PDA

Ver Versão Completa : Moto Estacionada Cai Sozinha



Luc4s
31-01-19, 17:46
Olá pessoal tudo certo? Então antes da minha dúvida gostaria de dizer que sou novo no mundo das motocicletas, comprei minha primeira final do ano passado para usar como meio de locomoção para ir ao trabalho, uma cg fan 160.
Sobre a dúvida, minha moto estacionada está caindo sozinha, não acredito que seja problema no pezinho dela pois é nova. A rua onde eu trabalho é uma descida, e possuí estacionamento de motos, por ser inclinado no começo achei que fosse esse o problema porém tem mais um monte de motos estacionas ali que não caem. Mudei o local onde estaciono para uma quadra pra trás, numa rua plana, porém já presenciei a moto cair sozinha também. Em casa fiz todoa os testes possíveis com o pezinho, com a marcha engatada, no neutro etc etc e ela nunca caiu, não faço nem ideia do que pode ser. Alguém sugere alguma coisa a fazer? Desde já obrigado!

odilon barth
31-01-19, 18:05
Vamos tentar te ajudar.
Sua moto fica muito reta em pé? Ou muito inclinada?
O ideal é ela ficar no meio termo, inclinada no pezinho, tem que fazer bastante força pra ela cair do lado oposto.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Luc4s
31-01-19, 18:16
Vamos tentar te ajudar.
Sua moto fica muito reta em pé? Ou muito inclinada?
O ideal é ela ficar no meio termo, inclinada no pezinho, tem que fazer bastante força pra ela cair do lado oposto.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Então Odilon, primeiro obrigado pela ajuda... Não acho que ela fique muito inclinada, mas posso estar errado hehe no link abaixo uma foto dela no plano, em casa onde nunca caiu. No lugar onde eu estacionava na descida ela ficava um pouco mais inclinada que isso mas não muito diferente. Porém já vi ela cair sozinha na rua plana também. Ah e ela não cai pro outro lado, ela sempre cai para o lado do pezinho mesmo.

Foto:
https://imgur.com/a/VFSuRUJ

odilon barth
31-01-19, 18:26
Mistério isso. Ou alguém derrubou as outras vezes e quando VC viu foi azar mesmo. Parece normal aí na foto.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Luc4s
31-01-19, 18:32
Mistério isso. Ou alguém derrubou as outras vezes e quando VC viu foi azar mesmo. Parece normal aí na foto.

Enviado de meu A7 usando o Tapatalk

Pois é! Já fiz muita força nela, quase me joguei na moto e ela não caiu hahaha. O problema é que ela tá ralada já de vários tombos e já até recebi um bilhete nele dizendo que ela cai quase sempre e derrubou outras motos. Aí não sei o qie fazer mesmo hehe

SuzukiMHS
31-01-19, 18:37
A moto fica engatada? O pezinho desarma com facilidade? O pneu fica encostado no "meio fio" da calçada na vala onde corre a água? Tem algum "espírito de porco" fazendo sacanagem?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

tornadex
31-01-19, 20:00
Tem alguém te sacaneando kkkk

Enviado de meu ONEPLUS A5010 usando o Tapatalk

Banduleiro
31-01-19, 21:23
Não parece tanto mistério assim, infelizmente alguém derrubou sua moto ou você não está estacionando todas as vezes com certeza que está bem firme. Sempre estacione com a primeira engatada, sempre sem desnível entre as duas rodas e nunca com a frente para descida.

Stone
01-02-19, 09:05
vê se o pezinho dela não fica muito reto, ele precisa ficar pra frente pra não desarmar

Saurus
04-02-19, 15:26
Já consultou um pai-de-santo? huahuahuahua...

Sem onda agora. Misterioso esse fato da moto viver caindo sozinha... tem gato em baixo desse angú.

ailton_azul
04-02-19, 19:56
Amigo, um serralheiro pode soldar uma barra chata de ferro a 235 graus, para prolongar. Ou trocar por pezinho novo. Ou repuxar a ponta do pezinho, forçar maior abertura \.

