PDA

Ver Versão Completa : Sobre Suspensão:



brfisher
25-04-06, 22:06
1 - O que é bengala invertida, suspensão invertida, sei lá, algo assim, não me lembro bem como é.

2 – Comparando os amortecedores da Strada, CG, CB 500, que tem dois amortecedores traseiros, e a fazer que só tem um no centro.
Porque as que tem apenas um no centro são melhores ? Já li isso pela internet, mas não consegui entender o porque.

agm2112
25-04-06, 22:16
Na pergunta 1 eu nao sei te dizer qual a vantagem das bengalas invertidas ...

Na dois... creio que a suspensao mono-amortecida, ou pro-link trabalha como uma gangorra, e tem um tipo de alavanca onde a pressão da mola aumenta exponencialmente na medida em que é comprimida, fazendo com que seja praticamente impossível atingir o batente. Por este motivo este tipo de suspensão é obrigatória em motos tipo trail. Também já pesquisei pela internet e não consegui achar nada interessante a este respeito. Devem existir outras vantagens além desta, mas desconheco.

Em suspensões tradicionais com 2 amortecedores este efeito é conseguido na têmpera da mola. Geralmente as pontas das molas são mais macias e o meio é mais "duro". Assim, andando normalmente só as pontas das molas são comprimidas, e ao passar por buracos o meio dela trabalha mais. Por isto carros que são rebaixados "cortando" as molas ficam pulando ridiculamente pelas ruas.

Coltz
26-04-06, 08:34
a suspensão invertida torce mais, ela permite um amortecimento mais individual pra cada canela, pra cada lado da suspensão

a suspensão central na traseira é mais eficiente em curvas e no amortecimento justamente porque a balança trabalha como um todo não um lado por vez como numa cg....imagine uma cg entrando na curva, o amortecedor do lado de dentro da balança irá funcionar mais do que o lado externo, já num shock central (fazer) a balança irá trabalhar mais uniforme, toda ela junto

digarne
26-04-06, 08:38
boa.. isso mesmo q o Coltz disse....

abraços.