PDA

Ver Versão Completa : Desgaste Lonas de Freio



Zumbi666
12-11-17, 10:59
Olá a todos. Quando uma moto tem freio a tambor na traseira e as lonas chegaram ao fim, tem como saber sem desmontar a roda? Tipo, emite algum tipo de barulho? Ou ao frearmos, sentimos uma vibração forte no pé? Quando é a disco, identificamos pelo barulho metálico. Esses dias rodei com a Factor e as lonas são originais ainda, mas quando troquei o kit relação, vi que tinha 2mm ou menos.

Ctrl-Alt-Del
12-11-17, 11:58
Tem como saber é só consultar o Manuele.

Vulcan
12-11-17, 22:01
Tem como saber é só consultar o Manuele.

exatamente, tem um indicador na alavanca do tambor.

Zumbi666
13-11-17, 11:27
Então turma, Mesmo quando o indicador chega no limite, basta tirar essa alavanca e mover mais pra frente, pois ainda tem muito lona. Isso aconteceu comigo, pois o indicador tinha chegado no limite e quando desmonte a roda, as lonas estavam novinhas. Isso ano passado Decidi trocar ontem mesmo, pois tinha uma parte da lona que já estava chegando no ferro.
A minha dúvida é se tinha como saber do desgaste por meio audível

Vulcan
14-11-17, 00:11
Então turma, Mesmo quando o indicador chega no limite, basta tirar essa alavanca e mover mais pra frente, pois ainda tem muito lona. Isso aconteceu comigo, pois o indicador tinha chegado no limite e quando desmonte a roda, as lonas estavam novinhas. Isso ano passado Decidi trocar ontem mesmo, pois tinha uma parte da lona que já estava chegando no ferro.
A minha dúvida é se tinha como saber do desgaste por meio audível

não sei que indicador é esse pois na minha (ex?) biz a posição dele é fixa, mudando apenas a posição da alavanca. na mirage o indicador é um risco no eixo (ate onde me lembro) e não da pra mudar também.

meio audível? aquele agradável apito sem freio que da um belo susto e pode ser a última coisa a se apreciar na vida.

Zumbi666
16-11-17, 11:24
E ae turma, troquei as lonas porém fiquei com uma dúvida:

As molas das lonas originais, tem uma inversa e outra normal e cada uma era montada de um lado do jogo.

As lonas Ytec (originais yamaha) vieram duas molas iguais

Pergunto, quando troquei, coloquei uma de um lado e a outra de outro.

As duas tem que ficar do mesmo lado (de fora), quando as lonas já estão no prato?

Ctrl-Alt-Del
16-11-17, 11:57
Eu também já troquei as Nissin originais por Y-TEQ. Fizeste a montagem usando o bom senso.

Ainda que tivesses montado diferente, nesse caso isso não impactaria na confiabilidade e segurança. Desencane.

Zumbi666
16-11-17, 18:25
Eu também já troquei as Nissin originais por Y-TEQ. Fizeste a montagem usando o bom senso.

Ainda que tivesses montado diferente, nesse caso isso não impactaria na confiabilidade e segurança. Desencane.

Obrigado CAPS LOCK =D