NiveaC
07-02-19, 13:45
geralmente o pezinho tem um jogo, na hora q descer ele, também puxe ele na sua direção (como se fosse abrir), assim vai ficar um pouco mais inclinado, e tbm, na hora q descer, não deixe ele reto, puxe o maximo q der no sentido da roda dianteira tbm pra não correr o risco de desarmar. Caso não funcione, pare na frente de um predio ou algum estacionamento com camera, pergunta pro porteiro se filma e se alguém acompanha, se cair de novo, pede pra olhar as imagens pra descobrir se é alguém sacaneando, ou se de fato ela cai sozinha

jucie2
13-02-19, 09:52
nunca com a frente para descida.
Exatamente. Eu já vi moto cair assim, de bobeira. O cara deixa a moto sem perceber que o piso tem uma inclinação para a frente. Com o passar do tempo o piso vibra em função do movimento na rua, a moto vai descendo e consequentemente o pezinho vai pra trás, bem devagarinho até que … pum!

Quer saber? Bota logo um cavalete central.

http://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/179/775/products/2209-1-3f936d2c13b6ab013a15210519680509-480-0.jpg


É a melhor coisa que você faz. Não custa caro e adianta um monte. Facilita até na hora da manutenção. Engraxar a corrente, por exemplo.

Banduleiro
16-02-19, 12:18
Pessoalmente, não gosto de estacionar moto no cavalete, prefiro no pezinho mesmo.

tadashi
17-02-19, 17:49
Exatamente. Eu já vi moto cair assim, de bobeira. O cara deixa a moto sem perceber que o piso tem uma inclinação para a frente. Com o passar do tempo o piso vibra em função do movimento na rua, a moto vai descendo e consequentemente o pezinho vai pra trás, bem devagarinho até que … pum!

Quer saber? Bota logo um cavalete central.

http://d26lpennugtm8s.cloudfront.net/stores/179/775/products/2209-1-3f936d2c13b6ab013a15210519680509-480-0.jpg


É a melhor coisa que você faz. Não custa caro e adianta um monte. Facilita até na hora da manutenção. Engraxar a corrente, por exemplo.



No estacionamento onde o chão é de asfalto e não de cimento, as motos caiam em dias quentes, o asfalto ficava mole e o pé lateral afundava no asfalto. Solução, aumentar a área do pezinho com placa de metal no chão. Será que não é este o seu problema?????

- - - Updated - - -

No estacionamento onde o chão é de asfalto e não de cimento, as motos caiam em dias quentes, o asfalto ficava mole e o pé lateral afundava no asfalto. Solução, aumentar a área do pezinho com placa de metal no chão. Será que não é este o seu problema?????

SuzukiMHS
17-02-19, 22:08
Problema aparentemente simples, gera boa discussão. Inúmeros fatores podem levar a moto cair, qual será a causa disto?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

jucie2
18-02-19, 10:27
Pessoalmente, não gosto de estacionar moto no cavalete, prefiro no pezinho mesmo.
Com o cavalete você sempre tem mais uma opção. Pode escolher.
Dá pra usar o pezinho, quer estacionar no pezinho? Tudo bem.
Não dá, ou por algum motivo está difícil? Tem o cavalete também.

TiagoMac
19-03-19, 16:23
Apenas para enriquecer mais a discussão aqui, segue uma experiência minha:
levei a moto pra trocar óleo e revisar, na oficina estacionei ela em um local um pouco inclinado (coisa de 10º), quando estava conversando no balcão só escutei o barulho da queda, sem ninguém por perto... Até hj atribuo a queda a ignorância minha de não ter deixado ela engatada, mas de qualquer forma acho que tiveram outros fatores como não ter recuado a moto após descer o pezinho e ter virado o pneu no sentido oposto (descida) da inclinação, acho que foram esses os fatores, passei a me atentar mais a isso agora, inclusive a forçar a moto para frente e para os lados para ver se o pézinho recua sempre que paro em lugares inclinados...

Ctrl-Alt-Del
19-03-19, 16:46
Quedas da moto parada faz parte. Tive casos piores. Um dia eu desci da moto, o telefone tocou, atendi e comecei a conversar. Do nada a moto despencou. E olha que demorou para cair.

Pudera, eu não puxei o lateral, ela até que ficou varios segundos se equilibrando sozinha.