PDA

Ver Versão Completa : Motor frio...



Bronislaw
16-04-06, 23:46
Pessoal na faculdade a noite onde deixo a moto é no tempo, e aqui em Curitiba é pouco frio... Até de manhã para tirar a moto da garagem o motor ta virado numa pedra de gelo.

A duvida é a seguinte, muita gente me fala varias coisas diferentes...

O pessoal da faculdade liga a moto e já sai acelerando ao maximo e vai embora, outros me dizem que tem que ligar a moto e deixar o motor esquentar, pois o oleo abaixa e se eu já sair com ela, o desgaste do motor sera maior.
Outros me dizem que não pode deixar a moto esquentando parada porque dae sim prejudica o motor e tal.
E outros me dizem que isso é somente supestição.

E ae pessoal afinal, qual é a maneira certa e como devo proceder com o motor frio?

O que é verdade e mentira nessas historias?

Cabra de Brasília
16-04-06, 23:49
E isso vai dar o que falar.....mas vou falar o que eu faço....eu deixo a minha dar uma esquentadinha...para o óleo poder subir e lubrificar o sistema.....eu faço assim.....mas tem nêgo que diz que num precisa por isso por aquilo e assim vai....num chega a lugar nenhum....deixa ela pelo o menos uns segundinhos para o óleo subir e lubrificar todo o sistema.....

BrunoDias
16-04-06, 23:53
pode sair de boa, so nao celera muito, espera um tempo pra a temp normalizar

destbr
17-04-06, 00:18
segundo o manual da cg, diz para esquentar por 1min e depois a moto esta pronta para uso, independente da temperatura externa!

Celso Pin
17-04-06, 00:21
deixa ela pelo o menos uns segundinhos para o óleo subir e lubrificar todo o sistema.....

é exatamente isso que está no manual da minha! deixa o óleo circular pelo sistema (1 minuto é sufuciente) e depois pode ir...

ligar e sair é pedir para sua moto miar rapidinho... e nunca, nunca acelere e desligue... a gasolina não queimada fica no cilindro, dissolve o óleo das paredes do cilindro e quando vc liga não tem lubrificação... (além de contaminar o óleo).

Zanca
17-04-06, 07:43
Foi o que o mecanico me disse não importa que o carro seja a gasolina tbem tem que deixar esquentar um pouco antes de sair

Ramiro
17-04-06, 15:31
E outra coisa.. eu dificilmente uso afogador.. só quando jah tentei ligar duas ou três vezes e ela logo apaga.. ai sim eu uso afogador.. mas logo que liga jah abacho e fico dando umas aceleradas pra esquentar.. é isso que cs fazem?

jecastro
17-04-06, 15:37
A minha não pega sem afogador, puxo o afogador, ligo e 10s depois já saio andando, e aos poucos vou desativando o afogador.

Guilherme Rabelo
17-04-06, 15:41
E isso vai dar o que falar.....mas vou falar o que eu faço....eu deixo a minha dar uma esquentadinha...para o óleo poder subir e lubrificar o sistema.....eu faço assim.....mas tem nêgo que diz que num precisa por isso por aquilo e assim vai....num chega a lugar nenhum....deixa ela pelo o menos uns segundinhos para o óleo subir e lubrificar todo o sistema.....


eu tb faço assim o motor esfria o oleo vai tudo pra baixo, quando vc liga o oleo ta embaixo se vc liga e sai enrolando o cabo a parte de cima nao tem lubrificaçao com certeza o desgaste é muito maior, eu ligo a moto cedo espero uns minutinhos depois saio nem uso afogador.

Rel
17-04-06, 15:48
Caramba tava penssando em abrir um topico desse agorinha mesmo... meu irmão liga a ybr dele e ja acelera no ultimo ate rugir o motor fica nessa ate firma a lenta mais da ate dó do motorsinho.... eu ja ligo e deixo funcionar um pouco pois eu imagino q o oleo esteja todo embaixo do motor e qdo ele liga ate subir e lubrificar tem q ir com calma pra num fuder ele mais sei la é minha opinião soh...

Alan_Ricardo
17-04-06, 18:32
Pessoal na faculdade a noite onde deixo a moto é no tempo, e aqui em Curitiba é pouco frio... Até de manhã para tirar a moto da garagem o motor ta virado numa pedra de gelo.

A duvida é a seguinte, muita gente me fala varias coisas diferentes...

O pessoal da faculdade liga a moto e já sai acelerando ao maximo e vai embora, outros me dizem que tem que ligar a moto e deixar o motor esquentar, pois o oleo abaixa e se eu já sair com ela, o desgaste do motor sera maior.
Outros me dizem que não pode deixar a moto esquentando parada porque dae sim prejudica o motor e tal.
E outros me dizem que isso é somente supestição.

