PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre emprego (ser mandado embora).



Bronislaw
27-04-06, 18:14
Pessoal trabalho num empreguinho aqui em Curitiba, meia boca, a questão é que esse ano comecei a faculdade de Adm de empresa, e tava pensando em pegar um estagio e tentar começar a me encaminhar na area.

Só não fiz isso antes porque onde eu trabalho tem 280 funcionarios da manhã e e 280 de tarde. Tinha um pessoal faltando e fazendo de tudo para ser mandado embora e a empresa não tava mandando, mas agora saiu um forte boato na empresa que me Maio vai ter uma limpa na empresa e dos 560 funcionario já tem uma listinha de mais de 50 que vão ser mandados embora, fora isso a minha supervisora falou que dependendo do numero que for mandado embora, eles vão perguntar para os outros quem esta satisfeito na empresa e tal e que não esta e quer ser mandado embora também (normal sem justa causa nem nada), só que ao invez de ter que pedir as contas eles mandarem embora).

Tava pensando em pegar o embalo e cair fora nessa, só que tenho a moto para pagar 33 parcelas "mas é pouco" 189,00 reias.

Bom o que eu finalmente quero saber, é o que se tem direito a receber se te mandarem embora... (fora o fundo de garantia).

Bom tem o 13º proporcional, ferias proporcional, o salario normal do mes, aviso previo, eles são obrigados a pagar também? Multa de 40% emcima do FGTS? o que mais se tem direito a receber?


Queria fazer minhas contas para saber se vale a pena eu sair fora nessa, eu trabalho la ha um pouquinho mais de 6 meses, com salario fixo de 410,00 reias.

quanto será que eu pegarei mais ou menos se eu me encaixar nessa para ser mandado embora?


Detalhe, fora o seguro desemprego de 3 meses de 350 né? :lol:

Alguem que trabalhe, ou já trabalhou ou mesmo que tenha mais experiencia e saiba como funciona, me de uma explicação, porque estou meio perdido :-/


Obrigado pessoal!

fred_black
27-04-06, 19:23
a multa vc esquece, se por eles chamarem pro acerto, vc tem que devolver a multa pra eles, em troca vc recebe o seguro desemprego

Bronislaw
27-04-06, 22:31
Puts, mas dae não vai dar quase nada...

Ta e se eu não for no acerto e fazer algum outro jeito que me mandem embora, baixo rendimento, algumas faltinhas e etc...

Ae eles me mandando embora, terá que pagar a multa do 40% do fgts e tem mesmo esse 1/3 do fgts também, mais o fgts, 13 proporcional, ferias proporcional, aviso previo, mais salario do mes.

Dae daria uma graninha meio boa não, mais 3 meses do seguro desemprego.

Ou só não tenho certeza se é isso tudo que eu falei mesmo ou não tem nada haver de 1/3 do fgts e os 40% e tal... |:(

Guigo
27-04-06, 22:59
Sua firma é relativamente grande, então se te mandarem embora, com certeza vão te pagar a multa recisória do FGTS (40% pra vc e 10% pro Governo).
Fora isso:
O que tiver no FGTS;
Proporcional de férias (apenas se vc tiver mais de 1 ano de firma)
Proporcional de 13º
Aviso prévio (eles podem não pagar e exigir q vc trabalhe por mais 1 mês...aí se vc não quiser, quem tem q pagar é vc...)
Seguro desemprego, sendo:
3 parcelas se vc tem de 6 a 11 meses de carteira assinada
4 parcelas se vc tem de 12 a 24 meses e
5 parcelas se tem mais que 24 meses...
Vale lembrar que se vc assinar carteira quando estiver recebendo o seguro desemprego, vc perde o benefício...
Abs...e boa sorte...

web100
28-04-06, 07:31
Aviso prévio (eles podem não pagar e exigir q vc trabalhe por mais 1 mês...aí se vc não quiser, quem tem q pagar é vc...)

