PDA

Ver Versão Completa : Bros 150 consumindo muito



Rafael Nash
24-04-19, 18:29
Eai galera
To com um problema que tá me deixando chateado demais com minha pequena
Ela tá fazendo 24km/l
Sendo uma Bros 150 esse consumo ta absurdamente alto.
Levei em vários mecânicos pra regular carburador e nenhum deu jeito, inclusive por conta disso, comprei um carburador original na Honda e ela só continua com o mesmo consumo.
Alguém tem alguma ideia do que possa ser?
Detalhe: o filtro de ar e a vela estão com 8k km, sendo a vela de Iridium e o filtro original Honda

SuzukiMHS
24-04-19, 19:51
Lubrifique os rolamentos com graxa de bisulfeto de Molibdênio 30% é o suficiente. Pneus estão calibrados? Motor anda baixando óleo fora da normalidade, escape fuma? Usa óleo de qualidade, troca nos prazos corretos? A gasolina é confiável?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Stone
25-04-19, 09:19
Você anda em que tipo de rua com essa moto? cidade, rodovia, anda devagar?

Rafael Nash
25-04-19, 10:35
Lubrifique os rolamentos com graxa de bisulfeto de Molibdênio 30% é o suficiente. Pneus estão calibrados? Motor anda baixando óleo fora da normalidade, escape fuma? Usa óleo de qualidade, troca nos prazos corretos? A gasolina é confiável?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Os rolamentos estão lubrificados com graxa de sabão de lítio, a famosa graxa azul, nenhuma roda está prendendo.
Motor baixa cerca de 50ml de óleo a cada troca, mas não fuma nada, em nenhuma situação. Uso o óleo Ipiranga 20w50, trocados a cada 1500km
Gasolina é confiável

- - - Updated - - -


Você anda em que tipo de rua com essa moto? cidade, rodovia, anda devagar?

Ando na cidade, misto entre asfalto bom e asfalto lixo. Ando sempre a, no máximo 80km/h, mas acelero forte pra chegar a essa velocidade


EDIT: a única coisa fora do padrão que encontrei foi o eixo dianteiro empenado.
Mas a honda tá de brincadeira querendo 75 reais nesse eixo. Pensei em colocar o da bros 160, que custa 25 reais, mas não tenho certeza se é o mesmo eixo.
Alguém já precisou trocar eixo? tem alguma marca paralela que recomendam?

Ctrl-Alt-Del
25-04-19, 10:40
Stone matou a charada. O problema não é a moto.

Rafael Nash
25-04-19, 10:48
Stone matou a charada. O problema não é a moto.

Não me parece que o problema seja minha condução, visto que tenho a moto há algum tempo e sempre pilotei do mesmo jeito, e o problema vem ocorrendo há um mês mais ou menos...
Costumava fazer 28 a 30 km por litro, do nada baixou pra 24

SuzukiMHS
25-04-19, 12:30
Eixo empeno leve sem problemas. Borrachas do coletor de admissão está ressecado? As respectivas braçadeiras então presas? A mistura ar/combustível está adequada (olhar estado [cor de queima] da vela)? Filtro de está instalado corretamente, aliás filtro sujo também eleva consumo.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
25-04-19, 13:53
Eixo empeno leve sem problemas. Borrachas do coletor de admissão está ressecado? As respectivas braçadeiras então presas? A mistura ar/combustível está adequada (olhar estado [cor de queima] da vela)? Filtro de está instalado corretamente, aliás filtro sujo também eleva consumo.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

eu não diria que o empeno é leve, sofri um acidente que empenou as bengalas, que já troquei, mas negligenciei o eixo.

a mistura de ar só vou poder ver no sábado, pois dia de semana não tenho tempo de parar pra mexer nela. A regulagem foi feita pelo pessoal da honda quando instalaram o carburador.

Quanto ao filtro o mesmo está bem encaixado e não está sujo em demasia.

Vocês sabem dizer se o eixo da roda dianteira da bros 160 é o mesmo da 150?

outra coisa, a regulagem de válvulas influencia muito no consumo? ela estava com barulho de válvula e mandei regular, por não ter o cálibre de folgas, e pouco tempo depois começou esse problema do consumo. poderia ser esse o problema? mesmo sem ela apresentar o barulho de válvula?