E ae pessoal afinal, qual é a maneira certa e como devo proceder com o motor frio?

O que é verdade e mentira nessas historias?

É cara, tô vendo que vc é novata mesmo. Mas o importante é que vc agora vai saber direitinho. Ninguém nasce sabendo.

É o seguinte, quando vc for ligar a moto com o motor frio, primeiro coloque a mão no acelerador, puxe apenas um pouquinho, como se vc estivesse acelerando, ok? Faça isso e deixe a mão parada e acionada durante 10 segundos. Aí sim vc dá partida com apenas um leve toque. Fazendo isso, não precisa puxar afogador, a menos que o dia esteja no ponto de cair de neve de tão frio. Depois que a moto estiver ligada, aí vc acelera pouco, e dando toques no acelerador. Não precisa ficar um minuto, 20 ou 30 segundos é o suficiente. CG não é caminhão que precisa fazer o motor esquentar, até porque um motor em dia de frio só esquenta por inteiro só com mais de 3 minutos de aceleração.

sapo
17-04-06, 18:36
Po.. eu to muito puto com a minha 150.. acho q deve ser pelo motor ser novo.. mas eh eu chegar na esquina e parar q ela morre ai vai o retardado dar coice na moto no meio do cruzamento.. fiquei muito puto hj! morreu 2x! |:(

Alan_Ricardo
17-04-06, 18:38
Eu acho muito melhor o que vc está fazendo, perguntando, doque muitos caras que são metidão a saber tudo, e não sabe nem dar paritda numa moto corretamente. Faça o que eu falei, ok! E nunca acelera forte com o motor frio. Leia bem o que eu falei aí em cima.

Alan_Ricardo
17-04-06, 18:42
Po.. eu to muito puto com a minha 150.. acho q deve ser pelo motor ser novo.. mas eh eu chegar na esquina e parar q ela morre ai vai o retardado dar coice na moto no meio do cruzamento.. fiquei muito puto hj! morreu 2x! |:(

Repara se a neutra está muito lenta, se estiver dá uma levíssima rosqueada em um parafuso dourado que tem no carburador, com a moto ligada para vc ver qual é ponto melhor de aceleração. É facinho, ok! Um parafuso grande que fica do lado de fora. E coloca gasolina boa na sua moto, pois se vc mandou por gasolina ruim, só vai parar de afogar se vc mandar limpar o carburador.

sapo
17-04-06, 18:46
Po.. eu to muito puto com a minha 150.. acho q deve ser pelo motor ser novo.. mas eh eu chegar na esquina e parar q ela morre ai vai o retardado dar coice na moto no meio do cruzamento.. fiquei muito puto hj! morreu 2x! |:(

Repara se a neutra está muito lenta, se estiver dá uma levíssima rosqueada em um parafuso dourado que tem no carburador, com a moto ligada para vc ver qual é ponto melhor de aceleração. É facinho, ok! Um parafuso grande que fica do lado de fora. E coloca gasolina boa na sua moto, pois se vc mandou por gasolina ruim, só vai parar de afogar se vc mandar limpar o carburador.

Eu coloquei da mais barata hauhau todos os postos tão 2.50.. achei um por 2.36.. foi la mesmo :#

Deve ser isso.. mas vou aumentar a aceleração então.. pq eh fods ela ficar morrendo em toda esquina :-/

Alan_Ricardo
17-04-06, 18:52
Aumenta a aceleração, mas acho que não é o suficiente. Se não resolver, manda o mecânico limpá-lo.

Alan_Ricardo
17-04-06, 18:53
Aumenta a aceleração, mas acho que não é o suficiente. Se não resolver, manda o mecânico limpá-lo. E é 99,9% de certeza de ser esta porcaira de gasolina que vc mandou por ser saber que não presta. Viu só como é ruim?

jrvalmir
17-04-06, 21:00
A galera da fazer nao tem esse problema. Hehe
Prefiro comando duplo! :P

destbr
18-04-06, 01:38
A minha não pega sem afogador, puxo o afogador, ligo e 10s depois já saio andando, e aos poucos vou desativando o afogador.

a minha tb nao, como a cg tem 3 posicoes de afogador, puxo no maximo e dou a partida, mas logo tenho q descer pra segunda posicao, pq se nao, a queima fica falha e totalmente engasgada, é só pra girar o motor mesmo...

espero um pouquinho e saio controlando as trocas de marcha pra nao morrer, e logo logo esquenta...

tranquilo.. mas q uma injeção ajuda, isso sim viu... daki uns 80 anos, qdo eu puder trocar de moto, com certeza vai ser uma fazer.. :)

Zanca
18-04-06, 07:23
Um pouco antes de pegar minha motinha conhecia um pessoal moto boy e sempre escutava eles falando para o pessoal se comprar moto nova não puxe o afogador para ligar pois ela vicia, e é verdade assim que comprei a minha não puxava o afogador para ligar ela no começo as vezes dava trabalho mas depois podia ta o mo friu que era so bater que pegava ai deixava esquentar um pouco e tchauu.

