PDA

Ver Versão Completa : leis de trânsito...descaracterização do veículo....



jackson_cbx200
12-03-06, 22:18
Galera, alguém saberia me explicar o que definiria descaracterização da originalidade do veículo? Em carros sei que rodas mais largas, suspensão rebaixada é descaracterização, segundo me ensinaram no detran, e em motos? Tipo colocar uma rabeta de wister em Strada é descaracterização da moto? Colocar piscas menores mesmo que seja com lente amarela e a luz seja até mais forte que os originais? E se eu colocar o painel da Twister na minha Strada, tem os mesmos instrumentos e ainda mais, tem até relógio? Bom fica essas minhas dúvidas entre outras tantas de que seria descaracterização da moto....Já que a potência é a mesma, a suspensão é a mesma e inclusive o cano seria o mesmo original.....

valeu quem souber alguma dessas leis que foram feitas só pra nos fuderem, agradeço e deixo o tópico aí aberto para debates!!!!! Quem tiver alguma dúvida além dessas postadas aqui fique a vontade pra deixar no ar!!!!!!

Ramiro
12-03-06, 22:56
Pelo que sei.. se você substituir por outro que de igual função não é considerado descaracterização... mas ai tem os poréns.. naum sei te dizer o certo... acho que tem várias interpretações ai.
Neste tópico aqui: http://www.pequenasnotaveis.com.br/viewtopic.php?p=49176#49176
eu postei o Código Nacional de Trânsito, talvez você ache alguma informação lá.

ciberdek
13-03-06, 01:20
Na verdade até rebaixar moto pode numa boa...
Veja bem, o que não estiver estritamente escrito na lei , não conta...
Interpretação é coisa de policial ***.

Motoka
13-03-06, 08:11
Essa é uma lei do karaio, q não especifica nada, e eles acabam colocando-as como eles bem querem.

Até acho q essa lei não é inútil, mas não deveria ser levadas as extremo...

Ela deveria ser específica só em mudança de cor.
No mais, deveria ficar a nosso critério. A moto é nossa, a gte faz o q a gte quiser...

henrique
13-03-06, 08:18
99,9% das multas em motos é isso aí q eles alegam..

francescotorres
13-03-06, 08:43
Bem até one au saiba descaracterização é quando você não consegue mais reconhecer a moto !

Ou seja quando você muda a rabeta de um moto por outra vc estará descaracterizando, pois não será mais possível indicar qual moto é !

Quanto ao painel é a mesma coisa, mas contuto, toda via, tem como você colocar no documento que aquele objeto foi trocado, e só pagar uma taxa no detran, aí quando for parado o documento é que vale.

web100
13-03-06, 10:01
Se não for uma modificação que dificulte a identificação da marca/modelo/placa e nem a sua segurança, não dá multa... pode dar um auto de infração pois os agentes de transito são todos paus mandados....

Uma brecha para recorrer de um AI desses é o uso de baú/bauletto... neste caso deveriam ser autuadas todas as motos que utilizam, pois está modificando as características de fábrica. (Art. 98 CTB)

PS: Mudar a placa de local, cortando ou retirando o pára lama, é ilegal, pois o veículo foi homologado para ter a placa no local destinado.

digarne
13-03-06, 10:08
No caso de veiculos.. eu jah tomei multa por estar rebaixado no meu carro.. isso eh uma descaracterização do veiculo... pois mudei a suspensção... e tipow.. se vc baixar a moto... concerteza os Guarda vai encanar.. agora.. vc mudar o painel da moto.. aeuehe essas coisas naum vai mudar em nada na moto.. vai marcar velocidade e giro da mesma forma... entaum... isso naum eh descaracterização... e a maioria dos guardas nem vai saber que vc mudou....

Furious VIPER
13-03-06, 11:56
A indústria da multa se baseia nas pekenas coisas pra multar... não esperam pegar uma moto totalmente descracterizada.. é mais fácil eles multarem um por piscas trocados, outro por cano trocado, outro ainda sem paralama...
Pra mim... se vc reconhece nitidamente q é akela moto, não interessa o resto, tá tudo funcionando.. entao deixa!
O policial pode até enxer o saco, tipo trocou piscas.. então liga, vamos ver se funciona... trocou lanterna... vamos ver se acende em vermelho mesmo... pronto... continua funcionando, todo mundo sabe q a moto tá perfeitamente reconhecível... mas vai explicar isso pra esses cuzão!!! é foda meu.. é foda!!

