PDA

Ver Versão Completa : revisoes - carimbo no manual, valoriza a moto?



BrunoDias
13-03-06, 11:24
tava vendo num outro topico o pessoal comentando sobre revisoes nas autorizadas

queria saber se alguem quando vai compra uma moto usada, olha la no manual se as revisoes foram feitas certinha na concecionaria ou nao

e aí?

NEUDSON
13-03-06, 11:28
se fosse comprar seminova eu olharia sim! porem tem moto feita revisão pior do que algumas sem revisão!

Christiano
13-03-06, 11:57
Nunca comprei uma moto semi-nova, mas com certeza olharia isso sim.
Além do mais, as 4 primeiras revisões devem ser feitas na autorizadas para efeito de garantia da moto.

Furious VIPER
13-03-06, 12:08
Eu tenho um plano... só comrar moto 0km!!! se não tiver outro jeito, tem o plano B... vou com um mecânico de confiança olhar a moto.. mas olhar afú, procurando problemas... e peço desconto do preço nas peças q terei q trocar... e da loja ela vai direto pra oficina, pra eu rodar com ela zeradinha... sem nada pra arrumar. Independente de ter carimbo de concessionária ou não!!! As daki nem lubrificam corrente... em compensação a loja q sempre vou trocar óleo e coisas assim, é só tu comentar algo sobre corrente q os caras olham a folga dela, lubrificação e estado da relação!!! Muito mais cuidado q uma concessionária!!

Luigi
13-03-06, 12:21
Aqui pelo menos a consecionária é show (Dick Motos (Yamaha))

Tu passa pra dar um oi pros caras eles já vão não moto, olham o nivel do oleo, olham a corrente, lubrificam e apertam se nescessário (eu não faço isso porque uso só graxa branca) e tudo mais.
Serviço vip.

Zanca
13-03-06, 13:33
Não acho que faz diferença principalmente se for um honda pois os mecanicos so engraxa corrente e troca oleo se vc pede e depois carimba confie msm num bom mecanico isso sim tem valor

Motoka
13-03-06, 13:35
Os carimbos das revisões no manual só mostra para o comprador q o dono tm bastante cuidado c/a moto.

Eu msm num conheço ninguém q faz tds as revisões.
Só as 2 primeiras msm.

Eu tô na dúvida se faço a terceira (essa é paga) ou não....

Coltz
13-03-06, 13:41
eu só compro moto zero
não sei se isso ajuda a moto a ser valorizada, mas caso o cara que irá comprar a moto de uma olhada nisso, a minha moto foi revisada até os 20 mil todas certinho...de agora em diante não vo mais fazê revisão só manutenção simples tipo regulagem d carburador, lubrificação d corrente, etc

BrunoDias
13-03-06, 14:14
fiz as 3 primeiras na autorizada, sendo q a 3 foi paga
ae to na duvida em continuar

casali
13-03-06, 15:14
sei lá não curto comprar moto zero
tem que ficar cudando para amaciar fazer revisões e prara mim moto foi feita para da pau.
quando vou comprar uma cuido para o motor estar bom dou a minha inspecionada básica e se passar nomeu crivo levo em um mecanico que é meu amigo pra dar mais uma olhada
mas nunca gastei mais que 160conto pra deixar o motor redondinho o resto é barato pra arrumar eu acho que compensa a difernça de valor para uma moto nova
Obs. eu não viajo de moto, moto só para ir trabalhar e dar uns pauzinhos mesmo

Roberval2005
13-03-06, 15:31
pra mim nao da em nada, pode ter carimbo mas se tiver judiada q adianta?

jrvalmir
13-03-06, 15:35
pra mim nao da em nada, pode ter carimbo mas se tiver judiada q adianta?

pelo menos o antigo dono fez a revisao.
tem proprietario q usa ate quebrar..

Motoka
13-03-06, 17:47
É o q eu disse.
Os carimbos no manual só mostra q o proprietário se preocupa c/a moto, mas não diz nada sobre seu estado...

De qualquer forma tm q levar num mecânico p/checar...
Mas duvido q uma moto c/tds revisões feitas corretamente a moto vai tá judiada.

