PDA

Ver Versão Completa : Kit transmissão... Com retentor ou sem retentor?



Davidson Braga
04-11-17, 20:05
Olá meus amigos, boa noite!

Tô dando uma geral na motoca, e a próxima regulagem do kit, já vai ficar na hora de trocar... Pelas minhas pesquisas, o kit com retentor, apesar de ser mais caro, tem a durabilidade melhor e o tempo entre as lubrificações maior.
Mas, também vi que o kit com retentor faz a moto perder força. Como tenho uma 150 que já é fraca, imagine perdendo potência?
No conhecimento dos senhores, qual vale mais a pena?

Obrigado a todos!

Vulcan
04-11-17, 22:09
Olá meus amigos, boa noite!

Tô dando uma geral na motoca, e a próxima regulagem do kit, já vai ficar na hora de trocar... Pelas minhas pesquisas, o kit com retentor, apesar de ser mais caro, tem a durabilidade melhor e o tempo entre as lubrificações maior.
Mas, também vi que o kit com retentor faz a moto perder força. Como tenho uma 150 que já é fraca, imagine perdendo potência?
No conhecimento dos senhores, qual vale mais a pena?

Obrigado a todos!

minha biz 125 usei 2 kits medida originais e achei ruim (sao finos).
mudei pro kit da cg 150 428H sem retentor e sempre mantive muito bem lubrificada apesar de mal limpa, estou usando até hoje e ja perdi a contagem da kilometragem...

na pratica o que vale mesmo pra você é o custo/km rodado e o tempo que pode ficar com a moto parada para trocar. se você faz a manutenção direitinho uma corrente com retentor ou sem vai longe, agora se as vezes enfia a moto no barro, mergulha numa poça de água que molha até o filtro de ar, aí é corrente com retentor mesmo... mas não pode esquecer de limpar e lubrificar depois da bagunça, pois a corrente com retentor é menos tolerante a falta de manutenção!

Stone
06-11-17, 07:35
Atualmente estou usando o mais barato possível, antes usava corrente KMC com retentor e kit 1045. Esse barato está durando mais que o dobro que o anterior

SpeedBit
06-11-17, 07:44
Acredito nisto também, caso você não faça trilha...
Uma corrente com retentor você quase compra duas sem.

Davidson Braga
06-11-17, 09:08
Realmente, é bem cara a corrente com retentor. Mas, sempre tive a curiosidade de usar.
Meu kit normalmente dura entre 20 a 28k KM. E o fato da durabilidade do retentor e o silêncio serem maiores, sempre me chamou atenção.

josericadop
06-11-17, 20:04
Olá meus amigos, boa noite!

Tô dando uma geral na motoca, e a próxima regulagem do kit, já vai ficar na hora de trocar... Pelas minhas pesquisas, o kit com retentor, apesar de ser mais caro, tem a durabilidade melhor e o tempo entre as lubrificações maior.
Mas, também vi que o kit com retentor faz a moto perder força. Como tenho uma 150 que já é fraca, imagine perdendo potência?
No conhecimento dos senhores, qual vale mais a pena?

Obrigado a todos!

Estou com o mesmo dilema, em minhas outras, sendo sincero, NUNCA marquei o quanto durou, nem em tempo muito menos em kms.
mas com a atual, estou começando a prestar mais atenção em tudo.
as outras usava mais para trajetos rápidos, e trabalho.
no máximo subia a serra de vez em vez 220 km em média, (ida e volta), mas no geral. sempre trajetos de no máximo 20 a 30 km.
na outra: unica coisa que ficava atento era trocar o oleo a cada 1mil km de resto, nunca medi nem o consumo.
vou fazer tudo díferente com a atual, inclussive o fato de usar em longas distancia, por isso também estou buscando informações sobre o kit relação também.
vou trocar meu kit esse mês, mas ainda to na dúvida entre com e sem retentor, tu já decidiu?
abraço e boa noite.

betocampana
07-11-17, 01:14
A corrente com retentor suporta melhor viagens de, sei lá, uns 700km sem lubrificar? Ou é bom parar pra lubrificar no meio do caminho e etc?

