PDA

Ver Versão Completa : Um assunto bobo mas...Troca de óleo



estroboscopica
04-04-06, 13:50
Usava o mobil preto na moto trocando a cada 1.500 km +/-, mas me disseram que tem o yamalubi (ou coisa assim) que é proprio para moto.. que troca a cada 2.000, 2.500 km....
ai surgiu a dúvida... continuo no mobil... ou passo para esse outro????
ou o que vcs sugerem???
é que sou bem nova no assunto..rs
:#
valew

agm2112
04-04-06, 13:55
O Yamalube me parece ser muito bom .... mas eu continuaria trocando aos 1500km, ou de acordo com o seu manual. Geralmente ele recomenda a troca entre 1500 e 3000km. Dependendo do uso, se você não maltrata muito sua moto, não trafega por estradas de barro, etc, pode dar uma esticada na troca, independente da marca do óleo.

Suicidal
04-04-06, 13:57
Usava o mobil preto na moto trocando a cada 1.500 km +/-, mas me disseram que tem o yamalubi (ou coisa assim) que é proprio para moto.. que troca a cada 2.000, 2.500 km....
ai surgiu a dúvida... continuo no mobil... ou passo para esse outro????
ou o que vcs sugerem???
é que sou bem nova no assunto..rs
:#
valew

o eskema é o seguinte....nao vira economizar óleo... é tao barato...tipo so 10 reais o mobil preto...eu considero uma economia inutil isso d prolongar a troca do oleo

TRW
04-04-06, 14:10
fika cun o mobil, ou usa castrol actevo.

FERIGOLLO
04-04-06, 15:41
Coloque texaco Halvoline premiun que é API SL e tá mais barato que esses aí. É pra motor de carro mas parece que não tem problema nenhum nisso.
Dá pra encontrar por menos de 8 reais o litro. E a qualidade do óleo é muito melhor que o mobil que é SF!

agm2112
04-04-06, 15:45
Coloque texaco Halvoline premiun que é API SL e tá mais barato que esses aí. É pra motor de carro mas parece que não tem problema nenhum nisso.
Dá pra encontrar por menos de 8 reais o litro. E a qualidade do óleo é muito melhor que o mobil que é SF!

Óleo de carro serve pra motor de carro. Óleo de moto também lubrifica o cambio e a embreagem.

jecastro
04-04-06, 15:47
Coloque texaco Halvoline premiun que é API SL e tá mais barato que esses aí. É pra motor de carro mas parece que não tem problema nenhum nisso.
Dá pra encontrar por menos de 8 reais o litro. E a qualidade do óleo é muito melhor que o mobil que é SF!

Nunca use óleo de carro em motor de moto, ele faz a embreagem patinar e ela vai pro saco muito rápido. Tanto faz Mobil para moto ou Yamalube.

vlrenato
04-04-06, 16:03
Eu uso Mobil, e troco a cada 1000. :0_o:

Furious VIPER
04-04-06, 21:14
Não prefira a "marca" q te deixa rodar mais tempo.. prefira a "troca" na hora certa... trocando a cada 1000km... ou a cada 1200km 1500km... vc pode rodar tranquila, acelerando tudo o q kiser... agora se trocar com 3000km o óleo.. não adianta, ele vai perder viscosidade sim... e não vai lubrificar tão bem seu motor, afinal já são 3000km nas costas no período de troca.
Sempre prefira o melhor processo... e não somente os melhores produtos... agora.. se der pra trocar a cada 1000km (em média, sempre passa uns 100km) e ainda pegar o melhor óleo, na minha opinião o Yamalube... aí fica perfeito!!
Mas aki em Canoas-RS o Yamalube tá 12,90 o litro.. eu não uso nem fudendo!! tá loco!! coloco o ELF q tá 9,90 e troco de mil em mil...

Alan
04-04-06, 21:27
O Yamalube é SL, o mineral mais avançado... vale o que custa, 11 reais aqui em São Carlos...

