PDA

Ver Versão Completa : melhorando a relação KM/L



danielschmitz
19-04-06, 21:47
Olá pessoal,

bom, estou abrindo este tópico para comentar quais atitudes tomar para melhorar a kilometragem por litro das motocas. A minha ta fazendo 23 km por litro ta muito baixo, mas também dei umas vaciladas e to tentando dar um jeito... Vamos lá

1- paciência: não ultrapasse as 5 mil RPM
2- óleo: trocas a cada 1500 km ~ 2000 km
3- escapamento: existe algum que melhora?
4- revisão: sempre bom fazer em intervalos de 4000 km ~5000 km
5- mais ?

me ajudem pessoal, vamos chegar a um "ideal"

Outra questão que levanto é se o amaciamento ajuda nisso. Na época eu segui as indicações do manual, para amaciamento do motor. Isso influencia agora? (30 000 km depois hehe)

Abraços

pppocos
19-04-06, 22:07
trocar velas, limpeza carburador, verificação centelha e cabo da vela, verificação dos freios q pode estar segurando a moto, pneus calibrado corretamente

Cabra de Brasília
19-04-06, 22:10
Esse negócio de amaciamento ai eu duvido muito....acho que isso é mais porque o dono fica empolgado com o brinquedo novo e exagera....e eles dizem esse negócio de amaciamento....para segurar um pouco a euforia do sujeito....fora o intuito psicológico que cria no sujeito de que como é uma coisa nova é melhor levar na concessionária......isso é uma coisa muito bem estudada pelo sistema....

Quanto ao escape o melhor é o original.....eu ando exatamente desse jeito ai.....motor sempre regulado....carburador limpo.....bom combustível......

agm2112
19-04-06, 22:28
Por estranho que possa parecer, pressão dos pneus é um dos ítens mais importantes. A atrito com o solo rouba cerca de 40% de toda a energia "gerada" pelo motor.

Bronislaw
19-04-06, 22:36
no mais sempre acelerar aos poucos, não querer arrancar na frente de todo mundo, não enrolar o cabo (como dizem), as vezes vc economiza muito mais subindo uma subida em 4º a 90 por hora do que nos mesmo 90 em 5º.

Verificar se a lenta não esta muito acelerada.

No mais acho que é isso mesmo, só por curiosidade qual a sua moto danielschmitz?

danielschmitz
20-04-06, 08:31
opa a minha é uma intruder 125, ano 2004 e com 30 mil.

esse lance da calibragem vou tomar mais cuidado.

Hoje nao passei dos 5000 rpms e foi um teste de paciencia. Na intruder, 5 marcha, 5 000 rpm, tava dando 60 km !!!! mas vou continuar assim pra testar o lance da gasolina!

destbr
21-04-06, 02:16
sempre q for abastecer, aproveita pra calibrar os pneus, ajuda tb q o pneu nao fure por qq bobeira se tiver muito murcho..

Cabra de Brasília
21-04-06, 09:09
Rapaz como fui esquecer os pneus.....justo eu que sou paranóico com isso......

talao
21-04-06, 10:03
1- Vela boa
2- Carburador limpo e regulado
3- Sermpre trocar e marter limpo o filtro de ar
4- Pneus na medida recomendada pelo fabricante e sempre com 3lbs a mais da recomendada
5- Freios tudo OK
6- Rolamentos Tudo OK
7- Cabo de vela OK

Último e mais importante: Manerar na aceleração, os motores ciclos otto, são econômicos quando se trabalha em baixa rotação, p/ economia o correto é trabalhar com carga (parecendo que o motor está pedindo reduzida) e sempre torcar as marchas antes do motor gritar!

Abraços.

destbr
21-04-06, 15:46
3 libras a mais do q o recomendado? pq? nao seria correto eles ja recomendarem 3 libras a mais entao? :)

abraços!

Furious VIPER
21-04-06, 16:21
3 libras a mais do q o recomendado? pq? nao seria correto eles ja recomendarem 3 libras a mais entao? :)

abraços!
Tb não entendi essa de deixar 3 libras acima do recomendado!! pq será?? dá mais pressão pro pneu.. e pneu com pressão demais pode estourar masi fácil tb... além de ficar "quicando" com a moto em tudo q é desnivel da pista.
Axo q essa de 3libras acima não rola não!!
Eu uso sempre a calibragem indicada pra andar com 2 pessoas... ando 90% do tempo sozinho... mas curto usar 28 na frente e 32 atrás.... ja acostumei!!

destbr
22-04-06, 02:42
mas Furious VIPER, a diferença é visivel de andar com calibragem pra 2 pessoas?

eu ando 99,95% do tempo sozinho :)

mas sempre calibrei pro piloto somente..

Jordano
23-04-06, 14:19
pra melhorar a km/l da moto ela tem que ta bem regulada, o amaciamento dela inlfuencia mt, se tu sempre anda a 60km/h quando tu precisar de mais velocidade a moto vai chorar mt pra por, se por, olha o meu casso, minha moto faz a media de 36, 37 km/l sempre abaixo de pau, mas eu ando assim com ela desde que saí da loja, eu saí da loja pra emplacar esticando todas as marchas, o motos acostuma a trabalhar no extremo, assim ele foca mais livre em rotaçoes baixas, então força menos

outra coisa é mudar a relação
pinhao dianteiro maior e coroa traseira menor, mas vai perder força, vai notar a diferenca numa subida
minha dica é
aumenta um dente na dianteira, e reduz um ou dois atras

danielschmitz
24-04-06, 08:24
outra coisa é mudar a relação
pinhao dianteiro maior e coroa traseira menor, mas vai perder força, vai notar a diferenca numa subida minha dica é aumenta um dente na dianteira, e reduz um ou dois atras

Opa, me explica melhor, isso vai melhorar nas subidas? Eu posso fazer isso numa intruder 125?

danielschmitz
24-04-06, 08:26
Pessoal,

estou manerando na aceleração, não passa de 5 000 RPMs. Troquei o óleo e o filtro.

Vamos ver no que vai dar.

estou usando vpower também, sempre usei ! Será que com gasolina comum roda mais ?

Salles
24-04-06, 10:22
Como a minha ainda esta nos primeiros kilomentros, prefiro seguir a orienação do fabricante, por isso não passo das 5.000 rpm, isso me da 55/60 km/h no máximo, mas depois do prazo recomendado certamente vou fazer ela esticar mais um pouco, depois faço as contas de ecomonia.

digarne
24-04-06, 12:46
as 3 lbs a mais do que a recomendada pelos fabricantes eh a presão da manguiera que enxe os pneus... as mangueiras ocupam o espaço de 3 lbs... ok???

Jordano
24-04-06, 13:57
pessoal, dica de quem sempre fez assim e nunca teve problemas
nao dá pra seguir dica de fabricante
eles dizem pra maneirar até completar um ano, pq eles nao querem ter que vcs usem a garantia
eu sempre dei o máximo das minhas motos
desde a frente da loja e nunca tive problema
se quebrar, ta na garantia, melhor quebrar agora do que depois de acabar a garantia

a gasolina v-power é mt forte então ela faz diferença sim, tu pode regular a bura, assim tu pode dexar um pouco mais economica, mas a diferença nao vai ser muita, na real, quase nada, mas o que tu queria saber da relação mesmo?

se fizer como eu disse na parte da relação, a moto vai PERDER um pouco de força, quase imperceptível, só vai perceber essa diferença numa subida mt forte, se perceber, mas a moto vai ganhar mais final, aceita meu convite do msn que eu te explico melhor

pra quem quiser
meu msn é [email protected]