PDA

Ver Versão Completa : Dúvida básica sobre pneus



m4teus
08-04-06, 21:28
Tenho aqui uma grande dúvida pessoal: PNEUS!

O que eu quero: Usar pneus off-road na Intruder ou outras Street. Ja pesquisei no site da pirelli mas não entendi nada sobre diametro e largura dos pneus.

Explicação: Conversei hoje com a minha família sobre a idéia de comprar uma moto. Tudo tranquilo por enquanto, mas meu pai curte a idéia de motos Off-road pelo fato de ter pneus dentados, mais aderentes no dia-a-dia e na chuva. Então ele me fez a proposta de completar o dinheiro que faltaria para comprar um modelo de moto Off-road (bross, xtz...). Sinceramente eu não curto o design desse tipo de moto, gosto mais do estilo custom! Então fica aqui a minha dúvida...

Aqui estou eu no site da pirelli tentando entender algo sobre as dimenções dos pneus, as informações que tenho da Intruder são as seguintes:
Pneu dianteiro => 2.75 - 18 42p com câmara
Pneu traseiro => 3.25 - 16 55p com câmara
Vi na lista dos pneus da pirelli, os MT 90 A/T, MT 90 S/T, MT 60 R CORSA, MT 60... vários modelos, que para agradar o meu velho, bastaria ter mais sulcos que os originais...

Então, se eu comprar uma Intruder, nessas especificações citadas acima, poderia trocar apenas o pneu sem necessidade de mudar o aro? Poderiam me explicar o que significa aqueles números de dimenções de pneus da Intruder?

Dúvidas beeeem leigas, mas é isso mesmo, nunca tive contato com motos e to afim de aprender! ;)

Obrigado e abraço a todos!

Alan
08-04-06, 21:34
Pneus com cravos ter mais aderência é ilusão, eles vão bem na terra. Pro asfalto seco a melhor opção seria um slick hehe. Ao passo que pra chuva tem de haver os sulcos pra escoar a água...

Dá uma lida nesse site que tem o que vc procura:
http://www.braziltires.com.br/tudosobrepneus/pneus.html

Cabra de Brasília
08-04-06, 21:44
Putz bicho.....seu pai tem esse lance ai de achar que pneu dentado é melhor é.....isso não existe....´para cada coisa tem um tipo de pneu.....esses dentados ai são bão pra lama porque gruda nos sulcos e não escorrega.....agora para as custons esse tipo de pneu deve é até piorar a digiribilidade......procurei aqui na página da michelin e nem tem pneu off road para custom.....é provável que se encontre no mercado eeses pneus com uma certa dificuldade.....se tiver saiba que o preço num vai ser muito barato não.....ou se convence seu pai sobre isso.....para se ter a intruder.....ou bem vinda xtz/bros...hehehe....

m4teus
08-04-06, 21:52
hehehehe
pois é Cabra de Brasília, meu velho tem um monte de amigo, motoqueiro antigo, que diz que as "off-road" sao melhores para a cidade, por serem mais altas e tal.

Mas a minha dúvida é, o que significa esses números doidos da especificação dos pneus da Intruder? Não entendi o significado dos números... porque olhando na lista da pirelli, vejo números assim: 16" 100/80 - 16

Alan
08-04-06, 21:54
Está tudo explicado no site, vc leu lá ?

Cabra de Brasília
08-04-06, 21:56
16 polegadas......100 é a largura....e 80 é a altura........putz bicho pega essa veiarada e manda pro bingo..... e esquece o que eles falam......

Alan
08-04-06, 22:05
16 polegadas......100 é a largura....e 80 é a altura........putz bicho pega essa veiarada e manda pro bingo..... e esquece o que eles falam......

O 80 é refrente a 80% de 100...

Nesse caso foi coincidência, pois a largura é 100...

Num caso de um pneu 150/50: a largura é 150 e a altura é 75

m4teus
08-04-06, 22:23
16 polegadas......100 é a largura....e 80 é a altura........putz bicho pega essa veiarada e manda pro bingo..... e esquece o que eles falam......

hahahah, meu velho é professor de universidade federal, já passou dos 50 anos e tem aquela personalidade de professor: explicativo

então preciso sentar e explicar com calma pra ele, sobre essa questão dos pneus e tal... quando eu tiver entendido legal do assunto eu chamo ele ;)

Alan, ja comecei a ler, obrigado pela dica! :D

agm2112
08-04-06, 23:00
Esquece essa idéia ... sua moto vai virar um frankstein ... pneu cravo é horrivel no asfalto ... faz barulho, gasta rápido não tem boa aderencia. Posso falar isto pq uso eles ... mas no barro são uma maravilha.

Jimmy
09-04-06, 01:05
tenho uma duvida! pneu de cravos em asfalto é mais facil de cair em uma curva do q um liso?q diferença da?Valeww

Celso Pin
09-04-06, 01:54
pneu de cravo no asfalto tem "MENOS ADERENCIA" porque os espaços vazios entre os cravos reduzem uma barbaridade a área de contato...

no asfalto, quanto mais borracha em contato, mais aderencia!

fernanet
09-04-06, 16:17
ohh me explicaram q a sigla MT significa o tipo do desenho do pneu, o meu eh 80/90 MT15 16, o 80/90 (no de traz, pq o da frente no lugar do **/** tah 2,75) axo q tem haver com a largura externa e com a altura pq botei o paquimetro no pneu e deu mais ou menos 90 milimetros e no da frente deu +- 2 polegadas e qqr coisa (por isso eu axo), e o 16 eh o aro da moto (tenho certeza).

m4teus
09-04-06, 17:29
é pessoal, desisti da idéia de colocar pneu com sulcos maiores na minha futura intruder ou yes, vou seguir as idéias de vocês
obrigado! :D

Stone
10-04-06, 08:00
tenho um com cravos na 150 porque aki tem muita estrada de terra, e akeles pneus lisos eh soda...
no asfalto tem um poco menos aderencia, comparando com o riginal nem da diferença - soh que gasta bemmmm mais rápido

digarne
10-04-06, 08:12
mais ou menos issoo... no seco... quanto mais liso melhor... mais borracha que fica em contato com o chão... na chuva... com sucos mais profundos melhor... faz a água escorrer melhor... eh meio q por aih as coisas....

mas vou te falar uma coisa... num compra uma moto que vc naum curte... pois vai se arrepender....

abraços