Rafael Nash
27-04-19, 12:17
Tirei as fotos da vela, o que acham? https://m.facebook.com/photo.php?fbid=874902039522674&id=100010086584495&set=a.425188254494057&source=56&ref=bookmarks

https://scontent.fcpv3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/58994624_874902046189340_1437176772561993728_n.jpg ?_nc_cat=101&_nc_ht=scontent.fcpv3-1.fna&oh=5df4d77404227adca2b22a2d6b998b4c&oe=5D31D93D


https://m.facebook.com/photo.php?fbid=874901986189346&id=100010086584495&set=a.425188254494057&source=56&ref=bookmarks
https://scontent.fcpv3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/58761610_874901989522679_5981872429432045568_n.jpg ?_nc_cat=108&_nc_ht=scontent.fcpv3-1.fna&oh=85baaab9ac20e6d5269e34e3707f439b&oe=5D6D7E12

https://scontent.fcpv3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/58380434_874901942856017_7395012391752171520_n.jpg ?_nc_cat=109&_nc_ht=scontent.fcpv3-1.fna&oh=37726e84dc3a7f96aa60f008549f604c&oe=5D309AA4
https://m.facebook.com/photo.php?fbid=874901939522684&id=100010086584495&set=a.425188254494057&source=56&ref=bookmarks

SuzukiMHS
27-04-19, 12:38
Cor está normal. Já avaliou o espaçamento do eletrodo?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

SuzukiMHS
27-04-19, 12:39
Aliás a vela é original?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
27-04-19, 12:47
Cor está normal. Já avaliou o espaçamento do eletrodo?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

não, pois não tenho o cálibre de folga, comprei mas vai demorar uns 15 dias pra chegar

- - - Updated - - -


Aliás a vela é original?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Pra ser sincero, eu não sei com certeza, comprei numa loja bem tradicional aqui da minha cidade, mas não duvido de nada

Stone
28-04-19, 10:06
Pode ser que esteja com carbonização nas válvulas. Leva ela pra medir a compressão do cilindro.
A vela está branca, poderia dar um pouco mais de combustível pra ela (iria beber mais) ou tem ar falso entrando por algum lugar. Verifique o coletor e se tem vazamento na junta do cabeçote

Rafael Nash
29-04-19, 07:18
Pode ser que esteja com carbonização nas válvulas. Leva ela pra medir a compressão do cilindro.
A vela está branca, poderia dar um pouco mais de combustível pra ela (iria beber mais) ou tem ar falso entrando por algum lugar. Verifique o coletor e se tem vazamento na junta do cabeçote

Ela tá com 68k km originais ainda, mas não fuma nada, tu acha que vale a pena abrir a parte de cima pra uma descarbonização e revisão no cabeçote(assentamento de válvulas e troca de retentores)? Se sim, devo trocar os anéis do pistão?

SuzukiMHS
29-04-19, 07:39
Nunca usou gasolina aditivada? Eu uso original, mas a cada 3k km coloco aditivo da Bardhal.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
29-04-19, 07:57
Nunca usou gasolina aditivada? Eu uso original, mas a cada 3k km coloco aditivo da Bardhal.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Uso só comum. Tô com ela há dois anos e acho que só usei uns dois ou três tanques de aditivada kkkkk
esse aditivo, serve pra dar uma combatida na carbonização?

Rafael Nash
02-05-19, 07:35
Bom dia pessoal, aproveitei o feriado pra dar um banho na motoca e vi que essa mangueira que sai do coletor de admissão estava vazando. Com a moto molhada fica borbulhando bastante.

Aí fica a dúvida, essa mangueira serve pra que?



https://scontent.frec17-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/58939887_877839625895582_4192297739171659776_n.jpg ?_nc_cat=103&_nc_ht=scontent.frec17-1.fna&oh=39e24f588829d2398c1e1aae38fb7c05&oe=5D710941

Ctrl-Alt-Del
03-05-19, 07:42
Vários modelos de motores alimentados por carburador usam um sistema similar. A Yamaha o denomina de sistema de indução de ar.

Essa mangueira equaliza a pressão negativa produzida pela aspiração do motor com a caixa de ar e ou a pressão do escapamento. No meio do caminho costuma haver uma válvula que somente abre para o sentido da aspiração. Basta seguir a mangueira para saber aonde se conecta na outra ponta.

Essa mangueira se não estiver ressecada de velha, bastaria arrumar uma abracadeira nova. Porém pela foto parece-me que ela foi cortada na ponta, portanto ficou curta demais para receber uma braçadeira.

Resumo da história, está entrando mais ar que o previsto. Se isso impacta no consumo, não sei. Eu no teu lugar arrumaria isso.

