PDA

Ver Versão Completa : Parafuso do ar ou da mistura do carburador:



Sam_2006
01-05-06, 15:28
A regulagem deste parafuso influi somente na marcha lenta, quer dizer, com o manete do acelerador TOTALMENTE solto, ou tem alguma influência também quando já estamos acelerando e a moto está em primeira ou segunda marcha?

galvão
01-05-06, 18:44
ele tem influencia ate 1/4 de aceleração!

Sam_2006
01-05-06, 18:46
Estou perguntando isso porque no carburador da minha moto este parafuso está TOTALMENTE aberto. Isto está correto?

Stone
02-05-06, 12:25
vc está falando do parafuso da mistura (do ar) ou o parafuso da marcha lenta?

digarne
02-05-06, 12:35
da mistura do ar eh pra alta tb... e se estiver mal regulada, entrando mais ar ou entrando mais combustivel, isso vai prejudicar o motor... levando ele a ter uma vida util mais curta!!

agm2112
02-05-06, 12:58
Se está totalmente aberto certamente tem coisa errada ... ou está estupidamente mal regulado, ou foi feita uma regulagem para mascarar algum problema, como entrada de ar falsa, filtro obstruído, válvulas muito desreguladas, entupimentos, etc.

Machado
02-05-06, 13:05
esta totalmente errado.
Va num mecanico de confiança e peça para regula-lo

Sam_2006
02-05-06, 14:34
Eu mesmo tentei regulá-lo, não sei se fiz certo, mas, como eu realmente NÃO TENHO um mecânico de confiança, tenho que me virar...
Eu simplesmente fui apertando o parafuso, e no instante em que o motor começou a falhar, eu parei de apertar e fui afrouxando até o motor se estabilizar totalmente e o ponteiro do medidor de rotações ficar paradinho, sem oscilar.
Após isso, percebi que uma coisa melhorou na minha moto. Quanto eu estava parado e acelerava pra sair, às vezes a moto morria. Parece que na passagem da marcha lenta para uma rotação mais alta o motor engasgava. Agora isso acabou, deve ter alguma relação com o ajuste desse parafuso...

kique
05-05-06, 10:47
O parafuso de regulagem do ar tem infuencia em todas as etapas...baixa..media e alta..
Ele na realidade regula a pressao de ar na cuba do carburador, facilitanda assim a entrada de combutivel para o coletor, geralmente a abertura deste parafuso não passa de 2 voltas no maximo, se ele estiver alem disso é nescessario fazer uma limpeza no carburador.

Stone
05-05-06, 12:43
parafuso não passa de 2 voltas no maximo

Tem motos que é 3 voltas e meia....
Ae Sam, é bem isso mesmo, agora sua moto deve estar reguladinha

fernanet
06-05-06, 01:58
Ateh hj eu naum sei se entra mais ar qndo tah fexado (sentido horario neh??) ou qndo tah abreto (anti horario??)

Stone
06-05-06, 07:58
Ateh hj eu naum sei se entra mais ar qndo tah fexado (sentido horario neh??) ou qndo tah abreto (anti horario??)

taí uma boa pergunta

Sam_2006
06-05-06, 14:24
Pelo que eu sei, quando você aperta a mistura fica mais pobre, quando você afrouxa a mistura fica mais rica.
A minha dúvida era se isso realmente tinha alguma influência quando a gente já estava acelerando, ou se influi apenas na marcha lenta.

EvandroMM
06-05-06, 15:56
Errado amigo, abrindo o parafuso vai mais ar, deixa a mistura mais pobre e infuli sim em todas rotações!! Com mistura pobre demais pode furar o pistao, com mistura rica demais a moto nao desenvolve altas rotações e gasta muito mais combustivel. Uma dica sempre deixe regulado de forma a ficar um pouquinho mais pro lado da mistura rica (fechando o parafuso - sentido HORARIO) para que nunca fique pobre e nao de problemas.

Tem outro parafuso que é o da marcha lenta, esse sim, influi somente NA MARCHA LENTA e nao faz nada alem de colocar o pistonete mais alto ou baixo.

Sam_2006
06-05-06, 21:38
Errado amigo, abrindo o parafuso vai mais ar, deixa a mistura mais pobre e infuli sim em todas rotações!! Com mistura pobre demais pode furar o pistao, com mistura rica demais a moto nao desenvolve altas rotações e gasta muito mais combustivel. Uma dica sempre deixe regulado de forma a ficar um pouquinho mais pro lado da mistura rica (fechando o parafuso - sentido HORARIO) para que nunca fique pobre e nao de problemas.

