PDA

Ver Versão Completa : Carteira de motorista muda contra fraude



Lu Carvalho
06-04-06, 13:55
BRASÍLIA - O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mudou a cara da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para evitar as falsificações do documento. O prazo para que os Detrans nos estados adotem o novo modelo é de 90 dias. A nova CNH, segundo o Denatran, tem vários itens de segurança como uma impressão de marca d'água, que trará a imagem da bandeira nacional e do logotipo do órgão.
O coordenador de informatização e estatística do Denatran, Eduardo Sanches Faria, disse que outra novidade é uma faixa holográfica, semelhante à da nota de R$ 20, que está na parte inferior da carteira. Segundo ele, nenhum motorista precisa trocar imediatamente a carteira, que deverá ser modificada apenas na renovação do documento. Nada impede, porém, que o condutor troque a habilitação antiga pela nova.
Entre as mudanças estão o papel da CNH, que ganhou um tom azulado, e a diagramação, que também foi completamente modificada. No novo modelo haverá mais espaço, por exemplo, para as observações onde constam dados do motorista - se ele é obrigado a usar óculos para dirigir ou se utiliza um veículo adaptado, no caso de portadores de deficiência física.
Na frente do documento ficam impressos o nome, filiação, CPF e número da Carteira de Identidade do motorista. A novidade que dá mais segurança, segundo Faria, é quase imperceptível: um código numérico, gerado por uma fórmula que só o Denatran conhece. A idéia é que um banco de dados com informações sobre os motoristas seja construído e possa ser consultado com esse número.
Ao final do prazo de 90 dias, os Detrans terão que destruir os 'espelhos' antigos - documentos em branco.

vlrenato
06-04-06, 14:02
É uma boa...quanto mais segurança melhor....

Ramiro
06-04-06, 14:22
Legal... será que se o cara quiser trocar eles trocam de graça?

Lagartixxa
06-04-06, 15:00
Legal... será que se o cara quiser trocar eles trocam de graça?

duvido, detran num faz nda d graça!!!!
paia q eu acabei de tira a minha cartera de moto que vai valer ate 2010 ai so em 2010 q eu vo ter essa cartera na mao!!!!

digarne
06-04-06, 16:36
provalvelmente as carta que jah foram emitidas... soh serão trocadas quando for feita a renovação...

eu que trabalho com o Detran... pq tenho auto escola... digo que eh mto improvavel que as cartas sejam trocadas por vontade do detran... pois a taxa de renovação/reemissão da CNH tem o valor de R$ 22,98.. foras os exames médicos e psicotécnicos......

BrunoDias
06-04-06, 18:02
vi na tv
quem ja tem nao precisa trocar, so quando for renovar mesmo