Pow Furious, muqirana de 3 reais, para com isso cara... hahahahahaha

Furious VIPER
04-04-06, 21:30
Pow Furious, muqirana de 3 reais, para com isso cara... hahahahahaha

Pra comprar uma R1, tem q economizar em tudo q for pos´sivel!!hahaha

Mas a idéia é trocar no prazo certo, usando o máximo da qualidade do óleo possível... então se é pra trocar a cada 1000km... q seja um óleo bom e barato... pq, manter o óleo mais caro a cada 1000km.. é foda... e não sei se é tãããão interessante assim!!

Alan
04-04-06, 21:31
Pow Furious, muqirana de 3 reais, para com isso cara... hahahahahaha

Pra comprar uma R1, tem q economizar em tudo q for pos´sivel!!hahaha

Mas a idéia é trocar no prazo certo, usando o máximo da qualidade do óleo possível... então se é pra trocar a cada 1000km... q seja um óleo bom e barato... pq, manter o óleo mais caro a cada 1000km.. é foda... e não sei se é tãããão interessante assim!!

Cara, vc compra manopla amarela pra moto e economiza 3 reais no óleo hahahaha

Tá bom, brincadeira :lol:

pppocos
04-04-06, 21:33
eu na twister só colocava yamalube....

o cambio fica mais macio, o motor bate menos...

a mobil parecia q tinha tudo solto lá dentro batendo...

mais aki eu pago 15 real o litro do yamalube e 11 o litro do mobil

Furious VIPER
04-04-06, 21:47
Cara, vc compra manopla amarela pra moto e economiza 3 reais no óleo hahahaha

Tá bom, brincadeira :lol:

hahahahahaha tu é foda, hein?!?!
Eu axei q ia dar certo akelas manoplas.. mas definitivamente não rolou, pq não pintei as rodas na época...
Ms pior é q axo q vou ficar no yamalube mesmo... gostei da idéia... é só 3 reais a mais...
Bah, não tinha pensado nisso.. agora eu vi... é negócio usar ele sim... e viva o Yamalubeeeeee!!!
mas lembrar dakelas manoplas... é sacanagem... pisando nos calos dos outros, hein?!?!

Luigi
04-04-06, 22:41
Cara sempre usei yamalube, desde a XTZ até na Fazer :0_o:

agm2112
04-04-06, 22:44
Acho 1000km exagero. Se o manual pede trocas entre 1500 e 3000, nao vejo porque não segui-lo. Troco o óleo do meu carro com 10.000 ... me parece proporcional o período.

Johnny
04-04-06, 22:54
Não é bom mudar de marca de oleo, se vc tava com o mobil continue, ele é muito bom.

FERIGOLLO
04-04-06, 22:54
Coloque texaco Halvoline premiun que é API SL e tá mais barato que esses aí. É pra motor de carro mas parece que não tem problema nenhum nisso.
Dá pra encontrar por menos de 8 reais o litro. E a qualidade do óleo é muito melhor que o mobil que é SF!

Nunca use óleo de carro em motor de moto, ele faz a embreagem patinar e ela vai pro saco muito rápido. Tanto faz Mobil para moto ou Yamalube.

Tudo bem amigo, sei que não tenho idéia de qual seja a diferênça entre um óleo para motor de carro e para motor de moto mas já li em vários fóruns e muitos dizem que já usaram e não notaram nada de anormal.

Veja neste link onde o pessoal do fórum da LIDER MOTOS comenta que não tem problema algum em usar óleo para motor de carro.

http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=5211&postdays=0&postorder=asc&highlight=%F3leo&start=15

Aqui tá um resumo do que me responderam:

"Ferigollo escreveu:
e aí dá pra usar mesmo óleo de carro em moto??? Alguém sabe responder com certeza?