Lembrando que caso a empresa peça que vc o cumpra, vc escolhe entre cumprir 23 dias ou 2 horas a menos/dia sem prejuízo no salário.

fred_black
28-04-06, 07:43
Sua firma é relativamente grande, então se te mandarem embora, com certeza vão te pagar a multa recisória do FGTS (40% pra vc e 10% pro Governo).
Fora isso:
O que tiver no FGTS;
Proporcional de férias (apenas se vc tiver mais de 1 ano de firma)
Proporcional de 13º
Aviso prévio (eles podem não pagar e exigir q vc trabalhe por mais 1 mês...aí se vc não quiser, quem tem q pagar é vc...)
Seguro desemprego, sendo:
3 parcelas se vc tem de 6 a 11 meses de carteira assinada
4 parcelas se vc tem de 12 a 24 meses e
5 parcelas se tem mais que 24 meses...
Vale lembrar que se vc assinar carteira quando estiver recebendo o seguro desemprego, vc perde o benefício...
Abs...e boa sorte...
guigo ai varia da politica de cada empresa, a qie eu trabalho por exemplo é um grupo com 36 empresas. inclusive a GOL cara e eles nao pagam a multa.
São Mineiros é da terra do catani, Ae catani ja ouviu falar na familia Constatino? éles tem um monte de empresa de onibus em minas gerais, a maior é passaro verde

FaBrIcIo A.
28-04-06, 07:51
..vixi mano, vc nao vai receber quase nada.., bem pouco !! pensa bem !

Fran
28-04-06, 07:52
as férias proporcionais ganha msm sem ter 1 ano na empresa.
Sei pq sai d uma empresa com 6 meses tb e ganhei, soh q ne demiti, naum sei c faz diferença!

Bronislaw
28-04-06, 07:58
Mas eles são obrigados a pagar a multa nnão é?

Se não, não é só entrar na justiça, ou eles podem querer fazer um acordo?


Bom se eu por acaso tiver na lista dos que vão embora (nunca se sabe né?), não vou querer acordo nenhum ou paga o que tem que pagar ou eu fico la digamos, com baixo rendimento, um atestadinho aqui outro ali :G

Agora se eu não tiver to quase pedindo para os caras me colocarem e me mandarem embora, já que falaram que iriam perguntar e todos que não tivessem satisfeitos com a empresa eles iriam mandar embora. B)



Agora a outra duvida, essas parcelas do seguro desemprego se eu nunca tiver pego mas tiver 5 meses em outra empresa, 2 em outra, 6 dessa e por ae vai, tudo picado (um exemplo), mas da 12 meses eu pego 4 parcelas?


É que na verdade meu primeiro emprego foi de aux de produção 5 meses, mais 6 desse da 11, se antes deles me mandarem eu fizer 7 meses com 5 12, eu pego 4 parcelas ou nada haver isso?
hehehh)... :G

E esse 1/3 em cima do fgts eles também tem que pagar?

FaBrIcIo A.
28-04-06, 08:05
..mano, pensa no futuro tb.., esse negocio de trabalhar picado, as empresas observam muito !! irão te considerar um aventureiro..

..mas, cada um sabe onde o sapatão aperta!! B)

Fran
28-04-06, 08:07
Agora a outra duvida, essas parcelas do seguro desemprego se eu nunca tiver pego mas tiver 5 meses em outra empresa, 2 em outra, 6 dessa e por ae vai, tudo picado (um exemplo), mas da 12 meses eu pego 4 parcelas?


não.... só conta do último emprego msm!
Isso d vc ter soh meses pingados d carteira fik ruim depois pra conseguir outro, sei pq era auxiliar adms. e eu quem pegava os curriculuns, quem tivesse assim jah descartava!
O melhor seria vc ficar aí mais um tempo!
Vc a recém começou na facul eh ruim d conseguir estágio tb!!

Guigo
28-04-06, 08:19
fred_black, a lei não considera "acordos" extra-judiciais...
Só existem dois meios de recisão trabalhista:
Ou vc pede demissão ou vc é mandado embora...
Realmente, quando há estes acordos, combina-se de devolver o valor da multa do FGTS, mas se o empregado quiser não é obrigado a devolver nada, porque o valor tem que ser depositado na CEF e só pode ser sacado pelo empregado demitido...aí ele só devolve se quiser...
Mas, pelo q ele escreveu na primeira mensagem, a firma dele parece que vai mandar gente embora de qq maneira e a gerente avisou que quem quiser sair pode entrar no bolo, se quiser...

