PDA

Ver Versão Completa : Moto engasgando após regular válvula



gabrielgeromel
17-01-19, 14:00
Não gosto de levar no mecânico, o único que nunca tentou me passar a perna e que eu levo quando a coisa aperta, enche as juntas do motor de cola.
O cara é bom, habilidoso, honesto, rápido, mas não é muito zeloso.

Enfim, a moto começou com um tec tec quando o motor estava bem quente, verifiquei o tensor da corrente de comando, e nada.

Decidi regular as válvulas em casa, sem aquelas laminas de folga. Procurei um vídeo onde o cara fazia com a lâmina de gillette e "dava certo".

Regulei e sai com a moto pra "testar". Tudo lindo, sem barulho, mas quando acelero que a rotação vai de média pra alta, ela dá uma engasgada, bem parecido como quando dá entrada de ar falso.

Pois bem, eu só queria confirmar que essas "engasgadas" (só dei 2 ou 3 aceleradas e quando ela perdia força eu já parava de acelerar pra não forçar nada) são pelas válvulas provavelmente estarem soltas ou presas?

Pela moto ser bem rodada, 70 mil km, a folga é a mesma do manual ou por ter desgaste nas peças a regulagem tem que ser outra?

E se possível dicas de como regular sem essas lâminas de calibre, já procurei na cidade em diversos lugares e não encontro pra comprar.

Stone
19-01-19, 15:50
De qual moto estamos falando? Provavelmente as válvulas ficaram enforcadas

gabrielgeromel
19-01-19, 18:38
De qual moto estamos falando? Provavelmente as válvulas ficaram enforcadas
Titan 150 2007

Agora como saber se foi a de admissão, de escape ou se as duas estão enforcadas?
Sem o calibre não tem como regular?

Stone
20-01-19, 08:49
É só abrir e ver se tem folga ou não, recomendo fazer com o motor morno

gabrielgeromel
20-01-19, 17:02
É só abrir e ver se tem folga ou não, recomendo fazer com o motor morno

Abri de novo, realmente as válvulas estavam muito presas, não passava uma folha de sulfite (pesquisei e a espessura de uma folha de sulfite é de 0,08mm, ou seja, a folga da válvula de admissão). "Regulei" usando a folha como medida, mas o barulho só aumentou e o problema da moto quase morrer ao acelerar continua.

Enfim, vou ter que levar no mecânico. Provavelmente a moto tem algum desgaste na sede ou em alguma outra parte do sistema que só alguém com experiência vai conseguir encontrar e/ou resolver.

De toda forma, muito obrigado pela ajuda.

Stone
21-01-19, 10:39
quando você acelera ela vai engasgando e pifando ou faz bóooooooooooo até morrer?

gabrielgeromel
21-01-19, 14:00
quando você acelera ela vai engasgando e pifando ou faz bóooooooooooo até morrer?

eu não cheguei ao ponto de acelerar pra ver se morria quando ela começa a perder força por medo de forçar alguma coisa ou ser a válvula enforcada e dar algum problema maior, mas é igual quando tá com entrada de ar falso, a moto perde força e dá uma "recuada", "engasga" e ai eu paro de acelerar pra não morrer

Stone
21-01-19, 14:15
já verificasse a vela e o filtro de ar?

gabrielgeromel
21-01-19, 15:14
já verificasse a vela e o filtro de ar?

Sim, acabei de fazer isso, desmontei ela quase inteira dessa vez.

Hoje eu tinha compromisso pra tarde, mas foi cancelado e tive a tarde de folga. Decidi que ia resolver isso, custe o que custasse.

Tirei o banco e o tanque em procura da "entrada de ar falsa", achei que era algum problema naquela "válvula de indução de ar" que as 2007 e 2008 tem, essa:

https://i.imgur.com/ySpar7r.jpg


Mas não encontrei nada de errado.

Como o motor estava frio e o acesso estava fácil, decidi novamente abrir pra ver como estavam as válvulas. Deixei o motor em PMS e verifiquei as folgas, de alguma forma a válvula de escape novamente estava presa :mad:. Comecei a me irritar, pra ser bem sincero.

Regulei (pela terceira vez :sad:) e liguei a moto. Decidi fazer um vídeo do barulho dela, primeiro sem a tampa do cabeçote e depois com a tampa e tudo mais. Parece que voltou ao normal, sumiu o tec tec tec alto que estava.

Aqui está o vídeo, sei que o áudio de um vídeo não é igual "ao vivo", mas talvez ajude em algo. O barulho está como máquina de costura, só que bem "leve".


www.youtube.com/watch?v=qLSgFL7OLw4

Mais a tarde vou dar uma volta pra ver como ficou e se com o motor quente volta o barulho de válvula, mas espero e acredito que tudo será resolvido.

Obrigado novamente por toda ajuda e atenção.

gabrielgeromel
23-01-19, 09:24
Atualização: após essa última regulagem, voltou a ficar normal, não está morrendo e nem engasgando.

Porém quando o motor esquenta, volta o barulho de tec tec. Acredito que seja a corrente de comando. Vou gravar um vídeo e depois abro outro tópico aqui no fórum.