Procurei muito mas ainda não obtive clareza nisso... tem gente dizendo que dá e outros dizendo que o óleo pra moto não pode ser o mesmo pois o mesmo óleo que banha o motor da moto tb lubrifica o sistema de embreagem e se usar óleo de carro pode patinar... sei lá... alguém que entende mais dá a dica aí!


bom eu não sou nenhum papa em mecanica mas vamos mais uma vez :


DAH SIM SEM PROBLEMA ALGUMS



quanto ao patinar eh pura balela ou informação de quem não conhece pois a embreagem precisa ter uma boa lubrificação senão elka queima com o atrito e esse nmegocio de patinar eu vejo como informação de quem não conhece picas orelhudas, ok.


quanto ao fato de ser oleo de carro eu te pergunto :


QUAL A DIFERENÇA DE UM MOTR DE MOTO 4 TEMPOS PARA UM MOTOR DE CARRO QUATRO TEMPO ? SOH A QUANTIDADE DE CILINDROS ?


Bom se formos ver pela quantidade de cilindro o oleo de carro deveria ser muito superior do que eh usado em moto pois são quatro seis ou ate oito cilindro se lubrificando do mesmo oleo e ele dura muito isso nos carros , agora não vejp por que tanta duvuda se serve se o motor da moto eh igual ao de carro em relação ao sistema de explosão portanto mais uma vez ;


OLEO QUE EH USADO EM CARRO PODE SER TRANQUILAMENTE USADO EM MOTOS .


do mais acho que deu para ter um pouco mais de clareza nehnão!!!!!
"

Não quero causar nenhuma briga entre os que dizem que não há problema e os que são contra, apenas queria ter certeza de algo.

Seria até o caso de ligar para algum número da embalagem dos óleos mas o problema é que acabaremos falando com algum atendente bitolado.

Bom vamos ver até onde vai esse assunto...

LuiZão
04-04-06, 23:21
Quer yamalube?
Compra esse Havoline Premium SL é bem mais barato, são o mesmo so muda a embalagem.

Alan
04-04-06, 23:22
Quer yamalube?
Compra esse Havoline Premium SL é bem mais barato, são o mesmo so muda a embalagem.

Realmente é a Havoline que fabrica os óleos para a Yamaha...

FERIGOLLO
04-04-06, 23:28
é por já ter lido muito isso que YAMALUBE = TEXACO HALVOLINE PREMIUN API SL que estou discutindo aqui. Será mesmo? Se for esqueça de comprar MOBIL ou YAMALUBE e peque o TEXACO que além de mais barato ele comparando com o MOBIL é API SL e o MOBIL é API SF

LuiZão
04-04-06, 23:36
Melhor oleo para moto na minha opnião Castrol Actevo, depois mobil não arriscaria usar yamalube sl na minha cg 150 é claro se fosse uma yamaha até usaria pois ja é projetada para o lubrificante.

Alan
04-04-06, 23:39
Melhor oleo para moto na minha opnião Castrol Actevo, depois mobil não arriscaria usar yamalube sl na minha cg 150 é claro se fosse uma yamaha até usaria pois ja é projetada para o lubrificante.

É só observar as especificações... vc pode usar Yamalube tranquilamente na sua Honda que não o risco de rejeição hehe

FERIGOLLO
05-04-06, 00:30
Melhor oleo para moto na minha opnião Castrol Actevo, depois mobil não arriscaria usar yamalube sl na minha cg 150 é claro se fosse uma yamaha até usaria pois ja é projetada para o lubrificante.

É só observar as especificações... vc pode usar Yamalube tranquilamente na sua Honda que não o risco de rejeição hehe

Está totalmente certo!

Com certeza não terá problema nenhum em usar YAMALUBE na sua honda, bem pelo contrário.

Veja a tabela de especificação API e veja que o MOBIL atende às normas de 1980 por ser SF já o YAMALUBE por ser SL é um dos mais atuais portando dos melhores.