É mais ou menos a distância daqui até curitiba, onde pretendo ir de moto (uma shadow 600, não a CG da foto) mas tenho preguiça de dar manutenção no meio da estrada hahah

SpeedBit
07-11-17, 09:18
tem que lubrificar iguais as correntes.
Pois onde realmente gasta é onde encosta o pinhão/coroa com a corrente, é ali que gasta a corrente.
Corrente com retentor, é mais chato lubrificar, ex não pode usar produtos tipo WD40, pois atacam os retentores que são de borracha.... deem uma procurada nisto.

Davidson Braga
07-11-17, 09:24
tem que lubrificar iguais as correntes.
Pois onde realmente gasta é onde encosta o pinhão/coroa com a corrente, é ali que gasta a corrente.
Corrente com retentor, é mais chato lubrificar, ex não pode usar produtos tipo WD40, pois atacam os retentores que são de borracha.... deem uma procurada nisto.

WD eu nunca usei. kkk
Aquilo faz uma meleca danada na roda da motoca.
Diesel consegue limpar a corrente, coroa e pinhão? Tava pensando em comprar um pouco pra limpar meu kit e depois lubrificar certinho.
Tenho medo de usar querosene e tirar a tinha da roda ou da balança, apesar de ser a pintura original de ambas as peças.

SpeedBit
07-11-17, 09:31
Óleo diesel é ótimo para limpar a relação, porém se for com retentor, ataca os retentores que são de borracha.
Querosene também atacaria os retentores...

E tinta original não sairia com querosene, faz um teste, na roda, em um lugar escondido.
Acredito que você passara a usar querosene para limpar as rodas futuramente.

Eu sempre uso para tirar as manchas de piche na lataria do meu carro.

Davidson Braga
07-11-17, 09:35
Óleo diesel é ótimo para limpar a relação, porém se for com retentor, ataca os retentores que são de borracha.
Querosene também atacaria os retentores...

E tinta original não sairia com querosene, faz um teste, na roda, em um lugar escondido.
Acredito que você passara a usar querosene para limpar as rodas futuramente.

Eu sempre uso para tirar as manchas de piche na lataria do meu carro.
Meu kit é um KMC sem retentor. kkk (corte de custos)
O cavalete e o kit estão imundos. Isso com certeza detona a vida útil do kit... Por isso tô olhando o que é melhor pra limpar esse tipo de sujeira. kkkkkkk

josericadop
07-11-17, 17:14
Meu kit é um KMC sem retentor. kkk (corte de custos)
O cavalete e o kit estão imundos. Isso com certeza detona a vida útil do kit... Por isso tô olhando o que é melhor pra limpar esse tipo de sujeira. kkkkkkk

vou no mesmo barco, vou por uma KMC ou Rifel mesmo sem retentor, assim não pesa muito, pq quero trocar os sapatinhos dela.


Óleo diesel é ótimo para limpar a relação, porém se for com retentor, ataca os retentores que são de borracha.
Querosene também atacaria os retentores...

E tinta original não sairia com querosene, faz um teste, na roda, em um lugar escondido.
Acredito que você passara a usar querosene para limpar as rodas futuramente.

Eu sempre uso para tirar as manchas de piche na lataria do meu carro.

tu limpa com diessel e depois lubrifica com oque? graxa branca mesmo?
abraço.

filipedonato
08-11-17, 16:44
Ja usei sem retentor, toda semana a corrente folgava.
Voltei a usar com retentor, só regulei uma vez.
Pra mim vale o valor a mais.

Enviado de meu Moto G5 usando Tapatalk

Davidson Braga
08-11-17, 17:06
Ja usei sem retentor, toda semana a corrente folgava.
Voltei a usar com retentor, só regulei uma vez.
Pra mim vale o valor a mais.

