PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre transmissão/relação da CG 150 2010



Lucas.18
28-01-19, 21:17
Salve galera! Bom,estou querendo mudar o pinhão ou a coroa da minha moto,para ver se ela melhora o desempenho. As arrancadas dela estão bem fracas e ultrapassagens então nela,esquece! Mesmo em baixa velocidade. Quando eu ando de garupa a situação piora e fica estressante andar com a moto. Tenho que esgoelar o motor e mesmo assim,o motor parece que vai explodir,mas não tem força! Até a segunda marcha ela tem força,depois disso ela começa a perder força e fazer um barulho como se estivesse batendo corrente,porém ela está ajustada e lubrificada e em bom estado.

Então,qual pinhão posso usar para melhorar o torque dela,ou devo mudar a coroa? Isso pode estragar o motor ou aumentar o consumo? Obrigado

odilon barth
28-01-19, 21:23
Vai lá, compra o pião da 125 e poem nela pra ver se VC vai gostar. Pião é barato. Coroa é mais caro. Boa sorte

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Lucas.18
29-01-19, 01:09
Vai lá, compra o pião da 125 e poem nela pra ver se VC vai gostar. Pião é barato. Coroa é mais caro. Boa sorte

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

14? Ou 15?

JeffersonCGdS
29-01-19, 20:59
O original dela é 14, uso na minha apache.

Se por o pinhão 15 ela vai ficar ainda mais fraca sem arrancada, porém se o motor estiver bom ela ganha final em reta ou decida, já em subida em dia de chuva com vento contra vai precisar de uma terceira e andar a 50 por hora.

Seu problema parece mais com motor que com relação. Veja se está em boa condição de uso, lubrificada e esticada. Parece bobeira mais isso faz diferença.

Filtro de ar também diminui desempenho

Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

Edit

Esqueci de falar que se por um 13 ou aumentar a coroa ela ganha arrancada, as marchas ficarão curtas e provavelmente vai cortar giro lá pelos 110 por hora mais ou menos. A melhor relação é a original, mais equilibrada. No meu caso o original é 13, porém com 14 no pinhão mantenho 100 por hora com 7k rpm, só que quarta marcha é obrigatória em quase todas as subidinhas

Lucas.18
30-01-19, 12:11
O original dela é 14, uso na minha apache.

Se por o pinhão 15 ela vai ficar ainda mais fraca sem arrancada, porém se o motor estiver bom ela ganha final em reta ou decida, já em subida em dia de chuva com vento contra vai precisar de uma terceira e andar a 50 por hora.

Seu problema parece mais com motor que com relação. Veja se está em boa condição de uso, lubrificada e esticada. Parece bobeira mais isso faz diferença.

Filtro de ar também diminui desempenho

Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

Edit

Esqueci de falar que se por um 13 ou aumentar a coroa ela ganha arrancada, as marchas ficarão curtas e provavelmente vai cortar giro lá pelos 110 por hora mais ou menos. A melhor relação é a original, mais equilibrada. No meu caso o original é 13, porém com 14 no pinhão mantenho 100 por hora com 7k rpm, só que quarta marcha é obrigatória em quase todas as subidinhas

Boa tarde! Então,a respeito do motor eu não sei dizer. Ela tá revisada e em bom estado. Porém desde o primeiro dia que peguei ela eu senti ela era uma moto mal amaciada/frouxa. Ou então é algo relacionado na parte de injeção ou a bomba. Pois filtro de combustível e ar estão novos. Fiz a parte de cima há 8mil km atrás. Na reta ela não passa de 110km. Eu já sabia disso quando comprei,mas o preço tava baixo e eu não pego rodovia com ela. Só na cidade andando por volta de 60km. Mas de garupa é missão impossível. A corrente tá boa e esticada. Sempre lubrifico também.

JeffersonCGdS
30-01-19, 13:01
Se não pega rodovia pra buscar final nela, experimenta um pinhão 13, vai dar uma diferença boa com garupa.

Enviado de meu ASUS_Z00XS usando o Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
30-01-19, 15:01
Criei uma planilha de cálculo no Excel justamente para calcular as possibilidades de mudanças na relação coroa e pinhão.

A planilha calcula a nova relação, aumento ou diminuição de torque, maior ou menor velocidade final e faz correções na velocidade e quilometragem reais. Para os que gostam, dá quase para ter um orgasmo.

Planilha para calcular mudanças na relação secundária e prever resultados
http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t95-calculando-mudancas-na-relacao-secundaria-e-prevendo-resultados

Lucas.18
30-01-19, 20:21
Coloquei o pinhão da bros de 14. Mudou quase nada.

Lucas.18
30-01-19, 21:11
Agora a relação ficou fazendo um ruído com o pinhão 14 da bros :/

odilon barth
31-01-19, 14:01
Agora a relação ficou fazendo um ruído com o pinhão 14 da bros :/É que o pião tá novo e a corrente gasta isso faz perder velocidade final, corrente vibrando. Mas o pião da Bros não é 17?
Você tem que testar a relação com tudo novo, de preferencia quando for trocar o kit

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Lucas.18
31-01-19, 14:28
É que o pião tá novo e a corrente gasta isso faz perder velocidade final, corrente vibrando. Mas o pião da Bros não é 17?
Você tem que testar a relação com tudo novo, de preferencia quando for trocar o kit

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Não,é 14. O rapaz lá falou que ele era melhor que o da Fan e colocou ele. A corrente tá boa sem desgaste.