtml

- - - Updated - - -

"A partir de 1° de janeiro de 2014 entra em vigor a resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) que acaba com a gasolina comum vendida nos postos de combustíveis. Elaborada em 2009, a Resolução nº 38 determina que toda gasolina deverá conter aditivos. Segundo a ANP, as novas especificações darão maior qualidade à gasolina, além de serem menos poluentes."

- - - Updated - - -

Lembrando que isso nunca entrou em vigor.

Ctrl-Alt-Del
31-10-17, 15:14
De fato toda a gasolina comercializada no Brasil de alguma maneira é fornecida às distribuidoras que são as bandeiras, pela Petrobras.

Cada distribuidora (bandeira) adiciona a própria fórmula do pacote de aditivos para resultar na gasolina aditivada da bandeira. Esta a prática oficial.

Todavia quando há adulteração da gasolina esta é feita nos postos.

Tenho um post que explica as diferenças entre gasolinas. Porque muitos têm uma percepção de valor distorcida do que é gasolina de alta octanagem. Porque os marqueteiros induzem as pessoas a pensar da maneira que eles desejam.

Neste link encontrarão uma explicação melhor. Recentemente a Ipiranga começou a comercializar a Octapro de 97 octanas IPAD, a qual terei que incorporar àquele mesmo texto.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t5186-diferenca-entre-gasolina-comum-aditivada-e-premium

Diego.fcs
20-11-17, 09:27
Isso aí não é nada, minha moto é 82 e o tanque é original, quando peguei ela estava pior que isso aí, não precisa colocar nada, acredito que o WD40 não irá resolver, só se vc esvaziar o tanque e aplicar bastante, limpar depois e tudo mais, mas não vale a pena. O que faço na minha é sempre manter o tanque cheio, e uso filtro de gasolina.