Enviado de meu Moto G5 usando TapatalkPois é. Meu kit já tá fim de vida... Acho que vou colocar KMC com retentor.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

SpeedBit
08-11-17, 19:31
tu limpa com diessel e depois lubrifica com oque? graxa branca mesmo?
abraço.

:-)
Limpo com Lavadora de Alta Pressão, jogo um detergente ou sabão em pô misturado na água e depois jogo água....
Deixo secar e passo óleo velho da moto na corrente.

Tenho moto com corrente com retentor e sem retentor, faço a mesma coisa nas duas.
Não ligo muito para isso não.

Quando acho que a corrente está velha eu troco.

Ctrl-Alt-Del
08-11-17, 20:29
A corrente com retentor suporta melhor viagens de, sei lá, uns 700km sem lubrificar? Ou é bom parar pra lubrificar no meio do caminho e etc?

É mais ou menos a distância daqui até curitiba, onde pretendo ir de moto (uma shadow 600, não a CG da foto) mas tenho preguiça de dar manutenção no meio da estrada hahah

Saudações Beto. Corrente com retentor se estiver nova, ou seja com o lubrificante ainda aprisionado nos retentores. Então ela suporta 700 km sem lubrificação. Mas não lubrifica-la durante essa distância seria algo que eu não faria.

Um post interessante para ler que criei, que contém um texto extenso mas esclarecedor é este:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t4461-lubrificacao-de-correntes-lubrificante-e-limpeza

Ao longo da linha de mensagens há mais textos onde discorro sobre alguns princípios da lubrificação.

josericadop
08-11-17, 20:40
:-)
Limpo com Lavadora de Alta Pressão, jogo um detergente ou sabão em pô misturado na água e depois jogo água....
Deixo secar e passo óleo velho da moto na corrente.

Tenho moto com corrente com retentor e sem retentor, faço a mesma coisa nas duas.
Não ligo muito para isso não.

Quando acho que a corrente está velha eu troco.

poxa, é uma boa, deixa limpa e na sequencia lubrifica.qual a frequencia que tu faz isso? melhora a vida útil? quanto tu roda em média?

Vulcan
10-11-17, 08:24
Ja usei sem retentor, toda semana a corrente folgava.
Voltei a usar com retentor, só regulei uma vez.
Pra mim vale o valor a mais.

Enviado de meu Moto G5 usando Tapatalk

qual o tipo de uso que você faz?

andersonpg
10-11-17, 09:37
Ficar esticando corrente toda hora é mesmo um saco.

Mas não vejo sentido em a corrente afrouxar tanto assim no caso das sem retentores.

Ctrl-Alt-Del
10-11-17, 11:20
Se uma corrente for lubrificada regularmente ela não estica rapidamente. Minhas correntes demandam ajuste depois de 2.000 km. Em motos de média e alta cilindrada depois dos 3.000 km.

A relação original da minha atual está com quase 28k, é lógico que com esta quilometragem começa a fazer mais ruído. Mas é só não ter preguiça de lubrificar que o barulho some. Esta relação da minha chegará aos 33 k sussa e sem retentor.

As correntes com retentores são práticas, motos de média e alta cilindrada as tem como padrão.

Uma corrente com retentor rouba em média 0,5 CV na roda da potência do conjunto. Para motos pequenas que não chegam a 15 pôneis "NA RODA"; 0,5 pônei faz alguma diferença, principalmente naquela subida que tua moto pede 4° quando estás com garupa.

Não tenham preguiça de lubrificar a corrente.

andersonpg
10-11-17, 12:17
Mesmo assim, 2 ou 3 mil km. é pouco tempo para ter que ficar esticando corrente.

A minha depois que dei uma geral na limpeza e troquei o pinhão, já rodei mais de 3 mil km e está esticadinha do jeito que eu deixei.

A relação é original ainda "exceto o pinhão" e está com 35 mil km e ainda está mais de meia vida. Isso que o ex dono não éra tão cuidadoso quanto eu.