Fran
13-03-06, 14:43
nunk fui multada, mas jah fui ameaçada várias vezes!!
Até trok os espelhos pode dar multa!

BrunoDias
13-03-06, 14:51
nunca me zuaram, msm pq num tinnha nada mechido auhsuha
mas deixa a branquinha chegar ]:) ]:)

alexandrecatani
13-03-06, 14:59
ja mudei bastante minhas moto... polica na verdade implica é mais com placa levantada.. o resto (pneu, lampada escape nem conta ne?? tem q ta em dia memso)

ciberdek
14-03-06, 00:52
Dói dizer isso mas a gande maioria das motos multadas geralmente tem algo irregular...

...o que não justifica certas P :-x tarias que vemos a policia aprontar com motoqueiros por aí.

danilo-japa
14-03-06, 09:29
de toda decisão cabe recurso!

então, cabe a nós provar que aquela mudança não constitui a tal DESCARACTERIZAÇÃO... ou ainda, pode-se exigir que se explique o que seria essa definição!

AcidGaucho
14-03-06, 10:46
de toda decisão cabe recurso!


ensinaram na auto-escola pra mim, que nunca viram um recurso de multa ganhar :-/

Luigi
14-03-06, 11:16
Eu recorri por andar com a luz apagada e ganhei lol!

Eu falei que o guarda tava cego huaishiuahs não nessas exatas palavras, mas foi +/- isso
O que me salvou foi não assinar a multa ]:)
Dai eu aleguei que ele não me parou pra dar a multa (na verdade ele parou) e ele não deve ter visto certo. ahisuhaiushiauhsiuahsa

Celso Pin
14-03-06, 20:38
assinar ou não a multa não altera nada... a assinatura não significa que vc concorda. só que vc estava lá! se vc se recusa a assinar ele escreve isso na multa e no final, é a mesma coisa.

Celso Pin
14-03-06, 20:39
de toda decisão cabe recurso!


ensinaram na auto-escola pra mim, que nunca viram um recurso de multa ganhar :-/

como não... é só olhar as estatírticas das Jaris... cerca de 35% dos recursos são deferidos...

Celso Pin
14-03-06, 20:43
A indústria da multa se baseia nas pekenas coisas pra multar... não esperam pegar uma moto totalmente descracterizada..

que os guardas são despreparados ninguém tem dúvidas...

mas falar em "indústria de multas"... isso é conversa de infrator, o cara que toma a multa sabendo que está errado e ainda reclama... o que mais tem é infrator, os caras não precisam "inventar" multa...

vc me dá uns 10 blocos daquele que eu encho em meio dia sem inventar nada...

quem aqui no forum não é infrator????

Furious VIPER
14-03-06, 21:04
A indústria da multa se baseia nas pekenas coisas pra multar... não esperam pegar uma moto totalmente descracterizada..

que os guardas são despreparados ninguém tem dúvidas...

mas falar em "indústria de multas"... isso é conversa de infrator, o cara que toma a multa sabendo que está errado e ainda reclama... o que mais tem é infrator, os caras não precisam "inventar" multa...

vc me dá uns 10 blocos daquele que eu encho em meio dia sem inventar nada...

quem aqui no forum não é infrator????

Pode até soar pesado essa história de "conversa de infrator", mas na verdade todos somoe infratores, concordo com vc.. só q tem uma coisa.. poderia, e seria interessantíssimo dar mais atenção às situações mais perigosas.. não concorda?? Vc axa mais interessante q multem, recolham, apreendam o veículo e inda prendam os ocupantes, de um caro todo irregular, não documentado, ocupado apenas por assaltantes.. ou q te parem numa blitz e te multem pq vc trocou a lente do pisca??
Isso q eu xamo de "indústria da multa"... é multar o q é mais fácil e não o mais interessante. Vc certamente vai encontrar uns 90% das motos "alteradas"... e encontrar um carro totalmente irregular ocupado por assaltantes não é tão comum qto motos alteradas, por isso a preferência. Isso É SIM uma indústria da multa... onde se faz o mais fácil, e não o mais necessário.

