PDA

Ver Versão Completa : Roda liga leve trincada



TxJorge
06-11-19, 10:53
Minha roda de liga leve da 150 2014 amassou e quando foram desamassar ela trincou pelo lado de fora, ouvi dizer que não há muitos problemas mas se ela amassar de novo é outra nova.

Foi um mero descuido meu, mas no geral sou bem atencioso e gosto dessas rodas mesmo com a fragilidade

Queria relatos de vocês quanto a esse assunto, sou novo no fórum e na rodagem, terceiro mês com a motoca

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk

Ctrl-Alt-Del
06-11-19, 16:39
Rodas e jantes em ligas de alumínio quando deformadas acima de um certo limite não suportam nova deformação de volta a posição inicial. Porque o módulo de elasticidade e limite de deformação (ductilidade) dessas ligas é inferior ao dos aços.

Primeiramente para desentortá-las, quando a deformação é pequena dever-se-ia aquece-la(s) a 150 ºC antes de tentar desentortá-la(s). Mas tenha consciência que se aparecerem trincas, isso mostra que o material excedeu o limite de resistência à ruptura. O que quer dizer que naquela região o material está do ponto de vista metalúrgico irreversivelmente fragilizado e com a resistência mecânica comprometida.

Há uns doidos que fazem qualquer coisa por dinheiro são capazes de soldar o local com solda TIG para dar uma maquiada. Eu lhes digo que por melhor que seja o soldador, ele nunca conseguirá restaurar a resistência da roda à condição inicial, porque o processo de fabricação da roda envolve um processo de tratamento térmico que o soldador não domina, tampouco ele terá equipamento adequado para fazê-lo. Sem levar em consideração que o local e região adjacente à solda não fica homogênea e continuariam fragilizados.

Os "engennheiiros" de Internet dirão a ti o contrário, que é tranquilo, que ele fez e tal... e caso decidas continuar usando a roda. Então só resta desejar-lhe boa sorte.

Vulcan
16-11-19, 14:39
Se o amassado for pequeno ainda pode usar a roda com abaoo estético se for pneu com Câmara. caso seja sem Câmara o perigo é significativo, recomendado uma roda nova.