Rodo 1 mil km por mês, teria que ficar esticando a corrente a cada 2 ou 3 meses, coisa chata é esticar corrente, tá Loko. Gosto de lubrificar, mas esticar a corrente é muito chato.

Isso que o passo da corrente é 428. Já vi uns kits de reposição sem retentor da marca DID e o passo é 520...

- - - Updated - - -

Então resumindo... Se tiver que ficar esticando toda hora corrente sem retentor, eu iria com retentor certamente.

Bom saber pois minha próxima relação eu ia colocar uma sem retentor...

Davidson Braga
10-11-17, 12:49
Se uma corrente for lubrificada regularmente ela não estica rapidamente. Minhas correntes demandam ajuste depois de 2.000 km. Em motos de média e alta cilindrada depois dos 3.000 km.

A relação original da minha atual está com quase 28k, é lógico que com esta quilometragem começa a fazer mais ruído. Mas é só não ter preguiça de lubrificar que o barulho some. Esta relação da minha chegará aos 33 k sussa e sem retentor.

As correntes com retentores são práticas, motos de média e alta cilindrada as tem como padrão.

Uma corrente com retentor rouba em média 0,5 CV na roda da potência do conjunto. Para motos pequenas que não chegam a 15 pôneis "NA RODA"; 0,5 pônei faz alguma diferença, principalmente naquela subida que tua moto pede 4° quando estás com garupa.

Não tenham preguiça de lubrificar a corrente.
Mas, será que realmente há essa queda de potência? Não acho que uma corrente faria isso com o motor (logicamente na potência da roda)

andersonpg
10-11-17, 13:54
Teoricamente a borracha entre os elos deixa a corrente mais dura para trabalhar, aumentando o atrito entre os elos... Certamente se tem mais atrito, tem alguma perda de potência... O quanto exatamente, só testando pra saber.

Já li alguns artigos também que dizem que se perde meio CV de potência...

SpeedBit
11-11-17, 10:37
poxa, é uma boa, deixa limpa e na sequencia lubrifica.qual a frequência que tu faz isso? melhora a vida útil? quanto tu roda em média?

:-) Nunca se deve lavar a corrente com lavadora de alta pressão.
Pois empurra a sujeira para dentro da corrente....
Piora a vida útil.... kkk

Só lubrifico quando os no meio dos elos, aquela parte que encontra na coroa, fica polida... ai é o ponto para lubrificar.

E rodo uns 300km por semana.

Eu passei minha DT180 para passo 520, me arrependi, ficou muito pesada...
Voltei para 428.

josericadop
11-11-17, 12:41
:-) Nunca se deve lavar a corrente com lavadora de alta pressão.
Pois empurra a sujeira para dentro da corrente....
Piora a vida útil.... kkk

Só lubrifico quando os no meio dos elos, aquela parte que encontra na coroa, fica polida... ai é o ponto para lubrificar.

E rodo uns 300km por semana.

Eu passei minha DT180 para passo 520, me arrependi, ficou muito pesada...
Voltei para 428.

eu pessoalmente nunca limpei a corrente, porém, também nunca tive nem idéia de quanto tempo ou kms durou.
de vez em vez (não muito regular, 1 semana ou 15 dias) passo um DW nela antes de dormir e passo graxa branca quando vou usar no dia seguinte.
não sei se isso é bom ou ruim, porém irei por uma relaçãozinha nova na proxima semana, e irei ver quanto tempo dura.

