PDA

Ver Versão Completa : Barulho estranho no motor



dteixeira
16-07-19, 17:19
Prezados,

Possuo uma titan 150 ano 2006 ks e ta rolando um barulho estranho motor após a seguinte condição:

To rodando de boa mas se parar e desligar a moto por uns minutos quando a ligo novamente da um baita barulho que parece válvula batendo mas some ao acelerar a moto com o giro mais alto (válvula sei que não é, pois eu mesmo as regulo com frequência). Já pensei se não seria baixa pressão do óleo, mas imagino que se fosse, o motor já teria ido pro espaço.

Alguém já teve algo parecido na moto? Alguma sugestão?

SuzukiMHS
16-07-19, 19:46
Se for barulho similar a máquina de costura deve ser corrente de comando frouxo. Se o ajuste de válvulas estiver muito folgado fará barulho na lenta tipo "batendo pino", algo como batida seca, aguda na cabeça do pistão. Aliás a qualidade do óleo confere com a especificação do manual? E sua validade cronológica ou quilométrica?

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
16-07-19, 23:45
Pode ser a corrente de comando folgada que está batendo.
Existe um conjunto de peças que trabalham juntas: a corrente do comando, o tensor da corrente, os guias da corrente e a coroa.
Em uma moto com 13 anos de uso essas peças se desgastam.

Há de se inspecionar as peças citadas e trocar o que for preciso. Somente trocar o tensor pode ser uma alternativa paliativa e sem garantia que solucione a questão.

dteixeira
17-07-19, 09:00
As válvulas regulo com frequência e o tensor da corrente de comando ainda possui dentes para se auto regular. O óleo uso 20w50 que é o indicado para ela e sempre troco antes de 1000km. Esse batido que da não ocorre se ligar a moto pela manhã, só ocorre se o motor aquecer bem e for desligado por uns minutos; ao religar da as batidas parecendo válvulas mas ao andar um pouco com a moto em rotação um pouco mais alta ele some.

- - - Updated - - -


Pode ser a corrente de comando folgada que está batendo.
Existe um conjunto de peças que trabalham juntas: a corrente do comando, o tensor da corrente, os guias da corrente e a coroa.
Em uma moto com 13 anos de uso essas peças se desgastam.

Há de se inspecionar as peças citadas e trocar o que for preciso. Somente trocar o tensor pode ser uma alternativa paliativa e sem garantia que solucione a questão.

O tensor é de catraca e possui alguns dentes para auto regulagem ainda, e o barulho não ocorre com o motor frio.

Ctrl-Alt-Del
17-07-19, 09:10
Tu ajustas as folgas de válvulas como:
1. Na sensibilidade dos dedos?
2. Usando lâmina(s) para ajuste?

Stone
17-07-19, 10:45
Pode ser que o acionador da corrente de comando esteja com os dentinhos escapando. O melhor que você pode encontrar é o original mesmo.

dteixeira
17-07-19, 11:15
Tu ajustas as folgas de válvulas como:
1. Na sensibilidade dos dedos?
2. Usando lâmina(s) para ajuste?

Tenho o leque de lâminas e uso somente a recomendada para cada válvula.

- - - Updated - - -


Pode ser que o acionador da corrente de comando esteja com os dentinhos escapando. O melhor que você pode encontrar é o original mesmo.

Já pensei nele, porém daria barulho pela manhã também com motor gelado, ou não? Cheguei até a pensar na bomba de óleo com desgaste e menor vazão, mas acho que se fosse isso o motor ja teria fundido.