Celso Pin
13-03-06, 21:39
não dá mesmo para analisar nada isoladamente...

eu por exemplo, faço todas as revisões (tanto do carro como da moto).

compensa muito fazer as revisões por dois motivos (esqueçam a revenda... isso é jabuticaba... !)
1. vc identifica problemas precocemente;
2. vc economiza uma barbaridade em quebras...

como não vi ninguém que calcula o custo por km (exceto as poucas revistas sérias que sobraram), é difícil comparar... mas garanto que o custo por km meu é mais baixo que dos outros...

ah! ia me esquecendo... esse história de mecânico bom (podem procurar na net no brasil, ninguém ainda pôs o endereço na rede...) vou contar para o meu filho, depois que contar a do curupira e do saci perere... Mês passado, se eu não fosse na concessionária falar qual era o problema do carro da minha mãe para o chefe da oficina, eles estariam procurando até hoje...

LuiZão
13-03-06, 23:33
Costumo fazer as 2 primeiras na concessionaria, depois vou seguindo a manual e levo em um mecanico tipo o que não da pra mim fazer em casa eu mando lah, tipo limpar o carburador, regular valvula, alinhar roda, trocar oleo de suspensão.

Rubinho
14-03-06, 01:47
na minha xtz antiga só fiz as duas primeiras gratis, a revisão lá era muito porca, nem lavar a moto na segunda eles lavaram....

Agora de HONDA!!!

cacamba
14-03-06, 08:24
É relativo...
Existe AUTORIZADA E ARTORIZADA.....
Aqui a Autorizada Honda ( Motolavras ) é show...
Olham tudo, revisam mesmo.... nota 10
Eu prefiro o servico deles pq sei que e bem feito E COM GARANTIA...
Se fosse comprar uma usada, seria a primeira coisa a olhar, se foram feitas as revisoes e onde....

agm2112
14-03-06, 12:11
Eu tenho uma vantagem, pois o mecanico sou eu ... quando comprei minha moto, olhei no manual e nao tinha nenhuma revisão feita, mesmo assim, está em estado de 0km, absolutamente impecável. E olha que ela tem 15 anos. Comprei de alguem quase tão cuidadoso quanto eu ...

Guigo
14-03-06, 12:43
Eu fiz as 3 primeiras (a última paga) e vou fazer mais uma agora que ela está com quase 14.000 rodados...
Eu acho esse lance de carimbo muito relativo e não levaria isso muito em consideração na hora de comprar uma moto usada...

Motoka
14-03-06, 13:07
Celso Pin, mecânico bom q a gte fala é um mecânico q vc conheça.
Ou até um amigo seu q não t enganaria numa hora destas...

Celso Pin
14-03-06, 20:50
Celso Pin, mecânico bom q a gte fala é um mecânico q vc conheça.
Ou até um amigo seu q não t enganaria numa hora destas...

quero dizer que o fato de vc conhecer o mecânico não significa que o conhecimento técnico dele seja suficiente... o que acontece na maioria das vezes, não é o mecânico te enganar... é que ele não sabe mesmo o que acontece.

eu sempre dou o exemplo (já escrevi aqui várias vezes) da troca de velas... o seu mecânico aperta a vela com torquimetro? se não aperta, troque de mecânico, porque quando o cara nem tem as ferramentas adequadas (acreditem, tem mecânico que não tem torquimetro), provavelmente ele nem sabe usar (ou para que serve).

fuja daqueles caras que vc explica o problema e ele fala:
- tem que ver... (em informática isso acontece também, já que na era dos micreiros ninguém mais sabe nada...) ou fala: - só vendo

ver para que? se o cara tem tanta experiência, porque tem que ver o carro? ou a moto?

e o pior de tudo, é que o cara não quer dizer que fará algum teste de diagnóstico... ele só olha mesmo e dá o famoso chutão...

agm2112
15-03-06, 17:09
Mas aí você quer que o mecânico tenha o dom da premonição .. é melhor ir num pai de santo.

Eu tenho torquimetro, e não uso ele pra apertar as velas .. por um motivo simples: raramente se usa torquimetro pra apertar velas. Geralmente na caixa da vela vêm as instruções de aperto. O mais comum é rosquear com a mão até a sede, depois 1/4 a 3/4 de volta. Experimente usar torquimetro pra apertar velas em um motor com a rosca da vela carbonizada ou em mal-estado pra ver o que acontece ...
Outro motivo: já apertei tantas velas, que sei de cor o torque exato. Assim como tenho lampada estroboscópica, mas só regulo o ponto de ignição do meu carro no ouvido, pois já sei o ponto de cor e salteado.

