PDA

Ver Versão Completa : Torquímetro



Zumbi666
03-04-18, 10:12
E ae turma.

Há muito tempo venho cogitando em comprar um torquímetro e jogo de soquetes pois acho uma ferramenta de extrema importância, apesar que muitas oficinas não utilizam.

Bem, o torquímetro mais em conta é o de vareta, mas tem que saber utilizar pois senão a medição sai errada.

Os de estalo são melhores, mas infelizmente custam muito caro, principalmente os de baixo torque, tipo de 0 a 60 Nm.

Alguém aqui tem e utiliza torquímetro nas manutenções caseiras?

Grato

tayano
05-04-18, 16:49
Nunca usei, até cogitei comprar, mas acabei com o mesmo problema que vc.
Não confio muito nos de vareta e os de estalo são muito caros.
Acho que torquímetro só se faz realmente necessário no caso de manutenções mais profundas, tipo abrir o motor.
No básico (óleo, relação, freios), sempre fiz sem torquímetro e correu tudo bem.
É claro que se vc usar torquímetro pra tudo é melhor, mas não acho que vale o investimento para usar em casa e em serviços pequenos.

ailton_azul
05-04-18, 17:18
Tenho um de vareta há um tempo, qdo comprei. Usei uma vez quando desmontei a curva do escapamento, para não exceder o aperto nem deixar frouxo, pois já perdi uma das porcas de minha moto 150cc, naquele prisioneiro. Hoje em dia, tento ser o menos João do caminhaão, dando apertos condizentes com o material.

Zumbi666
05-04-18, 19:38
Obrigado a todos.

Acabei comprando um de 28Nm - 210Nm da MTX, de estalo

ailton_azul
06-04-18, 08:36
Parabéns pelo torquimetro. Esse meu é Waft. Digo mais, essa chave inglesa Brasfort é excelente mexo no eixo traseiro da Dunna com ela. Só 1 parêntesis.https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180406/b903a36132e2ee1c8b7a69d8fd18fb87.jpg

Enviado de meu SM-J701MT usando Tapatalk

Zumbi666
06-04-18, 20:47
Ailton, obrigado.

Eu tinha pensado em compra esse de vareta mas o único problema que vejo neles, é que para ter e ver a medição certa, tem que olhar rente a agulha e tem posições que ficam complicadas, ainda mais para quem tem problema de coluna como eu rsrs

Agora, tô escolhendo um jogo de soquetes para comprar

2weels
07-04-18, 10:08
Eu tenho de vareta, mas uso mais para apertar parafuso de cabeçote. Usei umas 3x no cabecote do meu ex Gol 1.8, ja usei no Palio 1.6 atual e também apertei o cabecote da Sahara com ele. E importante usar nestes casos pois os parafusos sao elasticos e trabalham com torque inicial + torque angular, nao é como nos carros e motos antigos que pode apertar até estufar a veia do braço, esses esticam e quebram com o tempo. Uso também no eixo da Midnight, pois são parafusos vazados e acho que quebra se apertar demais.

Enviado de meu LG-K220 usando Tapatalk