SuzukiMHS
03-05-19, 07:50
Aditivo de combustível é bom colocar perdidamente. Se deixar acumular muita borra depois dá mais trabalho. Se esse for o caso, recomendo Koube Perfect Clean. YouTube Madeira performance tem a indicação.

Na XTZ tem uma mangueira de suspiro que saí do motor (na região do virabrequim, carcaça superior) para caixa de ar. Estava rachada, a moto ficou frouxa, perdendo torque, na subida pedia marcha e com garupa era mais triste ainda.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
03-05-19, 07:56
Vários modelos de motores alimentados por carburador usam um sistema similar. A Yamaha o denomina de sistema de indução de ar.

Essa mangueira equaliza a pressão negativa produzida pela aspiração do motor com a caixa de ar e ou a pressão do escapamento. No meio do caminho costuma haver uma válvula que somente abre para o sentido da aspiração. Basta seguir a mangueira para saber aonde se conecta na outra ponta.

Essa mangueira se não estiver ressecada de velha, bastaria arrumar uma abracadeira nova. Porém pela foto parece-me que ela foi cortada na ponta, portanto ficou curta demais para receber uma braçadeira.

Resumo da história, está entrando mais ar que o previsto. Se isso impacta no consumo, não sei. Eu no teu lugar arrumaria isso.

Ela não foi cortada(pelo menos não no tempo que possuo a moto) mas está muito ressecada e vai ligada numa válvula acima do cabeçote.
Na honda essa mangueira custa 90 reais(kkkkkkk) mas comprei uma mangueira pra gasolina na mesma espessura e irei colocar na moto no fim de semana, se impactar no consumo eu posto aqui, caso não, irei continuar procurando o defeito

- - - Updated - - -


Aditivo de combustível é bom colocar perdidamente. Se deixar acumular muita borra depois dá mais trabalho. Se esse for o caso, recomendo Koube Perfect Clean. YouTube Madeira performance tem a indicação.

Na XTZ tem uma mangueira de suspiro que saí do motor (na região do virabrequim, carcaça superior) para caixa de ar. Estava rachada, a moto ficou frouxa, perdendo torque, na subida pedia marcha e com garupa era mais triste ainda.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

A bros tbm possui uma mangueira similar, do motor pra caixa de ar, que não aparenta estar rachada.

Essa da foto é ligada numa válvula que tem acima do cabeçote e que possui mais duas mangueiras, um ligada num tubo cromado que vai pro cabeçote e o outra ligada num filtro que fica na atmosfera. Já consegui uma mangueira pra substituir e irei verificar todas as outras e fazer a troca desse filtro no fds

SuzukiMHS
03-05-19, 08:11
XTZ tem um filtro de gasolina na ponta superior da torneira, alojada dentro do tanque. Na XR 200R é embaixo da torneira. Mas acho que não seja o seu caso, devido a cor boa da vela.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
03-05-19, 08:17
XTZ tem um filtro de gasolina na ponta superior da torneira, alojada dentro do tanque. Na XR 200R é embaixo da torneira. Mas acho que não seja o seu caso, devido a cor boa da vela.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

A bros provavelmente usa a mesma torneira da XR, tem apenas uma telinha embaixo da torneira que já limpei quando começou esses problemas.

Vou procurar aqui no mercado da minha cidade o Koube, pra dar uma boa limpeza no tanque e no câmara de combustão

Ctrl-Alt-Del
03-05-19, 08:56
Uso só comum. Tô com ela há dois anos e acho que só usei uns dois ou três tanques de aditivada kkkkk
esse aditivo, serve pra dar uma combatida na carbonização?

Motores como o da Bross que tem taxa de compressão relativamente baixa não mostram tendência à carbonização significativa. Desde que a carburação esteja acertada e que se use gasolina de boa qualidade e que seja aditivada de origem.

Os vendedores de aditivos investem pesado na criação dessas lendas urbanas. Essa masturbação mental coletiva é comum nesse fórum. Quando o assunto de aditivos reaparece.

A gasolina brasileira atualmente tem teor máximo de enxofre de 50 ppm no passado era acima de 500 ppm. Isso melhorou a qualidade da gasolina.
O Brasil é um dos poucos países onde ainda se vende gasolina sem aditivação por enquanto.

Isso posto, por várias razões é mais seguro e financeiramente favorável no longo prazo usar gasolina aditivada. Mas gasolina boa, que preste.

Por ser químico redigi e publiquei um post para desanuviar a cabeça de confrades. Depois de tanto ver informações equivocadas.