Alan_Ricardo
15-03-06, 17:32
Revisão em dia é um belo atrativo. Porque quando vc for vender a moto, é bom explorar, e argumetar sobre as revisões que foram feitas, mostrando o cuidado com a moto, e até vendendo por um bom preço, fazendo um bom negócio.

Tanto como for comprar uma usada tb, é bom pedir o manual carimbado, se a moto não tiver e estiver num estado + ou -, aí é hora de cobrar e mandar abaixar o valor.

Motoka
15-03-06, 17:49
Alan_Ricardo, é disso q eu tô falando.

As revisões feitas valoriza sim a moto, pois mostra o cuidado q o usuário tm. Não q eu não vá nem querer olhar a moto pq tm revisões feitas, mas já é um ponta a +...

E falar de mecânico é complicado....

Celso Pin
15-03-06, 19:29
Mas aí você quer que o mecânico tenha o dom da premonição .. é melhor ir num pai de santo.

Eu tenho torquimetro, e não uso ele pra apertar as velas .. por um motivo simples: raramente se usa torquimetro pra apertar velas. Geralmente na caixa da vela vêm as instruções de aperto. O mais comum é rosquear com a mão até a sede, depois 1/4 a 3/4 de volta. Experimente usar torquimetro pra apertar velas em um motor com a rosca da vela carbonizada ou em mal-estado pra ver o que acontece ...
Outro motivo: já apertei tantas velas, que sei de cor o torque exato. Assim como tenho lampada estroboscópica, mas só regulo o ponto de ignição do meu carro no ouvido, pois já sei o ponto de cor e salteado.

dom da premonição é o que a gente vê por aí... sempre tem que ver... ninguém sabe diagnosticar nada...
as instruções da caixa eu também já li... para um mecânico como eu, insuficientes se vc quer fazer a coisa bem feita, mas melhor do que apertar até "gemer" como geralmente fazem...

carbonização a gente descarboniza... colocar vela em motor carbonizado chama-se "método russo" (naskoxosvski).
rosca, a gente conserta.
(eu também sou adepto do rolo de arame e alicate, mas só em último caso).

e parabéns, saber o torque na munheca o torna o ser humano mais sensivel do mundo, mas os outros 6 bilhões tem que continuar usando o torquimetro (e a strobo)...

agm2112
15-03-06, 19:40
Então abre uma oficina cara... cobre um orcamento de 500 reais pra trocar uma vela. Pode ser que o dono não queira... aí teremos que usar o seu método trombovsky, e sem um torquímetro, pois se colocar o torque "correto" para ela, vai ficar vazando compressão. Nem sempre o dono quer fazer absolutamente correto e incrivelmente milimétrico como diz o manual dos manuais. Normalmente ele só quer voltar a andar gastando o mínimo possível..

Faca um diagnóstico da mãe diná, diz por exemplo que uma vela queimou por uso normal, por superaquecimento, por mistura saturada de óleo, e já acerte o orcamento sem olhar antes. Creio que seja um risco desnecessário.

Torque pra apertar uma vela eu sei ... nao preciso de manual ou torquimetro pra isso. Mas pra apertar um cabecote, ou outros locais onde um torquimetro seja realmente necessario, podemos usar o bom senso. Achei um pouco óbvio, portanto omiti a explicaćão.

Celso Pin
15-03-06, 20:13
esse é um bom exemplo de como eu acertei no ponto exato!

se vc não usa torquimetro (e todo, repito TODO) parafuso tem o torque correto de aperto... problema seu....

mas não vem aqui dizer algo que vc não faz... saber o torque sem torquimetro... e também pregar algo que não é verdade, que tem parafuso que não deve ser apertado com torquimetro, é insultar os novatos que podem cair nessa conversa fiada e sifu...

CONTRADIÇÃO é um negócio engraçado: fala que tem torquimetro e diz que não precisa (e não usa, pelo menos nisso é coerente)... fala que se usar o torque correto vai vazar compressão (como???? se vaza o torque não é correto)...

será que apertar uma vela como se deve custaria mesmo 500 reais (pode dar um pulo até aqui que a sua eu troco de graça, aí vc presta atenção e vê se aprende um pouco...)???? estamos falando da mesma coisa??? vc sabe mesmo o que é um torquimetro????

agm2112
15-03-06, 20:30
Caraca... mas o cara é teimoso ... já vi motor onde tinha que fazer uma forca absurda pra apertar a vela, muito mais do que o 1,5kgf que pedia de torque. Colocando o torque "certo", vazava compressão. É óbvio que havia um problema na rosca do cabecote, mas o dono não queria gastar grana pra desmontar o cabecote e retificar a rosca. Queria que enfiasse ela lá assim mesmo. Sim[es assim. Vou bater no cara ? Não, é problema dele. Este é só um exemplo onde o manual não funciona.