Davidson Braga
12-11-17, 11:54
Aqui, como só vou de casa > trabalho (normalmente 5 ou 6Km por dia) eu demoro bons 2 ou 3 meses para regular a corrente.
Levantei essa questão da corrente com retentor, mais por curiosidade. Em todos os lugares que pesquisei, todos dizem que a moto perde 1cv, outros lugares, ela perde coisa de 0,5cv.
O lance é ver com alguém que realmente tenha colocado esse tipo de corrente em uma motoca de baixa cc e tenha testado se deu realmente muita diferença.
Ou então, mês que vem eu arriscar e colocar uma... Servirei de cobaia.

andersonpg
12-11-17, 11:58
Aqui, como só vou de casa > trabalho (normalmente 5 ou 6Km por dia) eu demoro bons 2 ou 3 meses para regular a corrente.
Levantei essa questão da corrente com retentor, mais por curiosidade. Em todos os lugares que pesquisei, todos dizem que a moto perde 1cv, outros lugares, ela perde coisa de 0,5cv.
O lance é ver com alguém que realmente tenha colocado esse tipo de corrente em uma motoca de baixa cc e tenha testado se deu realmente muita diferença.
Ou então, mês que vem eu arriscar e colocar uma... Servirei de cobaia.

Mas bah tchê! Pouco mais de 1000km por ano. Praticamente nem roda com a moto.

Com essa km deveria ter que regular a corrente a cada 2 anos no mínimo.

Davidson Braga
12-11-17, 12:01
Mas bah tchê! Pouco mais de 1000km por ano. Praticamente nem roda com a moto.

Com essa km deveria ter que regular a corrente a cada 2 anos no mínimo.
Pois é... Mas aqui com esse clima doido de sol de manhã e tarde chuva, detona com a lubrificação do kit.
Fora que praticamente a cada 2 finais de semana, faço um trajeto de 480Km com a motoca (ES > MG pela BR 262) gostaria de ter um kit com boa qualidade.
Esse kit KMC que uso nela (sem retentor) até que valeu a pena pelos 90,00 gastos. O com retentor ficaria 135,00 instalado.

Ctrl-Alt-Del
12-11-17, 12:12
Correntes com retentores não são todas iguais. O coeficiente de atrito varia conforme o tipo de vedação.

Há retentores do tipo O-ring, x-ring dentre outros para correntes.

Correntes com retentores após aprox. 6.000 km de uso já perdem o lubrificante interno. Devido a força centrífuga e desgaste natural da corrente que resulta em folgas.

A vantagem real de correntes com retentores somente existe para uso no offroad. Porque os retentores dificultam a entrada de partículas abrasivas para dentro dos pinos das articulações e buchas.

Mas não adianta falar é perder tempo ficar insistindo.

Davidson Braga
12-11-17, 13:37
Correntes com retentores não são todas iguais. O coeficiente de atrito varia conforme o tipo de vedação.

Há retentores do tipo O-ring, x-ring dentre outros para correntes.

Correntes com retentores após aprox. 6.000 km de uso já perdem o lubrificante interno. Devido a força centrífuga e desgaste natural da corrente que resulta em folgas.

A vantagem real de correntes com retentores somente existe para uso no offroad. Porque os retentores dificultam a entrada de partículas abrasivas para dentro dos pinos das articulações e buchas.

Mas não adianta falar é perder tempo ficar insistindo.
Então vou continuar com a corrente comum mesmo. Bom que com essa diferença de preço já tomo umas brejas por aí.

josericadop
12-11-17, 18:24
como tu não roda tanto, não exige tanto assim da relação.
pessoalmente, nessas condições, continuaria com de sempre.
"não se mexe em time que tá ganhando"

lfercorrea
21-12-17, 10:41
eu gosto de kit com retentor, DID para ser mais especifico..

rapais, dura milhao.. a ultima durou quase 60 mil só na base do c4

General Dynamics
21-12-17, 15:05
Corrente com retentor em moto pequena é coisa de fresco!!

SpeedBit
21-12-17, 16:53
Corrente com retentor em moto pequena é coisa de fresco!!

kkkkkkkkk kkkkkk

lfercorrea
22-12-17, 16:34
Corrente com retentor em moto pequena é coisa de fresco!!

Isso que vc tá falando não faz o menor sentido, inclusive há várias que usam como original

General Dynamics
22-12-17, 19:18
Isso que vc tá falando não faz o menor sentido, inclusive há várias que usam como original

Sabe o significado de custo beneficio??