Sugiro a leitura deste:

Gasolina Comum, Aditivada ou Premium? – Tire suas dúvidas

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t149-gasolina-comum-aditivada-ou-premium-tire-suas-duvidas

SuzukiMHS
03-05-19, 09:10
Texto bem colocado. De fato, um assunto muito polêmico. Isso é o mesmo que religião, time de futebol e cônjuge. Cada um escolhe o seu. Cada lado tem seus benefícios e efeito colateral. Independente da escolha sempre terá suas consequências, sejam elas positivas ou negativas. O que não pode é alienação ou idolatria (fanatismo).

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
03-05-19, 09:15
Motores como o da Bross que tem taxa de compressão relativamente baixa não mostram tendência à carbonização significativa. Desde que a carburação esteja acertada e que se use gasolina de boa qualidade e que seja aditivada de origem.

Os vendedores de aditivos investem pesado na criação dessas lendas urbanas. Essa masturbação mental coletiva é comum nesse fórum. Quando o assunto de aditivos reaparece.

A gasolina brasileira atualmente tem teor máximo de enxofre de 50 ppm no passado era acima de 500 ppm. Isso melhorou a qualidade da gasolina.
O Brasil é um dos poucos países onde ainda se vende gasolina sem aditivação por enquanto.

Isso posto, por várias razões é mais seguro e financeiramente favorável no longo prazo usar gasolina aditivada. Mas gasolina boa, que preste.

Por ser químico redigi e publiquei um post para desanuviar a cabeça de confrades. Depois de tanto ver informações equivocadas.

Sugiro a leitura deste:

Gasolina Comum, Aditivada ou Premium? – Tire suas dúvidas

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t149-gasolina-comum-aditivada-ou-premium-tire-suas-duvidas


Muito esclarecedor, o problema é que o único posto que confio(pq conheço o gerente e sei como funciona o processo de aquisição de gasolina) não vende aditivada. Daí teria que ir testando de um por um...

Num mundo utópico, onde não houvesse adulterações, qual marca de gasolina tem o pacote de aditivos que se enquadra melhor pra uma moto de baixa cilindrada a carburador para uso urbano?

Ctrl-Alt-Del
03-05-19, 09:33
Enquanto tu pensares que pagar por um combustível que cumpra os padrões definidos pela ANP seria uma utopia. Esse teu mundo desejado será como pensas - utópico. Agente muda o mundo na mudança da nossa mente.

Se tu não confias nos postos onde poderias abastecer. Não precisas provar que adulteram o combustível. A ANP fiscaliza a qualidade dos combustíveis mediante solicitação sem que o denunciante seja revelado. O posto que comercializa produtos adulterados é multado e se reincidir pode ser fechado até regularização.

Postos das bandeiras citadas no post por distribuirem marcas tradicionais as quais mantém melhor controle de qualidade e na distribuição são mais confiáveis. Isso não impede que um posto desonesto adultere por conta própria. Por essa razão existe a ANP para também fiscalizar.

Rafael Nash
03-05-19, 09:51
Enquanto tu pensares que pagar por um combustível que cumpra os padrões definidos pela ANP seria uma utopia. Esse teu mundo será como pensas - utópico. Agente muda o mundo na mudança da nossa mente.

Se tu não confias nos postos onde poderias abastecer. Não precisas provar que adulteram o combustível. A ANP fiscaliza a qualidade dos combustíveis mediante solicitação sem que o denunciante seja revelado. O posto que comercializa produtos adulterados é multado e se reincidir pode ser fechado até regularização.

Postos das bandeiras citadas no post por distribuirem marcas tradicionais as quais mantém melhor controle de qualidade e na distribuição são mais confiáveis. Isso não impede que um posto desonesto adultere por conta própria. Por essa razão existe a ANP para também fiscalizar.

Seria muito bom que todo esse processo funcionasse da forma correta e todo mundo sabe que não funciona, na teoria é linda, na prática... quem nunca colocou gasolina num posto de bandeira nacional e o carro ou a moto engasgava mais que uma velha tuberculosa?

Por isso usei o termo utopia, e acho que fui mal interpretado(já que você não respondeu a pergunta), para ilustrar para vc que, caso, todas as franqueadas da BR, Ipiranga, Shell e outras, usassem realmente o padrão de qualidade estipulado pela empresa a qual representam, qual desses pacotes aditivos, vc indiciaria para o caso específico da minha moto e do meu uso(já que vc se declarou químico e mostrou ter bastante conhecimento sobre o assunto e tbm pontuou que cada empresa usa seu próprio pacote de aditivos)

Ctrl-Alt-Del
03-05-19, 10:05
A resposta a tua pergunta está naquele post. Enquanto os brasileiros mantiverem a postura que as coisas são como são. Mantendo uma atitude conformista em detrimento deles mesmos, somente restará reclamar que as coisas são assim mesmo.