E outra coisa .. fale direito com quem você não conhece. Deixe de ser arrogante. Você não sabe de tudo. :stop:

Celso Pin
15-03-06, 21:01
Caraca... mas o cara é teimoso ... já vi motor onde tinha que fazer uma forca absurda pra apertar a vela, muito mais do que o 1,5kgf que pedia de torque. Colocando o torque "certo", vazava compressão. É óbvio que havia um problema na rosca do cabecote, mas o dono não queria gastar grana pra desmontar o cabecote e retificar a rosca. Queria que enfiasse ela lá assim mesmo. Sim[es assim. Vou bater no cara ? Não, é problema dele. Este é só um exemplo onde o manual não funciona.

E outra coisa .. fale direito com quem você não conhece. Deixe de ser arrogante. Você não sabe de tudo. :stop:

mas com isso eu concordo... só que fazer uma gambiarra dessas não é o procedimento normal (como eu escrevi acima). a compressão, nesse caso, não vaza pelo uso do torquimetro e sim porque a rosca está ruim (e deveria ser consertada).

o manual sempre funciona! só que tem gente (como esse cara que não queria gastar a grana para desmontar), que não o segue...

o que o manual diria? demonta e conserta direito (como vc bem observou!).

o principal problema, é que a maioria das pessoas quer o veículo do jeito delas... não como deveria tecnicamente ser...

Ramiro
15-03-06, 21:04
Bem... eu jah quebrei dois parafusos da minha moto... :o então acho importante esse eskema de torquímetro ae!

Guigo
15-03-06, 22:22
Uma vez quis ajustar a corrente da moto e não pude, porque o *** da concessionária tinha apertado tanto a porca da roda traseira que eu tive que levar lá de novo só pro desgraçado desfazer a tranca...e ainda mandei ele ajustar a corrente sem cobrar...huehuehue....

agm2112
15-03-06, 22:32
Uma vez quis ajustar a corrente da moto e não pude, porque o *** da concessionária tinha apertado tanto a porca da roda traseira que eu tive que levar lá de novo só pro desgraçado desfazer a tranca...e ainda mandei ele ajustar a corrente sem cobrar...huehuehue....

Minha moto tá toda assim ... parece qe foi montada por um gorila .. semana passada fui regular as válvulas... e eram 15 minutos pra tirar cada tampa... um saco, fora os parafusos que acabam ficando "machucados"...

..::luiz::..
16-03-06, 00:43
Já estou com quase 14.000km rodados na minha cgzinha 150 ES e estava pensando nisso nesse final de semana em levar ou não para manutenção na Honda. Todas até hj sempre foram feitas na Honda e nunca tive problema com a moto sendo que a de 8.000km e 12.000km foram pagas.
Meu irmão tbm tem uma só que 2003 ESD e com mais de 50.000km e sempre leva em um mecanico (na Honda só as três primeiras revisões que ele levou pois é 0800) e nunca teve problema com a dele.
Tenho uma amiga que tem uma CG 150 ESD ano 2004 que usa só para trabalhar e a dela está beirando os 11.300km e só levou a Cg dela nas duas primeiras revisões que são 0800. Nem na 3ª revisão levou, agora ela já ficou sem bateria uma vez onde recarregaram a dela de graça e a motoca dela não estava ligando sem ela estar no neutro. Insisti com ela e ela acabou levando na Honda e trocaram uma pecinha próximo na manete esquerda falando que estava queimada.

E aí.... será que compensa R$60 ou mais só por causa de uma carimbo???

agm2112
16-03-06, 09:28
Por mim ... compensa sim !

Ramiro
16-03-06, 11:42
Não é R$60,00 a mais por causa de um carimbo.. mas a certeza que se acontecer alguma merda na tua moto tu vai cobrar de alguém que tem como consertar a cagada e não um mecânico que vai tentar te enrolar dizendo que a culpa naum eh dele..