Isso não se comenta mais basta ver a tabela!

http:136:118]http://i50.photobucket.com/albums/f330/ferigollo/HavolinePremiumSLSAE20W50.jpg

http:196:196]http://i50.photobucket.com/albums/f330/ferigollo/Oleomobil20w50paramotores4tempospre.jpg

E aí? que vc acham?

web100
05-04-06, 07:55
Esse negócio de "achar" que determinado óleo é melhor que outro, sem testes, pra mim é pura balela.

O fabricante do motor diz a especificação mínima a ser utilizada, mas eu sempre utilizo a mais alta disponível, confiando é claro no fabricante do óleo.

Coltz
05-04-06, 08:04
assunto bobo nada, óleo é bem importante pra motinho
bota o óleo mais barato que existe e faz a troca cada mil km q ñ tem problema nenhum

estroboscopica
05-04-06, 13:55
Pessoal... promeiro obrigada a todos... consegui ver hj só as msgs....
é.. o que é API, SL e SF???
rs.. ;)

FERIGOLLO
05-04-06, 14:12
Vou tentar mandar a mensagem novamente.... antes deu pau e não sei pq a mensagem saiu pela metade...

Lá vai:
O padrão de classificação é o do API (American Petrolium Institute ou, Instituto do Petróleo Americano), e este está relacionado à qualidade do óleo e seus aditivos, ou seja, são combinações de letras que indicam sua atualidade tecnológica e, conseqüentemente, sua superioridade em relação a óleos fabricados anteriormente para o mesmo uso. Ou seja, quanto mais recente a classificação for, melhor esse óleo será em termos de qualidade, durabilidade e ação de limpeza. Veja abaixo alguns exemplos de classificação API:


SL – É a classificação mais recente. Tem melhor controle de depósitos sob alta temperatura e proporciona menor consumo. Foi lançado em julho de 2001.

SJ – Foi lançado em torno 1997 e é recomendado para veículos fabricados até 2001.

SH – Foi lançado em torno de 1994 e é recomendado para veículos fabricados até 1996.

SG – Lançado em torno de 1989, é recomendado para veículos até 1993.


O SF, SE, SD, SC, SB e SA são respectivamente um mais antigo que o anterior. O SG supera os SF, SE, SD, etc. O SH supera o SG e seus subseqüentes, o SJ supera o SH e seus subseqüentes, e o SL supera todos os mencionados.

No manual de cada moto vem sugerindo a classificação API adequada. Mas isso é só como referência para o usuário saber comprar o óleo mais atual, pois, apesar do SL ser o mais recente, os mais antigos ainda são comercializados. Atenção aí! O manual de uma moto ano 2001, por exemplo, deve estar sugerindo a classificação SJ, e o manual de uma 1992, a SG. Em casos assim, esqueça o manual e procure saber qual a classificação mais atual para usar. E de forma alguma use um óleo de classificação inferior ao que você vem utilizando.

web100
05-04-06, 15:07
Vi isso aqui no site da BR e fiquei encucado:


26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?
R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor.

http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf#http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/BE6B7AB55210B54803256DAD004CC8DB?OpenDocument&SDuvidas

FERIGOLLO
05-04-06, 16:12
No manual da minha moto indica para usar óleo API SH ou superior portanto SL que no caso é superior não tem problema ainda mais sendo que o YAMALUBE tb é SL.

estroboscopica
05-04-06, 18:06
então... para usar um óleo, vejo qual é o mais atual???
como eu sei que é o mais atual???
agora eu sei que vc me passou, mas qdo lançar o novo???
:#

agm2112
05-04-06, 18:18
então... para usar um óleo, vejo qual é o mais atual???
como eu sei que é o mais atual???
agora eu sei que vc me passou, mas qdo lançar o novo???
:#

Pela ordem:

antigo >>> SE SF SG SH SJ SL SM <<< novo

Quanto mais alta a letra da direita, mais recente é o óleo. Veja no seu manual o mínimo recomendado. Geralmente é SF. Qualquer coisa acima disto serve, mas pelo menos eu usaria um acima do recomendado. Minha moto pede óleo SF, e eu uso o SG da BR. Melhor ainda se vc usar o SL da Yamalube por exemplo.

