PDA

Ver Versão Completa : Atropelada por moto é condenada a indenizar



Lu Carvalho
28-03-06, 08:57
Atropelada é condenada a indenizar (jornal Hoje em dia)

PORTO ALEGRE - Além de sofrer traumatismo craniano e estiramento na perna direita, uma mulher atropelada na avenida principal do município gaúcho de Guaíba (região metropolitana de Porto Alegre) foi condenada a pagar R$ 1.800 ao motorista da moto que a atingiu. O episódio ocorreu em 30 de novembro de 2004.
A dona-de-casa Nilséia Rodrigues da Silva, 40 anos, atravessava a avenida São Geraldo quando foi atropelada. O motorista da moto, Robson Eduardo Fernandes, 19 anos, entrou com a ação no dia 14 de dezembro de 2004, e a sentença, proferida ainda em primeiro grau pelo Juizado Especial Cível de Guaíba, foi definida no último dia 15.
De acordo com o estipulado na sentença, a dona-de-casa terá de pagar R$ 1.800 ao piloto da moto, valor referente aos gastos pelo conserto do veículo. A sentença definiu Nilséia como culpada por imprudência ao não tomar precauções no momento de atravessar a avenida.
Como base para a decisão, foi utilizado o artigo 69 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), segundo o qual o pedestre tem a responsabilidade de estar atento ao cruzar uma pista, levando em conta a visibilidade, a distância, a velocidade dos carros e motos e a obrigação de usar a faixa de segurança - o pedestre pode atravessar fora da faixa se a mais próxima estiver a 50 metros de distância.
No caso da dona-de-casa, ela atravessou fora da faixa de segurança. Mesmo assim, sustenta que estava atenta ao tráfego, e que a moto surgiu repentinamente. Para justificar o fato de ter atravessado fora da faixa de segurança, ela alega que estava longe da mais próxima - a uma distância superior a 50 metros, calcula ela. Ela chegou a arrolar duas testemunhas para falar em seu favor. As duas, porém, disseram não ter visto o atropelamento.
Procurado pela reportagem, o motociclista preferiu não se pronunciar sobre o episódio, sob a alegação de que a decisão é de primeiro grau e, portanto, ainda cabem recursos para modificá-la. Ele é autor do processo com seu irmão, Elton Natalino Fernandes, proprietário da moto.

cacamba
28-03-06, 09:03
Lu,
Acho que esta é a primeira decisão que vejo no qual quem é atropelado leva ferro.
Um tio meu quando o sinal abriu arrancou o carro mas vinha um ciclista que avançou o sinal vermelho, bateu no carro dele. Conclusão meu tio teve que pagar outra bicicleta pro cara e ainda um dentista kkkkkkkkkk

TRW
28-03-06, 10:20
se o atropeladu he o culpadu ta sertu sin, n tein essa de sempre o motorista se culpadu

clark
28-03-06, 10:27
Até que enfim tomaram uma decisão dessas, já tava na hora de começar a responsabilizar os pedestres pelas bobeiras feitas no transito também!!!

Guigo
28-03-06, 12:49
Decisões como essa não são mais frequentes, porque os próprios motoristas nunca pensam que podem acionar suas supostas vítimas, uma vez que a maioria desconhece o CTB...

Ramiro
28-03-06, 12:51
Ta muito certo!!! Tem pedestre ae que acha que pode atravessar onde e quando quiser.. ta ai.. bem feito!

MarciON
28-03-06, 13:37
tem q se fude mesmo
tem muito pedestre folgado por aí

AcidGaucho
28-03-06, 15:21
corretíssimo!

SKID OI!
29-03-06, 09:44
sim a tia tava errada mas a galera sabe que tem nego que estrapola e pelo que eu conheco guaiba ali os nego tava no pau mesmo ai ia derruba a tia! mas sei la ela tem sua parcela de culpa mas coitada neh! :stop:

M@R!B!Z
29-03-06, 10:29
ACONTECEU PARECIDO COM A SENHORA Q EU ATROPELEI!!!
Ontm isso foi um dos assuntos na facul...naum sei exatamente o q eh verdade ou mentira deste caso....mas sabemos q isso ocorre mto gnt...e uma hora isso teria q ocorrer para fazerem os pedestres se ligarem tbm!!!
Embora eu naum goste d tocar nest assunto q naum me traz boas lembranças....acho q boa parte da galera daki sabe q eu me envolvi num acidente final de 2003....em q eu atropelei uma senhora de 60 anos q se meteu na rua sem noçao e bm qdo eu passava!!Apesar d eu estar em baixa velocidade, a senhora teve suas duas pernas quebradas uma com 2 fraturas e outra com 3 fraturas(sofria de osteoporose)!!!Eu por estar com capacete aberto tive um cort profundo no labio ond levei 10 pontos(graças a Deus quase nem se percebe) e quebrei meu nariz alem d outras escoriaçoes!!!
Por presenças d testemunhas inclusive o balconista da farmacia q havia atendido ela q estava com pressao alta e tonta, viram q ela entrou na rua completament sem noçao...detalhe...as duas filhas a esperavam no carro ]:( ao inves d terem acompanhado sua mae ateh a farmacia!!Eu naum tive como parar a moto qdo vi ja tava em cima...soh me lembro do cabelo da senhora q era enrolado e meio louro....desmaiei na hora e soh fui acordar qdo os enfermeiros do resgate colocaram o colar cervical em mim...acordei em desespero com as narinas completamente trancadas pelo sangramento e a garganta tbm com mto sangue por causa do corte labial!!!
Bom o caso nem foi levado adiante se eu quisesse poderia pedir indenizaçao segundo advogados... e elas nem poderiam querer exigir pelas circustancias do ocorrido e pelas testemunhas!!!
Simplesmente eu me virei com minhas lesoes e meus gastos com tratamento e a moto (750 pau na moto ela era azul e lilas na epoca) e ateh hj naum esqueço dakela cena horrivel sem eu poder fazer algo pra impedir!!
Apesar q naum tinhamos a obrigaçao....ainda conseguimos um vereador na epoca pra ajudar a senhora nos custos, q levou quase um ano pra retornar a caminhar :d !!!
Mas graças a Deus hj ta tudo bm comigo e com ela!!!
Mas fikei traumatizada com esse lance d pedestre perto do cordao da calçada...qdo vejo alguem se dirigindo pra atrevessar ja vo parando 545445454 km ants!!! :k

Fran
29-03-06, 10:54
bah mari q foda... naum sabia da história com detalhes!
Graças a Deu q tah tudo bem, neh? dos males o menor...
cicatriz nem dah pra ver, eu nunk vi!

Lagartixxa
29-03-06, 15:44
sempre q eu comentava isso com alguem todo mundo falava q nao tinha geito, eu ja quase atropelei um velho, por sorte eu tava de carro e freio de carro funciona(rsrs) ai deu pra evitar, mas si eu tivesse atropelado ele eu ia kere entra na justica pra ele arruma meu carro....


pra mari biz...
vc nem precisa ter arruma um politico pra custear o tratamento dela, era so entra na justica pra pega a grana do seguro obrigatorio q agente paga todo ano mas q ninguem lembra nessas hrs

M@R!B!Z
29-03-06, 16:07
sempre q eu comentava isso com alguem todo mundo falava q nao tinha geito, eu ja quase atropelei um velho, por sorte eu tava de carro e freio de carro funciona(rsrs) ai deu pra evitar, mas si eu tivesse atropelado ele eu ia kere entra na justica pra ele arruma meu carro....


pra mari biz...
vc nem precisa ter arruma um politico pra custear o tratamento dela, era so entra na justica pra pega a grana do seguro obrigatorio q agente paga todo ano mas q ninguem lembra nessas hrs

Q nada meu amigo isso foi o primeiro recurso ao qual recorremos...alem de ser uma baita burocracia leva um tempao pra liberar.... sei q enrolaram enrolaram q eu nem me lembro no q deu...soh sei q naum conseguimos a grana do seguro!!!
A gnt conseguiu o vereador d boa vontad msmo...pq sei q a senhora naum teve culpa por estar tonta ali no meio da rua e sim akelas filhas dela irresponsaveis!!!

M@R!B!Z
29-03-06, 16:23
bah mari q foda... naum sabia da história com detalhes!
Graças a Deu q tah tudo bem, neh? dos males o menor...
cicatriz nem dah pra ver, eu nunk vi!

Bah eh msmo Fran hj ta tudo bm!!!Mas uma colega minha trabalhava no mercado proximo ao local do acidente e d la ela viu q era eu mas como estava no caixa naum podia sair, entao apenas perguntava informaçoes aos clientes q ela via q vinham d la....acredita q teve um senhor q ela perguntou d mim...q por me ver desmaiada com a boca partida ao meio pura sangue no rosto...disse a ela q eu provavelment ja tava quase morta... a guria naum me desmaia tbm no trabalho dela!!! :0_0: Tudo por causa desses fifi fofoqueiro q contam um conto e aumentam um ponto!!!!
Mas na hora foi horrivel msmo...o desespero da minha mae entregou tudo qdo me viu no resgate...naum deixaram tirar fotos d mim nem eu me ver....tiraram ateh o espelho do quarto do hospital!!Mas eu consegui me ver mais ou menos qdo fui fazer o raio X ]:) , naquele vidro meio escuro no bagulho la ond se faz....cruzes completament sem forma o rosto...era tudo parelho testa, olhos e o nariz parecia q era todo o rosto...hehehe...e a boca entao vish cheia d pontos....agora eh engraçado mas soh eu sei o choq q levei qdo me vi....com medo q naum voltasse ao normal :d !!!Mas voltou :D !!!Aaaaahhh soh meu dente bm da frente q entortou com a batida q levou uns meses tbm pra voltar ao normal q tenhu q fazer raio x todo ano durante oito anos pra naum ter perigo da raiz morrer e eu perder ele!!!Mas no mais tudo certinhu!!!