Suicidal
16-03-06, 11:51
ae galera...esse negocio de carimbo é uma palhaçada....
tenho um mecanico q ele consegue carimbo da concessionária...
se precisar consigo carimbo da revisão dos 500 mil....heheheheh

Luigi
16-03-06, 12:14
Pra mim não muda nada, já que moto boa é moto nova pra mim
Não compro usada nunca !

agm2112
16-03-06, 12:49
ae galera...esse negocio de carimbo é uma palhaçada....
tenho um mecanico q ele consegue carimbo da concessionária...
se precisar consigo carimbo da revisão dos 500 mil....heheheheh

Eh verdade ... ja vi um caso de carimbo vendido numa consessionaria da Ford ...

Suicidal
16-03-06, 12:52
ae galera...esse negocio de carimbo é uma palhaçada....
tenho um mecanico q ele consegue carimbo da concessionária...
se precisar consigo carimbo da revisão dos 500 mil....heheheheh

Eh verdade ... ja vi um caso de carimbo vendido numa consessionaria da Ford ...

e não é carimbo vendido nao....

o eskema é o seguinte...vc leva a moto fazer revisão com ele e sai bem mais barato q na concessionaria, ele carimba o manual pq ele ja trampou na concessionaria....

Motoka
16-03-06, 13:34
Ah , mas ninguém aki tá falando de carimbo falso.
Tamo falando se a revisão tm ou não valor na revenda...

Pilantragem existe msm, num tem jeito....

..::luiz::.., tbm pelo amor, né ?
Ninguém soube dizer p/ela q se fosse a bateria sem carga não ligava de forma alguma ? :-/

Aff

thallgo
16-03-06, 13:38
i aew MOTOKA, frmza????
to aqui eu mesmo, começando aqui no forum!!! auhauhuahuahah
:)

Motoka
16-03-06, 13:44
IaÊ thallgo, frmz ?
Logo ví q era vc, heheh

Pd chegar, a galera aki é frmz.
Só q tm um pessoa q não vai gostar nada nada de ver vc aki, hein !!!!! :-/ :G

Suicidal
16-03-06, 14:23
Ah , mas ninguém aki tá falando de carimbo falso.
Tamo falando se a revisão tm ou não valor na revenda...

Pilantragem existe msm, num tem jeito....

..::luiz::.., tbm pelo amor, né ?
Ninguém soube dizer p/ela q se fosse a bateria sem carga não ligava de forma alguma ? :-/

Aff

desculpe, mas pelo q entendi o assunto era se o carimbo da concessioanria no manual vale alguma coisa!!!

e outra, como vc identifica q o carimbo foi feito na concessionaria ou nao?? sendo q é o mesmo cara q assina e carimba na concessionaria e fora dela!!

Motoka
16-03-06, 14:29
Suicidal, eu quis dizer q o assunto do tópico não é exatamente esse.
E p/identificar só trampando lá msm e conhecendo o procedimento, sei lá. Como td é feito.
Como eu disse, pilantragem sempre existiu.

Se tiver carimbado o man. e a moto tiver uma caca, não tm negócio.

guga-cbx250
16-03-06, 15:28
Pra mim não! Não são esses carimbos que vão garantir q a moto nunca foi batida e etc.

Meu amigo tem uma Titan 150, faz todas as revisões, vai la ver como esta o velocimetro dele... desligado...

Ja deve ter rodado uns 4.000km com velocimetro desligado nos intervalos entre as revisoes.

agm2112
16-03-06, 16:42
Ah , mas ninguém aki tá falando de carimbo falso.
Tamo falando se a revisão tm ou não valor na revenda...

Pilantragem existe msm, num tem jeito....

..::luiz::.., tbm pelo amor, né ?
Ninguém soube dizer p/ela q se fosse a bateria sem carga não ligava de forma alguma ? :-/

Aff

desculpe, mas pelo q entendi o assunto era se o carimbo da concessioanria no manual vale alguma coisa!!!

e outra, como vc identifica q o carimbo foi feito na concessionaria ou nao?? sendo q é o mesmo cara q assina e carimba na concessionaria e fora dela!!

Na verdade, o que eu vi foi um carimbo feito na autorizada como uma revisao mesmo, só que totalmente fora da quilometragem prevista ... Assim o cara recuperou a garantia do carro. Foi só dar uma grana pra um funcionario. E a revisão não foi feita.

Stone
17-03-06, 08:06
Minha soh tem os carimbo das revisão de grátis
eu mesmo faço as revisão nela