Fran
28-04-06, 08:56
talvez vc jah esteja na listinha negra e nem tenh escolha hehehe
brincadeira!

Jango
28-04-06, 12:48
Pensa bem amigo, como vc tem pouco tempo não vai dar grande coisa, e como vc tá no começo da faculdade tbém é arriscado.

Gouveia bizGuaruja
28-04-06, 13:55
Cara...na boa... vc tem pouco tempo na empresa... vc não vai receber quase nada!! Faço faculdade de Adm tambem e faço estagio... a grande maioria das oportunidades de estagio aparecem do 5° semestre pra frente...acho que vc estaria se arriscando muito saindo da empresa... tenta conversar com alguem influente na empresa pra te colocar em algum cargo administrativo... explica a sua situação pra ele... qualquer que seja sua escolhar, Boa sorte!!! E estuda hein fio...hehehehehe

Bronislaw
28-04-06, 15:59
Vlw pela ajuda e pelos conselhos (realmente, se eu já não tiver como disse o Fran_e_Adriano, :-/

Estou pensando na alternativa de sair fora, porque é realmente igual o Guigo, falou, quem não tiver mas quiser sair eles vão colocar no bolo. E pelo que deu a entender eles vão pagar o aviso previo não vão querer que cumpram não... :lol:

Estou pensando e analizando tudo o que vcs falaram e vou ver e pensar, quando chegarem a perguntar (quaso eu já não estaja nessa), quero esta 100% decidido do que vou fazer... ou pelo menos 90% B)


E Fran_e_Adriano, Picado assim vc não pegava, mas no meu caso tenho 4 meses e pouquinho (quase 5) de aux de produção. Para o minha carteira ficar boa na sua opinião eu teria que ficar quanto tempo nessa empresa que estou agora? 1 ano? (mais 6 meses?)

Eu só tenho esses 2 empregos.



E pode deixar que estou estudando , Gouveia bizGuaruja
;)

FaBrIcIo A.
28-04-06, 16:16
E Fran_e_Adriano, Picado assim vc não pegava, mas no meu caso tenho 4 meses e pouquinho (quase 5) de aux de produção. Para o minha carteira ficar boa na sua opinião eu teria que ficar quanto tempo nessa empresa que estou agora? 1 ano? (mais 6 meses?)

Eu só tenho esses 2 empregos.



MANO, EU TENHO 23 ANOS, QUASE 24, TRABALHO DESDE OS 14, TRABALHEI 7 ANOS EM UM LUGAR, 2 EM OUTRO E AGORA TO NO MEU 3º !
SOU FORMADO EM ADM FAZ UM ANO ! E ACHO Q MESMO ASSIM AS COISAS NAO ESTAO FACEIS...

Fran
28-04-06, 17:08
E Fran_e_Adriano, Picado assim vc não pegava, mas no meu caso tenho 4 meses e pouquinho (quase 5) de aux de produção. Para o minha carteira ficar boa na sua opinião eu teria que ficar quanto tempo nessa empresa que estou agora? 1 ano? (mais 6 meses?)

não era eu quem escolhia, mas ficava junto ajudando na escolha... e infelismente a coisa eh assim... eles pensam "Pq esse não pára no emprego dele?"
entende?
segura as pontas aí... hj em dia tah difícil, tem q agradecer pelo q se tem!

Bronislaw
28-04-06, 17:39
É mas acontece que ele não é assim tão bom e ganha pouco... :d

A unica coisa boa é ser 6 horas, mas mesmo assim |:(

Tava afim de tentar parti para outra, porem não quero pedir as contas quando achar, dae achei que ae estaria a minha chance, sair e ter 3 meses para achar outro... :0_o:

Mas estou pensando, pensando, pensando, pensando... |:(

Fran
28-04-06, 18:00
heheh eh uma decisão difícil...
mas R$400 pra trabalhar 6 horas não eh pouco não!
Ou então procura algo enquanto estah trabalhando, se conseguir e estiver certo q vai trab. nessa empresa, aí sim tenta um acordo!