Celso Pin
14-03-06, 21:35
viper, quantas vezes vc parou um carro (ou moto) e fez a polícia multar o cara?

em são paulo, eu faço isso sempre! já fiz a polícia parar cara na marginal porque o cara desrespeitou o rodízio... ou estava sem placa... Se eu acordo de madrugada, porque os outros espertalhões não podem acordar também... e quando o cara falou que ia me marcar, a polícia algemou e levou...

se vejo moto com a placa levantada, aviso a polícia também. Graças ao nosso próximo presidente, a cidade está cheia de motos da polícia... duas cada 500 metros nas principais avenidas...

é só parar e avisar desses casos que vc citou, que eles vão atrás dos caras...

vamos fazer a nossa parte também!

Furious VIPER
14-03-06, 22:54
Celso, vamos fazer nossa parte sim... ouvi uma frase dum aluno meu... "somos parte do problema... então temos q fazer parte da solução" E axei muito certa... se "nós" causamos tantos problemas... nóóóós, cidadãos coscientes, temos q ajudar a sanar esses tais problemas.

sucupira
15-03-06, 12:53
Essa é uma lei do karaio, q não especifica nada, e eles acabam colocando-as como eles bem querem.

Até acho q essa lei não é inútil, mas não deveria ser levadas as extremo...

Ela deveria ser específica só em mudança de cor.
No mais, deveria ficar a nosso critério. A moto é nossa, a gte faz o q a gte quiser...

Motoka, não quero discordar de você, mas acho que qualquer alteração na moto, seja rebaixar, etc... etc... você está primeiramente colocando em risco a sua segurança, e depois de terceiros que é pior ainda...deixar a moto original não apresenta riscos alheios.

web100
15-03-06, 13:18
...a cidade está cheia de motos da polícia... duas cada 500 metros nas principais avenidas...

Aonde????? Só se for na Rebouças, Consolação, Paulista, Pacaembu, etc.... Ou seja, locais nobres, pois o resto da cidade está abandonada!

digarne
15-03-06, 15:39
Esse negócio de recurso de multa eh meio lokura.... quantos milhoes de multas não existe?? sendo assim.. tb existe milhoes de recursos... e vc´s acreditam que eles leem todos os recursos feitos?? besteira... eles escolhem alguns recursos e colocam que foi deferido e jah era.. ou vc´s continuam axando que eles leem?????

.. |:( |:( |:(

Celso Pin
15-03-06, 19:16
...a cidade está cheia de motos da polícia... duas cada 500 metros nas principais avenidas...

Aonde????? Só se for na Rebouças, Consolação, Paulista, Pacaembu, etc.... Ou seja, locais nobres, pois o resto da cidade está abandonada!

estou falando de radial leste, av aricanduva... periferia...
o que está abandonado são os jardins...

p.s. consolação local nobre??? estamos falando da mesma cidade?

Celso Pin
15-03-06, 19:17
Esse negócio de recurso de multa eh meio lokura.... quantos milhoes de multas não existe?? sendo assim.. tb existe milhoes de recursos... e vc´s acreditam que eles leem todos os recursos feitos?? besteira... eles escolhem alguns recursos e colocam que foi deferido e jah era.. ou vc´s continuam axando que eles leem?????

.. |:( |:( |:(

leem...
informe-se de como são formadas as Jaris...

tem respresentantes do povo tambem nas juntas...
e os resultados são públicos!

web100
15-03-06, 21:24
...a cidade está cheia de motos da polícia... duas cada 500 metros nas principais avenidas...

Aonde????? Só se for na Rebouças, Consolação, Paulista, Pacaembu, etc.... Ou seja, locais nobres, pois o resto da cidade está abandonada!

estou falando de radial leste, av aricanduva... periferia...
o que está abandonado são os jardins...

p.s. consolação local nobre??? estamos falando da mesma cidade?

Bom, então a Z.S./Z.O. não dão votos, pois depois que eu passo a ponte Eusébio Matoso, raramente eu vejo uma Rocam.

A Consolação que eu estou falando fica no Jd. Paulista, paralela com a Rebouças, cruza a Lorena, Oscar Freire e termina na Estados Unidos... Se alí não é valorizado, então....