Stone
03-05-19, 10:57
Só trocar os anéis não vale a pena, dificilmente gasta os anéis e não gasta a camisa

SuzukiMHS
03-05-19, 11:32
Cabeçote se for fazer é COMPLETO. Senão é mesma coisa que tomar banho e continuar com a roupa suja.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
03-05-19, 11:42
Só trocar os anéis não vale a pena, dificilmente gasta os anéis e não gasta a camisa

Faz completo sentido.

- - - Updated - - -


Cabeçote se for fazer é COMPLETO. Senão é mesma coisa que tomar banho e continuar com a roupa suja.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Desculpe a ignorância, mas fazer o cabeçote completo seria o que? Pensei em assentamento de válvulas e troca de retentores, vc recomendaria outra ação nele?

SuzukiMHS
03-05-19, 12:23
No Paraná tem 2 preparadoras de motor de respeito serviço na BANCA DE FLUXO (otimiza vazão ar/combustível dos dutos e câmara de combustão), sem alteração no consumo, a moto fica mais esperta e mantendo vida útil do motor. 1. Moto neon team racing (Cascavel); 2. MF preparações (Campo Mourão). Eu acho que fica $650. Vale muito a pena quando se tem de mexer na parte de cima. Lembrando que tem que ser na banca de fluxo por profissional capacitado.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Rafael Nash
03-05-19, 13:41
No Paraná tem 2 preparadoras de motor de respeito serviço na BANCA DE FLUXO (otimiza vazão ar/combustível dos dutos e câmara de combustão), sem alteração no consumo, a moto fica mais esperta e mantendo vida útil do motor. 1. Moto neon team racing (Cascavel); 2. MF preparações (Campo Mourão). Eu acho que fica $650. Vale muito a pena quando se tem de mexer na parte de cima. Lembrando que tem que ser na banca de fluxo por profissional capacitado.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Esse é o ponto ruim de se morar numa cidade pequena, não tem esse tipo de serviço por aqui... e enviar por correios fica inviável pq preciso da moto durante a semana

Stone
03-05-19, 17:23
XTZ tem um filtro de gasolina na ponta superior da torneira, alojada dentro do tanque. Na XR 200R é embaixo da torneira. Mas acho que não seja o seu caso, devido a cor boa da vela.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Da Bros e da XR tem a peneirinha dentro do tanque, em baixo é só um copinho onde decanta a sujeira.

Veja bem o que te falei lá na primeira página...

Pode ser que esteja com carbonização nas válvulas. Leva ela pra medir a compressão do cilindro.
A vela está branca, poderia dar um pouco mais de combustível pra ela (iria beber mais) ou tem ar falso entrando por algum lugar. Verifique o coletor e se tem vazamento na junta do cabeçote

Depois você postou....

Bom dia pessoal, aproveitei o feriado pra dar um banho na motoca e vi que essa mangueira que sai do coletor de admissão estava vazando. Com a moto molhada fica borbulhando bastante.

Aí fica a dúvida, essa mangueira serve pra que?

Está aí seu problema, está entrando ar falso no motor nessa mangueirinha aí!

Sobre o cabeçote, é só medir a compressão do motor, se estiver boa não precisa mexer em nada.
Gastar 600 bolsonaros pra preparar um cabeçote de motor original, sinceramente, não vale a pena.

O que vale muito a pena é fazer um "blueprint" no cabeçote, que é nada mais que tirar todas as imperfeições e rebarbas provenientes da fabricação do cabeçote. Esse serviço muitos mecânicos bons conseguem fazer sem problema algum, pra quem tem alguma prática leva só alguns minutos pra fazer e o custo é baixo (eu faço nas motos que faço o motor e nem cobro nada). Você sentirá uma diferença, o cabeçote vai trabalhar conforme foi projetado, vai consumir menos e irá demorar mais pra acumular carvão.

Rafael Nash
06-05-19, 08:13
Bom dia pessoal
o problema era realmente a mangueira. Fiz a substituição, enchi o tanque com gasolina aditivada(seguindo a recomendação do colega ctrl-alt-del) e rodei 100km e fui encher o tanque novamente. Resultado, entrou só 3,3 litros, ou seja, 30km/l.

Obrigado a todos que deram dicas