PDA

Ver Versão Completa : Chave Pneumática x Torquímetro



Zumbi666
10-09-18, 21:58
Olá turma,

Gostaria de saber se o aperto de um parafuso com chave pneumática tem a mesma precisão e eficiência, que o aperto utilizando um torquímetro?

Creio que o torquímetro tenha uma precisão melhor.

O que me dizem?

Ctrl-Alt-Del
10-09-18, 23:23
Primeiro tu estas a confundir eficiência com eficácia e precisão com exatidão.

Segundo, há diversos modelos de ferramentas pneumáticas parafusadeiras, as de torque fixo e as de torque variável. Portanto não existe uma resposta simplista, há de se buscar a característica de torque e faixas de ajustede cada tipo e modelo quando existir; ler, comparar e concluir.

Do contrário sempre irás depender da opinião dos outros, por exemplo, daquele vendedor que quer resolver o problema dele vendendo algo a ti. E não por estar comprometido em trazer uma solução para tua necessidade.

Zumbi666
11-09-18, 07:47
Caro colega CTRL-ALT-DEL,

Estava com a cabeça confusa ontem rs.

Vou resumir do que se trata. Estou trocando os parafusos do engate do meu carro e quando liguei para o fabricante para perguntar quantos kg de aperto tem que dar nos parafusos, ele disse que usa chave pneumática mas não soube dizer quanto de torque tem que dar.
Fiquei puto da vida em saber que a pessoa da área técnica não sabe dizer qual o aperto tem que dar...
Mas mesmo assim obrigado pelos esclarecimentos

Stone
11-09-18, 08:04
Não sei como funciona em carros.
Nas motos, no manual de serviços tem uma tabela de torque de acordo com o diâmetro do parafuso (Ex. parafuso/porca 8mm - 22 N.m.,, parafuso/porca 10mm - 34 N.m. e assim por diante)
Talvez uma tabela padronizada dessa lhe ajudaria.

Sobre as ferramentas, a chave de impacto pneumática (ao menos a minha) depende de muitas variáveis, como pressão de ar, vazão de ar, tempo de acionamento, regulagem.
O que eu posso te sugerir é usar cola trava-rosca, ajuda muito a não afrouxar

Zumbi666
11-09-18, 08:31
Não sei como funciona em carros.
Nas motos, no manual de serviços tem uma tabela de torque de acordo com o diâmetro do parafuso (Ex. parafuso/porca 8mm - 22 N.m.,, parafuso/porca 10mm - 34 N.m. e assim por diante)
Talvez uma tabela padronizada dessa lhe ajudaria.

Sobre as ferramentas, a chave de impacto pneumática (ao menos a minha) depende de muitas variáveis, como pressão de ar, vazão de ar, tempo de acionamento, regulagem.
O que eu posso te sugerir é usar cola trava-rosca, ajuda muito a não afrouxarCaro Stone,

Eu até pensei em usar essa tabela de torque de acordo com o diâmetro do parafuso mas receio (não sei) estragar a longarina do carro e a parte onde fica o estepe (que é menos resistente que a longarina)

Eu vou usar a cola trava rosca também, pois tinha decidido antes.

Eu havia passado um email para o engenheiro da empresa. Vamos ver se o bicho responde.

Grato

Zumbi666
13-09-18, 22:13
Galera, a empresa me passou o torque de aperto a ser dado

Parafuso M8 tipo8.8 - Torque entre 16,5 e 18,1 N.m


Parafuso M10 tipo8.8 - Torque entre 26,3 e 30,3 N.m


Parafuso M12 tipo8.8 - Torque entre 38,3 e 44,1 N.m



***Conforme norma DIM2230