Celso Pin
15-03-06, 22:17
mas a consolação (como principal avenida) é só o pedaço da paulista até o centro... o pedaço dos jardins é uma viela.

eu disse "nas principais avenidas"!

ciberdek
08-05-06, 13:45
de toda decisão cabe recurso!


ensinaram na auto-escola pra mim, que nunca viram um recurso de multa ganhar :-/

Então falaram errado porque eu já ganhei recurso contra multa de placa coberta (Por sinal não estava coberta mesmo, só fui multado porque as Rotan estavam em "Operação multa" naquela semana e ficavam inventando desculpa pra passar a caneta)

Celso Pin
08-05-06, 19:41
Uma brecha para recorrer de um AI desses é o uso de baú/bauletto... neste caso deveriam ser autuadas todas as motos que utilizam, pois está modificando as características de fábrica. (Art. 98 CTB)


Nada disso, o bauleto é colocado no bagageiro e o bagageiro foi feito para carregar carga... não altera nada não!
(péssimo exemplo!)

Vistuba
09-05-06, 00:07
Já vi muitas vezes o pessoal do fórum (desse e de outros) reclamando do CNT, mas nunca vi alguém propor alguma coisa...

Que tal se nos uníssemos, e fizéssemos um projeto de lei de iniciativa popular pra tentar regularizar a situação????

Por exemplo, podíamos fazer uma discussão séria sobre qual a definição de descaracterização de veículo, definir quais os equipamentos de segurança mínimos, etc.
Depois, teríamos que correr atrás de assinaturas: 1% do total de eleitores, sendo no mínimo de 5 estados...

É difícil? Acredito que sim... mas se for uma coisa séria, quem sabe com a ajuda de outros fóruns, orkut, quem sabe não conseguiríamos alguma coisa???

Fica dada a sugestão

Celso Pin
09-05-06, 20:37
que tal ninguém nunca mais modificar nada?
não precisa 1% de ninguém em nenhum estado!

p.s. mas estou dentro do projeto de lei desde que se proíba o tráfego nos corredores e que obrigue os carros a andarem de farol aceso!

Vistuba
10-05-06, 10:19
que tal ninguém nunca mais modificar nada?
não precisa 1% de ninguém em nenhum estado!

p.s. mas estou dentro do projeto de lei desde que se proíba o tráfego nos corredores e que obrigue os carros a andarem de farol aceso!

Aí é que tá Celso...

Isso aqui é um fórum de discussão, certo?
Vc diz que não precisa modificar nada, mas pra obrigar a luz acesa dos carros vc quer... isso pra mim é modificar... :!:

E pq não "complementar" o código de trânsito???
Todos sabemos que ele dá margem às mais diversas interpretações por parte de policias não tão honestos...
O que um escape esportivo faz pra descaracterizar uma moto??? No que altera???
Ou então, pq não propor que esses equipamentos que estão à venda, passem pelo crivo do inmetro???

Só pra fazer uma comparação (esdrúxula): Imagine se junto com a moto viesse o capacete (de fábrica). Aí, quem quiser comprar um outro modelo, vai lá, compra, mas tem que passar no inmetro pra "regularizar".
É um absurdo, não?

Só pra constar, minha moto é toda original...

agm2112
10-05-06, 11:37
Eu concordo com o Celso ... quem tem que modificar os veículos são os engenheiros que os projetam. Eles são os únicos que realmente sabem o que estão fazendo. Sou a favor da proibicao total de escape esportivo ... meu ouvido não é pinico.

Quer modificar um veículo ? Modifique e leve para inspecão em alguma loja credenciada do inmetro, como acontece com os carros movidos a GNV. Só depois de certificado o veículo pode renovar a documentacao anual.

Leonardo RS
10-05-06, 12:07
Pode até soar pesado essa história de "conversa de infrator", mas na verdade todos somoe infratores, concordo com vc.. só q tem uma coisa.. poderia, e seria interessantíssimo dar mais atenção às situações mais perigosas.. não concorda?? Vc axa mais interessante q multem, recolham, apreendam o veículo e inda prendam os ocupantes, de um caro todo irregular, não documentado, ocupado apenas por assaltantes.. ou q te parem numa blitz e te multem pq vc trocou a lente do pisca??
Isso q eu xamo de "indústria da multa"... é multar o q é mais fácil e não o mais interessante. Vc certamente vai encontrar uns 90% das motos "alteradas"... e encontrar um carro totalmente irregular ocupado por assaltantes não é tão comum qto motos alteradas, por isso a preferência. Isso É SIM uma indústria da multa... onde se faz o mais fácil, e não o mais necessário.