Rafael_Fan125
18-04-06, 07:28
na minha eu ligo e fico acelerando pouco até estabilizar a marcha lenta depois é só alegria!!! :)

Coltz
18-04-06, 07:51
liga a moto cola a mão no punho e dexa ela gritando até azulá a saída do cano no motor :e :e :e :e :e :e :e :e :e :e :e

nunca ligue ela com afogador, não acostume a moto assim pois elas viciam e sempre vão querer ligar no afogador....eu ligo normal e deixo um pouquinho acelerado até ela se estabilizar depois beleza...e olha que aqui aonde eu vivo faz temperaturas abaixo de zero no inverno e nunca precisei ligar ela com afogador

Bronislaw
18-04-06, 08:03
mas liga ela com o afogador tem algum problema?
Força mais o motor, gasta mais gasolina ou naõ tem nada haver?

Porque nem te digo que a minha só pega com o afogador também... :d

Mas isso porque ninguem me avisou antes, peguei ela 0km e agora esta com 3600 e só liga no afagador, até quando ta quente... :-/

Se naõ tive problema vou deixar assim mesmo caso contrario vou ter que reduca-la :0_o:

Coltz
18-04-06, 08:05
esse é o problema, sua moto tá viciada mas não faz mal o unico detalhe é q ela tá viciada a ligar no afogador não gasta gasolina nem faz nada no motor...mas particularmente é um saco t q ficá puxando afogador pra ligá ela vem dizê |:(

Cabra de Brasília
18-04-06, 09:25
Ligar a moto com afogador vicia...mas para pegar de manhã filé tem que tá regulada nos trinque.....

Rel
18-04-06, 16:54
Caramba c eu falar q nunca usei o afogador da minha biz... estes dias fui testar pra ver a diferença e num conssegui liga ela nem a pau... sera q to usando ela afogada? ou ela c acostumo a liga sem afoga e num pega afogada?

morcego666
18-04-06, 17:08
A minha eu abro só um poco, só pra ela dar aquela aceleradinha sozinha enquanto eu coloco o capacete, tiro o cadeado, coloco as luvas, depois disso quase sempre jah posso puxar o afogador que jah tah 100%
[]´s

Alan_Ricardo
18-04-06, 17:23
mas liga ela com o afogador tem algum problema?
Força mais o motor, gasta mais gasolina ou naõ tem nada haver?


Não. Só vai ter problema se vc sair andando com o afogador puxado.

Suicidal
18-04-06, 17:33
o ideal, assim como em carros, caminhoes..., é deixar o motor esquentar um bom tempo, e so sair depois q o motor estiver quente...
mas ai vem a pergunta, quem tem paciencia pra deixar a moto esquentando...
o unico cuidado q tomo é não andar em rotações elevadas até ela esquentar....

Stone
18-04-06, 18:26
A minha não pega sem afogador, puxo o afogador, ligo e 10s depois já saio andando, e aos poucos vou desativando o afogador.

Ouvi dizer que moto acostuma com afogador e num pega mais sem ele, na minha nunca (nunca) uso e ela sempre pega beemm facinho e num morre

Rafael_Fan125
19-04-06, 23:34
um dia eu lavei a minha moto e levantei o afogador sem perceber qdo tava andando a moto engasgava mais q andava!!!

destbr
20-04-06, 00:10
mas como pode uma moto se acostumar a pegar somente no afogador? nao consigo imaginar um motor (que é uma coisa mecanica) se acostumar com alguma coisa.
eu imagino q ou ele funciona de um jeito, ou de outro.. nao deve ter essa de se acostumar.

a minha eu preciso do afogador soh pra dar o primeiro giro do motor e dai eu ja abaixo ele.. se nao, nao pega..

Coltz
20-04-06, 08:11
motores tem alma ]:)

vlrenato
21-04-06, 00:23
Cara é bom deixar pelo menos um poquinho esquentando antes de sair...