Tem outro parafuso que é o da marcha lenta, esse sim, influi somente NA MARCHA LENTA e nao faz nada alem de colocar o pistonete mais alto ou baixo.

Não, amigo, você está enganado. Nas motos 4 tempos, abrir o parafuso deixa a mistura mais rica, sim. Na sua Yamaha DT é que ocorre o contrário, abrir deixa mais pobre.
Eu consultei o Livro "Manual de Mecânica de Motos", do Sergio Ribaric, e lá ele explica isso.
Depois eu transcrevo o trecho do livro pra você confirmar, agora estou com preguiça... :o

Sam_2006
06-05-06, 22:00
Espantei a preguiça, vamos ao trecho do livro:

"Na medida em que este parafuso é fechado, o volume da mistura (em vazão) diminui, mas, por ser mais densa que o ar, a gasolina sofre uma maior resistência, diminuindo sua proporção nessa mistura. Por esse motivo, ao fecharmos esse parafuso, a mistura fica pobre, pois a proporção do ar é aumentada.
OBSERVAÇÂO: Nos antigos motores Yamaha de 2 Tempos, o parafuso do ar controlava exclusivamente a entrada do ar secundário, não influindo no combustível. Logo, a sua regulagem era exatamente contrária à descrita, ou seja, ao apertarmos esse parafuso, a mistura ia enriquecendo, justamente pela menor vazão de ar permitida (a gasolina que saia pelo gliceur secundário era praticamente constante)"

Alan
06-05-06, 22:55
Não, amigo, você está enganado. Nas motos 4 tempos, abrir o parafuso deixa a mistura mais rica, sim. Na sua Yamaha DT é que ocorre o contrário, abrir deixa mais pobre.
Eu consultei o Livro "Manual de Mecânica de Motos", do Sergio Ribaric, e lá ele explica isso.
Depois eu transcrevo o trecho do livro pra você confirmar, agora estou com preguiça... :o

Na verdade independe do fato do motor ser 2 ou 4 tempos, está relacionado com o fabricante e modelo do carburador...

Um bom exemplo é a YBR utilizar o carburador Mikuni série VM, que é a mesma série utilizada nas DTs, RDs, RXs etc...

destbr
07-05-06, 03:53
Sam_2006, vc tem esse livro em PDF (ou semelhante) pra nos mandar? ficaria muito grato.

muito interessante essas coisas.

obrigado!

Sam_2006
07-05-06, 09:13
Sam_2006, vc tem esse livro em PDF (ou semelhante) pra nos mandar? ficaria muito grato.

muito interessante essas coisas.

obrigado!

Não, eu resolvi comprar o livro mesmo, custa R$ 62,50 na Livraria Saraiva.
Quero aprender o máximo possível pra não correr mais o risco de cair na mão de mecânicos enrolões...

talao
07-05-06, 11:46
Arraca ele que vai fica melhor...hehehe!

destbr
07-05-06, 14:29
Sam_2006, vc tem esse livro em PDF (ou semelhante) pra nos mandar? ficaria muito grato.

muito interessante essas coisas.

obrigado!

Não, eu resolvi comprar o livro mesmo, custa R$ 62,50 na Livraria Saraiva.
Quero aprender o máximo possível pra não correr mais o risco de cair na mão de mecânicos enrolões...

legal. se um dia eu tiver a oportunidade, vou querer fazer o curso de mecanica de motos no senai.
pra variar um pouco tb do meu trabalho. eh bom mexer com outras coisas de vez quando.

Jogador de poeira
04-06-06, 18:08
Afinal...........pra mistura pobre é abrir ou fechar o parafuso afinal de contas???????????????????????????????????????????? ???????????????????????????????????????? :# :-/

Dj Serginho Sag
04-06-06, 20:34
Acredito que minha CB está precisando de uma regulagem...pois depois que acelero em lenta, ela demora segundinhos pra desacelerar

TRW
05-06-06, 13:47
denovo essa historia do dito parafuso da mistura eitaaa, ele serve so pra fazer o ajuste fino no bura, quanto aberto ou fexado, varia de moto para moto, exemplo twister e titan 150 he tudo ao contrario.