É exatamente este lado que me deixa com raiva. Tento ser parte da solução e não do problema, mas não é facil assistir situações injustas todos os dias.
Qto a descaracterização eu sou a favor da inspeção qdo se muda algo na suspensão, motor e freios. O resto deveria ser limitado a se permitir vender produtos que passaram pelos testes do Inmetro. Tipo: espelhos, piscas, bauletos.
É o que eu acho.

web100
11-05-06, 10:54
Uma brecha para recorrer de um AI desses é o uso de baú/bauletto... neste caso deveriam ser autuadas todas as motos que utilizam, pois está modificando as características de fábrica. (Art. 98 CTB)


Nada disso, o bauleto é colocado no bagageiro e o bagageiro foi feito para carregar carga... não altera nada não!
(péssimo exemplo!)

A lei é interpretativa e não uma ciência exata. O artigo 98 diz:


Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Não existem exceções explícitas, elas surgem da interpretação ou do bom senso. A minha motoneta não saiu de fábrica com bagageiro e nem é oferecido como opcional (pelo fabricante), portanto colocá-lo eu estarei alterando as características de fábrica. O mesmo vale para o bau, a grosso modo, se não saiu de fábrica, houve alteração. Mas como eu disse a lei é interpretativa, pois é muito difícil prever todas as variantes que podem surgir.

Celso Pin
11-05-06, 20:17
Bom... a minha saiu com bagageiro de fábrica e posso carregar nele o que quiser... até o baú!

difícil interpretar o baú como modificação das características... realmente, precisa interpretar muito... só falta falar que a moto não saiu de fábrica com piloto e vc montar na moto é modificar as características...

Alan
11-05-06, 20:29
Eu concordo com o Celso ... quem tem que modificar os veículos são os engenheiros que os projetam. Eles são os únicos que realmente sabem o que estão fazendo. Sou a favor da proibicao total de escape esportivo ... meu ouvido não é pinico.

Quer modificar um veículo ? Modifique e leve para inspecão em alguma loja credenciada do inmetro, como acontece com os carros movidos a GNV. Só depois de certificado o veículo pode renovar a documentacao anual.

A minha RX tinha no documento menção a resolução 25/98, sobre modificação de veículos. Regularizei porque andava de Sarachu, pra quem não gosta é insuportável de ficar do lado...

Celso Pin
11-05-06, 22:21
... andava de Sarachu, pra quem não gosta é insuportável de ficar do
lado...

eu sempre digo: A única maneira de acostumar com barulho, é ficando surdo!

Machado
12-05-06, 09:16
o pior mal ainda não é a policia, mas os guardas de transito, sábado eu estava indo para Candelária, e a Rodoviária Estadual me atacou, eu estava com piscas fumês e espelhos pequenos. Eles não falaram nada, só implicaram com minha viseira que é preta... mas nada de mais .. me falaram que eu deveria trocar, e realmente ela dificulta a visão mas não me autuaram;;;.... o brabo são os Guardas de transito, que se dizem "AUTORIDADE" ...***.

Jordano
12-05-06, 20:38
não me multaram
tentaram mas eu soube argumentar de modo que o pm
não teve outra escolha a não ser sair de fininho e só
não pediu desculpas pq ia ser pedir d+ hehehehehehehehehehe

mas ele tentou me multar por que a minha YBR tem roda de liga
mas eu disse pra ele com toda e educação
"o aro é o mesmo(18"), a moto é completamente reconhecível, e se tu me multar, a unica coisa que vai acontecer é que eu vou recorrer da multa, vou ganhar a causa e tu vai levar um processo administrativo na ficha de trabalho,resumindo...
perda de tempo pra nós dois e prejui´zo pra ti"

aí ele virou as costa e ainda me disse
"dessa vez eu dexo passar"