Stone
05-04-06, 18:34
eu uso Mobil e troco sempre que fecha mil km (tipo, quando enche o velocimetro de zeros) - a cada 1000

LuiZão
05-04-06, 23:28
Bom quem ainda não testou Castrol ACTEVO eu recomendo
Em 4000km de testes observei:
-Partida a frio ficou excelente pega na primeira sempre,
-Consumo de oleo baixou na mesma km mesmas condições de uso
-O desempenho parece ter se mantido o mesmo, porem a aceleração parece que esta mais linear.

Bom sabe o melhor teste é na pratica, por isso pessoal testem a vontade, com uma unica ressalva cuidado com as classes sl para honda e ainda mais com embreagem cansada pois patina mesmo.

Enquanto não colocam no laboratorio para comprovar qual é qual vou pratica.

marcelo lemos
24-08-06, 15:01
Eu uso Yamalubi, e troco a cada 1000.

carnachion
24-08-06, 20:13
E ninguém aqui do forum usa óleo sintético ou semi-sintético? to pensando em colocar um desses!

agm2112
24-08-06, 21:06
E ninguém aqui do forum usa óleo sintético ou semi-sintético? to pensando em colocar um desses!


O Actevo é semi-sintético ... os sintéticos devem custar uma fortuna ... e não sei se farão alguma diferença nos motores das pequenas.

carnachion
25-08-06, 12:52
O Actevo é semi-sintético ... os sintéticos devem custar uma fortuna ... e não sei se farão alguma diferença nos motores das pequenas.


Sintético sai uns 20~25 por litro.
Vou tentar este Actevo, mas depois que sair da garantia a moto, porque se dá alguma zebra e não tá com o mobil pretão já viu né!

Leandro 150ks
25-08-06, 14:13
Eu uso o Castrol, troco de 1000 em 1000 .... e completo de 3 em 3 dias Minha moto anda com uma sede....hehehehehe

Joshua
25-08-06, 16:25
Sintético sai uns 20~25 por litro.
Vou tentar este Actevo, mas depois que sair da garantia a moto, porque se dá alguma zebra e não tá com o mobil pretão já viu né!

Na revisão dos 1.000 da Yes, me ofereceram esse actevo, 24$ o litro, só me disseram que é óleo pra 2.000km, mas tbm tinha um óleo de 17$ para 1.000 km. Coloquei o actevo, pelo jeito é buenacho (pelo q vcs falaram pq eu não vi nada de anormal não)

agm2112
25-08-06, 16:31
Qualquer óleo que se coloque ... é pra ser trocado de acordo com o que manda o manual.

FabricioFabuloso
25-08-06, 17:30
Qualquer óleo que se coloque ... é pra ser trocado de acordo com o que manda o manual.


Isso mesmo... essse negocio de "oleo prea x mil Km" eh baboseira... troke conforme especificação do manual... e no mais compra um oleo de qualidade... fazendo as trocas conforme recomenda o fabricante e usando lubrificantes adequados a motoca vai longe.. se puder ser um oleo melhor...MELHOR eehehehe

Abraços

destbr
26-08-06, 01:44
o manual da cg fala pra trocar de 4 em 4 mil, trocar com apenas 1000 nao é exageiro? nao vejo motivos (pelo menos aparentes) de q uma marca vai mandar vc trocar o oleo bem mais pra frente do q deveria e o motor durar menos, assim, denegrindo a imagem da empresa.

to achando q a marca dos 2mil ta muito bom, pq dai o cambio ja nao ta muito mais macio como antes, em algumas situacoes.