Fran
29-03-06, 17:10
soh meu dente bm da frente q entortou com a batida q levou uns meses tbm pra voltar ao normal q tenhu q fazer raio x todo ano durante oito anos pra naum ter perigo da raiz morrer e eu perder ele!!!

desculpa mari, mas essa parte foi engraçada :lol:

FaBrIcIo A.
29-03-06, 17:12
..acidente é foda, em coisa q não se explica..

...acerca de 6 meses, um conhecido meu de 22 anos bateu a moto, uma falcon em um trevo numa area industrial, tava indo pro trampo, o caminhão cruzou, e ninguem sabe o q aconteceu, ele bateu no truck do caminhão e a moto pegou fogo, foi mo tragedia, a moto ficou presa no caminhão e ele embaixo, e começou a pegar fogo, dizem q ele se mexia, tentaram apagar com extintor, mas nada...o cara morreu carbonizado, agonizando. :<0>:

..dois meses depois, uma menina, proximo aonde aconteceu acima, bateu com um cara de carro, ela tava de moto e o cara era de fora, o cara fez uma conversão errada e a pegou, ela estava com capacete aberto e foi de rosto pro chao..o q deu traumatismo e ela morreu tb..

..todos acidentes sem explicações...bobeira..!

Sta Barbara !! a coisa tava feia nesse fim de ano! :0_0:

_Mauricio_
29-03-06, 23:59
Eh bom q sentenças como essas aconteçam...
Tem caad pedestre que pede pra ser atropelado, e depois vem com toda razão pra cima do motorista. Pior eh q alem d machucar eles, eles ferem os motoristas, como num acidente de moto....
Aposto que essa mulher vai ter o triplo de atenção no atravessar a rua agora! ]:)

Fran
30-03-06, 08:13
http://humortadela2.uol.com.br/h/foto/uploaded/cetatropelamento.jpg

M@R!B!Z
30-03-06, 09:24
soh meu dente bm da frente q entortou com a batida q levou uns meses tbm pra voltar ao normal q tenhu q fazer raio x todo ano durante oito anos pra naum ter perigo da raiz morrer e eu perder ele!!!

desculpa mari, mas essa parte foi engraçada :lol:

Imagina se tu visse o dentinhu na epoca hehehehe!!!

Bah mto boa a campanha da empresa de onibus ali!!!

ubiratamuniz
05-05-06, 16:09
http://humortadela2.uol.com.br/h/foto/uploaded/cetatropelamento.jpg

ô loco, tinha que ter umas propagandas dessas nos ônibus aqui de brasília... mesmo brasília sendo a cidade pioneira em respeitar a faixa de pedestres (e o pessoal respeita mesmo, e olha que hoje em dia não tem mais guardinha em todas as faixas pra fiscalizar - o pessoal pára simplesmente porque acostumou a parar), ainda tem pedestre afobado que atravessa fora da faixa... e olha que aqui tem uma faixa a cada 200m.

quando eu tô de carro, não perdôo, buzino, xingo, grito "olha a faixa imbecil" e por aí vai. O pior de tudo é que o bando de ignorante ainda te olha de cara feia quando vc buzina (ainda que amigavelmente) pra avisar... já que o povo é mal-educado, tem que ser mal-educado com eles também, senão não entendem.

De moto, não sei, ainda não tô andando de moto, haha.

putz, dirigir em brasília tá cada dia mais estressante. Quando não é pedestre ignorante atravessando fora da faixa (com faixa a 50m) , é imbecil andando abaixo do limite na faixa da esquerda e segurando o trânsito, achando que tá certo.

O pior é que o detran fez uma campanha tão tímida contra os dois problemas (pedestre fora da faixa e idiotas que prendem o tráfego na faixa da esquerda) que não adiantou nada. A campanha nova é contra fila dupla em estacionamento ("o guincho vai pegar"), nessa eles tão investindo, afinal multar e guinchar carro gera arrecadação... aí eles têm interesse né?


[s]

Bira