Celso Pin
22-04-06, 12:52
o ideal, assim como em carros, caminhoes..., é deixar o motor esquentar um bom tempo, e so sair depois q o motor estiver quente...
mas ai vem a pergunta, quem tem paciencia pra deixar a moto esquentando...
o unico cuidado q tomo é não andar em rotações elevadas até ela esquentar....

é exatamente o contrário!

o ideal é esperar alguns segundos para o óleo circular pelo sistema mas nunca deixar o carro (ou moto) esquentar parado...

Bronislaw
22-04-06, 16:10
o ideal, assim como em carros, caminhoes..., é deixar o motor esquentar um bom tempo, e so sair depois q o motor estiver quente...
mas ai vem a pergunta, quem tem paciencia pra deixar a moto esquentando...
o unico cuidado q tomo é não andar em rotações elevadas até ela esquentar....

é exatamente o contrário!

o ideal é esperar alguns segundos para o óleo circular pelo sistema mas nunca deixar o carro (ou moto) esquentar parado...

Mas porque?

Cabra de Brasília
22-04-06, 17:08
Bão quem gosta de esquentar mais ou menos.....ai é questão de cada um....o que eu acho é.......não custa nada enquanto você está se ajeitando para sair....pegar e ligar a moto....o sistemas lubrifica-se.....fora que aumenta um pouco a temperatura dentro do cilindro....o que diminui o arrasto do pistão/anéis na camisa.....consequentemente aumenta a durabilidade do motor e mantêm a compressão do motor elevada.....(a Fazer tem um ressalto no rolamanto do comando....que retêm um pouco de óleo...ajudando na hora da partida a lubrificação .....enquanto a parte superior não é lubrificada pelo óleo do cárter.....)

Celso Pin
22-04-06, 18:46
o ideal, assim como em carros, caminhoes..., é deixar o motor esquentar um bom tempo, e so sair depois q o motor estiver quente...
mas ai vem a pergunta, quem tem paciencia pra deixar a moto esquentando...
o unico cuidado q tomo é não andar em rotações elevadas até ela esquentar....

é exatamente o contrário!

o ideal é esperar alguns segundos para o óleo circular pelo sistema mas nunca deixar o carro (ou moto) esquentar parado...

Mas porque?

esquentando parado a mistura fica muito rica e contamina o óleo, o que diminui sensivelmente a lubrificação. especilmente com o afogador ligado. mesmo com o afogador ligado, a recomendação é : ligar e por o veículo em movimento...

destbr
22-04-06, 19:37
mas celso, pq o motor parado recebe uma mistura mais rica? imaginei q isso fosse trabalho do aforgador ligado apenas.

hj, sai e esqueci de baixar o afogador, no primeiro semaforo que fui arrancar, a moto apagou e saiu falhando depois q liguei denovo..

porque isso acontece?? com a mistura rica nao era pro motor ficar mais potente, ja q tem mais combustivel por queima?

Celso Pin
22-04-06, 20:03
mas o problema é que com a mistura muito rica, fica muito combustível sem queimar...

Bronislaw
23-04-06, 01:26
Ta então resumindo, se eu ligar o motor e esperar a marcha lenta se estabilizar, por volta de uns 25 a 30 segundos, já posso subir em 2 na motoca e sair de leve, por umas 2 quadras e depois já pode descer a lenha?

Nesse meio tempo o oleo já tera passado e lubrificado todo o motor né?


E qualquer paradinha de 1 ou 2 horas já tem que fazer isso ou só se deixar de umas 4 horas ou mais a moto parada?

Alan_Ricardo
23-04-06, 12:01
Leia outra vez o que escrevi lá atrás!

O que te confundiu, deve ser alguns comentários como deixar a moto esquentar. Parece que alguém estava falando de caminhão.

OlhaBronislaw, para fazer um motor frio esquentar por inteiro, ainda mais em dia de frio, tem que deixar mais de 3 minutos. Mas isso tb pode esquentar demais, e não é necessário, ok! 20 ou 30 segundos está muito bom para fazer o óleo circular no motor. Mas tb, toda vez que vc for sair com a moto, mesmo que deixou ela a pouco tempo desligada, é bom dar uma aceleradinha breve para sair. Não tem segredo!

Fica tranquilo que vc deve ser um bom condutor pela preocupação que tem. A gente dá estes alertas, para pessoas desligadas que não tem muito cuidado. E nem sabe ligar uma moto certo.

Jordano
23-04-06, 13:35
sempre liguei e ja saí andando (NA MANHA), ando só até ela parar de dar aguelas engasgadas, e depois ando normal (NO MEU NORMAL), é só esperar o óleo circular pelo motor e depois anda tranquilo